sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

foto do quadro presenteado a Maffei



O prefeito de Porto Feliz, Cláudio Maffei (PT), passou por cirurgia nos ligamentos do tendão do pé direito, em Sorocaba.
Maffei teve alta médica no dia 9 de dezembro e recupera-se em sua residência.
Por recomendação médica, o prefeito deve voltar à atividade dentro de quatro a oito semanas. Maffei enviou à Câmara oficio solicitando trinta dias de licença data em que espera já estar recuperado.
Em seu lugar, assumiu o comando do Governo Municipal, o vice-prefeito Júlio Bronze (PT).


No segundo milênio de São Paulo arqueólogos descobrem sua mais antiga imagem


Descoberta mais antiga imagem de São PauloEm 19 de junho deste ano foi descoberta a mais antiga representação conhecida de São Paulo. Ela se remonta ao fim do século IV.

Segundo informou a agência Zenit, foi localizada enquanto se praticavam escavações na catacumba de Santa Tecla, na via Ostiense, não longe da basílica do Apóstolo, fora das antigas muralhas de Roma.

Os arqueólogos limpavam com raios laser uma abóbada quando descobriram um exuberante afresco. No centro estava representado o Bom Pastor. Em volta, tinha quatro círculos com as esfinges de São Pedro, São Paulo, e mais dos apóstolos.

Os arqueólogos Fabrizio Bisconti e Barbara Mazzei forneceram todos os detalhes da descoberta. Bisconti, que é secretario da Pontifícia Comissão de Arqueologia Sacra e presidente da Academia Pontifícia do Culto dos Mártires, ponderou que “pode ser considerado o ícone mais antigo do Apóstolo encontrado até agora”.

São Paulo, imagem mais antiga já encontradaO achado, entretanto, suscitou mal-estar entre aqueles ‒ inclusive “católicos de esquerda” ‒ que gostam dizer que a tradição da Igreja Católica baseia-se em mitos inverificáveis.

Na pintura, São Paulo aparece com um ar pensativo, olhar penetrante, a frente alta e barba em ponta.

Aquela face, uma vez indo a Damasco para perseguir os cristãos, viu subitamente Nosso Senhor que lhe apareceu envolvido numa nuvem de luz e o derrubou do cavalo.

“Saulo! Saulo! Por quê me persegues?” (Atos, 9, 4-ss)

Ele então perguntou:

“Quem és, Senhor?”

“Eu sou Jesus a quem tu persegues! Duro te é recalcitrar contra o aguilhão.”

São Paulo, no caminho de DamascoSão Paulo tremeu. O sopro da graça há tempo vinha chamando o Paulo para se converter, e ele recalcitrava. E Nosso Senhor lhe disse:

“Levanta-te, entra na cidade. E aí te será dito o que deves fazer”. (Atos, 9, 4-ss)

O murro tinha valido. Paulo estava embasbacado e com medo. Levou um tranco que sacudiu sua alma. Mas, respondeu com o radicalismo dele. Não perdeu tempo. Viu que estava errado, pôs-se logo ao serviço de Deus.

Saulo levantou-se cego! Foi tateando, passo ante passo, pé ante pé, sem saber se ficaria cego a vida inteira. Ele, o grande Paulo, fariseu, excelente e ilustre, entrou como uma criança cega, conduzido por outro na cidade de Damasco.

A cena foi de uma violência peculiar. Pois, Paulo era, ele próprio, muito violento. Prova disso é que quando Deus, em sonhos, aconselhou Ananias acolhê-lo. Ananias respondeu, segundo os Atos dos Apóstolos (Atos, 9, 13-ss):

“Senhor, muitos já me falaram deste homem, quantos males fez aos teus fiéis em Jerusalém. E aqui ele tem poder dos príncipes dos sacerdotes para prender a todos aqueles que invocam o teu nome.”

Ananias cura a cegueira de São PauloMas Deus lhe respondeu:

“Vai, porque este homem é para mim um instrumento escolhido, que levará o meu nome diante das nações, dos reis e dos filhos de Israel”.

Ananias então entrou na casa e pondo as mãos sobre ele, disse:

“Saulo, meu irmão, o Senhor, esse Jesus que te apareceu no caminho, enviou-me para que recobres a vista e fiques cheio do Espírito Santo.”

E acrescentam os Atos dos Apóstolos:

“No mesmo instante caíram dos olhos de Saulo umas como escamas, e recuperou a vista. Levantou-se e foi batizado.

“Depois tomou alimento e sentiu-se fortalecido. Demorou-se por alguns dias com os discípulos que se achavam em Damasco.

“Imediatamente começou a proclamar pelas sinagogas que Jesus é o Filho de Deus.

São Paulo polemiza com rabinos“Todos os seus ouvintes pasmavam e diziam: Este não é aquele que perseguia em Jerusalém os que invocam o nome de Jesus? Não veio cá só para levá-los presos aos sumos sacerdotes?

“Saulo, porém, sentia crescer o seu poder e confundia os judeus de Damasco, demonstrando que Jesus é o Cristo.” (Atos, 9, 18-ss)

Quem sabe se esta descoberta não traz uma mensagem para nós, para o mundo.

Não precisaríamos de uma “queda” como a de São Paulo, uma chacoalhada providencial, para o mundo, nós mesmos, endereçar nossos caminhos e nos engajar pela causa da Igreja?

Primeiros socorros

Foto: Damian Dovarganes/AP

A instrutora de primeiros socorros para animais Denise Fleck demonstra como fazer respiração boca a boca em bichos de estimação no caso de uma emergência. Ela fez a demonstração na quarta-feira (21) em um abrigo de animais em Burbank, na Califórnia (EUA). (Foto: Damian Dovarganes/AP)

Foto: Damian Dovarganes/AP

Pesquisa realizada nos EUA mostrou que 63% dos proprietários de cães e 53% dos donos de gatos disseram que estariam propensos a fazer o procedimento se soubessem realizá-lo. (Foto: Damian Dovarganes/AP)

Tietê

As comemorações da Semana da Consciência Negra foram oficialmente encerradas no último sábado, dia 28, com a celebração de Missa Afro na Igreja da Matriz.
O evento religioso foi celebrado pelo padre João de Campos Júnior, de Sorocaba, e contou com a presença do Prefeito José Carlos Melaré e da Primeira-Dama e Presidente do Fundo Social de Solidariedade, Vera Lúcia Coelho Melaré.
A solenidade contou com apresentações do Grupo de Consciência Negra de Boituva, do Coral Quilombinho de Sorocaba e do grupo Folia de Reis.
Também prestigiaram a cerimônia representantes do movimentos negros da cidade e da região além da Irmandade do Divino Espírito Santo.

fatos e fotos

Receita notifica mais de 50 mil empresas para cobrar R$ 4,3 bilhões em dívidas

Ação de cobrança termina em 29 de janeiro de 2010, diz Receita.
Após este prazo, débitos serão inscritos na dívida ativa da União.


No Brasil, lan houses desbancam local de trabalho no acesso à web

Pnad 2008 indica que 35,2% dos internautas usaram acesso público pago.
Principal motivo para acesso à web é conexão com outras pessoas.


Oficiais de Justiça obrigam Romário a deixar cobertura leiloada

Imóvel na Barra continuava sendo ocupado pelo ex-jogador.
TJ-RJ expediu mandado para obrigá-lo a sair do apartamento.


Hillary alerta países latino-americanos sobre os 'riscos' de 'flertar' com o Irã

Relacionar-se com Teerã pode ser 'má ideia', disse secretária.
Diplomata citou Bolívia e Venezuela, mas não o Brasil.



Em artigo no 'El País', Zapatero diz que Lula 'surpreende' o mundo

Presidente foi escolhido um dos 100 personagens do ano pelo jornal.
Mundo se dá conta de que Brasil é mais que futebol e praias, diz espanhol.



Meio ambiente

Manifestação em Copenhague contra emissões de gás-estufa acaba em prisões

35 membros do movimento 'Our Climate - Not Your Business' foram presos.
Capital dinamarquesa sedia Conferência das Nações Unidas.


Foto: SCANPIX - CHRISTIAN ALS/AFP

Policiais dinamarqueses partiram para o confronto com manifestantes nesta sexta-feira (11). Trinta e cinco foram presos (Foto: SCANPIX - CHRISTIAN ALS/AFP)

Trinta e cinco simpatizantes do movimento "Our Climate - Not Your Business" (Nosso clima não é sua mercadoria, em tradução livre) foram detidos nesta sexta-feira (11) em Copenhague por suspeita de que iriam cometer "atos ilegais".

Foto: AFP/SCANPIX - CHRISTIAN ALS

Policial imobiliza ativista do movimento 'Don't Buy The Lie' (Foto: AFP/SCANPIX - CHRISTIAN ALS )

Foto: AP

Fotógrafo cai durante tumulto causado por choque entre polícia e manifestantes (Foto: AP)

Foto: SCANPIX - CHRISTIAN ALS/AFP

Policiais prendem manifestante da organização 'Don't Buy the Lie' durante confronto entre ambientalistas e a polícia de Copenhague (Foto: SCANPIX - CHRISTIAN ALS/AFP)

Foto: AP

Ativista do ´'Don't Buy the Lie' é contido por policial durante a maior manifestação realizada desde o ínico da COP 15, em Copenhague (Foto: AP)

As detenções aconteceram na véspera de uma gigantesca manifestação convocada por centenas de ONGs na capital da Dinamarca, onde ocorre a Conferência da ONU sobre o Clima.

Foto: AP/Peter Dejong

Polícia impede avanço de passeata no centro de Copenhague (Foto: AP/Peter Dejong)

Os ambientalistas detidos foram levados para um centro especial habilitado em um antigo depósito de cerveja nas proximidades da cidade, onde podem permanecer retidos por até 12 horas.

Foto: AP

Cinco pessoas são detidas na região central de Copenhague (Foto: AP)

Outras cinco pessoas foram detidas por diversos delitos, segundo o porta-voz da polícia, Rasmus Bernt Skovgaard.

Foto: AP

Manifestação movimentou o centro de Copenhague nesta sexta-feira (11) (Foto: AP)

Quase 250 jovens, convocados pelo movimento "Our Climate", protestaram no centro da capital dinamarquesa, patrulhada por centenas de policiais, sobretudo em locais estratégicos como a praça de Kongens Nytorv, a praça da prefeitura e o parque de atrações Tivoli.

Foto: AFP/SCANPIX - Christian Als

Tropa de choque observa manifestantes em rua de Copanhague (Foto: AFP/SCANPIX - Christian Als)

Boituva

Coral com 400 crianças se apresentará na Praça da Matriz dia 11

As crianças do coral das escolas de período integral, estão firmes nos ensaios para a apresentação que farão no dia 11 (sexta-feira), quando começa o “Natal Musical” a partir das 20 horas na Praça da Matriz, um evento da Prefeitura de Boituva, realizado por meio da SETEC – Secretaria de Esportes, Turismo, Eventos e Cultura, divisão de Eventos.
O coral composto por 400 vozes das Escolas Elza Brigida Ferrielo e Maria José Viana, do projeto CAENA “Criança Agora, Energia para um Novo Amanhã”, ENEI do Parque Novo Mundo, fazem parte do projeto onde são desenvolvidas outras atividades no período em que não estão em sala de aula, como teatro, fanfarra, esportes, dança, informática, e orientação escolar coordenadas pela professora Zenaide.
Os responsáveis pelos ensaios são os professores Urias, Jessé e Ana que com muita dedicação despertam nas crianças de 05 a 10 anos o desejo de cantar, e acreditam que essa atividade gera o desenvolvimento pessoal e social das crianças. Na sexta-feira as crianças cantarão as tradicionais canções de natal: “Jingle Bell”, “Natal é uma festa”, “Natal das crianças”, “Estrela”, “Estrela”, “Natal Branco”, “Anoiteceu” e “Noite Feliz”.

Foto: Ensaio dos alunos da Escola Maria José Viana

FONTE:
Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Boituva



Oração de uma Clarissa


Senhor, fazei-me uma presença de paz
entre os homens agitados de hoje.

Fazei-me luz
na luz de Cristo.

Fazei-me caminho
Para os que buscam o Pai.

Fazei-me amiga
Das amigas irmãs que sofrem:

Que eu aprenda a dar
E a receber amor.

Fazei-me esperar paciente
Com os que perderam a esperança
De vosso reino.

Fazei-me irmã de todos
Os que têm o coração solitário.

Fazei-me virgem
Na constante purificação do meu amor
A Deus e aos homens.

Fazei-me um sinal de vossa Igreja
No mundo de hoje.

Fazei-me silêncio na plenitude interior.

Fazei-me toda oração e contemplação
Do vosso imenso amor.

Fazei-me corajosamente franciscana,
Autêntica filha de Santa Clara.

Ó Senhor,
dai-me a coragem
de conversão constante e profunda.

Que eu vos busque sem parar.

Que eu reze,
Ame e me renove,
Me encontre diariamente
Com minhas irmãs na oração,
Para construirmos a vivência da fraternidade
E da jubilosa partilha de tudo
No amor.

Amém!

Boituva


As atrações para o “Natal Musical” de Boituva estão repletas de talentos do interior paulista, nessa realização da Prefeitura de Boituva, por meio da SETEC – Secretaria de Esportes, Turismo, Eventos e Cultura, divisão de Eventos.

No dia 11 de dezembro, a Banda Marcial sairá da praça da rodoviária e irá à Praça da Matriz, onde todos estarão esperando a chegada do Papai Noel, e a iluminação da Árvore de Natal, e poderão conferir a apresentação do coral das crianças do projeto Escola Integral, com 400 vozes, os pequenos cantores têm de 5 a 10 anos.

As apresentações acontecerão entre os dias 11 e 23 de dezembro dos grupos artísticos: “Banda Marcial”, “Coro da CBA” - Companhia Brasileira de Alumínio, “Orquestra Monções" de Porto Feliz, “Coral do NUTI” e a Cantata da Oficina Municipal de Artes- Núcleo "Música e Vida", entre muitas outras.

FONTE:
Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Boituva

pelos jovens


Carta João Paulo II aos Jovens:


Carta aos jovens:

Precisamos de Santos sem véu ou batina.
Precisamos de Santos de calças jeans e tênis.
Precisamos de Santos que vão cinema,

ouvem música e passeiam com os amigos.


Precisamos de Santos que coloquem Deus em primeiro lugar, mas que se "lascam" na faculdade.

Precisamos de Santos que tenham tempo todo dia para rezar e que saibam namorar na pureza e castidade, ou que consagrem sua castidade.

Precisamos de Santos modernos, Santos do século XXI com uma espiritualidade inserida em nosso tempo.

Precisamos de Santos comprometidos com os pobres e as necessárias mudanças sociais.

Precisamos de Santos que vivam no mundo, se santifiquem no mundo, que não tenham medo de viver no mundo.

Precisamos de Santos que bebam Coca-Cola

e comam hot dog, que usem jeans, que sejam internautas, que escutem discman.

Precisamos de Santos que amem a Eucaristia.



Presépio polêmico


Virgem Maria sexy

A loja de roupas Madison, em Los Angeles, conseguiu chamar atenção para o Natal. E também provocou a ira de muitos. Tudo porque resolveu inovar no fim do ano e criar um presépio sexy na vitrine.

Na versão da "tradicional" cena natalina, um manequim em pose sensual representando a Virgem Maria, de pernas de fora, mantém o menino Jesus no colo.

Grupos religiosos conservadores estão pedindo boicote à Madison, argumentando que compras e religião não podem ser misturadas. Eles exigem que o presépio ousado seja retirado.

"A forma como eles representaram Maria em uma posição provocante com um bebê entre as pernas... e o bebê é Jesus... Não!", esbravejou uma mulher na rua à emissora KTLA.

Franciscanas Palavras


Francisco permaneceu porque tinha consciência historial.
A pertença historial gera força, coerência, pertença a uma grande família.
Frei Vitório
http://www.ferias.tur.br/admin/cidades/9725/g_Matriz.jpg
A programação do Projeto “Natal Musical 2009”, desenvolvido pela Prefeitura de Tatuí, através da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte, Lazer e Juventude terá seu início na terça-feira, dia 1º, às 19h, na Praça Martinho Guedes. Haverá concerto com a Orquestra Sinfônica Jovem do Conservatório de Tatuí e apresentações do Coral Gotinhas de Amor e do Grupo de Dança Arco Íris, ambos da APAE de Tatuí. Além disso, serão acesas as luzes do “Pinheirão”.

As apresentações irão ocorrer entre os dias 1º a 26 de dezembro. Também será destaque a Caravana Coca-Cola, que irá percorrer as ruas do município distribuindo um mundo encantado aos moradores.

Outras atrações em dezembro, são: de 4 a 31 de dezembro, na Praça Martinho Guedes (Jardim da Santa), acontece a Feira de Artesanato da Santa; de 4 a 31 de dezembro, na Praça Paulo Setúbal, acontece a Feira de Artesanato do Barão e, de 10 a 23 de dezembro, no Centro Cultural Municipal (Praça Martinho Guedes nº 12), acontece o Bazar Solidário do Fundo Social de Solidariedade de Tatuí. Entrada franca.

Confira abaixo, a programação completa do “Natal Musical 2009”.


11/12 - Praça da Matriz - 20h - Jazz Combo do Conservatório de Tatuí, com coordenação do músico Paulo Flores.

12/12 - Praça da Matriz - 11h - Big Band do Conservatório de Tatuí, sob a regência do maestro Sérgio Gonçalves de Oliveira.

12/12 - Praça da Matriz - 12h - “Reclame da Rosa de Cabriúna”, com a Cia de Teatro do Conservatório de Tatuí, com coordenação Carlos Ribeiro.

12/12 - Praça da Matriz - 14h - Teatro de Rua - “O Pinheiro de Natal” - Trupe Koskowisck da cidade de Sorocaba.

12/12 - Praça da Matriz - 20h30 - Júlia Maria e Banda, com uma apresentação “Especial de Natal”.

13/12 - Praça Martinho Guedes (Jardim da Santa) - 10h - Caminhada de Natal.

13/12 - Praça da Matriz - 20h - Coral Infantil “Senna Tatuí” do NEBAM Ayrton Senna, com coordenação do professor Francisco Antônio de Souza Fernandes (Quincas).

14/12 - Praça da Matriz - 20h - Coral Infantil Nossa Senhora das Graças, com coordenação de Maria Eunice Rodrigues dos Santos Silva.

15/12 - Centro Cultural Municipal - 20h - Coro do Conservatório de Tatuí, com regência do maestro Cadmo Fausto.

16/12 - Praça da Matriz - 20h - Big Band do Conservatório de Tatuí, sob a regência do maestro Sérgio Gonçalves de Oliveira.

17/12 - Praça da Matriz - 19h - Grupo Seresta, com coordenação de Celina Fiúsa Araújo.

17/12 - Praça da Matriz - 19h - Comunidade Missionária Recado e Arte pela Vida.

18/12 - Praça da Matriz - 20h - Projeto “Criança na Banda”, com coordenação do maestro Marcelo Afonso.

19/12 - Praça da Matriz - 10h às 15h - Projeto Território Jovem, com coordenação Divisão de Juventude de Tatuí.

19/12 - Praça da Matriz - 16h - Banda Ternura Senna Tatuí, com regência do maestro Claudionor Alves de Oliveira.

19/12 - Praça da Matriz - 17h - Apresentação da Escola Music Center Cortez.

19/12 - Praça Santa Cruz - 20h - “Jesus é o Natal” Programação de Natal com Teatro e Música Organizado pela Paróquia Santa Cruz.

19/12 - Praça da Matriz - 20h30 - Luz do Mundo - Igreja Presbiteriana Rocha Eterna.

20/12 - Início na Praça da Matriz e Término na Praça do Barão - 20h - “O Conto de Natal Tatuiano 2009”, com produção Núcleo Experimental Cênico “Falsa Modéstia”.

21/12 - Praça da Matriz - 19h - Apresentação Cênica Ecos de Louvor da Igreja Presbiteriana e Coral Ecos de Louvor da Igreja Presbiteriana.

21/12 - Praça da Matriz - 20h30 - Orquestra de Monções de Porto Feliz, com regência do maestro Paulo Henrique.

22/12 - Praça da Matriz - 19h - Grupo Raio de Luz, com a Cantata de Natal “Um Pequeno Natal”, da Primeira Igreja Batista em Tatuí.

22/12 - Praça da Matriz - 20h - Grupo Seresteiros com Ternura, com coordenação de Maria Inês de Camargo Machado.

23/12 - Praça da Matriz - 19h - Divulgação dos Vencedores do Concurso de Decoração Natalina. Apresentação da Banda da Guarda Municipal Comunitária do Município de Santana de Parnaíba, com coordenação do Subinspetor Anderson Ismael dos Santos e regência de Anderson Araújo.

26/12 - Praça da Santa - 11h - Sorteio de Prêmio de Natal da Associação Comercial e Empresarial de Tatuí. Show Especial (a definir).

26/12 - Praça da Santa – 20h - Tom Natural - Jazz Band Cover Sinatra - projeto da Gás Natural São Paulo Sul.

Acontece hoje!!!


O Movimento de Cursilhos de Cristandade em Porto Feliz, convida a todos os que já são cursilhistas e a seus familiares, para participarem da Missa de Ação de Graças pelo ano de 2009.

Missa na Igreja Matriz de Nossa Senhora Aparecida, Porto Feliz
A igreja fica no Bairro Cidade Jardim. Hoje, exta-feira dia 11 de dezembro às 20h.

Logo após haverá confraternização.

O convite é feito pela Diretoria do Cursilho de Cristande da cidade e do Coordenador Jonas de Oliveira.


Paz e Bem


Capivari


Prefeitura e Governo do Estado podem firmar convênio para o Programa Quero Vida

O Governo Municipal enviou à Câmara de Vereadores um projeto de Lei autorizando o município, por meio das Secretarias Municipais responsáveis, a firmar um convênio com o Governo do Estado de São Paulo para a implantação do Programa “Quero Vida”. O Programa é voltado para a terceira idade e consiste na parceria dos governos pela construção de uma “creche” para idosos que não têm condições de ficarem sozinhos enquanto a família está fora de casa.
O Projeto de Lei, já aprovado pelos Vereadores, autoriza a Contadoria Municipal a abrir um crédito adicional especial para a construção do imóvel para a implantação do Programa até o limite de R$ 300.000,00 (trezentos mil reais) para atender despesas decorrentes da execução dos serviços em parceria com os repasses do Fundo Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social e da Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social.
O Prefeito Luis Campaci disse que a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social está fazendo todo o possível para que este convênio possa ser firmado dentro do prazo máximo estabelecido pelo Governo Federal. “Tendo em vista que o País está envelhecendo em ritmo acelerado, esta mudança no perfil populacional requer a urgência de atenção do Poder Público. Vamos trabalhar ao máximo para que possamos receber o Programa Quero Vida em Capivari, para atender assim a esta parcela da população que precisa ser cuidada e assistida”, registrou o Prefeito.

convite

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhDcHvMbnTYCRXJQMrkpoqcVkE5E5h8hfwzJCVfNdVyhuS2xK59H1ika8MNFahX7FK4yrOcZM7Y8VcQLAbYJSU30sToSOa3Pkw8EY1nZ5SaVUJtAkJsDwi-86GBDeCBL3Vejg2g-1rUn7mt/s400/Por%C3%A3o+365+-+Divulga%C3%A7%C3%A3o+2008.JPG

Nesta sexta-feira, dia 11 de dezembro, o Porão 365 faz o último show da Turnê Vai Se Lembrar de Mim 2009 com uma super apresentação na Chess Club, em Porto Feliz/SP.

E para encerrar este ano com chave de ouro, a banda preparou um super repertório, que inclui as músicas do álbum Vai Se Lembrar de Mim, além de algumas supresas, que só quem estará lá poderá conferir. Não perca!!!

Data: 11/dez/2009 - 23h

Local: Chess Club - Av. Monsenhor Seckler, 461, Centro - Porto Feliz/SP

A disciplina é a parte mais importante do sucesso.
Truman Capote

O único lugar onde o sucesso vem antes de trabalho é no dicionário. - Einstein


Sessão de Câmara dos Vereadores de Porto Feliz


O requerimento de autoria dos vereadores José Geraldo Pacheco da Cunha Filho (Gerão), Claudio dos Santos (Marola) e José Antonio Queiroz da Rocha (Coquinho), foi bastante discutido pelos vereadores na 31ª sessão do ano (07/12), e na votação ele foi rejeitado por 5 votos contra 3. Os autores do requerimento solicitavam ao Prefeito cópias de documentos do processo licitatório para a construção da sede do Batalhão da PM, que teve recentemente a queda do seu muro.


Roberto Brandão Rodrigues ocupou a tribuna e argumentou que os vereadores da bancada do governo já solicitaram reunião com o Diretor de Obras para uma avaliação sobre o muro e a obra em geral: “Peço paciência a todos. Acho prematuro pedir cópias de todo o processo. Vamos aguardar a reunião. Espero que a oposição compareça. Com essa reunião o requerimento torna-se dispensável. Vereadora Miraci, em aparte, garantiu que o Diretor de Obras dará explicações sobre todos os detalhes da obra, inclusive sobre o saldo e os débitos.



Marola entrou na discussão: “Tenho recebido inúmeras reclamações de prestadores de serviço como fornecedores de materiais de construção para aquela obra. Na última semana estive lá com o colega Gerão e constatamos que o que vimos é lamentável. Ainda bem que a obra não foi inaugurada. A queda de 70 metros quadrados do muro poderia ter causado sério acidente a quem lá estivesse. A Prefeitura não poderia ter recebido da construtora uma obra com tantas irregularidades. Basta o que já foi constatado na Escola Zilda, cujo muro também não tem a menor estrutura. O município já pagou tudo para a empreiteira Meta pela construção da sede da PM e ela não tem mais dinheiro para pagar os fornecedores. Somente como exemplo, vou citar alguns comerciantes que foram lesados pela Meta: Porto Bloco, Porto Pedras, Casa de Tintas Sampaio e Garcia, Bonfá Marmitex, Serralheria Felix.

Coquinho endossou as palavras de Marola e acrescentou: “Deixo claro que convênio para a construção do Batalhão entre o Governo do Estado e a Prefeitura foi um repasse de R$ 600 mil, e a construção é de responsbilidade da Prefeitura e não do Estado. A Meta, vencedora da licitação, não cumpriu o que foi elencado. Um fiscal técnico estadual constatou que mais de 90 itens não foram cumpridos. A PM não ocupará o prédio enquanto tudo não for sanado. Mais uma obra que não dá certo em Porto Feliz”.


Gerão parabenizou Marola e Coquinho por seus pronunciamentos: “Lamentável o posicionamento da bancada do governo que impede nossa fiscalização. O Executivo está brincando com o dinheiro público e nós somos impedidos de fiscalizar. Essa é uma obrigação dos vereadores. O governador Serra enviou R$ 600 mil e nós aprovamos mais R$ 128 mil. Apuramos que a Meta não gastou nem R$ 500 mil na obra. O povo fala demais, mas ouvi dizer que o dono da Meta colaborou com a campanha de Maffei. Mesmo assim não aprovam um requerimento. Atentem para o que estão fazendo com o nosso dinheiro”.


Roberto voltou a carga: “Não podemos admitir leviandades. As contas públicas estão a disposição de todos para esclarecimentos de dúvidas. Peço que não façam acusações sem provas. O governo Maffei é transparente. Não temos medo de nada. Provem que o dinheiro foi usado em campanha?”


Ednilson de Jesus Macedo alegou que o requerimento não seria necessário e que lamentava o uso indevido da tribuna. O incidente da queda do muro foi causado pelas fortes chuvas.. Vou rejeitar o requerimento para nos reunirmos com o Diretor de Obras”.


Marola falou sobre um muro de arrimo que está sendo construído no Jardim Vante: “A gente nota quando a construção é bem feita. Mas também sabemos quando existe malandragem”. Coquinho emendou: “Quando fazemos um requerimento, estamos exercendo nosso poder de fiscalização. Não é porque será rejeitado que não podemos ter acesso as informações solicitadas. Se necessário, irei até o Ministério Público que também tem a função de fiscalizar. Lembro a todos que a construtora Meta só tem capital de R$ 400 mil e pegou uma obra de R$ 600 mil. Isso é no mínimo estranho. Isso é grave!”


Andrea Matos se declarou contra o requerimento, pois iria esperar a reunião com o Diretor de Obras para esclarecer dúvidas sobre a obra: “Que a oposição compareça à reunião. É função do vereador fiscalizar”., declarou. Em aparte, Roberto finalizou: “


Após a leitura das indicações, o presidente das Casa, Odélio Leite dos Santos informou que a Câmara antecipou a devolução do duodécimo para a Prefeitura no valor de R$ 180 mil. Esclareceu ainda que não haveria tempo para os inscritos para versar em tema livre, pois o prazo de duas horas do expediente havia expirado. Coquinho reclamou, mas Odélio citou artigo do Regimento Interno que estabelece o prazo.


Ednilson de Jesus Macedo apresentou moção de aplausos a Igreja Presbiteriana pela ação do dia 29/11, quando doadores de sangue tiveram a oportunidade de exercerem sua cidadania: “A ação marcou a história da Igreja. Aproveito para agradecer o Prefeito e a Polaz que colaboraram com o transporte dos doadores. Andrea, em aparte, elogiou Ednilson pela moção e salientou a importância de ser doar sangue. Também deu os parabéns a Igreja. Aprovado por todos.


Miraci Tuani pediu aprovação para o Substitutivo nº 01/2009, de sua autoria, que institui a Semana do Idoso no Município de Porto Feliz, que será comemorada anualmente de 22 a 29 de setembro. A vereador salientou a importância do segmento dos idosos que representa um nicho na sociedade que necessita ser tratado com atenção, respeito e com a importância devida. Os vereadores Marco Antonio, Coquinho, Andrea, Roberto e Gerão se manifestaram a favor e cumprimentaram Miraci pela apresentação do importante projeto. Aprovado por unanimiade.


Andrea Matos fez homenagem ao Sr. Luiz Antônio Belini, outorgando seu nome como praça na confluência da av. Governador Mário Covas com a rua Prof. Julio Soares Dihel, no Residencial Belo CDHU. Andrea leu o histórico do saudoso amigo de tantos portofelicenses, na presença de sua esposa e filhos, além de falar sobre suas qualidades: “Belini, uma pessoa rara e iluminada, um homem que passava sempre uma tranquilidade enorme, honesto, com grande serenidade em seus atos, sempre transparente, tanto como profissional, mas também como pessoa. Esse estimado filho da “Terra das Monções” é digno de ter seu nome lembrado em uma das praças de nossa cidade”, emocionou-se Andrea.


Outro projeto que gerou muita polêmica dói o de Lei Complementar, que altera o Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado de Porto Feliz. Isto é, transforma especificamente a área destinada à implantação do Distrito Industrial em Área Específica de Interesse Urbanístico.

Coquinho foi o primeiro a declarar sua indignação contra o projeto: “O projeto foi protocolado nessa Casa, mas não cumpriu o prazo de 45 dias para análise. Não poderia, portanto, ser colocado na Ordem do Dia”. Presidente Odélio argumentou que só colocou em pauta porque já havia sido encaminhado a todas as Comissões e essas tiveram seu prazo para parecer. O projeto terá duas discussões, assim poderá ter seu prazo para melhores estudos.

Roberto concordou com Odélio: “Já passou pelas Comissões e parabenizo o presidente por tê-lo colocado em pauta. E lembro que o projeto dependerá de duas discussões para sua aprovação”.


Marola discursou sobre a sua preocupação com o destino que será dado à área destinada ao Distrito Industrial: É uma área de 31 alqueires, aprovada pela Secretaria do Meio Ambiente e está pronta para receber indústrias. A mudança de interesse dessas área irá acabar com o progresso de Porto Feliz e com o sonho dos nossos jovens terem emprego. Hoje uma área como essa custa mais de R$ 20 milhões. Quem aprovar esse projeto entregará 10 alqueires do Distrito e estará condenando seus filhos e seu netos ao sub-emprego e a baixo salários. Talvez seja isso que o Prefeito esteja querendo. Ele não se esforçou para trazer a Escola Técnica. Ele quer trazer o famigerado Parque Temático que ninguém sabe que benefícios dará à cidade. Troca-se o certo pelo duvidoso. Pobre povo de Porto Feliz!”


Gerão concordou com Marola: “Peço que o presidente Odélio não concorde com a quebra do interstício de 10 dias para a segunda discussão: “O assunto já está no Ministério Público que analisa a questão. O pastor Daniel, que propõe o Parque Temático é um corporativista, ligado a empresários. Ele tem ação na Justiça por falta de pagamento de pensão alimentícia. Não podemos entregar o Distrito”.

Vereador Ednilson rebateu com veemência: “Lamento que as vezes não consigo entender os vereadores que não fiscalizam, mas só denigrem. A Promotora já esteve nessa Casa e falou que aquela área não pode ser instalado um Distrito Industrial.


Coquinho lembrou que a área destinada ao Distrito Industrial foi comprada pelo ex-pefeito Erval com o dinheiro do povo: “Agora Maffei quer esquecder a voz do povo que exige trabalho. Quem destina R$ 100 mil para a área Industrial no Orçamento não que empresa em Porto Feliz. Não se pode colocar interesses pessoais acima do interesse público. Quantos prefeitos da região foram procurados? Só Porto Feliz aceitou o Parque. Nosso povo quer emprego. Aquela área não pode ser usada para turismo. Repito: o interesse pessoal não pode suplantar o interesse público”.

Em aparte, Gerão concordou com Coquinho: “Complementando a fala do colega, lembro que as audiências públicas sobre a matéria já foram comandadas pelos interessados na implantação do Parque. Assim, teremos mais uma licitação dirigida pelos interesses pessoais e não do nosso povo”. Mesmo com toda a discussão o projeto foi aprovado por 5 votos contra 3, em 1ª discussão. O interstício de 10 dias também foi quebrado e a 2ª discussão ocorrerá na próxima sessão ordinária no dia 15/12.

Em seguida, o presidente Odélio convocou uma sessão extraordinária para discussão de três projetos em regime especial de urgência.


Os vereadores concordaram e os projetos foram discutidos e aprovados.


O único que gerou certa polêmica foi de nº 146/2009 que trata de despejos de efluentes sanitários na rede pública.

Gerão argumentou que o projeto está criando mais uma tarifa: “Peço, então, que se reduza a conta de água e esgoto para preservar nossa tão sofrida população”. Roberto Brandão Rodrigues agradeceu aos colegas vereadores por terem aprovado a sessão extraordinária para aquele mesmo dia, mas a 31ª sessão ordinária do ano mais a extraordinária só se findaram as 01:30h. do dia 08/12.