Palestras buscam enriquecer questões discutidas em salas de aulas.
Destinado aos estudantes, evento também é aberto ao público em geral.
Do G1 Piracicaba e Região
A Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep) realiza até sexta-feira (17) a 5ª edição do Simpósio de Jornalismo, que tem o objetivo de estimular a reflexão sobre o futuro da profissão. Com o tema “Jornalismo e Democracia na Sociedade da Informação", o evento é destinado aos estudantes de comunicação da universidade, mas permite a participação de pessoas da comunidade.
Simpósio de Jornalismo é realizado no Campus
Taquaral da Unimep (Foto: Divulgação/Unimep)
As atividades serão realizadas de segunda a sexta-feira, a partir das 19h, no Auditório Verde, no Bloco 3 do Campus Taquaral. Segundo o professor Wanderley Garcia, um dos ganhos do Simpósio é permitir a conexão dos estudantes com outros jornalistas. “Os alunos estão em contato diariamente com os mesmos profissionais. Trazer pessoas de fora permite uma oxigenação do curso”, afirmou.
Também conforme Garcia, outro benefício do Simpósio é o enriquecimento de questões discutidas em sala de aula. “Por exemplo, temos uma mesa sobre jornalismo regional, com editores de importantes empresas da região, transmitindo aos alunos uma ideia de como está o mercado atualmente”, completou.
O evento terá a presença dos palestrantes Matthew Shirts (diretor de redação da Revista National Geographic), Roberto Gazzi (diretor de Desenvolvimento Editorial do grupo "O Estado de São Paulo") e Celso Schroder (presidente da Federação Nacional dos Jornalistas). Também haverá uma mesa-redonda com o tema "Jornalismo Regional e Integração de Plataformas", com a presença dos expositores Ude Valentini (Jornal de Piracicaba), Duilio Fabbri Junior (EPTV), João Turquiai Júnior (O Liberal) e Carlos Chinellato (Jornal de Limeira). O campus Taquaral fica na Rodovia do Açúcar, quilômetro 156.