quarta-feira, 20 de junho de 2012

Dilma e secretário-geral da ONU alertam para ‘agenda urgente’ ao abrirem Rio+20

 

 

Ban Ki-moon (esq.) e Dilma Rousseff | Foto: Reuters

O chefe da ONU, Ban Ki-moon (esq.) e a presidente brasileira, Dilma Rousseff, abrem a Rio+20

A presidente Dilma Rousseff alertou nesta quarta-feira a necessidade do mundo seguir uma "agenda urgente", ao declarar oficialmente aberta a Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20.

A cúpula tem sido alvo de críticas por parte de ambientalistas, que consideraram tímido o texto-base da declaração final, aprovado na terça-feira.

 

Eleita pelos países que integram os debates como presidente da conferência, Dilma agradeceu os votos e transferiu a tarefa ao ministro brasileiro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, que assumiu os trabalhos como vice-presidente da conferência.

Dilma expressou ainda a satisfação de ver "a liderança mundial" para a qual "acorda hoje o Rio de Janeiro, para a complexa e urgente agenda do desenvolvimento sustentável".

"Não tenho dúvidas de que estaremos à altura dos desafios", acrescentou a líder brasileira, indicando que às 16h voltará a falar à plenária expondo a posição do Brasil sobre os temas que serão discutidos pelos chefes de Estado.

Já o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, comentou diretamente o texto aprovado ontem ao manifestar descontentamento e afirmar que esperava algo mais "ambicioso".

O secretário-geral da ONU, por sua vez, deixou claro que caberá agora aos líderes mundiais, nos três próximos dias, dar a devida importância aos temas que afetam o planeta.

"A natureza não espera, a natureza não negocia com o ser humano. Temos recursos limitados na Terra, e portanto o que os países-membros acordarem aqui, agora, é importante e deve ter vontade política", disse.

Inspiração

Ele disse ainda que o Brasil tem potencial de servir como exemplo para outros países. "Na minha visão o Brasil tem muita chance de sucesso e podemos aprender e ter inspirações com os sucessos brasileiros".

Questionado sobre a expectativa de mudanças no texto aprovado, Ban disse que espera que os líderes tomem decisões cruciais tendo em vista o mundo como um todo.

"Eles são aqueles que podem tomar decisões políticas. A era em que cada chefe de Estado pensava apenas em seu próprio país já se acabou. Nosso mundo está interconectado e nossos líderes precisam pensar como cidadãos globais", indicou.

Rascunho

O primeiro dos três últimos dias da Rio+20, que agora conta com a presença de chefes de Estado e governo de todo o mundo, já começa com uma questão crucial: a timidez dos termos acordados no texto rascunho aprovado na terça-feira e a pressão para que as discussões entre os líderes resultem em mudanças para tornar a declaração final mais contundente.

O objetivo do texto é convencer a humanidade a seguir um caminho mais sustentável, reduzindo a pobreza e preservando o meio ambiente, informa o analista da BBC Richard Black.

Conferência | Foto: Reuters

Mais de cem líderes mundiais são aguardados para os três dias da conferência no Rio de Janeiro

Fontes ligadas ao tema, entretanto, afirmaram que as discussões fomentaram uma polêmica em torno de uma série de pontos.

O documento, por exemplo, pede "uma ação urgente" contra a produção e o consumo insustentável, mas não dá detalhes nem estabelece um cronograma de como essa meta poderá ser atingida.

Por outro lado, o texto reafirma os compromissos que os países fizeram para encerrar os subsídios aos combustíveis fósseis "danosos e ineficientes".

Críticas

Entidades ligadas à defesa do meio ambiente afirmaram que o rascunho final carece de "conteúdo significativo".

Segundo o diretor de política e campanhas da organização Friends of the Earth, Craig Bennett, que acompanhou as negociações no Rio, "a minuta do texto revela que falta às negociações do Rio o poder de fogo necessário para solucionar o problema global que enfrentamos".

"Os países desenvolvidos têm falhado seguidamente em viver dentro dos limites do planeta - e agora eles precisam acordar para o fato de que, até a economia mundial se recuperar, estaremos pisando em rachaduras cada vez maiores", acrescentou Bennett.

Mais de cem chefes de Estado e governo são esperados no Rio de Janeiro para a aprovação do texto.

Entre os líderes, estará presente o recém-eleito presidente da França, François Hollande.

O primeiro-ministro inglês, David Cameron, e a chanceler alemã, Angela Merkel, não virão e serão substituídos por seus ministros.

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, também não confirmou presença, ainda que especulações sobre sua eventual vinda tenham surgido recentemente.

A Rio+20 ocorre 20 anos depois da Eco-92, também chamada de Cúpula da Terra.

Papa pede que cessem os ataques contra cristãos na Nigéria

 

Nicole Melhado
Da Redação, com Rádio Vaticano (Tradução: equipe CN Notícias)

CTV

No fim da audiência na sala Paulo VI, o Papa fez um apelo pela Nigéria

O Papa Bento XVI fez nesta quarta-feira, 20, um forte apelo para que a Nigéria deixe de percorrer “o caminho da vingança” e o país retome a paz junto à liberdade de “professar livremente a própria fé”.
"Sigo com profunda preocupação as notícias que provêm da Nigéria, onde continuam os atentados terroristas dirigidos, sobretudo, contra os fiéis cristãos. Enquanto elevo minha oração pelas vítimas e por aqueles que sofrem, faço um apelo aos responsáveis pela violência, a fim de que cessem imediatamente o derramamento de sangue de tantos inocentes”, disse o Papa no fim da audiência geral na sala Paulo VI.
Bento XVI disse ainda que deseja a plena colaboração de todos os membros da sociedade nigeriana, para que não se perpetue o caminho da vingança, mas que todos os cidadãos cooperem para a edificação de uma sociedade pacífica e reconciliada, na qual seja plenamente respeitado o direito de professar livremente a própria fé.

Por final inédita de Libertadores, Corinthians sonha com a história, hoje a noite!

 

Time está a um empate diante do Santos para chegar pela primeira vez à final da competição

20 de junho de 2012 | 3h 06

 

Fábio Hecico - O Estado de S.Paulo

 

O presidente Mário Gobbi abraça Tite no último treino antes da partida decisiva - Ernesto Rodrigues

Ernesto Rodrigues

O presidente Mário Gobbi abraça Tite no último treino antes da partida decisiva

Corinthians e Santos disputam hoje um clássico de parar a cidade. Não se trata de mais um confronto entre os dois gigantes do futebol paulista. Está em jogo uma vaga à final da Taça Libertadores - desde 2005 o Brasil tem um representante na decisão da competição continental. Vale muito. Até por isso, a partir de 21h50, o Pacaembu vai ficar lotado - todos os 35 mil ingressos foram vendidos.

É noite para fazer história. Ao Corinthians, invicto e sem sofrer gols em casa, basta um empate, após 1 a 0 na Vila Belmiro, para chegar à final pela primeira vez em 102 anos de vida. Missão fácil nos números, mas bem complicada por estar, do outro lado, o melhor ataque da Libertadores 2012 e o gênio da bola Neymar. O Santos, com a obrigação de obter uma vitória simples - 1 a 0 vai para os pênaltis - joga para defender o título de 2011 e acalentar o sonho da quarta Libertadores em100 anos de fundação.

Muricy Ramalho aposta em Borges, Alan Kardec e Neymar, contra o seguro e eficaz sistema defensivo corintiano, com o líder Chicão e o lateral Fábio Santos confirmados (se recuperaram de lesões). Tite, ao contrário do que muitos acreditam, vem com a promessa de não jogar apenas para se defender.

Calejado e ciente de que quem joga para empatar normalmente perde, o treinador corintianos aposta em postura forte na marcação, mas com saídas rápidas para o ataque. Willian, substituto de Emerson, suspenso, e Jorge Henrique têm a missão de conduzir o time à frente com velocidade, com auxílio de Danilo, Alex e Paulinho pelo meio.

A ordem é aproveitar o combustível da torcida, que promete mais uma vez inflamar o Pacaembu, para não deixar o Santos tomar conta das ações.

A posse de bola e o domínio territorial terão de ser corintiano, de acordo com Tite. O treinador, ao mesmo tempo que exige postura agressiva de sua equipe, também pede capricho no lugar da pressa na hora de atacar. Nada de chegar rápido no ataque e devolver a bola ao inimigo. Exemplos de que a vantagem por 1 a 0 é perigosa foram passados aos jogadores e a ordem é iniciar a partida como se estivesse partindo do zero.

"Não existe esse negócio de regulamento debaixo do braço. Na nossa casa temos de mostrar quem manda, repetindo as atuações que já tivemos até aqui", frisa o volante Paulinho, já orientado e não sair tanto para ajudar a frear o abafa que os santistas prometem com a escalação do trio ofensivo.  

SANTOS X CORINTHIANS

CORINTHIANS Cássio; Alessandro, Chicão, Leandro Castán e Fábio Santos; Ralf, Paulinho, Danilo e Alex; Willian e Jorge Henrique Técnico: Tite

SANTOS Rafael; Henrique, Edu Dracena, Durval e Juan; Adriano, Arouca e Paulinho; Neymar, Borges e Alan Kardec Técnico: Muricy Ramalho


Horário:
21h50


Árbritro:
Leandro Vuaden (RS)

Local:
Pacaembu


TV:
Globo e FoxSports

Projeto 'Caravana da Leitura' oferece livros a preços populares em Tatuí, SP

 

O evento será na próxima quinta-feira (21) na Praça da Matriz. O projeto tem apoio da Secretaria de Educação e Ministério da Cultura.

Do G1 Itapetininga e Região

 

Nesta quinta-feira (21), Tatuí receberá o projeto ‘Caravana da Leitura’ que tem a proposta de disponibilizar livros a preços populares. A tenda será montada na Praça da Matriz, das 9h30 às 17h.

O projeto é aberto a estudantes e ao público em geral. A ‘Caravana’ traz livros infantis, juvenis e adultos. A valor das unidade é R$ 2,00. O projeto reúne uma grande variedade de obras literárias do escritor Laé de Souza que escreve sobre histórias do cotidiano, em uma linguagem bem-humorada e pontuada por reflexões.

Criado pelo escritor, a caravana já percorreu mais de 100 cidades brasileiras desde 2004, em parceria com as Secretarias de Educação e de Cultura dos municípios e apoio do Ministério da Cultura.

Além de a população poder adquirir as obras a preços baixos, professores poderão retirar na tenda, gratuitamente, um kit com 9 livros para serem utilizados na biblioteca de sua escola. No momento da retirada, o professor deverá identificar-se, preencher um formulário de identificação pessoal e da escola. Será disponibilizado um kit por escola.

Aos amantes da literatura, a atividade oferece uma oportunidade para rechear a estante e saciar o desejo de boa cultura. De acordo com Laé de Souza, idealizador do projeto, a ação é inédita e tem como objetivo gerar oportunidades de leitura a pessoas de todas as idades e classes sociais. “Buscamos quebrar o estigma que o brasileiro não gosta de ler. O brasileiro gosta de ler sim, o que lhe falta é oportunidade e acessibilidade aos livros que infelizmente custam muito caro no Brasil”, esclarece Laé de Souza.

Como funciona o projeto
Para realização das atividades uma tenda é montada em praça pública, com a exposição de muitos livros. Como em uma feira livre, além de estudantes convidados para o evento, as pessoas podem circular, pegar os livros, ler, comprar e obter orientações de uma equipe multidisciplinar que auxilia aos leitores na escolha das obras. A ideia da tenda é aproximar as pessoas de forma livre e sem compromisso, permitindo que elas sintam-se parte integrante desse grande movimento em prol da leitura.

Obras disponíveis
Estarão disponíveis durante o evento as obras : “Quinho”, “Radar, o cãozinho”, “Bia e a sua gatinha Pammy”, (português/inglês), “Quinho e o seu cãozinho – Um cãozinho especial”, “Quinho e o seu cãozinho – Novos amigos”, “Quinho e o seu cãozinho – Férias na fazenda”, “Cadernos de Atividades”, “Acontece”, “Acredite se Quiser!”, “Nos Bastidores do Cotidiano”, “Espiando o Mundo pela Fechadura”, “Coisas de Homem & Coisas de Mulher”, entre outras.

Sobre o Grupo Projetos de Leitura
O Grupo Projetos de Leitura iniciou seu trabalho em 1998 e tem seus projetos aprovados pelo Ministério da Cultura, além de contar com o apoio de patrocinadores, parceiros e envolvimento dos professores. Com sede em São Paulo, o grupo atua em todo território nacional desenvolvendo projetos sem fins lucrativos, com objetivo de vencer um dos maiores desafios encontrados pelos professores e amantes da literatura: o hábito da leitura.

Sobre o autor
Laé de Souza é cronista, dramaturgo, produtor cultural, bacharel em Direito e Administração de Empresas, autor de vários projetos de incentivo à leitura, de livros infantis, juvenis e adultos e coordenador do Grupo Projetos de Leitura.

Greenpeace diz que rascunho do documento da Rio+20 é ‘um fracasso épico’

 

Em nota, organização afirma que somente o Plano de Resgate dos Oceanos no texto apresentado é sensato

Renato Grandelle

Rio 20

RIO — O Greenpeace divulgou, na manhã de hoje, uma nota sobre a falta de conclusões no trabalho dos negociadores durante a madrugada desta terça-feira. A ONG ataca o rascunho apresentado pelo governo brasileiro e acredita que a Rio+20 não trará mais boas notícias para a comunidade internacional.

Em nota, o diretor de Políticas Públicas do Greenpeace Internacional, Daniel Mittler, que acompanha os trabalhos no Riocentro, disse que “A Rio+20 se transformou em um fracasso épico. A conferência falhou em termos de equidade, de ecologia e de economia. Prometeram-nos ‘o futuro que queremos’, mas agora seremos unicamente uma máquina poluidora que vai cozinhar o planeta, esvaziar os oceanos e destruir as florestas tropicais. (...) A única coisa sensata que estava na mesa de negociações até ontem à noite foi o lançamento de um Plano de Resgate dos Oceanos para as águas em alto mar. Mas isso também foi derrubado pelos Estados Unidos, Canadá, Rússia e Venezuela, que querem explorar os mares visando o lucro privado, apoiados na impunidade e na extinção dos recursos que pertencem a toda a humanidade.”

No Rio, o diretor-executivo do Greenpeace no Brasil, Marcelo Furtado, também criticou o documento, afirmando que houve um retrocesso.

— Os governos jogaram fora todas as metas, que já eram poucas e pouco ambiciosas — reforçou.


© 1996 - 2012. Todos direitos reservados a Infoglobo 

Inscrições abertas para cursos profissionalizantes em Cerquilho, SP

 

As aulas são para mecânico de máquina Reta e Overloque. As vagas são limitadas. Os interessados devem ir até a unidade do Senai.

Do G1 Itapetininga e Região

 

Até a próxima sexta-feira (22) estão abertas as inscrições para os cursos de mecânico de máquina Reta e Overloque em Cerquilho (SP). As aulas são oferecidas pelo Senai da cidade.

As inscrições devem ser feitas na unidade que fica na rua Almirante Barroso, 1521, na Vila São José. O horário de atendimento é das 7h30 às 12h e das 13h às 16h30.

As vagas são limitadas. Os interessados devem levar Xerox do RG, CPF e comprovante de endereço. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3284-5767 ou (15) 3284-5326.

Número de animais abandonados nas ruas aumenta em Itapetininga, SP

 

Na Uipa estão abrigados aproximadamente 200 animais. Abandono é crime, de acordo com a lei de crimes ambientais.

Do G1 Itapetininga e Região

 

Na sede da Uipa (União Internacional Protetora dos Animais) em Itapetininga (SP), aproximadamente 200 animais estão abrigados à espera de adoção. São cerca de 120 cães e 80 gatos que chegaram até a entidade depois de serem abandonados nas ruas da cidade.

De acordo com a diretora da ONG, Graziela Leonel, a maioria chega doente. No local, é possível perceber gatos com gripe felina, cachorros cegos, paraplégicos e até amputados. Mas ela ressalta que não são só eles os abandonados. No local também estão filhotes e animais adultos saudáveis.

Segundo Graziela, há três anos eram cerca de 63 cães e 20 gatos. O número mais que dobrou desde então. Com isso, os espaços tiveram que ser ampliados, assim como o quadro de funcionários.

A ração é comprada com verba da prefeitura. São aproximadamente R$ 6 mil por mês. Já para outras despesas, como pagamento dos quatro funcionários, vacinas, remédios e castração o dinheiro sai de doações e do bolso da própria diretora. Graziela ressalta está à frente da Uipa há três anos e acrescenta cerca de R$ 7 mil todo mês na ONG. "As despesas mensais estão em torno de R$ 13 mil. As despesas com o veterinário também entram nos gastos do mês, mas para reduzir custos, a ong não mantém um especialista trabalhando aqui diretamente", ressalta.

Centro de Controle de Zoonoses realiza feira de adoção de cães e gatos em Ribeirão (Foto: Reprodução EPTV)Abrigo da Uipa se torna lar definitivo para parte dos animais abandonados nas ruas. (Foto: Reprodução)

Com as baias lotadas, os animais ficam estressados e ansiosos. Para Graziela, a entidade deveria ser um abrigo passageiro, mas, na maioria das vezes, os animais chegam pequenos e ficam até adultos ou nunca chegam a sair do lugar. “O abrigo é uma medida drástica para que o animal seja cuidado e saia da situação de risco. A entidade nunca deveria ser um lar permanente, e ele jamais deveria ser um lugar de despejo ou depósito de animais indesejados”, ressalta.

Quem estiver interessado em adotar um animal, pode ir até o abrigo e fazer um cadastro. O candidato receberá uma visita na residência para conscientização, esclarecimentos de obrigações de dono, além de informações sobre leis de proteção aos animais. Se a pessoa concordar, assina um termo de compromisso de adoção e leva o animal para casa.

Exemplo
A professora Silvana Isaac tem atualmente oito cães em casa. Ela conta que começou a abrigar os animais em 2004. No início, eram apenas dois, mas com o amor que dedica aos animais, não consegue abandonar outros que chegaram precisando de carinho. A professora afirma que chegou a mudar de casas várias vezes para ter espaço suficiente para os animais.

Ela ressalta que além do carinho, quem adota um bichinho de estimação tem que pensar nos gastos. “Eles precisam de alimentação, medicamentos, vistas ao veterinários e higienização”, afirma.

 

Crime
A veterinária do Centro de Zoonozes de Itapetininga, Adriana Simões, explica que o abandono é crime previsto na lei federal nº. 9.605 de 1998, a Lei de Crimes Ambientais. O art.32 descreve que ‘É considerado crime praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, doméstico ou domesticados, nativos ou exóticos’. A pena prevista é detenção de três meses a um ano e multa.

Ela recomenda que se alguém ver um animal sendo maltratado deve procurar uma delegacia e registrar boletim de ocorrência.

14ª Sessão Ordinária

Camara

Seis Projetos de Lei e três requerimentos foram aprovados por unanimidade.

Seis Projetos de Lei foram aprovados por unanimidade de votos durante a 14ª Sessão Ordinária, realizada na última sexta-feira, 15 de junho. Durante o expediente foram aprovados três requerimentos de um minuto de silêncio, todos também por unanimidade, em respeito ao falecimento da Senhora Evani de Marcos, do Senhor Luiz Melaré e da Senhora Beatriz Manoel Domingues.

Ordem do dia

Em seguida, o presidente Roberto Brandão Rodrigues abriu a Ordem do Dia colocando para deliberação o Projeto de Lei 24/2012, que outorga o Título de Servidor Padrão ao Senhor Reinaldo Carlos. De autoria do vereador Ednilson de Jesus Macedo (PSB), o projeto foi aprovado por unanimidade de votos. Conforme o projeto, Reinaldo Carlos, que mais conhecido com "Charles", é funcionário público desde 1991 e começou como recadastrador imobiliário. Em 1993, conseguiu se classificar para o cargo de Visitador Sanitário, ocupando esta função na Secretária de Saúde até os dias atuais.

O vereador Ednilson, autor do projeto, comentou sobre o homenageado: "Trabalhei com o Charles por muito tempo. É um ótimo profissional e um homem de caráter, se dá bem com todos os colegas de trabalho e realiza um trabalho muito importante na Secretária de Saúde. É uma pessoa do bem e merece este título", disse Ednilson.

O Presidente da Câmara, Roberto Brandão Rodrigues (PT), destacou: "Fico contente quando esta Casa acerta na escolha. Todos os funcionários públicos estão bem representados pela figura e o carisma do Charles", declarou o Presidente.

Destaque também para o Projeto de Lei 46/2012, que autoriza o Executivo Municipal a conceder à Cidade dos Velhinhos de Porto Feliz uma subvenção especial no valor de R$ 23.940,00, destinada ao Programa de Proteção Social Básica e Especial.

Outros projetos aprovados na 14ª Sessão:

Projeto de Lei nº 39/2012: Fica denominada "Travessa Pastor Davi Teles" a travessa entre a Avenida Doutor Antonio Pires de Almeida, sentido Centro-Bairro à Rua Armando Honora, localizada ao lado da Praça Pastor Moisés Sabino de Faria, no loteamento Cidade Jardim e Bairro dos Bambus.
Autor: Ednilson de Jesus Macedo (PSB).

Projeto de Lei nº 40/2012: Fica denominada Área de Lazer "Jorge Rodrigo Nassif Tirabasso" a atual área localizada na Rua Josefina Simeira, sem número, no Bairro Fortunato Fioravente Angelierí (Jardim Vante).
Autor: Marco Antonio Campos Vieira.

Projeto de Lei nº 41/2012: Fica denominada área de lazer e preservação ambiental "Arcipes Pilon", a atual área localizada na rua Adelino Grillo, sem número, no Parque Residencial São Marcos.
Autor: Marco Antonio Campos Vieira.

Projeto de Lei nº 50/2012: Altera lei nº 4.453 de 46 de março de 2007, que dispõe sobre a outorga onerosa de alteração de uso do solo. A presente propositura visa melhor atender aos interesses da municipalidade, agilizando os processos de outorga onerosa de alteração de uso do solo, gerando, com essa medida, melhor utilização deste instrumento legal.

Rezemos pelo Rio +20...

 

CONTEMPLAR...

A. Contexto como preparação da jornada: A Encarnação: ¨As três Pessoas divinas, contemplando a toda a humanidade tão dividida pelo pecado, decidem entregar-se completamente aos homens para libertá-los de todas as suas amarras. Por amor, o Verbo se encarnou e nasceu de Maria, a Virgem pobre de Nazaré.
Inserido assim entre os pobres, e compartilhando com eles sua condição, Jesus convida todos a nos entregarmos continuamente a Deus e a trabalhar pela união da família humana. Esta entrega de Deus aos homens e dos homens a Deus continua realizando-se até hoje, sob a moção do Espírito Santo, em todas as nossas diversas circunstâncias particulares.” (Princ. Gerais . CVX. No. 1).

B. Frase-chave: “Venha, pois, o Filho, enviado pelo Pai, que nos escolheu n’Ele antes da criação do mundo, e nos predestinou à adoção dos filhos, porque n’Ele será contemplado a restaurar todas as coisas (cf. Ef., 1, 4-5 y 10)” (Lumen Gentium No. 3).


C. Texto- base para a reflexão pastoral: “As alegrias e as esperanças, as tristezas e as angústias dos homens de nosso tempo, especialmente dos pobres e de todos os que sofrem, são também alegrias e esperanças, tristezas e angústias dos discípulos de Cristo. Não há nada verdadeiramente humano que não encontre eco em seu coração. A Comunidade Cristã é formada por homens que, reunidos em Cristo, são guiados pelo Espírito Santo em sua peregrinação rumo ao reino do Pai… A igreja se sente íntima e realmente solidária do gênero humano e sua história.” (Gaudium Et Spes No. 1).
“Sempre se esforçou o homem com seu trabalho e com sua criação a aperfeiçoar a vida; mas hoje em dia, graças à ciência e à técnica, conseguiu expandir e continua expandindo a área de seu domínio sobre quase toda a natureza. Por causa disso um grande número de bens que antes o homem esperava alcançar principalmente das forças superiores, hoje os obtêm por si mesmo. Diante deste gigantesco esforço que afeta todo o gênero humano, surgem entre os homens muitas perguntas. Qual o sentido e o valor desta atividade? Qual o a finalidade de todas essas coisas? A que direção devem dirigir-se os esforços dos indivíduos e das coletividades?” (Gaudium Et Spes No. 33).
D. Guia de reflexão:

- Quais são nossas primeiras reações e percepções sobre o tema ecológico? O quanto entendemos e sentimos sobre esse tema?

- Como cristãos, quanto falta para assumirmos esse tema como uma prioridade inevitável em nossa identidade e como fazer para integrá-lo seriamente?

- Como comunidades inacianas e como pessoas, que propostas concretas recebemos do Deus da Vida sobre a temática ambiental? O que podemos fazer a respeito?


Oração final: Louvado seja por toda criatura, meu Senhor, e em especial seja abençoado pelo irmão sol, que ilumina, e abre o dia, e é belo em seu esplendor, e carrega pelos céus a notícia de seu autor. Não provarão a morte da condenação! Sirvam-nos com ternura e humilde coração. Agradeçam suas dádivas, cantem sua criação. Todas as criaturas, abençoadas pelo meu Senhor. Amém. (São Francisco de Assis).

NB. Novas orações: 20, 21 e 22/JUN

Brasil comemora acordo considerado sem ambição

 

Concluído antes da reunião de cúpula, rascunho da declaração final da Rio+20 foi classificado por ONGs como fracasso quase total

Rio 20

RIO - O Estado de S.Paulo

Três dias antes da conclusão oficial da Rio+20, o Brasil apresentou ontem o documento que deverá ser aprovado pelos chefes de Estado na plenária final de sexta-feira, com as decisões da conferência. O texto foi avaliado como extremamente fraco e pouco ambicioso por organizações não governamentais e até por algumas das delegações de países que concordaram com ele.

O único país que comemorou abertamente o resultado foi o próprio Brasil, classificando o resultado como "estupendo", "robusto", "maravilhoso". "Foi uma vitória do multilateralismo", disse o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota. "Estou particularmente muito satisfeita", disse a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, que chegou ao Rio tarde da noite de segunda-feira e teve de se envolver nas negociações para evitar um possível fiasco.

O texto final, com 283 parágrafos, foi redigido na madrugada de ontem, após uma conturbada rodada de negociações, em que o Brasil foi criticado por forçar o fechamento do texto de forma supostamente "prematura" - considerando que, a princípio, ele poderia continuar a ser negociado até o último dia da conferência, na sexta-feira. Às 2h30, o Brasil anunciou que tinha chegado a um texto consolidado e que ele seria apresentado às 7h, após uma "revisão técnica". Pouco antes das 14h, o documento foi aceito em sessão plenária por todos os países, apesar de várias delegações terem expressado frustrações com o resultado.

"Isso é uma negociação, todos têm de ceder, todos ganham e todos perdem um pouco. Encontramos um equilíbrio que foi suficiente para todo mundo. É um estupendo texto", disse ao Estado o embaixador Luiz Alberto Figueiredo Machado, negociador-chefe do Brasil. "Foi o acordo possível", reconheceu o secretário-geral da Rio+20, o chinês Sha Zukang.

"O acordo é muito forte em suas ambições, mas não forte o suficiente no sentido de fornecer os instrumentos necessários para suprir essas ambições", disse o ministro do Meio Ambiente da Alemanha, Peter Altmaier. "O pior cenário seria o fracasso da conferência. O melhor seria sair com compromissos claros e prazos bem definidos, mas isso não foi possível. Então optamos por uma abordagem passo a passo."

O diretor de Assuntos Internacionais da Direção Geral para o Meio Ambiente da Comissão Europeia, Timo Makela, disse que o comunicado final tem "forças e fraquezas". "Agora há consenso em torno da economia verde, de que o crescimento econômico tem de respeitar os limites da terra", disse. "É a primeira vez que isso é endossado globalmente." Ele lamentou que o texto seja "descompromissado". "Ele não usa a palavra 'nós nos comprometemos'; apenas 'nós reconhecemos'", criticou. "Queríamos mais compromissos, prazos; se não, pode ser para sempre. Do que estamos falando?"

Ferramenta. Já o G-77 (grupo de países em desenvolvimento), se mostrou satisfeito. "O grupo ficou muito fortalecido num tema que era de muita preocupação para nós, que é o da economia verde. Colocou-se a ferramenta para uso de modo voluntário, soberano, com condições que permitem que se estabeleçam as bases para construir o desenvolvimento, não como um modelo imposto de fora", disse Claudia Salerno, negociadora da Venezuela.

Para organizações não governamentais, o documento condena a Rio+20 a um fracasso quase total. "É assustador. Estamos assassinando o futuro da próximas gerações", disse o diretor executivo do Greenpeace Brasil, Marcelo Furtado. "É um texto raso, que olha para frente, mas não traz nenhuma grande decisão", disse Carlos Rittl, da WWF.

O texto levanta uma série de problemas ambientais, sociais e econômicos que precisam ser resolvidos, mas não adota nenhuma solução imediata para resolvê-los. "Tudo que era importante ficou para ser discutido mais tarde."

Na busca de um consenso entre os 193 países-membros da ONU representados na negociação, o Brasil retirou ou amenizou significativamente vários pontos de conflito que dificultavam as negociações. Foram removidas, principalmente, questões relacionadas a ajuda financeira dos países ricos.

Figueiredo disse que a crise econômica teve influência direta nas negociações sobre financiamento. "O nível de ambição certamente foi afetado", disse.

O documento, intitulado O Futuro que Queremos, só poderá ser oficialmente aprovado na plenária final da conferência, sexta-feira, por consenso absoluto. Nada impede que, até lá, alguma delegação tente reabrir o documento. Pelas "regras" da diplomacia, porém, é extremamente improvável que isso aconteça. "Eu acredito que este documento está encerrado", disse o negociador-chefe dos Estados Unidos, Todd Stern. "Se a gente começar a mexer, vai sair de controle muito rápido." / HERTON ESCOBAR, GIOVANA GIRARDI, MARTA SALOMON, FERNANDO DANTAS, LOURIVAL SANT'ANNA e FELIPE WERNECK,

Vento de 83 km/h derruba torres de transmissão de energia em Sumaré

 

Queda de torres deixou 78 mil consumidores da região sem energia elétrica. CPFL Paulista diz que abastecimento foi reestabelecido às 4h15.

Do G1 Campinas e Região

 

Chuva em Campinas na manhã desta quarta-feira (Foto: Reprodução EPTV)Chuva em Campinas na manhã desta quarta-feira (Foto: Reprodução EPTV)

A ventania que atingiu a região de Campinas (SP) na madrugada desta quarta-feira (20) derrubou duas torres de linha de transmissão da CPFL Paulista em Sumaré (SP). O equipamento de medição do Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri) registrou vento com velocidade de 82,8 km/h no campus da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), no distrito de Barão Geraldo, à 1h. Segundo o meteorologista do Cepagri Jurandir Fernandes, a rajada de vento está relacionada à frente fria que chegou na região na terça-feira (19).

A queda das torres, que ficam às margens da Rodovia Anhanguera, próximo ao pedágio de Nova Odessa (SP), causou interrupção no fornecimento de energia de 78 mil consumidores da região a partir da 1h, principalmente em Americana (SP) e Sumaré . De acordo com a assessoria de imprensa da companhia de energia elétrica, o abastecimento foi reestabelecido às 4h15.

Mais transtornos
Nesta quarta-feira, a frente fria continua causando intensos temporais sobre boa parte do estado de São Paulo. Na região de
Campinas, são esperados elevados volumes de chuva, especialmente entre a tarde, noite e madrugada desta quinta-feira (21), acumulando cerca de 45mm (cerca de 70% da média).

A previsão também não descarta rajadas de vento e queda de granizo. O grande volume de chuva aumenta o risco de alagamentos e outros transtornos. As temperaturas variam entre 16°C e 22°C.

Chuva já causa alagamentos e prejudica moradores de Sorocaba, SP

 

 

No lado oposto ao Parque das Águas, o rio transbordou e interditou vias. Segundo a Defesa Civil, chuva já é maior que o esperado para o mês.

Tássia Lima Do G1 Sorocaba e Jundiaí

 

Vias foram interditadas (Foto: Reprodução/TV TEM)Vias do bairro Maria do Carmo alagaram e foram interditadas (Foto: Reprodução/TV TEM)

A chuva que cai em Sorocaba (SP) desde a tarde desta terça-feira (19) já começa a prejudicar os moradores. Na altura da rua 15 de Agosto, no lado oposto ao Parque das Águas, o rio que corta a cidade transbordou e parte da marginal e das vias do bairro Maria do Carmo ficaram alagadas.

Segundo a Defesa Civil, das 7h da manhã da terça até as 7h da manhã desta quarta-feira (20), o pluviômetro instalado no Paço Municipal alcançou a marca de 62 mm de chuva - mais do que o esperado para todo o mês de junho.
De acordo com o coordenador operacional do órgão, Ângelo Bergamo, se a quantidade pluviométrica ultrapassar nos próximos dois dias os 80 mm acumulados, a cidade entra em alerta. "Essa marca significa que o solo já está encharcado e que há chances de deslizamento. Se isso acontecer, nós passaremos a monitorar as áreas de risco", explica. Segundo ele, o período deveria ser de estiagem, mas a chuva veio com a frente fria proveniente do sul do país e ainda deve se estender pelo menos até a quinta-feira (21).

O nível do Rio Sorocaba já baixou, mas ainda está próximo ao limite das margens. As vias que haviam sido interditadas já foram liberadas.

Rio Sorocaba baixou, mas ainda está próximo ao limite das margens (Foto: Tássia Lima/G1)Rio Sorocaba baixou, mas ainda está próximo ao limite das margens (Foto: Tássia Lima/G1)

Dilma terá poucos encontros bilaterais durante a Rio+20

 

Líderes de China, Turq uia e França estariam na lista, diz fonte

Rio 20

Eliane Oliveira

Liana Melo

 

RIO — A presidente Dilma Rousseff deve ter encontros bilaterais com cerca de oito a dez chefes de Estado, apesar do grande número de pedidos. Segundo uma fonte próxima à presidente, a agenda não está totalmente fechada, mas alguns nomes são dados como praticamente certos. São eles os primeiros ministros da China e da Turquia, Wen Jiabao e Recep Tayyip Erdogan, respectivamente, e o presidente da França, François Hollande.

Dilma chegará ao Rio quarta-feira de manhã, após participar da reunião do G20, no México. A determinação da presidente da República, feita há algumas semanas, é para que o documento final da Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, seja fechado antes do encontro de chefes de Estado e de Governo, marcados para quinta e sexta-feira.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/rio20/dilma-tera-poucos-encontros-bilaterais-durante-rio20-5245033#ixzz1yLKuOU76
© 1996 - 2012. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.