quarta-feira, 16 de maio de 2012

'Jornalismo e democracia' é tema de simpósio na Unimep, em Piracicaba

 

Palestras buscam enriquecer questões discutidas em salas de aulas.
Destinado aos estudantes, evento também é aberto ao público em geral.

Do G1 Piracicaba e Região

 

A Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep) realiza até sexta-feira (17) a 5ª edição do Simpósio de Jornalismo, que tem o objetivo de estimular a reflexão sobre o futuro da profissão. Com o tema “Jornalismo e Democracia na Sociedade da Informação", o evento é destinado aos estudantes de comunicação da universidade, mas permite a participação de pessoas da comunidade.

Simpósio de Jornalismo é realizado no Campus Taquaral da Unimep (Foto: Divulgação/Unimep)Simpósio de Jornalismo é realizado no Campus
Taquaral da Unimep (Foto: Divulgação/Unimep)

As atividades serão realizadas de segunda a sexta-feira, a partir das 19h, no Auditório Verde, no Bloco 3 do Campus Taquaral. Segundo o professor Wanderley Garcia, um dos ganhos do Simpósio é permitir a conexão dos estudantes com outros jornalistas. “Os alunos estão em contato diariamente com os mesmos profissionais. Trazer pessoas de fora permite uma oxigenação do curso”, afirmou.

Também conforme Garcia, outro benefício do Simpósio é o enriquecimento de questões discutidas em sala de aula. “Por exemplo, temos uma mesa sobre jornalismo regional, com editores de importantes empresas da região, transmitindo aos alunos uma ideia de como está o mercado atualmente”, completou.

O evento terá a presença dos palestrantes Matthew Shirts (diretor de redação da Revista National Geographic), Roberto Gazzi (diretor de Desenvolvimento Editorial do grupo "O Estado de São Paulo") e Celso Schroder (presidente da Federação Nacional dos Jornalistas). Também haverá uma mesa-redonda com o tema "Jornalismo Regional e Integração de Plataformas", com a presença dos expositores Ude Valentini (Jornal de Piracicaba), Duilio Fabbri Junior (EPTV), João Turquiai Júnior (O Liberal) e Carlos Chinellato (Jornal de Limeira). O campus Taquaral fica na Rodovia do Açúcar, quilômetro 156.

Moradores contornam buracos de ruas como protesto em Piracicaba

 

Administração, prefeito e vereadores são citados em frases pichadas.
G1 Piracicaba e Região contou 37 buracos pintados nas duas avenidas.

Nikolas Capp Do G1 Piracicaba e Região

 

Moradores picharam 37 busracos de duas vias com protestos (Foto: Nikolas Capp/ G1)Moradores picharam 37 busracos de duas vias com
protestos (Foto: Nikolas Capp/ G1)

Cansados de esperar que os buracos nas ruas fossem tapados, os moradores do bairro Vila Industrial, em Piracicaba (SP), resolveram pintar todos eles e colocar recados para a administração e também para os vereadores da cidade.

As avenidas que receberam a “nova sinalização”, foram Antonio Franco de Lima e Luis Ralf Benedatti, esta última de grande importância na região, pois serve de acesso para vários bairros, como Mario Dedini, Bosques do Lenheiro e Gilda. A reportagem do G1 Piracicaba e Região percorreu as duas vias e contou 37 buracos com protestos, sendo 15 na Antonio Francisco de Lima e 12 na Luis Ralf Benedatti.

Cada buraco ganhou um tema diferente. Alguns parlamentares tiveram suas próprias crateras eleitas, assim como o prefeito Barjas Negri. Outros desenhos lembram o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) pago pela população à Prefeitura para serviços gerais de saneamento básico e infraestrutura

Os escritos também apelam para a consciência eleitoral, com a frase “Não jogue seu voto no buraco”, além de criticar ironicamente a construção de pontes, com flechas que apontam para as crateras e os dizeres “Em breve mais 1 ponte”.

“Não sei quem fez essas pichações, mas está de parabéns. Acho um jeito diferente e criativo de se protestar para quetomar uma providência. Os buracos são muito grandes e danificam os carros. Pagamos os impostos para ter melhorias e não mais dor de cabeça e gastos”, desabafa o motociclista Éder Francisco de Souza, que mora na região.

"Prefeitura, mais 1 concluído" completa frase com o buraco (Foto: Nikolas Capp/ G1)"Prefeitura, mais 1 concluído" ironiza placas expostas em obras públicas finalizadas  (Foto: Nikolas Capp/ G1)

Recorrente
Pintar buracos já foi uma forma de protesto em Piracicaba.
Moradores picharam a sigla do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) na Rua do Rosário, no Centro no mês de março.

Resposta
A Secretaria Municipal de Obras (Semob), por meio de nota enviada pela assessoria de imprensa, informou que as duas vias estão na programação de tapa-buracos da Prefeitura. Entretanto, a assessoria não soube precisar a data para que o serviço seja feito.

Câmara de Nova Odessa aprova ficha limpa para cargos comissionados

 

Pela lei, contratação não poderá acontecer até 8 anos após a condenação.
Regras foram aprovadas por unanimidade pelos vereadores na noite de 2ª.

Eduardo Guidini Do G1 Piracicaba e Região

Vereadores aprovaram a lei de ficha limpa para os cargos de comissão (Foto: Divulgação/ Prefeitura)Vereadores aprovaram a lei de ficha limpa para os cargos de comissão (Foto: Divulgação/ Câmara)

Os vereadores de Nova Odessa (SP) aprovaram por unanimidade, na noite de segunda-feira (14), a lei de autoria do vereador Antonio José Rezende Silva (PDT) que impede aqueles que tenham ficha suja de  ocupar cargos de comissão na Prefeitura, Câmara Municipal e Conselho de Desenvolvimento (Coden), como os de direção, chefia ou assessoramento. A decisão passa a valer a partir do ano que vem.

Não poderá assumir nenhuma dessas posições quem a já tiver sofrido condenação judicial em decisão transitada em julgado ou decisão proferida por órgão judicial colegiado. "A ideia é barrar qualquer pessoa que tenha cometido crime de ser contratada. A intenção é tirar os mal intencionados que querem entrar em cargos de confiança. Acho que a minha parte eu estou fazendo", disse Silva (PDT). "Assim, os políticos impedidos de se candidatar não poderão virar secretário, por exemplo, no futuro governo", completou Silva.

Pela nova lei, desde a condenação até oito anos após o cumprimento da pena, pessoas com ficha suja não podem ser contratadas. O vereador contou ainda que o projeto inicial teve uma única alteração. "O colega Vanderlei Aparecido propôs a alteração da vigência das regras para o dia 1 janeiro de 2013. Nós achamos por bem concordar com essa alteração. A emenda é coerente, pois estamos em época de eleição", disse.

Em 4 anos, internações causadas por tabagismo sobem 40% em Campinas

 

Em 2011, 2.250 pessoas foram hospitalizadas por conta do vício.
Levantamento foi realizado pela Secretaria Estadual de Saúde.

Do G1 Campinas e Região

 

O número de pessoas internadas com doenças relacionados ao tabagismo cresceu 40% em quatro anos, na região de Campinas (SP), segundo levantamento feito pela Secretaria Estadual de Saúde. No ano passado foram hospitalizados 2.250 pacientes.
A pneumologista Deborah Patrocinio alerta que a pesquisa refere-se aos pacientes que foram tabagistas há 20 ou 30 anos. "Provavelmente é a repercussão do processo de desgaste do pulmão", explica a médica em alusão às substâncias químicas que provocam agressões nos brônquios e facilitam o surgimento de infecções e doenças mais graves.
"As principais doenças iniciam a partir de 10 anos, quando o paciente começa a sentir algumas alterações como pigarro, tosse seca, eventualmente uma falta de ar quando há esforço mais intenso (...) isso pode se progredir até um enfisema pulmonar", explica a especialista.


Aprendizado e medo
Após fumar durante 50 anos, o comerciante Pedro Felix decidiu interromper o vício após descobrir um problema crônico. "É um passo para a efisema pulmonar. Eu nunca mais posso colocar um cigarro na boca, ou então o vício volta", conta.
A professora Elaine Fonseca ressalta os benefícios que conseguiu ao deixar de usar o cigarro.  "Ocorre uma melhora geral, no paladar, disposição sono, no ânimo para trabalhar, é uma vida nova. Nem acredito que consegui", descreve.
A Organização Mundial de Saúde estima que fumantes vivem, em média, dez anos a menos. Além disso, aponta que uma a cada oito mortes no mundo possui relação com o cigarro.

Produtores de uvas da região de Itapetininga, SP, são vítimas de golpe

 

A safra foi vendida para compradores que forneceram cheques sem fundo.
O prejuízo é de aproximadamente R$ 600 mil.

Do G1 Itapetininga e Região

 

Aproximadamente 30 agricultores das cidades de Pilar do Sul (SP) e São Miguel Arcanjo (SP), na região de Itapetininga (SP), denunciam que foram vítimas de um golpe de estelionato. Eles são produtores de uvas e afirmam ter vendido parte da safra para um grupo de compradores, mas mas foram repassados cheques sem saldo bancário.

De acordo com o presidente do Sindicado dos Trabalhadores Rurais da região, Odair Ricardo, o golpe foi descoberto quando os cheques começaram a voltar. Houve tentativa de contato com os compradores, mas eles não foram mais localizados.

Segundo os produtores, o grupo de compradores afirmou ser do Paraná. Eles usavam nomes de empresas conhecidas nos estados de Goiás e Minas Gerais. Após o problema com os pagamentos, os agricultores descobriram que os golpistas não tinham ligações com as empresas que tiveram os nomes usados durante as negociações.

O produtor rural Jaó Benedito de Carvalho conta que há 26 anos trabalha no cultivo da fruta. O prejuízo sofrido com ele neste golpe chega a aproximadamente R$ 70 mil devido à entrega de 27 toneladas do produto. O receio do trabalhador é com a próxima safra. Sem receber pela atual produção, poderá faltar capital para preparar a próxima safra. “O pouco que a gente recebeu teremos que segurar até a próxima venda, com isso fica difícil comprar adubo, arrumar os tratores. Provavelmente teremos que recorrer ao banco para fazer empréstimos”, afirma.

Os produtores levaram o caso à polícia. De acordo com o delegado de Pilar do Sul, Oscar Garcia Machado Junior, o inquérito para apurar o crime de estelionato foi aberto. Agora a polícia vai tentar identificar os acusados e já começou a ouvir as vítimas e as testemunhas.

Frio faz aumentar em 30% casos de doenças respiratórias em Sorocaba

 

Levantamento foi feito pela Secretaria Estadual de Saúde.
Alguns cuidados dentro de casa podem amenizar o problema.

Do G1 Sorocaba e Jundiaí

 

A mudança no clima aumenta a procura pelos postos de saúde. Muitas pessoas pensam que estão gripadas, mas na verdade está com alguma doença respiratória, como rinite. Com o tempo seco, a poeira e a poluição disparam as crises de rinite e asma, sem falar da sinusite. 

Segundo a Secretaria Estadual da Saúde,  cresce em 30% o número de casos de doenças respitatórias nesta época. Mas alguns cuidados simples dentro de casa ajudam a ter uma qualidade de vida melhor e a diminuir as crises, como mostra a reportagem do Tem Notícias.

Fechar as janelas de casa, por exemplo, piora a situação. Bactérias e vírus passam de uma pessoa a outra na família, o que aumenta os casos de gripes e resfriados.

Os médicos garantem que há muito a se fazer em casa para combater o agravamento das doenças. Janelas abertas por mais tempo permitem a renovação do ar. Os cobertores devem dar lugar aos edredons, que não soltam fios. Ingerir mais líquido também ajuda.  

Postos de Saúde ficam lotados na época do frio (Foto: Reprodução)Postos de Saúde ficam lotados na época do frio (Foto: Reprodução)

Paróquia Mãe dos Homens conclui 1ª etapa do restauro da torres de sua matriz

Slide36 Slide10 Slide31 Slide34 Slide35

A Igreja Matriz Nossa Senhora Mãe dos Homens é considerada um dos mais belos símbolos de Porto Feliz, sendo ela muito importante na parte histórica e sacra da cidade. Sua construção, após 3 anos, concluiu-se em 1750, tendo como característica os altares ricamente ornamentados, estilo barroco com grande presença, suas paredes internas e externas foram construídas em taipa de pilão, suas portas e janelas são de madeiras maciças, além dos vitrais. Com a ação do tempo o altar mor ruiu e foi reconstruído respeitando o estilo anterior. A duas torres receberam grandes obras em 1953, desde então, até os dias atuais as torres não receberam mais nenhum grande investimento em restauro.

Diante da urgente necessidade, a Paróquia Mãe dos Homens, através de seu Conselho Administrativo, deliberou o inicio da reforma das torres que iniciaram dia 14 de fevereiro, registrando em fotos o estado atual, as etapas de restauro, assim como o resultado final. Todo os aspecto original foi fielmente mantido, nada foi alterado. Os balaústres foram novamente fixados, a cúpula recebeu tratamento especial e recebeu limpeza, os beirais trincados e soltos foram todos refeitos e as vigas foram reconstruídas, além de pintura final nos beirais e balaústres. A segunda etapa das obras se refere dos detalhes das torres, a terceira etapa é a reforma do detalhado para tirar vazamentos restaurando as calhas e condutores de água de chuva, ambas as etapas aguardam orçamento. Os interessados em maiores informações e que desejam contribuir, pode procurar a secretaria paroquial na própria igreja ou pelo telefone 3262 1074, de segunda à sábado das 8h às 11h e das 13h às 16h.

 

Fotos: Felipe Miranda/Pascom - marçoDSCF7647 DSCF7646

Slides e Informações: Conselho Administrativo
Fotos: Felipe Miranda/Pastoral da Comunicação
Texto: Felipe Miranda/Pastoral da Comunicação

Crescem na região de Sorocaba, SP, mortes em acidentes de trabalho

 

Em 2011 foram registrados 55 acidentes no estado de São Paulo.
4.336 vítimas foram da região de Sorocaba (SP).

Do G1 Sorocaba e Jundiaí

 

Rede elétrica de Muzambinho é reforçada para o Carnaval (Foto: Reprodução EPTV)Rede elétrica é uma das maiores causas de
acidente de trabalho (Foto: Reprodução EPTV)

Depois de ficar internado em estado grave em um hospital de Itu (SP), um trabalhador de 67 anos, que sofreu um grave acidente de trabalho no dia 12 de abril, recebeu alta. A informação foi confirmada pela assessoria do Hospital São Camilo, onde ele permaneceu por alguns dias.
O acidente que quase o matou foi uma descarga elétrica. De acordo com os bombeiros, a vítima mexia na caixa de força de uma empresa que fica na rodovia Valdomiro Correa Camargo e recebeu um choque de aproximadamente 30 mil volts.

Caso de acidentes de trabalho são cada vez mais frequentes na região de Sorocaba (SP). O mais recente aconteceu neste sábado (12) em Várzea Paulista (SP). Após uma queda de uma ponte rolante um homem morreu e outro ficou ferido.
O acidente foi em uma fábrica de peças de concreto. Segundo a polícia, o equipamento estava a cerca de 10 metros de altura.

Os dados do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) de Sorocaba, que contabiliza os números de acidentes da cidade e de mais 32 municípios, também confirmam este aumento. Em 2010, foram registrados 3.492 acidentes, com 19 mortes. Já em 2011, foram 4.336 vítimas, destas 34 foram fatais.

Esta notificação é obrigatória desde que foi instituída uma Lei Municipal em 2008. O Cerest desenvolve ainda, um trabalho de prevenção, suporte técnico e científico, oferecendo palestras e treinamentos aos trabalhadores.
O número regional também é a realidade estadual. Segundo a Secretaria do Estado de Saúde de São Paulo, os índices de mortes decorridas de acidentes de trabalho cresceram.
As ocorrências registradas pela Divisão de Saúde do Trabalhador da Vigilância Sanitária Estadual, com base nas notificações feitas ao Sinan (Sistema de Informação de Agravos de Notificação) mostram que dos 55,4 mil acidentes notificados no estado em 2011, 464 foram fatais.
Principais causas
Ainda de acordo com a Secretaria de Saúde, as principais causas de mortes em acidentes são no trânsito, nas quedas de edifícios, na exposição à corrente elétrica e o impacto causado por objetos lançados, projetados ou em quedas.
Das 1.752 mortes notificadas em todo o Estado desde 2006, 1.274 foram trabalhadores entre 20 e 49 anos. Desse total, 1.649 eram homens e 103 mulheres.

3º dia da Novena de Santa Rita de Cássia, Vila Angélica

DSC05838 DSC05845 DSC05846 DSC05851 DSC05852 DSC05856 DSC05857 DSC05859 DSC05862 DSC05863 DSC05864 DSC05865 DSC05866 DSC05873 DSC05875 DSC05876 DSC05877 DSC05878

A noventa de Santa Rita, na comunidade localizada na Vila Angélica, entrou em seu terceiro dia com a presença do Pe. Antônio José Albertine, que foi auxiliado pelo diácono Valmir Ap. de Oliveira, com o tema: "Santa Rita fiel mesmo em meio às dores", o sacerdote fez uma homilia que refletiu o testemunho da santa em meio às dores e dificuldades enfrentadas, citou também o exemplo de Paulo e Cilas.

No final a comunidade agradeceu a participação do sacerdote.

Fotos e informações: João Vitor Sampaio Rosa
Texto: Felipe Miranda/Pastoral da Comunicação

16 de maio: São João Nepomuceno

 


São João Nepomuceno
1330-1383

João nasceu em 1330, em Nepomuk, na Boêmia, atual República Checa. Apesar de os pais serem pobres e ter idade avançada, João conseguiu formar-se doutor em teologia e direito canônico na universidade de Praga, uma das mais modernas e avançadas da época, fundada pelo rei Carlos IV. Mas desde muito cedo João sabia que sua verdadeira vocação era o sacerdócio, a pregação.
Quando, finalmente, recebeu a unção sacerdotal, pôde colocar em prática o seu talento de orador sacro, e o fez de forma tão brilhante que foi convidado a ser capelão e confessor na corte, onde teve muito trabalho, pois o rei Venceslau IV era uma pessoa difícil e de mau-caráter. Mas a rainha e imperatriz Joana da Baviera era muito pia, bondosa e caridosa, e o tomou para diretor espiritual e confessor particular.
Não se sabe exatamente como foi seu martírio e como tudo ocorreu, mas o rei Venceslau, que desejava controlar a Igreja, não estava satisfeito com a possível chegada de um novo bispo, enviado por Roma a pedido da rainha.
A tradição lembra, porém, que o rei teria exigido que João violasse o segredo da confissão da rainha, coisa a que ele se negou e, por isso, foi torturado e morto. Depois, às escondidas, seu corpo foi jogado nas águas do rio Moldávia, em 16 de maio de 1383.
No dia seguinte, a população percebeu um cadáver boiando no rio, circundado por uma luz misteriosa com cinco estrelas. Ao recolhê-lo, reconheceram que se tratava do capelão João. A cidade toda, então, ficou sabendo o que acontecera com ele e reconheceu no rei Venceslau o autor daquela crueldade. Assim, em procissão, o corpo foi levado e enterrado na igreja da Santa Cruz, onde permanece até hoje.
Em 1729, ele foi canonizado. Hoje são João Nepomuceno é celebrado como o mártir da confissão e venerado por todos os habitantes da cidade de Praga