sexta-feira, 1 de março de 2013

Santa Missa encerra o Retiro dos Padres 2013

 

Entre os dias 25 e 28 de fevereiro, os padres da Arquidiocese de Sorocaba acompanhados do arcebispo Dom Eduardo, estiveram em retiro no Santuário da Mãe Peregrina de Schoenstatt na cidade de Atibaia. O pregador foi Dom Leonardo Ulrich Steiner, OFM, Bispo Auxiliar de Brasília e Secretário Geral da CNBB.

Os quatros dias de retiro tiveram como tema central “Conquistados por Cristo” debatendo essa ‘descoberta’, a vocação e o ministério sacerdotal. “Essa é uma afirmação de São Paulo nas Cartas aos Filipenses.

Entre as atividades estiveram orações e reflexões, adoração da cruz, celebrações penitenciais e confissões.

No encerramento, Dom Eduardo presidiu a Santa Missa e estiveram no serviço do altar os diáconos Elton e Claudinei. Em nome de todo o presbitério, padre Ricardo Vaz fez os agradecimentos a Dom Leonardo. Em seguida, um almoço encerrou o encontro.

Sé Vacante: presidência da CNBB envia carta aos bispos sobre o período

CNBBNo final da tarde desta quinta-feira, 28 de fevereiro, após as 16 horas, quando se iniciou o período de vacância da Sé Apostólica, a CNBB enviou carta aos bispos do Brasil na qual “se une aos irmãos Arce/Bispos e a todas as comunidades espalhadas pelas Igrejas Particulares, para vivenciar esse tempo com particular dedicação à oração em ação de graças pelos oito anos de pontificado do Santo Padre Bento XVI, e pelos Cardeais que elegerão o novo Papa”.
Na carta, a CNBB recomenda que seja lembrada a mesma súplica sugerida pelo então Cardeal Ratzinger, em 2005, antes do Conclave que o elegeu Sucessor de Pedro: “Peçamos com insistência ao Senhor que (...) nos ofereça um pastor segundo o seu coração, um pastor que nos guie ao conhecimento de Cristo, ao seu amor, à verdadeira alegria”.
Os bispos da presidência da Conferência recordam que “durante esse tempo litúrgico da Quaresma, torne fértil o ambiente de nossas comunidades para a tomada de iniciativas, como a celebração da Missa ´PELA ELEIÇÃO DO PAPA´, a ´ADORAÇÃO AO SANTÍSSIMO SACRAMENTO´, a exortação aos fieis para mais aprofundado conhecimento sobre o ministério do Papa, e nos coloque em estreita união com os cardeais brasileiros eleitores: Dom Raymundo Damasceno, Dom Odilo Scherer, Dom Geraldo Majella Agnello, Dom Claudio Hummes e Dom João Braz de Aviz”.

A conclusão da carta traz a renovação da compromisso com a comunhão entre os sucessores dos apóstolos e a confiança no Espírito Santo: “permaneçamos unidos na fé, fortes no amor, esperançosos na ação que conduz e anima a Igreja. Acima de tudo, sejamos dóceis ao Espírito Santo que “introduz a Igreja no conhecimento de toda a verdade (cf. Jo 16, 13), unifica-a na comunhão e no ministério, edifica-a e dirige-a com os diversos dons hierárquicos e carismáticos e enriquece-a com os seus frutos (cf. Et 4, 11-12; 1 Cor 12, 4; Gál 5, 22)” (João Paulo II)”.

Cardeais brasileiros eleitores iniciam participação na preparação do conclave

cardeaisbrasileirosconclave2013foto2Dom Raymundo Damasceno, dom Cláudio Hummes, dom Odilo Scherer, dom Geraldo Majella Agnelo e dom João Braz de Aviz estão em Roma e começam, nesta sexta-feira, 1. de março, a participar dos encontros do Colégio Cardinalício em vista da convocação do Conclave que deverá ocorrer na próxima segunda-feira.

Segundo a Rádio Vaticano, também estão sendo ultimados os preparativos para a cobertura jornalística do conclave. Até agora foram credenciados junto à Sala de Imprensa da Santa Sé, para acompanhar os eventos que seguiram à renúncia do Papa e que levarão ao Conclave para a eleição de seu sucessor, 3.641 jornalistas de 968 meios de comunicação e de 24 línguas.

A informação foi dada pelo Diretor da Sala de Imprensa vaticana, o jesuíta Pe. Federico Lombardi, durante a coletiva com os jornalistas. Com relação aos vários meios de comunicação, os jornalistas de jornais são 336, 156 os fotógrafos, 2.470 os reportes e técnicos, 231 os jornalistas de emissoras de rádio, 115 os acreditados através da internet.

PAT de Porto Feliz oferece 15 vagas de emprego.

 

O Posto de Atendimento ao Trabalhador oferece 15 vagas de emprego:

- Padeiro (com experiência)

- Ajudante de Padeiro (com experiência)

- Tecelão ou Urdidor (com experiência)

- Instrumentador Cirúrgico (com experiência)

- Eletricista Automotivo (com experiência)

- Pizzaiolo (com experiência / trabalhar em Itu)

- Encarregado de Loja / Atendente de Farmácia (idade: 18 a 30 anos / Ensino Médio / disponibilidade de horário)

- Auxiliar de Reposição (idade: 17 a 24 anos / Ensino Médio Completo ou cursando / não é necessário experiência)

- Costureiras (para Tietê - Empresa Trinsol / preferência com Experiência, para início imediato / horários de trabalho diurno e noturno)

- Vigilante (feminino / curso de vigilante em dia / CNH AB)

- Funileiro (necessário ter experiência

- Ajudante de Funilaria (necessário ter experiência)

- Polidor de autos (necessário ter experiência)

- Instalador de Móveis (necessário ter experiência)

- Marceneiro (necessário ter experiência)

Para encontrar mais vagas de emprego, os interessados devem acessar o site: www.empregasaopaulo.sp.gov.br.

Ao comparecer ao PAT, leve sempre carteira de trabalho, RG e CPF. O posto fica no Paço Municipal, na Rua Ademar de Barros, 340, Centro. Mais informações pelo telefone (15) 3262-1206.

Criminosos despistam polícia e explodem caixas em Porto Feliz, SP

PM recebeu ligação sobre ocorrência na periferia da cidade. Enquanto isso, máquinas foram destruídas no Centro.

Luana Eid
Do G1 Sorocaba e Jundiaí

 

Rua foi interditada, devido ao risco de explosão (Foto: Reprodução / TV Tem)Na fuga, ladrões deixaram uma dinamite no local (Foto: Reprodução / TV Tem)

Duas agências bancárias foram alvo de criminosos na madrugada desta sexta-feira (1°), em Porto Feliz (SP). A Polícia Militar acredita que foi despistada para que os ladrões pudessem agir. Ao todo, cerca de 10 caixas automáticos foram danificados.

A base da PM recebeu uma ligação para atender uma ocorrência na região periférica da cidade. Quando a equipe chegou ao local, não encontrou nada. Enquanto isso, no Centro, os ladrões detonaram explosivos em máquinas das agências bancárias.

Segundo a polícia, os moradores disseram ter ouvido tiros antes das explosões. Um rapaz que mora próximo às agências afirmou ainda ter visto um carro branco parado em frente ao banco quando a primeira explosão aconteceu. Porém, quando os tiros começaram, ele entrou na residência para se proteger. "As pessoas se assustaram porque foram mais de cinco ou seis barulhos altos das bombas, aí começamos a chamar a polícia. Ninguém saiu para ver porque ficou com medo", diz.

Já uma idosa que vive no local há 75 anos relatou que, ao ouvirem as explosões, ela e o marido se abrigaram no quarto. Durante a ação dos criminosos, o casal também ouviu vozes femininas do lado de fora da casa.

Homens do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) estiveram no local para retirar uma dinamite, que os ladrões deixaram para trás. A Rua Altino Arantes ficou interditada, já que havia risco da bomba explodir.

A polícia investiga o caso, mas ainda não tem pistas dos criminosos. A quantia levada ainda não foi contabilizada, já que nenhum funcionário foi autorizado a entrar nas agências.

Rua precisou ser interditada (Foto: Marcela Cortez / G1)Rua precisou ser interditada (Foto: Marcela Cortez / G1)

GCM de Porto Feliz implanta sistema Infoseg.

 

Desde o dia 1º de fevereiro, a Guarda Civil Municipal de Porto Feliz ganhou agilidade na pesquisa de informações. O município implantou o sistema Infoseg, uma rede de informação fornecida para órgãos policiais que possibilita a busca de informações como placa de veículo, RG, CNH e numeração de armas de fogo.

O coordenador operacional titular na cidade, Subinspetor GCM Ciro Pinto Ferreira, explica que o sistema é o mesmo utilizado pela Polícia Militar. “Antes, quando o GCM se deparava com uma situação em que necessitava de informação, tinha de entrar em contato com a PM para ter acesso aos dados. Hoje, podemos fazer diretamente na GCM, através da utilização do Infoseg”, declara.

De acordo com Ferreira, em pouco menos de um mês da implantação do sistema na cidade, a GCM já obteve agilidade. “Tivemos um caso de uma motocicleta. A GCM se deparou com um homem empurrando uma motocicleta, sem placas”, diz. “Quando foi feita a abordagem, através do chassi do veículo, descobrimos que se tratava de um produto de roubo. O homem foi preso”, conclui. Segundo ele, esse foi apenas um caso de vários em que o sistema foi utilizado.

O secretário Chefe de Gabinete, Arnaldo Ricardo Franco Bueno, que também é Guarda Civil Municipal, elogia o novo sistema. “Esta é uma das muitas melhorias que o Governo Levi fará na GCM. Quando se investe em Segurança, estamos pensando no bem-estar da população”.

A Guarda Civil Municipal está vinculada à Diretoria de Segurança e Operações Comunitárias, que responde ao Gabinete do Prefeito.

Atividades da Rede Infoseg

A Rede INFOSEG hoje integra os bancos de dados das secretarias de segurança pública de todos os estados e distrito federal, incluindo termos circunstanciados e mandados de prisão; o sistema de controle de processos do Superior Tribunal de Justiça; o sistema de CPF e CNPJ da Receita Federal; o RENACH - Registro Nacional de Carteira de Habilitação e RENAVAM - Registro Nacional de Veículos Automotores, do Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN); o SIGMA - Sistema de Gerenciamento Militar de Armas, do Exército; o SINARM - Sistema Nacional de Armas, da Polícia Federal e o SINIC - Sistema Nacional de Informações Criminais, ambos da Polícia Federal. Estão em estudos e negociações outros sistemas para comporem a grande REDE INFOSEG.

Assim, a Rede INFOSEG disponibiliza, através da Internet, um índice onde é possível acessar informações básicas de indivíduos. Com base nesse índice, o usuário pode detalhar informações sobre o investigado, acessando, via Rede INFOSEG, as bases estaduais e federais de origem, mantendo assim a autonomia e gerenciamento dos estados e dos órgãos federais em relação às informações detalhadas, como processos, inquéritos, mandados de prisão, dados sobre armas, veículos, condutores, etc.

Como a Rede INFOSEG não possui gerência sobre os bancos de dados que disponibiliza, seu índice nacional é alimentado por uma solução de atualização real time ou por processamento em lote onde, à medida que os dados sejam alterados pelo sistema de origem, imediatamente tal alteração se reflete na consulta on-line, facilitando o trabalho dos profissionais de segurança pública, justiça e fiscalização em todo o país. (fonte: www.infoseg.gov.br)