Fundação recomenda que vestibulandos conheçam rota para evitar atraso.
Portões da prova da 1ª fase serão fechados às 13h do domingo (25).
Do G1, em São Paulo
A primeira fase da Fuvest acontece no domingo (25), e a recomendação da fundação é que os candidatos que ainda não visitaram o local de prova aproveitem este sábado (24) para conferir o endereço e o melhor caminho para chegar ao colégio em que foram alocados. Em comunicado enviado na sexta-feira (23), a Fuvest afirmou que a lista com os nomes de todos os candidatos que farão prova naquele endereço será fixada para consulta da sala a partir das 11h deste sábado (24).
saiba mais
A prova da Fuvest começa às 13h (de Brasília) do domingo e terá duração de cinco horas. Os portões serão abertos às 12h30 e fechados às 13h, sem tolerância com atrasos. São 124 endereços, sendo 65 locais na Região Metropolitana de São Paulo (Grande São Paulo) e 59 no interior do estado de São Paulo.
O G1 vai trazer a corrreção da prova feita por professores de cursinhos pré-vestibular.
Vestibular e Fórmula 1
Pelo menos quatro locais de prova em três bairros da Zona Sul da capital paulista (Chácara Santo Antônio, Vila Nova Conceição e Santo Amaro) poderão ter trânsito acima da média provocado pelo Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1, que será realizado na tarde de domingo no autódromo de Interlagos. Veja as alterações, bloqueios e desvios decorrentes da prova de automobilismo.
Nesta edição, a Fuvest recebeu a inscrição de 159,6 mil pessoas, sendo 138,1 mil candidatos diretos que vão disputar vagas na Universidade de São Paulo (10.982 vagas) e na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (100 vagas). O vestibular tem ainda 21,5 mil treineiros.
Dicas para fazer uma boa prova
A primeira fase da Fuvest é uma prova de um dia com 90 questões de múltipla escola sobre disciplinas do núcleo comum obrigatório do ensino médio: português, história, geografia, matemática, física, química, biologia, inglês, inclusive algumas questões interdisciplinares.
Para entrar na sala de provas, os candidatos deverão portar um documento original de identidade com foto, uma caneta esferógrafica de tinta azul ou preta, um lápis nº 2 e borracha.
A Fuvest permite que os vestibulandos levem consigo água e alimentos leves. Como a prova é longa, é recomendável, além de relaxar na véspera, com alguma atividade cultural e de lazer, dormir bastante durante a noite e fazer uma refeição leve e balanceada antes de sair de casa. Uma dica é evitar carboidratos pesados como massas recheadas e molhos com carne e privilegiar carnes magras, como frango e peixe, e legumes.
Primeira fase do vestibular da Fuvest será neste domingo (25) (Foto: Flavio Moraes/G1)
As provas serão realizadas em 26 municípios do estado de São Paulo. Na região metropolitana haverá exames em Diadema, Guarulhos, Mogi das Cruzes, Osasco, Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul e São Paulo. No interior do estado a Fuvest aplicará provas em Barretos, Bauru, Campinas, Franca, Jundiaí, Lorena, Marília, Mogi Mirim, Piracicaba, Pirassununga, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São Carlos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Sorocaba e Taubaté.
O gabarito da prova deve ser divulgado ainda neste domingo, e a lista dos aprovados para as provas da segunda fase sai no dia 17 de dezembro. Elas serão realizadas de 6 a 8 de janeiro de 2013. No primeiro dia, os candidatos vão responder a dez questões de português e farão uma redação; no segundo dia a prova constará de 16 questões sobre história, geografia, matemática, física, química, biologia e inglês. As questões poderão abranger conhecimentos de mais de uma disciplina, inclusive português. No terceiro dia, a prova terá 12 questões de duas ou três disciplinas, de acordo com a carreira escolhida. Todas as provas terão quatro horas de duração.
A Fuvest lembra que, a partir de 1º de janeiro de 2013, estarão em vigor as normas do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa.
A lista final dos aprovados do vestibular da Fuvest sairá em 2 de fevereiro de 2013.