domingo, 20 de maio de 2012

2° Copa Católica N.S.Aparecida e Dei Verbum vencem e se classificam



Dando sequencia a 2° Copa Católica foi disputado as partidas de volta entre Colégio São José x N.S.Aparecida e N.S.Ponte x Dei Verbum.
Na primeira partida se enfrentaram Colégio São José x N.S.Aparecida e na partida de fundo iriam se enfrentar N.S.Ponte x Dei Verbum, porém a partida não foi realizada devido a equipe da Ponte não ter comparecido a partida perdendo assim a partida por W.O., com isso a equipe da Dei Verbum se classificou automaticamente para a semifinal.

São José x N.S.Aparecida

1° Tempo

A partida começou emocionante com as duas equipes partindo para o ataque buscando a vitória. Logo no início da partida Lean abriu o placar para a equipe de N.S. Aparecida, após esse gol a partida continuou emocionante pois o São José se lançou ao ataque conseguindo empatar a partida com Leonardo, após esse gol São José continuou em cima e novamente Leonardo virou o placar.
Na metade do primeiro tempo Bruno empatou novamente a partida em uma rápida jogada, destaque da última partida o goleiro Vinicius não conseguiu repetir a mesma atuação da primeira partida, não demorou muito e a N.S.Aparecida virou novamente o placar depois de uma jogada de escanteio Renan pegou de primeira marcando um golaço, mais antes do final da primeira etapa Leonardo marcou novamente empatando a partida.

2° Tempo

A segunda etapa começou como terminou a primeira com as duas equipes partindo ao ataque em busca da vitória que era o único resultado que interessava as equipes. Nossa Senhora Aparecida voltou melhor e logo marcou o quarto gol novamente com Bruno.
São José depois desse gol se lançou novamente ao ataque e em uma jogada trabalhada Gabriel empatou novamente a partida.
Após o empate a partida continuou equilibrada porém as duas equipes erravam na hora da finalização, na metade da etapa final N.S.Aparecida aproveitando os erros do São José marcou o 5° gol com Lean em uma falha do goleiro Vinicius.
São José sentiu esse gol e pouco conseguiu fazer e em um rápido contra ataque Renan marcou o 6° fechando a partida em 6x4 para N.S.Aparecida classificando a equipe para a semifinal.

W.O.

A partida de fundo que seria realizada entre Dei Verbum x Nossa Senhora da Ponte acabou não acontecendo devido a equipe da Ponte não ter comparecido a partida, com isso Dei Verbum que já tinha vencido a primeira partida por 4x0 e podia perder por até três gols avançou para a semifinal da competição.

Semifinais

O primeiro jogo das semifinais acontece no próximo domingo, dia 27 na quadra da escola Domingos de Marco. A primeira partida será disputada entre os vencedores Dei Verbum x N.S.Aparecida, e na partida de fundo vão se enfrentar São João Batista x São José. São José se classificou devido a desistência da equipe da N.S.Ponte e São João estava aguardando a decisão da fase anterior para conhecer seu adversário então as semifinais ficaram assim:

14h - Dei Verbum x N.S.Aparecida
15h- São João Batista x São José

Confira abaixo as fotos:













Fotos e Texto: André Hope- Pastoral da Comunicação

20 de maio: São Bernardino de Sena

 


São Bernardino de Sena
1380-1444

Na Itália, Bernardino nasceu na nobre família senense dos Albizzeschi, em 8 de setembro de 380, na pequena Massa Marítima, em Carrara. Ficou órfão da mãe quando tinha três anos e do pai aos sete, sendo criado na cidade de Sena por duas tias extremamente religiosas, que o levaram a descobrir a devoção a Nossa Senhora e a Jesus Cristo.
Depois de estudar na Universidade de Sena, formando-se aos vinte e dois anos, abandonou a vida mundana e ingressou na Ordem de São Francisco, cujas regras abraçou de forma entusiasmada e fiel. Apoiando o movimento chamado "observância", que se firmava entre os franciscanos, no rigor da prática da pobreza vivida por são Francisco de Assis, acabou sendo eleito vigário-geral de todos os conventos dos franciscanos da observância.
Aos trinta e cinco anos de idade, começou o apostolado da pregação, exercido até a morte. E foi o mais brilhante de sua época. Viajou por toda a Itália ensinando o Evangelho, com seus discursos sendo taquigrafados por um discípulo com um método inventado por ele. O seu legado nos chegou integralmente e seu estilo rápido, bem acessível, leve e contundente, se manteve atual até os nossos dias. Os temas freqüentes sobre a caridade, humildade, concórdia e justiça, traziam palavras duríssimas para os que "renegam a Deus por uma cabeça de alho" e pelas "feras de garras compridas que roem os ossos dos pobres".
Naquela época, a Europa vivia grandes calamidades, como a peste e as divisões das facções políticas e religiosas, que provocavam morte e destruição. Por onde passava, Bernardino restituía a paz, com sua pregação insuperável, ardente, empolgante, até mesmo usando de recursos dramáticos, como as fogueiras onde queimava livros impróprios, em praça pública. Além disso, como era grande devoto de Jesus, ele trazia as iniciais JHS - Jesus Salvador dos Homens - entalhadas num quadro de madeira, que oferecia para ser beijado pelos fiéis após discursar.
As pregações e penitências constantes, a fraca alimentação e pouco repouso enfraqueciam cada vez mais o seu físico já envelhecido, mas ele nunca parava. Aos sessenta e quatro anos de idade, Bernardino morreu no convento de Áquila, no dia 20 de maio de 1444. Só assim ele parou de pregar.
Tamanha foi a impressão causada por essa vida fiel a Deus que, apenas seis anos depois, em 1450, foi canonizado. São Bernardino de Sena é o patrono dos publicitários italianos e de todo o mundo.

Tempos de crise – tempos de cuidado


O tema do cuidado é, nos últmos tempos, cada vez mais recorrente na reflexão cultural. Primeiramente, foi veiculado pela medicina e pela enfermagem, pois representa a ética natural destas atividades. Depois foi assumido pela educação e pela ética e feito paradigma por filósofas e teólogas feministas especialmente norteamericanas. Veem nele um dado essencial da dimensão da anima, presente no homem e na mulher. Produziu e continua produzindo uma acirrada discussão especialmente nos EUA entre a ética de base patriarcal centrada no tema da justiça e a ética de base matriarcal assentada no cuidado essencial.

Ganhou força especial na discussão ecológica, constituindo uma peça central da Carta da Terra. Cuidar do meio-ambiente, dos recursos escassos, da natureza e da Terra se tornaram imperativos do novo discurso. Por fim, viu-se o cuidado como definição esencial do ser humano, como é abordado  por Martin Heiger em Ser e Tempo recolhendo uma tradição que remonta aos gregos, aos romanos e aos primeiros pensadores cristãos como São Paulo e Santo Agostinho.

Constata-se outrossim que a categoria cuidado vem ganhando força sempre que emergem situações críticas. É ele que impede que as crises se transformem em tragédias fatais.

A Primeira Grande Guerra (1914-1918), desencadeada entre paises cristãos, destruira o glamour ilusório da era vitoriana e produziu profundo desamparo metafísico. Foi quando Martin Heidegger(1889-1976) escreveu seu genial Ser e Tempo (1929), cujos parágrafos centrais (§ 39-44) são dedicados ao cuidado como ontologia do ser humano.

Durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), despontou a figura do pediatra e psicólogo D. W. Winnicott (1896-1971) encarregado pelo governo inglês para acompanhar crianças órfãs ou vítimas dos horrorres dos bombardeios nazistas sobre Londres. Desenvolveu toda uma reflexão e uma prática ao redor dos conceitos de cuidado  (care), de preocupação pelo outro (concern) e de conjunto de apoios a crianças ou a pessoas vulneráveis (holding), aplicáveis também aos processos de crescimentoz e de educação.
            Em 1972 o Clube de Roma lançou o alarme ecológico sobre o estado doentio da Terra. Identificou a causa principal: o nosso padrão de desenvolvimento, consumista, predatório, perdulário e totalmente sem cuidado para com os recursos escassos da natureza e os dejetos produzidos. Depois de vários encontros organizados pela ONU a partir dos anos 70 do século passado, chegou-se à proposta do um  desenvolvimento sustentável, como expressão  do cuidado humano pelo meio ambiente mas centrado especialmente no aspecto econômico.
            O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), o Fundo Mundial para a Natureza (WWF) e a União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN) elaboraram em 1991 uma estratégia minuciosa para o futuro do planeta sob o signo Cuidando do Planeta Terra (Caring for the Earth 1991). Ai se diz: A ética do cuidado se aplica tanto a nivel internacional como  a níveis nacional e individual; nenhuma nação é auto-suficiente; todos lucrarão com a sustentabilidade mundial e todos estarão ameaçados se não conseguirmos atingi-la.
            Em março de 2000, recolhendo esta tradição, termina em Paris, depois de oito anos de trabalho a nível mundial, a redação da Carta da Terra. A categoria sustentabilidade,  cuidado ou o modo sustentável de viver constituem os dois eixos articuladores principais do novo discurso ecológico, ético e espiritual.  Em 2003 a UNESCO assumiu oficialmente a Carta da Terra e a apresentou como um substancial instrumento pedagógico para a construção responsável de nosso futuro comum.

Em 2003 os Ministros ou Secretários do meio ambiente dos países da América Latina e do Caribe elaboram notável documento Manifesto pela vida, por uma ética da sustentabilidade   onde a categoria cuidado é incorporada na idéia de um desenvolvimento para que seja efetivamente sustentável e radicalmente humano.

O cuidado está especialmente presente nas duas pontas da vida: no nascimento e na morte. A criança sem o cuidado não existe. O moribundo precisa do cuidado para sair decentemente  desta vida.

Quando desponta alguma crise num grupo gerando  tensões e divisões, é a sabedoria do cuidado  o caminho mais adequado para ouvir as partes, favorecer o diálogo e buscar convergências. O cuidado se impõe quando irrompe alguma crise de saúde que exige internação hospitalar. O cuidado é posto em ação por parte dos médicos, médicas, dos enfermeiros e enfermeiras, decidindo sobre o que melhor fazer.

O cuidado é exigido em praticamente todas as esferas da existência, desde o cuidado do corpo, da vida intelectual e espiritual, da condução geral da vida até ao se atravessar uma rua movimentada, Como já observava o poeta romano Horácio, “o cuidado é aquela sombra que  nunca nos abandona porque somos feitos a partir do cuidado”.

Hoje dada a crise generalizada seja social seja ambiental, o cuidado torna-se imprescindível para preservarmos a integridade da Mãe Terra e salvaguardar a continuidade de nossa espécie e de nossa civilização.