quinta-feira, 12 de abril de 2012

Juiz aceita denúncia contra suspeitos de fraude em contratos de merenda

 

Empresas atendem várias cidades da região de Sorocaba (SP). Acusados têm 10 dias para apresentar defesa preliminar.

Do G1 Sorocaba e Jundiaí

 

A Justiça aceitou a denúncia contra 35 empresários, suspeitos de fraude em licitações de merenda escolar, corrupção de servidores públicos e lavagem de dinheiro. Entre os empresários, que agora são réus no processo, estão Valdomiro Francisco e Geraldo João Coan, da empresa J.Coan, que atende várias cidades da região de Sorocaba (SP).

Também foram denunciados os empresários Eloíso Afonso Gomes Durães, da SP Alimentação; Marco Aurélio Ribeiro da Costa, da Sistal; Sérgio de Nadai e Fabricio Arouca de Nadai, da Convida; e Ignácio de Moraes Junior, da Nutriplus.

Todos os envolvidos negam haver fraude nos contratos de licitações.

A denúncia, feita pelo Ministério Público, foi acatada pelo juiz Lauro Mens de Mello, da 10ª Vara Criminal. Ele decretou que o processo corra sob sigilo e deu um prazo de 10 dias para os acusados apresentarem defesa preliminar.

7ª Sessão Ordinária na câmara dos vereadores de Porto Feliz

 

Durante a Sessão foi aprovado um Projeto de Lei Complementar e Seis Moções de Aplausos, todos por unanimidade de votos.

Os vereadores se reuniram na noite desta última segunda-feira, 09 de abril e realizaram a 7ª Sessão Ordinária de 2012. Durante a Sessão foi aprovado um Projeto de Lei Complementar e Seis Moções de Aplausos, todos por unanimidade de votos. O vereador Ednilson de Jesus Macedo (PSB) não esteve presente.

No início da Sessão foi respeitado um minuto de silêncio, a pedido do vereador Armando Ambrósio Sobrinho (DEM), em respeito pelo falecimento do senhor João Souto Carbonario.

Os vereadores Roberto Brandão Rodrigues (PT), Urias de Oliveira (PT), Fernando César de Miranda (PR), Andrea Aparecida Nunes de Mattos (PT), Marco Antonio Campos Vieira (PT) e Ednilson de Jesus Macedo (PSB), que formam a bancada da situação, foram os autores de duas Moções Aplausos, sendo elas as de nº 07 e 09/2012.

A primeira, de nº 07, foi aprovada e endereçada à Prefeitura Municipal de Porto Feliz, em virtude da realização da Semana das Águas, entre os dias 19 e 24 de março, com extensa programação e inúmeras atividades.A segunda, a de nº 09, foi endereçada à equipe "Naja de Muay Thai", Associação de Artes Marciais de Porto Feliz e Federação FBKAM, pela brilhante participação dos porto-felicenses no Campeonato Brasileiro de Artes Marciais, realizado no dia 18 de março, na cidade de Pirajuí-SP.

A Moção de Aplausos de nº 08/2012, de autoria do vereador Ednilson de Jesus Macedo (PSB), foi aprovada para o Sr. Luis Alexandre Funari, em virtude da sua "formidável participação nos torneios esportivos de Artes Marciais, representando com honra a cidade de Porto Feliz."

A três últimas Moções de Aplausos, as de nº 10,11 e 12/2012, foram de autoria do vereador José Geraldo Pacheco da Cunha Filho (DEM). A de nº 10/2012, para os sócios-proprietários da Faculdade Porto das Monções (FAMO), os empresários Rita de Cássia Angelieri e Romeu Castelucci Neto, pela ampliação e modernização de suas instalações, com a construção de sua sede própria na Av. Monsenhor Seckler.

Em seguida, foi também aprovada a Moção de Aplausos ao empresário Paulo Roberto Guerini, congratulando-o pela instalação de um novo Polo Industrial, localizado na Rodovia Marechal Rondon, na altura do KM 125, onde está se instalando a multinacional americana Cooper Power Systems. Para finalizar, foi ainda a aprovada a última Moção da noite, dirigida à "Cidade dos Velhinhos", pela realização do almoço beneficente, no dia 24 de março, denominado "2º Porco no Rolete".

 

Ordem do Dia

Apenas o Projeto de Lei Complementar 04/2012, que entrou para votação durante a Ordem do Dia, foi aprovado. Dispondo sobre alteração no Anexo B da Lei Complementar nº 121, de 18 de abril de 2011, a propositura visa contemplar a concessão de reposição salarial aos servidores do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Porto Feliz, na ordem de 6,2179%, com base no IPCA (IBGE), sobre valores em vigor no mês de março.

Convite dos festeiros de N. S. Mãe dos Homens

545704_3022521279032_1142723096_32156506_1293742027_n(1)

Festeiros de Nossa Senhora Mãe dos Homens estão promovendo mais um evento, depois da Quermesse de Nossa Senhora, agora é a vez do Jantar Dançante. Todos os eventos são para levantar fundos para a realização da grande festa de Nossa Senhora Mãe dos Homens que acontece em Agosto.

Da cruz à luz

 


           Pouco antes da Semana Santa sempre reservo um momento para rezar de forma mais íntima e pessoal a experiência da via sacra. Fujo da rotina de trabalho e vou à Igreja de Nossa Senhora da Conceição, no bairro Lagoinha, meu berço espiritual. Ali fui batizado, crismado, fiz a Primeira Eucaristia, participei do Grupo de Jovens, enfim, tenho minhas raízes cristãs, extensão da minha casa. Voltar lá é sempre um exercício de rezar a memória afetiva.
         Chego à igreja que, nesta hora, está vazia. Logo à entrada, pego numa mesa um folheto com as notícias da paróquia. Na capa, uma bela reflexão sobre o Magnificat:

“A misericórdia de Deus chega a todos que o temem, de geração em geração. Ele realiza proezas com o poder do seu braço, dispersa os soberbos, derruba do trono os poderosos, exalta os humildes, sacia de bens os famintos, socorre os pobres...” (Lucas 1, 50-54).

Sento-me no primeiro banco, olhos fechados, coração aberto...
          No silêncio da igreja vazia, quase posso ver e ouvir o meu irmão Alexandre tocando o violão ao lado do Waldir, o grupo todo cantando as músicas da missa jovem, presidida pelo Pe. Glauco nos fins de tarde de sábado.
          Embalado nas lembranças, começo a percorrer os corredores. Os quadros da via sacra parecem saltar da parede, como imagens em 3D. Vejo Jesus passar arrastando nos ombros o peso da cruz, o corpo lanhado pelos chicotes dos carrascos, a fronte rasgada pelos espinhos.
Com ele, passam diante de mim os pobres, os perseguidos, os famintos, os injustiçados do mundo, da História, uma procissão de miseráveis carregando nos ombros todas as dores que o egoísmo humano foi capaz de inventar.
         No silêncio do meu coração, ressoa uma pergunta angustiada: Quando os humildes serão exaltados, os famintos saciados, os pobres socorridos? Quando os soberbos serão dispersos, os poderosos derrubados dos seus tronos?
         As manchetes de jornais e revistas, os noticiários de TV e Rádio negam o Magnificat. A mídia parece afirmar todos os dias: a verdade, a justiça, a paz e o bem são derrotados a cada momento pelo poder do dinheiro e pelo dinheiro no poder. O Mal aparece triunfante, indestrutível.
        Em meio ao meu desalento, das brumas do tempo vêm palavras que já ouvi tantas vezes: “é a vontade de Deus... gemendo e chorando nesse vale de lágrimas... a recompensa no paraíso...”.
        Palavras que não me confortam, ideias com as quais não me conformo.
        Não consigo acreditar num Deus cuja vontade é o sofrimento. Não sou ingênuo, a dor existe, eu sei, mas ela há que ter outro sentido...
        Contemplo novamente o Cristo carregando a sua cruz. Cruz que Ele não escolheu. Não era, tampouco, uma predestinação. Ele não a queria. Ao perceber sua aproximação, “sua alma entrou numa tristeza mortal”. Pediu ao Pai que a afastasse. Depois, percebendo que, para acolher a vida plena, precisava vencer a morte, assumiu a cruz, símbolo de derrota, humilhação suprema, dando a ela outro significado.
        A cruz, na verdade, é o resultado do confronto entre a proposta de Deus e a resposta do mundo. A Cruz repete o conflito original, no Jardim do Éden: à proposta do Amor criativo da Trindade, o Homem responde com um NÃO que brota do seu Egoísmo. A liberdade é o risco de Deus ao criar-nos à sua imagem e semelhança.
       No Gênesis, Deus, transborda de amor e CRIA! A Criação é gesto natural de bondade amorosa. Antes do pecado original, não podemos nos esquecer, existiu a bondade original. Não somos frutos do pecado, mas do amor. O pecado original é a ruptura humana com o gesto amoroso e criativo de Deus.
       Mas a Trindade Divina, na sua compaixão e misericórdia, insiste. Na encarnação, Jesus, cumprindo a vontade do Pai e inspirado pelo Espírito Santo, por suas palavras e gestos, re-cria uma nova ordem que resgata pessoas e estruturas. A ótica é a mesma desde a Criação: o Amor. Mas, Ele veio para os seus e os seus o rejeitaram... E a resposta, nada original, dos homens, é a Cruz.
       No Jardim do Éden o Homem SE expulsou de Deus. Em Jesus, Deus abraça a cruz, motivo de humilhação e escândalo e torna-a instrumento de reconciliação e redenção. Ao assumir a cruz, Jesus “ama até o fim”. Com seu gesto Ele coloca o NÃO radical dos Homens em comunhão com o SIM absoluto de Deus.
       Jesus subverte a cruz. De escândalo, ela passa a ser sinal/sacramento do Amor maior, torna-se “lugar por excelência do encontro com Deus”.
         Mas a cruz nada tem a ver com a lógica masoquista, de autopiedade, do discurso do vale de lágrimas onde devemos viver gemendo e chorando. Não nascemos para a dor, o sofrimento. Nossa vocação é a felicidade. Para isso fomos criados. "Eu vim para que a minha alegria esteja em vocês e a alegria de vocês seja completa", diz Jesus.
         Não temos que buscar a cruz e o sofrimento. Não é preciso buscar. A vida, na sua liberdade, encarrega-se, de muitas formas, de apresentá-los a nós. Como Jesus, somos chamados a acolher a dor, enfrentá-la, superá-la, “recriando o paraíso agora, para merecer o que vem depois”.
         Portanto, cuidado com a teologia do sofrimento que nos transforma em cordeiros a caminho do abatedouro. Cuidado com aqueles que pregam o conformismo diante da dor, da opressão, da exploração, da injustiça. Cuidado com quem justifica a miséria prometendo recompensas no Juízo Final. Se há um lugar e um tempo para construir felicidade, paz, justiça e igualdade é AQUI e AGORA. Lá, no Paraíso, tudo JÁ É. Lá, o banquete já está pronto, a mesa já está posta.
         Repito, não nascemos para a dor e sim para a felicidade. Não confundir com o hedonismo que prega a busca do prazer a qualquer preço. Há preços altos demais...
         Hoje, para mim, contemplar a via sacra é re-afirmar minha vocação para a vida, a felicidade, a alegria. É re-novar meu compromisso com a construção da  paz e da justiça. É re-conhecer a dignidade de todos os seres que habitam este planeta.
         Chego, enfim, à 15ª estação. Um suspiro de alívio a perceber que minha via sacra, assim como a de Jesus, sempre termina em ressurreição. A via da cruz é passagem para o caminho da Luz. A última palavra é dita pela Vida, e pela vida em abundância, em plenitude. O que parece ser fim é, na verdade, sempre um re-começo.
         Jesus, o Homem que veio nos trazer a sua alegria e fazer a nossa completa, ensina a abraçar as cruzes que a Vida, em sua liberdade, pode colocar à nossa frente. Diante da experiência do sofrimento (tantos e tão variados), Ele pode nos dizer: Estou com você. Já passei por isso. Pode contar comigo. Tenha confiança; Eu venci a dor, Eu venci o mundo porque amei o mundo...
         Depois da cruz de Jesus que se faz memória viva todos os dias na Mesa Eucarística, todo sofrimento humano ganha outro sentido. Nós nos configuramos com o Cristo, nos identificamos com Ele que, por sua vez, em sua cruz, identificou-se e resgatou todos os oprimidos da História.
        Deus experimentou a nossa miséria, Ele passou pela dor e, nela, nos amou além de todos os limites. Por isso, via sacra, para mim, é via lux, caminho de luz.
        Ao sair da igreja de Nossa Senhora da Conceição, na Lagoinha, paro um instante à porta e contemplo o templo que por tantos anos foi a extensão da minha casa. Os bancos vazios, os corredores silenciosos...
       Lá na frente, perto do altar, minha saudade adivinha o grupo de jovens cantando, ao som do violão do Alexandre:

“...nos amou com a dor e no amor transformou toda dor...”.

Autor: Eduardo Machado

Diáconos aniversariam nessa quinta-feira

Diácono Roney Diana Pires

Diácono José de Anchieta

Nesta Quinta Feira dois Diáconos Permanentes da arquidiocese completam aniversário, um de natalício e outro de ordenação.
Uma Festa em Araçoiaba.....
Na pequenina e graciosa Araçoiaba da Serra, nessa Quinta Feira vai se alegrar e louvar a Deus pelo Dom da Vida do querido Diácono Permanente José de Anchieta Vieira, nascido em 1944 e que completa 68 Janeiros muito bem vividos.  O Diácono José de Anchieta é super bem relacionado em Araçoiaba onde além de ser Diácono é também um Taxista bastante solicitado.

Por isso nessa quinta Feira , entre uma corrida e outra, vai receber muitos abraços e saudações, pessoais ou por telefone. O Pe Giulli, mais novo irmão de caminhada, vai desejar-lhe muitas bênçãos , juinto com  toda comunidade nesta data especial. E com certeza os irmãos da Equipe de Nossa Senhora também o saudarão. Enfim, das filhas e de todos nós, Diácono José de Anchieta, um grande abraço e um beijo em seu coração.
Nesta dia todas as Graças e bênçãos do céu são especialmente para você.
...E outra em Porto Feliz .
Em Porto Feliz, na Paróquia  São João Batista já há um clima de festa no ar. É que o jovem Diácono Roney Diana Pires celebra precisamente nesta quinta feira 12 de abril mais um aniversário da sua ordenação ocorrida em 12 de abril de 1998 sendo Bispo Ordenante D. José Lambert.

O Frei Eugênio Milani Pároco da São João Batista, juntamente com toda a paróquia vai elevar a Deus neste dia uma grande ação de graças pela vocação diaconal do Roney nesses já 14 anos de caminhada ministerial á serviço da comunidade. Os irmãos de ministério mandam um grande abraço e pedem a intercessão de São Lourenço para o Diácono Roney seja sempre perseverante e fiel no SIM que um dia deu á Igreja.

Michel Temer ministra palestra em faculdade de Itu

 

O vice-presidente da República, Michel Temer, estará na Faculdade de Direito de Itu (FADITU) na noite desta quinta-feira (12), para ministrar uma palestra aos alunos da instituição.

A palestra será iniciada às 19h30 e acontecerá no auditório "Michel Temer". O evento faz parte da tradição da faculdade, e neste ano, o tema tratado será "O Brasil, a Constituição Real e a Constituição Formal"

Michel Temer foi professor na FADITU desde 1969 até 1984, ocupando o cargo de vice-diretor da instituição de 1975 a 1977, e também foi diretor de 1977 a 1980.

Evangelho do Dia

Ano B - Dia: 12/04/2012

Jesus está na comunidade
Leitura Orante

Lc 24,35-48
Enquanto estavam contando isso, Jesus apareceu de repente no meio deles e disse: - Que a paz esteja com vocês!
Eles ficaram assustados e com muito medo e pensaram que estavam vendo um fantasma. Mas ele disse: - Por que vocês estão assustados? Por que há tantas dúvidas na cabeça de vocês? Olhem para as minhas mãos e para os meus pés e vejam que sou eu mesmo. Toquem em mim e vocês vão crer, pois um fantasma não tem carne nem ossos, como vocês estão vendo que eu tenho. Jesus disse isso e mostrou as suas mãos e os seus pés. Eles ainda não acreditavam, pois estavam muito alegres e admirados. Então ele perguntou: - Vocês têm aqui alguma coisa para comer?
Eles lhe deram um pedaço de peixe assado, que ele pegou e comeu diante deles.
Depois disse: - Enquanto ainda estava com vocês, eu disse que tinha de acontecer tudo o que estava escrito a meu respeito na Lei de Moisés, nos livros dos Profetas e nos Salmos.
Então Jesus abriu a mente deles para que eles entendessem as Escrituras Sagradas e disse:
- O que está escrito é que o Messias tinha de sofrer e no terceiro dia ressuscitar. E que, em nome dele, a mensagem sobre o arrependimento e o perdão dos pecados seria anunciada a todas as nações, começando em Jerusalém. Vocês são testemunhas dessas coisas.

São Vitor

São Vitor Nasceu na aldeia de Passos, perto de Braga (Portugal), onde viveu toda sua juventude para Deus. Era catecúmeno, e se preparava para receber a graça do Batismo.
Jovem muito dado, encontrou um grupo de pagãos que prestava culto a um ídolo. Eles o chamavam a adorar este ídolo, e ele se recusou. Então, Vitor foi levado diante do governador e questionado.
Por não renunciar a sua fé, foi preso numa árvore e flagelado. E em seguida, decapitado.
São Vitor foi fiel a Cristo em todos os momentos, entregando-se a Jesus desde a juventude.
São Vitor, rogai por nós!

Baile do Grupo Raízes da Melhor Idade

 

Haverá baile no salão de festas do Grupo Raízes da Melhor Idade no dia 14/04/2012 das 18:00hrs às 22:00hrs. O salão fica situado na rua Cônego Belotti, 52 Centro. Os ingressos custam R$ 7,00 e o baile é beneficente em prol de melhorias no prédio do grupo. Contamos com sua presença...sua colaboração é muito importante para nós!!!

Leia mais: http://www.michellesampaio.com/calendario-de-eventos/baile-do-grupo-raizes-da-melhor-idade/

Missa de Envio das Bandeiras do Divino Espírito Santo–Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens

Domingo de Páscoa (272)

Domingo de Páscoa (273)A Santa Missa de Páscoa, foi celebrada pelo Pe. Toninho, junto com seus auxiliares. Em sua homilia, o Padre, falou sobre ressuscitarmos com Cristo para uma vida nova, que a nossa Quaresma não seja em vão. A Liturgia foi organizada pela Pastoral da Acolhida e animada pelo coral FAMA (Filhos Amados de Maria).

Ao final da Missa, um representante de cada um dos 9 Setores da Paróquia foram convidados a buscar as Bandeiras do Divino Espírito Santo, para serem levadas pelas ruas e casas dos setores.

Por:Maurício de Toledo/Pastoral da Comunicação

Sonorum acompanha apresentação de orquestra no MASP

 

AI/ Prefeitura de Porto Feliz

Foto

O Sonorum é um instituto sem fins lucrativos que conta com o apoio da Prefeitura de Porto Feliz

Os alunos do Instituto de Educação Musical Sonorum assistiram ao concerto de uma orquestra profissional em um dos principais espaços culturais do Estado, o Museu de Arte de São Paulo – MASP, no dia 31 de março.

A apresentação foi feita pela Orquestra de Câmara (OCAM) da Universidade de São Paulo, que tem como integrante o professor de violino e regente da orquestra do Instituto Sonorum, Anderson Vargas Santos.

No mês de março, o Sonorum também transferiu suas atividades da Casa da Cultura “D. Narcisa Stettener Pires” para um imóvel na rua Santa Cruz, 641, na Vila Alcalá. Atualmente, o instituto atende 97 alunos com idades de 5 a 15 anos. A novidade para o ano de 2012 foi a criação de oficinas de musicalização infantil, ministradas pela professora Gisele Antunes. E, para ampliar o quadro de docentes, o instituto recebeu o professor Rodnei Luiz de Souza, que cursa o bacharelado em violino na USP.

O Sonorum é um instituto sem fins lucrativos que conta com o apoio da Prefeitura de Porto Feliz e se propõe a ensinar música erudita a crianças e adolescentes; disponibiliza os cursos de Violino, Viola Erudita, Violoncelo e Contrabaixo Acústico. Mais informações pelos telefones (15) 3262-4788 e 9783-7456.

http://portomaisfeliz.com.br/noticias/detalhe.asp?t=Sonorum+acompanha+apresenta%E7%E3o+de+orquestra+no+MASP+&cod_conteudo=35503