A safra foi vendida para compradores que forneceram cheques sem fundo.
O prejuízo é de aproximadamente R$ 600 mil.
Do G1 Itapetininga e Região
Aproximadamente 30 agricultores das cidades de Pilar do Sul (SP) e São Miguel Arcanjo (SP), na região de Itapetininga (SP), denunciam que foram vítimas de um golpe de estelionato. Eles são produtores de uvas e afirmam ter vendido parte da safra para um grupo de compradores, mas mas foram repassados cheques sem saldo bancário.
De acordo com o presidente do Sindicado dos Trabalhadores Rurais da região, Odair Ricardo, o golpe foi descoberto quando os cheques começaram a voltar. Houve tentativa de contato com os compradores, mas eles não foram mais localizados.
Segundo os produtores, o grupo de compradores afirmou ser do Paraná. Eles usavam nomes de empresas conhecidas nos estados de Goiás e Minas Gerais. Após o problema com os pagamentos, os agricultores descobriram que os golpistas não tinham ligações com as empresas que tiveram os nomes usados durante as negociações.
O produtor rural Jaó Benedito de Carvalho conta que há 26 anos trabalha no cultivo da fruta. O prejuízo sofrido com ele neste golpe chega a aproximadamente R$ 70 mil devido à entrega de 27 toneladas do produto. O receio do trabalhador é com a próxima safra. Sem receber pela atual produção, poderá faltar capital para preparar a próxima safra. “O pouco que a gente recebeu teremos que segurar até a próxima venda, com isso fica difícil comprar adubo, arrumar os tratores. Provavelmente teremos que recorrer ao banco para fazer empréstimos”, afirma.
Os produtores levaram o caso à polícia. De acordo com o delegado de Pilar do Sul, Oscar Garcia Machado Junior, o inquérito para apurar o crime de estelionato foi aberto. Agora a polícia vai tentar identificar os acusados e já começou a ouvir as vítimas e as testemunhas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe o seu comentário!
Seja bem vindo!
Pascom Porto Feliz