terça-feira, 20 de março de 2012

Assembleia reunirá mais de 300 bispos em sua 50º edição




Uma vez por ano, desde 1962, todos os bispos do Brasil se reúnem para discutir assuntos pastorais de ordem espiritual e temporal, e ainda problemas emergentes para a vida das pessoas e da sociedade, na perspectiva da evangelização. Este ano, a 50ª edição da Assembleia Geral dos Bispos do Brasil será realizada entre os dias 17 e 26 de abril, em Aparecida (SP).

A realização da primeira assembleia aconteceu 10 anos após a fundação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que teve como primeiro presidente Dom Helder Câmara e foi aprovada pelo Papa Pio XII. A presidência da CNBB é eleita a cada quatro anos.

Segundo o Estatuto Canônico da Conferência, todos os membros da CNBB são convocados para a Assembleia Geral. Também podem ser convidados os bispos eméritos e bispos não-membros da CNBB, de qualquer rito, em comunhão com a Santa Sé e tendo domicílio canônico no país.

Cerca de 60 bispos participaram da primeira assembleia brasileira. Neste ano, mais de 300 devem participar da 50ª assembleia. Um retrato do crescimento da Conferência Episcopal Brasileira, considerada a maior do mundo, com o total de 456 bispos (297 em atividade e 159 eméritos).

Tendo em vista este grande episcopado distribuído num extenso território, para o Bispo de Lorena, Dom Benedito Beni dos Santos, a importância principal da assembleia é a convivência entre os bispos.

"É um grande episcopado. O Brasil é um país de tamanho continental. Se os bispos não se reunissem todos os anos, por 10 dias, não haveria nenhum conhecimento entre os bispos”, salienta.

Esta convivência, como conta Dom Beni, é marcada pela espiritualidade e fraternidade. Todos os dias há a celebração da Santa Missa, a liturgia das horas e um dia deste encontro é dedicado a um retiro. “Durante o retiro um bispo se confessa com o outro e assim é a celebração do Sacramento da Penitência", explica Dom Beni.


Contribuição para a Igreja e para a sociedade

A partir de retiros e reflexões, ao longo dessa história de 50 anos, as assembleias contribuíram para edificação da Igreja e da sociedade brasileira.

Entre os principais temas discutidos durante os últimos anos, Dom Beni destaca a aprovação das diretrizes para a formação do clero no Brasil, o ministério dos presbíteros e ainda a ética na política.

“Fazemos sempre um estudo de um tema pastoral relevante para a Igreja no Brasil e depois são tratados os principais temas para a Igreja, como a relação com o governo e assim por diante”, explica Dom Beni.

O Bispo de Lorena, um dos bispos brasileiros de maior idade em exercício, esclarece que a Assembleia Geral é a instância decisória suprema da CNBB. Ela é realizada a cada ano, mas entre uma assembleia e outra, há o Conselho Permanente que toma as decisões referentes às ações pastorais no Brasil.

“A assembleia é a comunhão entre os bispos e trata de assuntos pastorais. Este ano, o tema será sobre o ministério da Palavra, reflexão baseada na Exortação Pós-sinodal Verbum Domini, escrita pelo Papa Bento XVI”, conta o Bispo de Lorena.

Canção Nova.com

Rosa de Saron se apresenta mais uma vez em Sorocaba




Repetindo o sucesso do último show na cidade em agosto de 2011, a banda Rosa de Saron volta à Sorocaba para mais uma apresentação no dia 29 de abril prometendo novidades, entre elas novas canções do próximo CD já em fase de finalização.
Sobre a banda
Formada atualmente por Guilherme de Sá (voz), Eduardo Faro (guitarra), Rogério Feltrin (baixo) e Grevão (bateria), a banda Rosa de Saron surgiu na cidade de Campinas (SP), dentro do movimento de Renovação Carismática da Igreja Católica.
Em 1994, a banda grava seu primeiro álbum,“Diante da Cruz”; em 1997, lança “Angústia Suprema”, disco que desperta o interesse fora do meio religioso e elogiado por revistas especializadas. Em 2002, após a troca de vocalista, lança “Depois do Inverno”, que consagra a banda. Em 2007, a banda grava o CD “Acústico” que é mais que uma versão desplugada das suas músicas.
Para celebrar 20 anos de carreira, a banda grava seu primeiro DVD em 16 de abril de 2008, o “Acústico e Ao Vivo”, primeiro trabalho da banda a ser distribuído pela Som Livre, rendendo seus primeiros DVD e CD de Ouro. Depois do sucesso com o formato acústico, retornam ao formato elétrico com “Horizonte Distante” que concedeu à banda um novo Disco de Ouro.
Em dezembro de 2010 o Rosa de Saron, dando continuidade a parceria com a Som Livre, lançou seu segundo DVD, Horizonte Vivo Distante que apresenta 5 canções inéditas e a regravação da música “Mais uma Vez”, famosa canção de Renato Russo e Flávio Venturini.
Em mais de 20 anos de estrada, são mais de 150 mil acessos / mês no site oficial, mais de 170 mil membros apenas na comunidade oficial do Orkut, mais de 55 mil seguidores no Twitter, mais de 1 milhão de audições na página do Myspace.
Em 2010 a banda foi indicada ao Grammy Latino e também ao 1º Premio da Música Digital, dois prêmios de grande repercussão no meio musical, ajudando a missão do Rosa de Saron se tornar ainda mais conhecida. Apesar disso, o objetivo da banda continua o mesmo dos seus primeiros ensaios: fazer rock com qualidade levando uma mensagem cristã de esperança, fé e amor para todos.
O fã atrás da ideia...
A ideia de trazer a banda de volta à cidade após 4 anos sem shows por aqui foi do fã assumido Gabriel Fioravanti. “Conheci a banda vendo o Renato Viana cantando ‘Um novo adeus’ no programa do Raul Gil. Amei aquela musica e fui pesquisar de quem era e achei o Rosa de Saron. Aqui na minha produtora tinha um funcionário que era fã demais e ele me deu um CD do Rosa, nossa, amei de primeira e nunca mais parei de ouvir e curtir. Vejo quase tudo do Rosa pelo youtube e nas redes sociais, pois amo essa banda”.
“A ideia de trazer o show pra Sorocaba foi no ano passado, estava passando por algumas dificuldades aqui na produtora e sempre o que me confortava eram as musicas do Rosa. Tem uma em especial que fala muito comigo que é ‘Folhas do Chão’. Aí como esse som me contagia, eu pensei ‘será que só eu sou fã do Rosa?’. Decidi ligar, pesquisar preços e com muita dificuldade trouxe eles pra cá, pois não era uma empresa de shows, sou uma produtora de vídeos e uma agencia de publicidade, mas a paixão pelo Rosa de Saron moveu tudo isso e se tornou real. Quando os ingressos chegaram para mim foi a maior emoção, sei que para as empresas de eventos isso é coisa do dia a dia, mas para mim era algo especial e tenho certeza que foi Deus que moveu isso em mim”.
Depois disso, o trabalho de divulgação partiu de uma ideia que parecia simples, mas no final acabou sendo engraçada. Gravar uma chamada com a banda em um show na região se tornou uma complicada aventura.
“O show era em Barueri, peguei o endereço no site deles e fui com minha equipe. Digitei o endereço no Google e no mapa falava que a rua era em Osasco. Chegando lá não achava de jeito nenhum o show, ninguém sabia de Rosa de Saron nenhum e já estava na hora de começar. Perguntei para uma pessoa lá em Osasco que me disse que tinha uma quermesse da igreja e era lá o show, fiquei feliz, mas quando cheguei na tal quermesse, foi uma sensação de riso e raiva ao mesmo tempo, era pequeno demais, o palco quase caindo e o cara do som me disse que a banda tinha cancelado. Mas descobri que nem era o Rosa, eu estava na cidade errada. Parei em um supermercado e pedi para usar o computador deles para rever o mapa no Google, achei o endereço e vi que existia uma rua com o mesmo nome na cidade de Barueri”, conta entre risos.
“Quando chegamos no local do show estava começando a primeira musica, foi mega emoção, a hora que vi estava no palco do Rosa vende eles de pertinho, foi um sonho realizado. Depois fiquei com medo de eles serem metidos e essas coisas como alguns artistas, mas o Rosa foi mega gente boa. Hoje em dia Rosa de Saron faz parte da minha vida e a vinda do Renato Vianna pra mim esse ano foi uma benção”.
Depois do primeiro show, a ‘ficha’ de tudo o que foi realizado começou a cair. “Na cabeça e no coração só ficou coisa boa, só benção... eles me chamaram no palco no meio do show para fazer o sorteio do violão e na hora fiquei nervoso, mas só me lembrava de uma coisa, de dizer para todos ali que aquele show tinha algo um a mais do que curtir um som e sim Louvar à Deus, era isso que queria”.
Para a segunda apresentação seguida, a abertura será com o cantor Renato Vianna e outras bandas da região todas religiosas. “Espero muitas pessoas lá com certeza, pois o show do Renato Vianna é demais e o Rosa dispensa comentários. Queria muito que os jovens fossem neste show, será um dia especial. Aproveito para deixar o contato para informações 3418-0990 ou 8125-0425”.


Fonte: Arquidiocese de Sorocaba

Como foi a festa de São José na Caic

DSCF6559

Comunidade localizada no assentamento agrícola CAIC, que existe a 26 anos na zona rural de Porto Feliz, tem como santo Padroeiro São José.

Cartaz, aqui

1º dia, aqui

2º dia, aqui

3º dia, aqui





A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), por meio das Comissões Episcopais Pastorais para a Comunicação e para a Juventude, promovem o Seminário Nacional de Jovens Comunicadores, de 18 a 20 de maio de 2012, em Brasília (DF).




Com o tema Jovens católicos: comunicação que transforma vidas, o encontro contará com uma programação diversificada: debates com profissionais de comunicação, bispos e sacerdotes, além de atividades musicais, teatro, painéis e rodas de conversa.



Inscrições
As inscrições têm o valor de R$ 150,00 e podem ser feitas até o dia 25 de abril através do site dos Jovens Conectados (http://www.jovensconectados.org.br/seminario-comunicadores). As vagas são limitadas. O valor inclui alimentação e material a ser utilizado no seminário.





Após análise da inscrição, o participante receberá confirmação da mesma em seu e-mail e, posteriormente, uma mensagem com o boleto bancário para o pagamento.









Santo Ambrósio de Sena

Santo Ambrósio de SenaO santo de hoje nasceu no ano de 1220 em Sena, Itália, dentro de um contexto familiar diferente. Ao ter nascido com uma deformação física, sua família – nobre – o renegou e o entregou a uma ama de leite, que recebeu a ordem de viver com a criança afastada deles.
Isso tudo foi providência na vida de Ambrósio, porque esta ama, mulher de fé, foi uma verdadeira mãe, alimentado-o e assim, foi acontecendo a recuperação do menino.
Com uma certa idade a família o acolheu. Ambrósio estava no processo de cura interior de reconciliação, mas já os havia perdoado. Aceitou, para um bem maior, os bens terrenos que ele teve como direito, usando-os para o bem dos pobres. O castelo foi se tornando aos poucos um hospital, lugar de acolhimento aos mais necessitados.
Com 18 anos renunciou a tudo e foi para os Dominicanos, tornando-se um pregador cheio do Espírito Santo.
Um homem do perdão e da reconciliação. Faleceu em Sena, durante uma pregação. Morreu no serviço, no ministério.
Santo Ambrósio, rogai por nós!

Evangelho do Dia

Ano B - Dia: 20/03/2012

Jesus faz andar

Leitura Orante
Jo 5,1-16
Depois disso, houve uma festa dos judeus, e Jesus foi até Jerusalém. Ali existe um tanque que tem cinco entradas e que fica perto do Portão das Ovelhas. Em hebraico esse tanque se chama "Betezata". Perto das entradas estavam deitados muitos doentes: cegos, aleijados e paralíticos. [Esperavam o movimento da água, porque de vez em quando um anjo do Senhor descia e agitava a água. O primeiro doente que entrava no tanque depois disso sarava de qualquer doença.] Entre eles havia um homem que era doente fazia trinta e oito anos. Jesus viu o homem deitado e, sabendo que fazia todo esse tempo que ele era doente, perguntou: " Você quer ficar curado?" Ele respondeu: Senhor, eu não tenho ninguém para me pôr no tanque quando a água se mexe. Cada vez que eu tento entrar, outro doente entra antes de mim. Então Jesus disse: "Levante-se, pegue a sua cama e ande!" No mesmo instante, o homem ficou curado, pegou a cama e começou a andar. Isso aconteceu no sábado. Por isso os líderes judeus disseram a ele: "Hoje é sábado, e a nossa Lei não permite que você carregue a sua cama neste dia." Ele respondeu: O homem que me curou me disse: "Pegue a sua cama e ande." Eles perguntaram: Quem é o homem que mandou você fazer isso? Mas ele não sabia quem tinha sido, pois Jesus havia ido embora por causa da multidão que estava ali. Mais tarde Jesus encontrou o homem no pátio do Templo e disse a ele: " Escute! Você agora está curado. Não peque mais, para que não aconteça com você uma coisa ainda pior." O homem saiu dali e foi dizer aos líderes judeus que quem o havia curado tinha sido Jesus. Então eles começaram a perseguir Jesus porque ele havia feito essa cura no sábado.

Prefeitura apresenta versão final do Estatuto do Servidor

DSCF7540
Nesta segunda-feira (19), o Governo Municipal através do vice prefeito Júlio C. Bronze, a Chefe de Gabinete Regiane Bergamo e a equipe Técnica, estiveram presentes para apresentar a versão final do Estatuto do Servidor Público Municipal. Prefeito Cláudio Maffei não pode estar presente.

Organização
Marcada para as 18h30m, não agradou a grande maioria, e somando-se a isto, o evento começou com uma hora de atraso por conta da incompatibilidade de notebook com o data show.
Foi seguido a risca a finalidade expositiva da plenária, não foi nem disponibilizado microfone para os presentes usarem mediante suas argumentações. Somente os que comporão a mesa tinham o uso de microfone. De todas as plenárias, esta foi a que contou com maior presença de servidores.

Reivindicações atendidas:

Falta abonada 
A partir de agora quem gozá-la, não terá mais nenhuma implicação sobre outros benefícios, como por exemplo, perder o prêmio assiduidade, ou somar como falta na contagem para perder Licença Prêmio.

13º salário
Foi atendida a reivindicação dos servidores, que pediram que ao receber o benefício seja opcional a forma de pagamento, ou seja: quem quiser recebe 50% no mês de aniversário e o restante em dezembro. Ou então, pode optar por recebe-lo integralmente em dezembro.

Férias atrasadas
Não foi atendido o pedido feito: quando acumular duas férias vencidas, teria direito a terceira. Porém, o Governo entendeu a questão e definiu que a prefeitura será obrigada a pagar, como multa, o dobro da remuneração do servidor. Considerado um grande avanço.

Auxílio adotanteRecebeu uma justa regulamentação, assim como é o auxílio maternidade e paternidade. Foi inserido auxílio para "a funcionária" que fizer uma adoção. O Sindicato pediu para se corrigir o termo feminino, pois, hoje em dia até homens solteiros ou casal gay podem adotar, e no que futuro acarretaria problemas judiciais à Prefeitura. Também foi levantada a questão de como se proceder, quando for o casal servidor.
adoção:

criança até 1 ano  – 180 dias:
de 1 ano à 4 anos – 120 dias:
de 4 anos à 8 anos – 90 dias:

Reivindicação negada
De acordo com o que foi exposto, foi alegado que não há possibilidade de conceder duas folgas no mês para os que trabalham na jornada 12x36, por exemplo, GM (Guarda Municipal), CSM (Coordenadoria de Sistema Viário), Corpo de Bombeiros e Defesa Civil, entre outros. No caso dos exemplos citados, foi alegado falta de contingente.
A reação do servidores destes setores de imediato demonstraram insatisfação com o pedido negado. O Sindicato questionou o por que de só agora ser negado isto, sendo que o projeto já até tinha sido encaminhado (dez/2011) para a Câmara dos Vereadores  apreciar e votar e "só agora, 4 meses depois que é negado, por quê?" questionou o advogado Dr. Claudinei J. Marchioli.
Entre os interessados sobre esta questão, afirmaram que se pelo menos uma folga for atendida já atenderia a categoria, prometeram tentar barrar na Câmara dos Vereadores o andamento do Estatuto, alguns afirmaram nem que seja necessário "parar" em alusão a um possível protesto.

Presenças
Vereadores Armando, Urias e Marquinhos, além do presidente da Câmara dos Vereadores Robertinho, procurador do Município Dr José Maria.

 DSCF7516 DSCF7519 DSCF7526 DSCF7528 DSCF7530 DSCF7532 DSCF7533 DSCF7538
Fotos e texto: Felipe Miranda/Pastoral da Comunicação




Agora a publicação oficial da Prefeitura, produzida pela sua Assessoria de Imprensa: 



Audiência final sobre novo Estatuto dos Funcionários Públicos de Porto Feliz será no dia 19 de março

No último sábado, 3 de março, a Prefeitura de Porto Feliz realizou a segunda discussão do novo texto do “Estatuto dos Funcionários Públicos Municipais”. Todos os servidores municipais foram convidados a participar da nova etapa da audiência pública, que aconteceu no Espaço Cultural "Olair Coan" e reuniu servidores de diversos segmentos da administração.
Neste segundo encontro, o Governo Municipal deu continuidade à análise do texto proposto para o novo estatuto. Novas reivindicações foram feitas pelo funcionalismo e debatidas durante o evento, como, por exemplo, a aplicação de duas folgas mensais aos funcionários designados para trabalhar em escalas de trabalho (12h de trabalho por 36h de descanso, 12h por 24h e 12h por 48h); punição para a Prefeitura nos casos em que o servidor completar duas férias acumuladas; possibilidade do funcionário receber a antecipação de 50% do pagamento do 13º salário em seu mês de aniversário, caso seja escolha do próprio servidor (sem imposição de agenda), entre outros pedidos.
            Todas as solicitações feitas na primeira audiência – realizada em 28 de janeiro – e na segunda audiência estão sendo analisadas pela administração municipal, que verifica a viabilidade de aplicação de cada uma delas, de acordo com a legalidade, o impacto financeiro e as alterações nas rotinas de trabalho que elas podem provocar ao município.
“Queremos garantir todos os direitos dos nossos servidores e aprovar o melhor estatuto, que beneficie aos funcionários e também assegure a prestação de um serviço adequado à população. Não podemos esquecer que trabalhamos para o povo de Porto Feliz. Assim como nós temos direitos e deveres, a população tem o direito de contar com esse serviço eficiente e contínuo”, relembrou o prefeito Cláudio Maffei (PT) durante a plenária com os servidores.

Reunião Final
Já está marcada a última audiência referente ao novo estatuto: dia 19 de março (segunda-feira), a partir das 18h30, também no Espaço Cultural “Olair Coan” (Rua João Gastardelli, nº 38, Bairro Água Branca). Todos os servidores estão convidados a participar.
Na ocasião, o prefeito Cláudio Maffei, juntamente com a equipe da Prefeitura Municipal, irá informar o funcionalismo sobre as solicitações que foram aceitas para o novo estatuto e quais não poderão ser contempladas, com base nos estudos (de legalidade e impacto financeiro) feitas pela administração.
O texto base da proposta do “Estatuto dos Funcionários Públicos Municipais” está disponível para consulta no site da Prefeitura de Porto Feliz (www.portofeliz.sp.gov.br), nos links “Para o Servidor” e “Estatuto do Servidor Público”.
Além do prefeito Cláudio Maffei, a reunião do último sábado contou com a participação da Chefe de Gabinete da Prefeitura de Porto Feliz, Regiane Aguiar Silva Bergamo; do diretor de Arrecadação e Fiscalização (membro da Comissão de Estudos para Revisão do Estatuto), Reynaldo Diana; da coordenadora de Gestão de Pessoas, Elaine Cristina de Moraes Rocha; do assessor jurídico Evandro Soares da Silva; do presidente da Câmara Municipal, Roberto Brandão Rodrigues (PT); dos vereadores Andréa Nunes de Matos (PT) e Armando Ambrósio (DEM); da presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Porto Feliz, Shirley Maria da Silva e do advogado Claudinei J. Marchioli.