quinta-feira, 11 de março de 2010

Jogadores do Sub-20 trabalham forte de olho na MIC 2010


Os atletas da equipe Sub-20 do Desportivo Brasil seguem treinando forte para a temporada 2010. A primeira competição que os garotos do técnico Waldemar Privati irão disputar será a Mediterranean International Cup (MIC), na Espanha, entre os meses de março e abril.

Para o volante Matheus Galdezani, a preparação para a disputa do torneio tem sido intensa. “Os treinos têm sido pegado. Todos os jogadores querem fazer parte da viagem e estão trabalhando forte, porque só são irão 18 atletas”, revelou Galdezani, que no próximo dia 13 completará 18 anos.
A MIC Cup é considerada um das principais competições para o Juniores, já que reúne equipes do mundo inteiro, inclusive seleções. Como a do México que, em 2009, eliminou o Desportivo Brasil nos pênaltis nas semifinais, após empate em 1 x 1 no tempo normal.
Vale lembrar que o ataque do Desportivo Brasil foi o mais eficiente no campeonato do ano passado com 20 gols marcados em apenas 4 jogos (3 vitórias e um empate). Para este ano, Matheus já traçou os metas do rubro celeste. “Queremos ser campeões de todos os torneios que disputarmos” (MIC, Taça BH e Campeonato Paulista Sub-20 da 2ª Divisão), finalizou.

Vitor e Rodrigo cobrarão justificativa para aumento da taxa do lixo e explicações sobre IPTU



O presidente da Câmara Municipal de Capivari Rodrigo Abdala Proença (PPS) e o vereador Vitor Hugo Riccomini (PTB) cobrarão da prefeitura justificativa para aumento de 24% da taxa do lixo em Capivari.

De acordo com os parlamentares, há dúvidas de que o percentual não siga a base de cálculo do código tributário do município, que prevê apuração no início de cada ano baseado em atualização do IGP-M - Índice Geral de Preços do Mercado.
“Se fosse para aplicar o IGP-M não haveria aumento da taxa do lixo para 2010. Vamos nos reunir com autoridades municipais para apurar os motivos da utilização deste percentual, já que a população está revoltada com a medida”, comentaram Proença e Riccomini.
Rodrigo lembra que em 2008 foi protocolada uma reivindicação junto ao MP – Ministério Público – questionando a forma de cobrança e de aumento da taxa.
Os parlamentares também cobrarão explicação sobre critério adotado pelo Executivo referente à periodicidade da coleta de lixo. “Em alguns bairros haverá mais dias de coleta semanal do que em outros. Os munícipes questionam os vereadores sobre este critério”, disseram.


IPTU
A cobrança do IPTU – Imposto Predial e Territorial Urbano também é motivo de preocupação por parte dos vereadores. Há dúvidas, segundo Riccomini, sobre o índice que será aplicado para cobrança do imposto nos próximos anos. “Gerou um grande desconforto da população o recebimento dos carnês do IPTU. As pessoas querem saber se o IGP-M nos próximos anos será aplicado sobre o valor cobrado este ano ou sobre os novos valores venais, o que provocaria aumentos astronômicos”, argumentou. Rodrigo e Vitor vão questionar a Administração também sobre esta questão.




A banda Porão 365 (de Capivari, Rafard e Porto Feliz - interior de São Paulo) foi a grande vencedora do 9º Festival Coletânea de Bandas, um dos maiores festivais de música independente do país.
A conquista da Porão 365 aconteceu no dia 7 de março, em final disputada no Manifesto Bar, na capital paulista, entre a Porão 365 e outras 12 bandas (Cidadão Blindado, Incivis, Os Novos, Celofane, Terno, Novo Sistema, Nota Promissória, After Six, Tournette, Ultimato Cobra e Branco ou Tinto).
A disputa começou no final de 2009, quando a comissão organizadora do festival analisou os trabalhos de centenas de bandas paulistas. Nesta primeira etapa foram selecionadas as 32 bandas melhores bandas independentes do estado, que disputaram as semifinais entre os dias 17 e 21 de janeiro.
Além de São Paulo, bandas de outras quatro regiões do país também estão participando desta 9º Edição do Festival nos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo e Santa Catarina. Durante estes nove anos o Coletânea de Bandas já reuniu mais de 800 bandas de oito estados brasileiros em shows ao vivo por mais de 20 casas.
Como premiação, a banda vencedora de cada um dos estados participará da gravação de álbum ao vivo no Hard Rock Café, na cidade do Rio de Janeiro. O Porão 365 irá representar o estado de São Paulo, que passou a ser diferente, passou a ser Porão 365!


Para mais informações sobre a Porão 365 e da conquista de melhor banda independente do estado, acesse o site www.porao365.com.br. Todos os links da banda estão no site www.deouvidos.com/porao365







Academia Traffic de Futebol completa um ano de existência


A Academia Traffic de Futebol completou um ano de existência ontem, dia 10/03, e prova a cada dia que veio para tornar-se referência no Brasil. O Gerente Administrativo e Patrimônio, João Caetano, acredita que o Centro de Treinamentos pode crescer ainda mais.

“Nosso desafio é fazer da Academia uma referencia nos setores de captação, recuperação de atletas e serviços de pré-temporada. Nos firmarmos com isso, como uma academia formadora e recuperadora de jogadores”, afirmou.
A infra-estrutura do C.T., que conta com cinco campos, sala de fitness, auditório, piscina aquecida e salas de fisioterapia e fisiologia, é o ponto forte na opinião de Caetano. “Dentro de um único espaço (Academia Traffic), todas as necessidades são atendidas”, revelou.
Vale lembrar que no início do ano, o Flamengo (atual campeão brasileiro) ficou hospedado na Academia e realizou a pré-temporada para as disputas da Copa Libertadores e Campeonato Carioca. A Seleção da África do Sul, comandada pelo técnico Carlos Alberto Parreira, também ficará hospedada em Porto Feliz, entre os dias 22 de março e 3 de abril, se preparando para a Copa do Mundo de 2010. 

Mensagem para você

Planeje seu dia, sim, mas deixe sempre um bom espaço para o improviso, consciente de que nem tudo depende de você.
Gurdjieff



Oração de uma Clarissa


Senhor, fazei-me uma presença de paz
entre os homens agitados de hoje.

Fazei-me luz
na luz de Cristo.

Fazei-me caminho
Para os que buscam o Pai.

Fazei-me amiga
Das amigas irmãs que sofrem:

Que eu aprenda a dar
E a receber amor.

Fazei-me esperar paciente
Com os que perderam a esperança
De vosso reino.

Fazei-me irmã de todos
Os que têm o coração solitário.

Fazei-me virgem
Na constante purificação do meu amor
A Deus e aos homens.

Fazei-me um sinal de vossa Igreja
No mundo de hoje.

Fazei-me silêncio na plenitude interior.

Fazei-me toda oração e contemplação
Do vosso imenso amor.

Fazei-me corajosamente franciscana,
Autêntica filha de Santa Clara.

Ó Senhor,
dai-me a coragem
de conversão constante e profunda.

Que eu vos busque sem parar.

Que eu reze,
Ame e me renove,
Me encontre diariamente
Com minhas irmãs na oração,
Para construirmos a vivência da fraternidade
E da jubilosa partilha de tudo
No amor.

Amém!

Série Dia Internacional da Mulher - Parte 7

Maria Quitéria



Maria Quitéria: detalhe no Monumento ao 2 de Julho, na Praça do Campo Grande (Salvador, Bahia).



Nasceu em 27 de julho de 1792, Feira de Santana, Bahia, e faleceu em 21 de Agosto de 1853 (61 anos), em Salvador. Foi uma militar brasileira, heroína da Guerra da Independência. Considerada a Joana d'Arc brasileira, é a patrono do Quadro Complementar de Oficiais do Exército Brasileiro.

Maria Quitéria nasceu no sítio do Licurizeiro (Syagrus coronata), uma pequena propriedade no Arraial de São José das Itapororocas, na comarca de Nossa Senhora do Rosário do Porto de Cachoeira, atual município de Feira de Santana no estado da Bahia. A data mais aceita pelos pesquisadores para o seu nascimento é a de 1792. Foi a filha primogênita dos brasileiros Gonçalo Alves de Almeida e Quitéria Maria de Jesus.


Em 1803, tendo cerca de dez ou onze anos de idade, perdeu a mãe. Cinco meses após enviuvar, o pai casou-se em segundas núpcias com Eugênia Maria dos Santos, que veio a falecer pouco tempo depois, sem que da união nascessem filhos. A família mudou-se então para a fazenda [serra da Agulha].


Na nova residência, Gonçalo Alves casou-se pela terceira vez, com Maria Rosa de Brito, com quem teve mais três filhos. A nova madrasta, afirma-se, nunca concordou com os modos independentes de Maria Quitéria. Embora sem uma educação formal, uma vez que à época as escolas eram poucas e restritas aos grandes centros urbanos, Maria Quitéria aprendera a montar, a caçar e a usar armas de fogo, conhecimentos essenciais à época.

As lutas pela Independência


Maria Quitéria encontrava-se noiva quando, entre 1821 e 1822, iniciaram-se na Província da Bahia as agitações contra o domínio de Portugal. Em Janeiro de 1822 transferiram-se para Salvador as tropas portuguesas, sob o comando do Governador das Armas Inácio Luís Madeira de Melo, registrando-se em fevereiro o martírio de Soror Joana Angélica, no Convento da Lapa, naquela Capital.

Em 25 de junho, a Câmara Municipal da vila de Cachoeira aclamou o príncipe-regente D. Pedro como "Regente Perpétuo" do Brasil. Por essa razão, em julho, uma canhoneira portuguesa, fundeada na barra do rio Paraguaçu, alvejou Cachoeira, reduto dos independistas baianos. A 6 de setembro, instalou-se na vila o Conselho Interino do Governo da Província, que defendia o movimento pró-independência da Bahia ativamente, enviando emissários a toda a Província em busca de adesões, recursos e voluntários para formação de um "Exército Libertador".


O "Soldado Medeiros"


Tendo o velho Gonçalo, viúvo, sem filho varão, se escusado a colaborar, para a sua surpresa, a filha Maria Quitéria, pediu-lhe autorização para se alistar. Tendo o pedido negado pelo pai, fugiu, dirigindo-se a casa de sua meia-irmã, Teresa Maria, casada com José Cordeiro de Medeiros e, com o auxílio de ambos, cortou os cabelos. Vestindo-se como um homem, dirigiu-se à vila de Cachoeira, onde se alistou sob o nome de Medeiros, no Regimento de Artilharia, onde permaneceu até ser descoberta pelo pai, duas semanas mais tarde.


Defendida pelo Major José Antônio da Silva Castro (avô do poeta Castro Alves), comandante do Batalhão dos Voluntários do Príncipe (popularmente apelidado de "Batalhão dos Periquitos", devido aos punhos e gola de cor verde de seu uniforme), foi incorporada a esta tropa, em virtude de sua facilidade no manejo das armas e de sua reconhecida disciplina militar. Aqui, ao seu uniforme, foi acrescentado um saiote à escocesa.

A 29 de outubro seguiu com o seu Batalhão para participar da defesa da ilha de Maré e, logo depois, para Conceição, Pituba e Itapoã, integrando a Primeira Divisão de Direita. Em fevereiro de 1823, participou com bravura do combate da Pituba, quando atacou uma trincheira inimiga, onde fez vários prisioneiros portugueses (dois, segundo alguns autores), escoltando-os, sozinha, ao acampamento.

Em 31 de março, no posto de Cadete, recebeu, por ordem do Conselho Interino da Província, uma espada e seus acessórios.

Finalmente, a 2 de julho de 1823, quando o "Exército Libertador" entrou em triunfo na cidade do Salvador, Maria Quitéria foi saudada e homenageada pela população em festa. O governo da Província dera-lhe o direito de portar espada. Na condição de Cadete, envergava uniforme de cor azul, com saiote por ela elaborado, além de capacete com penacho.


 A heroína da Independência


Por seus atos de bravura em combate, o General Pedro Labatut, enviado por D. Pedro para o comando geral da resistência, conferiu-lhe as honras de 1º Cadete.

No dia 20 de agosto foi recebida no Rio de Janeiro pelo Imperador em pessoa, que a condecorou com a Imperial Ordem do Cruzeiro, no grau de Cavaleiro, com seguinte pronunciamento:
"Querendo conceder a D. Maria Quitéria de Jesus o distintivo que assinala os Serviços Militares que com denodo raro, entre as mais do seu sexo, prestara à Causa da Independência deste Império, na porfiosa restauração da Capital da Bahia, hei de permitir-lhe o uso da insígnia de Cavaleiro da Ordem Imperial do Cruzeiro".


Além da comenda, foi promovida a Alferes de Linha, posto em que se reformou, tendo aproveitado a ocasião para pedir ao Imperador uma carta solicitando ao pai que a perdoasse por sua desobediência.


Os últimos anos


Perdoada pelo pai, Maria Quitéria casou-se com o lavrador Gabriel Pereira de Brito, o antigo namorado, com quem teve uma filha, Luísa Maria da Conceição.

Viúva, mudou-se para Feira de Santana em 1835, onde tentou receber a parte que lhe cabia na herança pelo falecimento do pai no ano anterior. Desistindo do inventário, devido à morosidade da Justiça, mudou-se com a filha para Salvador, nas imediações de onde veio a falecer aos 61 anos de idade, quase cega, no anonimato.

Os seus restos mortais estão sepultados na Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento e Sant'Ana, no bairro de Nazaré em Salvador.
Testemunhos


O pesquisador Aristides Milton, nas Efemérides Cachoeiranas, considera Maria Quitéria "tão valente quanto honesta senhora".

A inglesa Maria Graham, por sua vez, deixou registrado: "Maria de Jesus é iletrada, mas viva. Tem inteligência clara e percepção aguda. Penso que, se a educassem, ela se tornaria uma personalidade notável. Nada se observa de masculino nos seus modos, antes os possui gentis e amáveis." (Journal of a voyage to Brazil)


Homenagens


Maria Quitéria é homenageada por uma medalha militar e por uma comenda com o seu nome, na Câmara Municipal de Salvador. Do mesmo modo, a Câmara Municipal de Feira de Santana instituiu a Comenda Maria Quitéria, para distinguir personalidades com reconhecida contribuição à municipalidade, e ergueu-lhe um monumento na cidade, no cruzamento da avenida Maria Quitéria com a Getúlio Vargas.


A sua iconografia mais conhecida é um retrato de corpo inteiro, pintado por Domenico Failutti c. 1920. Presenteado pela Câmara Municipal de Cachoeira, integra atualmente o acervo do Museu Paulista, em São Paulo.

Por Decreto da Presidência da República, datado de 28 de junho de 1996, Maria Quitéria foi reconhecida como Patrono do Quadro Complementar de Oficiais do Exército Brasileiro. A sua imagem encontra-se em todos os quartéis, estabelecimentos e repartições militares da Força, por determinação ministerial.

Luckscolor - parceria público privada!


A cidade de Porto Feliz foi invadida por toda a estrutura que a empresa Luckscolor trouxe para promover um grande evento cultural, com finalidades comerciais.

Com uma equipe uniformizada, jovem, composta de homens e mulheres de boa aparência, grande simpatia e bom domínio da fala culta, eles abordaram as pessoas e tinham o intuito de afirmar perante os potenciais clientes, sobre o custo preço-benefício que a tinta possui, e sua superior qualidade em relação aos concorrentes, em especial as tintas de baixo preço.

Fretado por 5 grandes frugões, um grande aparato em produção, com extensa filmagens, entre o povo da Araritaguaba ficou o diz q me disse que eram de algum programa do Justos no SBT e ou do Dória Jr na Record. Não conseguimos constatar, eles estavam bem hostis a qualquer abordagem, e não podiam ser filmados, fotografados ou sequer audio poderia ser gravado.

Quando informados que éramos da Pascom (Pastoral da Comunicação), olharam para igreja e perguntaram se eles estavam atrapalhando (momento de risada).

Todos que se interessaram, foram cortejados com brindes como caneta, material de divulgação, e puderam preencher um cupon concorrendo com a melhor frase, seria gonhador de 4 latas de tintas da empresa com 18 litros cada. A tarde a primeira dama Patricia do Fundo Social de Solidariedade, receberia uma grande doação de tintas de diversa aplicabilidade.

A empresa doou também material para restaura a Praça Matriz, e outras duas praças, uma seria a próxima da rotatória. Na praça matriz eles pintaram uns treços para mostrar o desempenho da tinta. Para as crianças tinhas espaços de pintura.

veja as fotos:



 

  

 



Projeto "Linha na Agulhla"


Por A.I. Prefeitura de Porto Feliz



Cobertores feitos com uma matéria-prima inusitada e ecológica: garrafas plásticas. Esse é o trabalho produzido pelo projeto Linha na Agulha, da Secretaria de Desenvolvimento Social e Sustentável, através da Diretoria de Desenvolvimento Social. No momento, novos participantes são recrutados para fazer parte da iniciativa.

O tecido utilizado nos cobertores foi doado por uma empresa de Sorocaba, a Fibratex, em julho do ano passado, quando foi iniciada a confecção das peças. Os cobertores estão à venda na Diretoria de Desenvolvimento Social e o dinheiro arrecadado é revertido ao próprio projeto, na compra de materiais de costura.

Outras iniciativas da Secretaria são beneficiadas com a produção dos cobertores. É o que explica a assistente social Paula Mara Burigo, atual responsável pelo Linha na Agulha. “Todo ano, um pouco antes do inverno, a Prefeitura faz a compra de cobertores para oferecer às famílias atendidas pela Diretoria de Desenvolvimento Social. Neste ano, pretendemos economizar e suprir essa necessidade com nossa própria produção”, disse.

Os cobertores estão à venda por R$ 30,00 (solteiro) e R$ 40,00 (casal).


Kits
A Diretoria de Desenvolvimento Social também recruta pessoas para ajudar no projeto. Os interessados podem fazer a confecção das peças no próprio prédio da Diretoria ou receber kits para fazer a costura em casa. “Cada kit que distribuímos é suficiente para montar quatro cobertores. A pessoa pode ficar com um deles para vendê-lo ou mesmo utilizá-lo. Os outros três devem ser entregues aqui no projeto”, explica a assistente social.

Além da participação popular, o Linha na Agulha busca formar parceria com entidades de Porto Feliz para estender o benefício a elas. A Cidade dos Velhinhos, por exemplo, recebeu kits para a confecção das colchas. “Temos bastante material para produzir, por isso buscamos mais colaboradores”, conta Paula.
O material
Mesmo tendo garrafas plásticas em sua composição, as colchas são muito macias, além de serem produtos alinhados com a sustentabilidade. Os fios são sintéticos, feitos a partir da reciclagem das garrafas plásticas. O processo envolve a esterilização e o derretimento das Pets. Na sequência, através de um processo químico, o plástico se transforma em fibras suaves e de diferentes cores.

O tecido doado está dividido em faixas, que precisam ser costuradas. “Na Promoção Social, fazemos um trabalho artístico. As faixas são separadas de acordo com as cores, costuradas e transformadas em cobertores. Também produzimos casacos,  gorros, botas e tudo o que a criatividade mandar”, conta a oficineira Miriam Ribeiro do Prado.

Outras cidades da região também receberam as doações da empresa e desenvolvem projetos com os cobertores de garrafa Pet, como Sarapuí, Capela do Alto e Guareí.