quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Ministério Público defere liminar contra obra de construção do presídio

 

O Ministério Público concedeu liminar para o embargo total da obra de construção do Centro de Progressão Penitenciária (CPP) em Porto Feliz. O despacho, datado em 30 de julho, pela Juíza de Direito, Ana Cristina Paz Neri Vignola, defere o pedido, que visa embargar a obra de implantação do CPP, já iniciada no município, por estar em desacordo com a legislação ambiental municipal aplicável e sem cumprir os procedimentos prévios exigidos pelo artigo 225, inciso IV da Constituição Federal, que pede estudo prévio de impacto ambiental para instalação de obra ou atividade potencialmente causadora de significativa degradação do meio ambiente.

A Juíza ressaltou ainda que a obra contraria frontalmente a decisão judicial proferida nos autos 790/2009, no qual diz que, a situação imposta pelo Governo do Estado de São Paulo, que decidiu construir uma unidade prisional sem consulta prévia às autoridades municipais, sem a emissão da Certidão do Uso de Solo e sem os cuidados preliminares que pudessem medir a magnitude do dano ambiental, o prefeito Claudio Maffei (PT), impetrou Ação Popular, na qual obteve decisão favorável ao interesse coletivo do povo e do município.

No despacho, a Dra. Ana Cristina ainda diz que a melhor solução deve ser aquela que atenda os interesses da coletividade, considerando as mais favoráveis condições humanas e materiais e que devem ser minuciosamente analisadas, não podendo o Estado agir de forma arbitrária e irresponsável.

Por fim, a Juíza fixou multa diária para o descumprimento da liminar, no valor de R$ 50 mil, que será revertida em favor das entidades assistenciais do município de Porto Feliz.

Sem diálogo

As obras de construção da unidade prisional, que funcionará em regime semiaberto, foram iniciadas no início de junho, pela Engetal Engenharia e Construções Ltda., empresa contratada pelo Estado por meio de licitação pública. O empreendimento prisional custará mais de R$ 56 milhões. Para iniciar a obra, Estado e Engetal ignoraram a Prefeitura, que sequer foi comunicada sobre o início da construção. Até esta semana, diversos caminhões e máquinas trabalhavam no local.

“Entendemos que o Governo do Estado tem um problema carcerário e que precisa ser resolvido. Mas não aceitamos essa atitude autoritária, este ato sem diálogo e sem respeito”, afirma Maffei. “Já tentamos por inúmeras vezes de agendar uma reunião ou audiência com o governador, porém nunca fomos atendidos. Temos mandado pedidos praticamente toda semana para que possamos dialogar e mostrar os argumentos de Porto Feliz para que o presídio não seja instalado no município ou para que possamos encontrar outro local para essa instalação, um local que não tenha um impacto tão negativo. Chegamos a ser atendidos por alguns representantes do Estado, mas mesmo assim ficamos sem respostas”, conta.

AIPF

Festividades em Louvor a Padroeira Nossa Senhora Mãe dos Homens

 7673957312_8e4dcde42c_o7673955296_31bf9078c3_o 7674074144_8da64037bd_o 7674075942_d70be64283_c 7674266486_ac3b91e8bf_o
Começa na segunda-feira (06), a programação da Novena à N. Sra. Mãe dos Homens, na igreja Matriz Mãe dos Homens, no centro de Porto Feliz. As missas de segunda a sexta-feira acontecem sempre as 19h30m, no sábado e domingo as 19h. Neste ano são ao todo 7 sacerdotes: padre Edson R. Daros (07), William de Almeida (08), Reinaldo Bragantim (09), Isac Isaias Valle (10), Júlio C. Fernandes (11), Frei Eugênio, CFP (13), Washington P. Ribeiro (14). No dia 15 as atividades se intensificam com alvorada as 6h, 10h com missa solene presidida pelo Arcebispo Dom Eduardo B. S. Rodrigues, as 14h Tarde Mariana e as 17h procissão saindo da matriz com participação da Corporação Musical União.

Confira a programação religiosa completa: 

1°. Dia da Novena: 06/08/2012, segunda-feira - 19h30.
Celebrante: Pe. Antonio Carlos Fernandes;
Tema: Nossa Senhora, aquela que faz a vontade de Deus;
Bênção: Rosas;
Coral: Novo Amanhecer.

2°. Dia da Novena: 07/08/2012, terça-feira - 19h30.
Celebrante: Pe. Edson Roberto Daros (Salto de Pirapora);
Tema: Nossa Senhora, plena do Espírito Santo;
Bênção: Água;
Coral: Mensageiros da Paz.

3°. Dia da Novena: 08/08/2012, quarta-feira - 19h30.
Celebrante: Pe. William de Almeida;
Tema: Nossa Senhora conduz nossas famílias à Jesus;
Bênção: das Alianças;
Coral: Viola Divina.

4°. Dia da Novena: 09/08/2012, quinta-feira - 19h30.
Celebrante: Pe. Reinaldo Bragantim;
Tema: Nossa Senhora nos ampara na fé;
Bênção: Óleo;
Coral: Faxinal.

5°. Dia da Novena: 10/08/2012, sexta-feira - 19h30.
Celebrante: Pe. Isac Isaías Valle;
Tema: Nossa Senhora, a mãe da unidade;
Bênção: Imagens;
Coral: RCC.

6°. Dia da Novena: 11/08/2012, sábado - 19h00.
Celebrante: Pe. Júlio César Fernandes;
Tema: Nossa Senhora, Mãe e Mestra Espiritual;
Bênção: Velas;
Coral: Nossa Senhora Mãe dos Homens.

7°. Dia da Novena: 12/08/2012, 
domingo - 19h00.
Celebrante: Pe. Antonio Carlos Fernandes;
Tema: Nossa Senhora, exemplo de obediência ao Pai;
Bênção: Aos Pais;
Coral: Renascer.

8°. Dia da Novena: 13/08/2012, 
segunda-feira - 19h30.
Celebrante: Frei Eugênio Milani;
Tema: Nossa Senhora abençoa nossas crianças;
Bênção: Pães;
Coral: Deus Proverá e Divina Aliança.

9°. Dia da Novena: 14/08/2012, terça-feira - 19h30.
Celebrante: Pe. Washington Paschoal Ribeiro;
Tema: Nossa Senhora Porta do Céu;
Bênção: Trabalhadores;
Coral: Tua Face.

15/08/2012, quarta-feira
Dia de Nossa Senhora Mãe dos Homens.
06h00: Alvorada festiva com a Corporação Musical União Porto-Felicense.

10h00: Missa Solene.
Celebrante: Dom Eduardo Benes de Sales Rodrigues;
Tema: Nossa Senhora nos ensina a fazer a vontade do seu filho;
Coral: Filhos Amados de Maria.

14h00: Tarde Mariana.

17h: Procissão (saída da Matriz).
Participação da Corporação Musical União Porto-Felicense.


326819_464403033570484_2109554889_o

Programação festiva
Dos dias 10 a 15 de agosto, inicia-se a tradicional quermesse de Nossa Senhora ao lada da igreja, assim retornando ao centro atendendo a pedidos da comunidade católica. Barracas de doce, churrasco, pasteis, crepes, acarajés, batata inglesa, caldos, lanches, bebidas e muitas outras!.


Outra novidade neste ano, foi o envolvimento das Pastorais e Movimentos junto aos os festeiros deste ano de 2012. Participam Pastoral da Acolhida, Dizimo, Ministros, Coral de Jovens, Vicentinos NSM Homens, Grupo de Oração Fonte de Água Viva, Apostolado da Oração (Sagrado Coração), Secretaria da Matriz, Equipes de Nossa Senhora, Setores, ECC, Franciscanos, Grupo de Oração Mensageiro da Paz, Coral Fama, entre outros.

As barracas das Pastorais serão: Batata Country, Mini Pizza, Lanche de Calabresa, Lanche pernil, Churrasco, Pastel, Bar. Aproximadamente 50 paroquianos estarão trabalhando todos os dias. A festa também terá os jovens trabalhando como garçons!

Shows
Sexta dia 10 - T
oque do Senhor, banda católica em estilo Samba. As 21h15m.

Sábado dia 11 - é a vez da dupla Diego & Leandro com o show Sertanejo.

Domingo dia 12 – apresenta-se o Tua Face banda católica com músicas de evangelização.

Segunda-feira dia 13 - Luis Carlos & Adriano com músicas em estilo sertanejo.

Terça-feira dia 14 – Cupim na Mesa grupo musical em estilo pagode.

Quarta-Feira dia 15 – encerramento da programação festiva com Banda Albus e o seu repertório musical diversificado.

QUERMESSE NOSSA SENHORA 059 (1)
Festeiros 2012:
João Paulo Lopes Gonçalves
Juliana Florentino Gonçalves


José Sérgio Pimenta de Almeida
Margarida Rodrigues Pimenta de Almeida


Márcio Feliciano Brasolin
Regina Aparecida de Moraes Brasolin


Ricardo Riberto
Débora Belo Torres Riberto


Rodolfo Alexandre Dias Ortiz
Lucilaine Cristina Bazo Ortiz


Vagner Roma
Valdirene Aparecida de Oliveira Roma
 

História de Nossa Senhora Mãe dos Homens em Porto Feliz
Há séculos atrás, a cidade de Porto Feliz, que assim é chamada, era denominada antigamente como Freguesia de Araritaguaba, e era um lugar muito alegre e que progredia a olhos vistosos por todos.
A Capela de Nossa Senhora da Penha, primeira padroeira da cidade, tornou-se pequena de mais para reunir o grande número e cada vez maior de fiéis que a frequentava a cada dia.
No Livro número 1 do Tombo da Paróquia de Porto Feliz, uma "imagem Majestosa e perfeita" foi mandada vir especialmente para ser coloca na Igreja que o moradores de Araritaguaba, estava construindo suntuosamente, pois todos os fiéis colaboravam com as suas humildes esmolas.
Após a construção da grande Igreja, que passou a ser de Nossa Senhora Mãe dos Homens, ela passou a ser Matriz, sendo padroeira da paróquia e da cidade.
Diz uma lenda, que esta Imagem iria para outro lugar, que ao partir tornou-se tão pesada que ninguém conseguia transportá-la, entendendo-se assim entre os fiéis que seria vontade de Nossa Senhora Mãe dos Homens permanecer em Porto Feliz e tornar-se padroeira de todos.

7673983616_71ce143a00_o
Origem da devoção à N. Sra. Mãe dos Homens 
Aqui em Porto Feliz/SP, nossa querida cidade, temos praxe rememorar o passado histórico local, sabemos quando a cidade foi fundada, sabemos diferenciar o movimento bandeirante do movimento monçoeiro. Sabemos também dizer aos turistas que nos visitam, o quanto nossa cidade ajudou a expansão territorial pelo interior do Brasil e tantas outras informações históricas de nosso município.
Mas, como surgiu a devoção a Nossa Senhora Mãe dos Homens? A devoção a Nossa Senhora com o título Mãe dos Homens nasceu no seio Franciscano.
A devoção à Santíssima Virgem Maria, invocada como Nossa Senhora Mãe dos Homens, surgiu no país de Portugal, no século XVIII. Ela nasceu no meio dos franciscanos, começando com Frei João de Nossa Senhora, do Convento de São Francisco das Chagas (de Assis), em Xabregas, um bairro de Lisboa. Ele assim ficou conhecido, por ser ardoroso amante da Virgem Maria.
Frei João era um exímio pregador, um verdadeiro literato, chegando a ser conhecido como “o poeta de Xabregas”. Com domínio de oratória, pregava sempre e em todo canto, empunhando sempre um crucifixo em suas mãos, convocando o povo à conversão e à volta para Deus por meio de Maria, a Senhora Mãe dos Homens. Na figura de Maria, o humilde pregador, enxergava nela a figura de Mãe dos Homens, aquela que ama, cuida e intercede por todos os filhos, sendo a ela direcionado as causas urgentes, não há Mãe que negue ajuda a um filho necessitado
Na cidade de Porto Feliz, no ano de 1700 foi edificada por Antonio Cardoso Pimentel a Capela em Honra a Nossa Senhora da Penha, primeira padroeira da cidade. Mas em 1744, os portofelicenses dão inicio a construção da sua Igreja Matriz, mas desta vez, rendidos a devoção, de origem franciscana em Portugual, à Nossa Senhora Mãe dos Homens, ela é escolhida a Padroeira de Porto Feliz. Em 1750 a nova Matriz é inaugura em honra a Nossa Senhora Mãe dos Homens.


A história da Tradicional Festa de Agosto em louvor a Nossa Senhora Mãe dos Homens - Padroeira de Porto Feliz


392334_226888144049915_100001861929706_562459_173313226_n 185436_1470005566126_1713211600_669329_541923_n 205947_1470005966136_1713211600_669331_5226739_n 218773_1349566915235_1713211600_559027_5536358_o 220576_1357678598022_1713211600_567046_6047349_o 230653_1369000841071_1713211600_579773_7124406_n 286449_1470001406022_1713211600_669311_4305647_o 287905_1469995045863_1713211600_669285_4983347_o 289705_1470001726030_1713211600_669312_2064664_o 290861_1469992925810_1713211600_669274_7985311_o
Historia
A devoção à Santíssima Virgem Maria, invocada como Nossa Senhora Mãe dos Homens, surgiu em Portugal, no século XVIII. Foi iniciada por Frei João de Nossa Senhora, do Convento de São Francisco das Chagas, em Xabregas, um bairro de Lisboa. Frei João era um exímio pregador, um verdadeiro literato, chegando a ser conhecido como “o poeta de Xabregas”. Com esta facilidade de oratória, pregava sempre e em todo canto, empunhando sempre um crucifixo em suas mãos, convocando o povo à conversão e à volta para Deus por meio de Maria, a Senhora Mãe dos Homens..
Em 1744 no Brasil, na então freguesia de Nossa Senhora da Penha de Araritaguaba.por.provisão.de.7.de.novembro,.é.concedida.licença. para .e. construir.uma.
Nova.Matriz,.sob.a.invocação.de.Nossa.Senhora.Mãe.dos.Homens.;.............................................Em 1750 aos 9 de outubro é solenemente inaugurada a nova Matriz. A partir.desta.data.a.Paróquia.passa.a.denominar.se“Freguesia.de.Nossa.Senhora.Mãe.dos.Homens.de.Araritaguaba”................................................................................................................Em 1797 a freguesia passa a se chamar “Paróquia de Nossa Senhora Mãe dos Homens de Porto Feliz”; que por Portaria de 13 de outubro a freguesia de Araritaguaba passa a categoria de Vila, com o nome de Porto Feliz; Velhos portofelicenses, procurando explicar o motivo dessa mudança, contaram o seguinte, que ainda é corrente em Porto Feliz: a imagem de Nossa Senhora Mãe dos Homens foi mandada vir para servir de padroeira à povoação de Cuiabá, e que chegada a Araritaguaba, permaneceu por algum tempo ai a espera da monção, e que, chegada esta, ao tentarem erguer a imagem da Senhora Mãe dos Homens para levarem-na ao batelão que devia conduzi-la a Cuiabá, se tornou tão pesada que não foi possível levantá-la do solo, por mais esforços empregados. Viram os presentes nesse fato o desejo manifesto de Nossa Senhora Mãe dos Homens de que essa imagem ficasse em Araritaguaba e servisse de padroeira dessa povoação
256727_1386574400399_1713211600_597951_3653161_o
A Festa como conhecemos:
O inicio da festa de rua foi por volta de 1922, quando o festeiro Antônio Martins Sampaio e esposa quis ampliar a festa, criando à parte festiva externa a igreja, para arrecadar fundos. A principio foi um almoço ao lado da Igreja Matriz com a comunidade amiga. Depois de alguns anos construíram um barracão e acresceu-se a quermesse ao almoço e passando mais alguns anos com o crescimento da festa passou se a usar a rua do entorno da praça com as barracas e o parque de diversões. Finalmente por volta da década de 90, acrescentou- se Show com cantores famosos no termino do evento, dia 15 de agosto. Em 2002, com o descontentamento do comercio local, o Pároco da época, Padre Isac Isaias Vale cedendo aos pedidos do comercio do centro da cidade e com o apoio da Prefeitura, leva a festa do centro da cidade e para CEMEX- Centro de Exposição de Porto Feliz, já com Shows todos os dias.
Em 2009, com a chegada do novo Pároco Padre Antonio Carlos Fernandes aumentou-se os dias na programação religiosa, com a criação da novena, passando a parte religiosa a ter 10 dias de comemorações.
A mudança.
Em 2010 completa nove anos que a Festividades externas da Festa de Agosto ocorrem no CEMEX, e com a idéia de abrir um espaço para que a família encontrasse mais conforto na festa e permanece nela por um período maior, acrescentando-se a isto um motivo a mais para que ela comparecesse, o grupo atual de Festeiros resolveu implementar algumas mudanças para atingir o objetivo proposto.
Discutiu-se debateu e rezou-se muito até criar-se o novo modelo de Festa apresentado a comunidade católica, empresários locais, parceiros como a Prefeitura e a imprensa, criando-se espaços para que os mesmos se manifestassem e opinassem sobre o projeto. A idéia inicial dos festeiros de 2010 prevaleceu, apesar de ser um grupo amador.
Criou-se uma Praça de Alimentação, espaço stand para empresas locais,  feita de artesanato. Festival de comidas típicas japonesas, italianas e baianas, alem dos tradicionais churrasco, pastel, frango assado e lanches diversos. Para o estacionamento foi criado 3 portarias. Entrada com cobrança de contribuição de um valor baixo para manutenção dos Shows seculares e católicos. Missa Campal no recinto, como forma de abençoar a todos que trabalham na festa. 
 
Em 2012 retorno ao centroOs atuais festeiros e o Padre Toninho, preocupados com a evangelização, em acordo com a prefeitura, optaram por retornar a programação festiva no centro da cidade, realizando-a de volta nas proximidades da Igreja Matriz Mãe dos Homens.
Padre Toninho tem anunciado nas missas, nas reuniões com as pastorais e movimentos e no programa de rádio Mensagem de Fé, sua preocupação com o resgate da devoção, afirmando que a Igreja e os festeiros não tem a missão de realizar a festa da cidade, com fama regional como a festa de agosto. O sacerdote tem insistido na festa de Nossa Senhora Mãe dos Homens.
Retornando a festa no centro da cidade, a prioridade é o resgate da presença das famílias nas quermesses. O sacerdote afirma também que todas as festas da Igreja em Porto Feliz acontecem sempre ao lado de suas igreja, e "por que não aqui do lado da casa da mãe?" questiona.
Neste sentido, também mobilizou e envolveu as pastorais e movimento para assumirem barracas nas festa, além da presença dos jovens trabalhando como garçons. Os festeiros 2011/2012 afirmam que querem fazer a festa para Nossa Senhora e colher os frutos da evangelização e neste sentido também foi implantado este ano os missionários que receberam formação e percorreram pelo menos 500 casas, levando benção nas casas, com momentos de evangelização e confraternização, na cidade ou na zona rural. Texto: Milton Fernandes Júnior      Adaptação: Felipe Miranda

Cartaz e informações: Rodolfo/Festeiros 2012
Texto: Felipe MIranda/Pastoral da Comunicação
Fotos: Elias Donizete Rodrigues
Colaboração: Milton F. Junior - conselheiro paroquial

Leia este belo testemunho cristão da cantora Elba Ramalho

No dia 24 de julho, a cantora Elba Ramalho compartilhou com exclusividade à ACI Digital detalhes da sua vivência da fé católica, de conversão e falou de sua luta contra o aborto junto ao movimento pró-vida do Brasil. Na ocasião a cantora também ofereceu um imperdível testemunho contra a aprovação desta prática anti-vida no país. Nesta ocasião adiantamos apenas um trecho da entrevista da cantora, no qual ela destaca a impossibilidade de ser verdadeiramente católicos sem ser praticantes.A entrevista está no canal Youtube de ACI Digital em:

http://www.youtube.com/watch?v=S3vFqZiip54&feature=player_embedded

A íntegra da conversa com Elba Ramalho FOI PUBLICADA ONTEM, no site em português do grupo ACI: www.acidigital.com.

Na entrevista conduzida por Natalia Zimbrão, Elba Ramalho começa seu testemunho partilhando um pouco de como conheceu a fé e como foi seu envolvimento com o Movimento Pró-vida.

Elba, uma das maiores cantoras da MPB, recordou suas origens nordestinas, e como desde pequena, no sertão do estado da Paraíba, cultivou junto à fé católica uma especial devoção à Virgem Maria, invocada como Nossa Senhora da Conceição, que dá o nome à sua cidade natal.

“Eu conheci a palavra Deus: esperar, confiar, acreditar, desde a infância. Naquele lugar árido, seco, de natureza cruel, mas de uma beleza também muito grande. Minha cidade se chama Conceição, a minha padroeira se chamava Nossa Senhora da Conceição, e Ela era nosso farol e nosso guia. Eu cresci seguindo a procissão de Nossa Senhora da Conceição, eu cresci coroando a santa, virava anjinho e coroava a santa naquelas festas de dezembro, de 8 de dezembro”.

Tempos difíceis e a volta a Vida de Fé.....

Elba partilhou também que durante sua juventude, no Rio de Janeiro, deixou de praticar a fé, chegou a praticar o aborto, mas que através do encontro com Nossa Senhora voltou à Igreja católica.

“Passei por experiências difíceis e delicadas com drogas, com loucura, com abortos, com repúdio...exaltando sempre a minha liberdade e meus direitos. Até que reencontrei Nossa Senhora de uma forma mística, bonita, profunda (que é algo longo, que dá para contar aqui), mas de uma força tão intensa.. E através dela, de suas mãos maternais, do seu útero materno, através de toda a história do seu “Sim”, do seu “Fiat” (faça-se em Latim), que representou a salvação do mundo em um processo onde se encerra todo o mistério da nossa religião, que é a Trindade Santa, eu voltei para a Igreja Católica”, disse Elba Ramalho à ACI Digital.

“Eu nunca deixei de ser cristã, eu apenas voltei a exercitar a minha cristandade”, afirmou a cantora.

“Então eu posso dizer que quando eu vejo uma pessoa dizer “sou católico, mas não praticante”, eu digo: “Eu não conheço esta religião...”.

“Hoje eu sou uma católica, eu posso dizer, com essa consciência: Tenho horror ao pecado embora seja uma grande pecadora, mas também tenho confiança maior na Misericórdia. Porque foi pela misericórdia de Jesus, pelo amor de Nossa Senhora que eu fui resgatada do peso de ter feito o aborto, e me perdoei e também fui perdoada, porque Ele próprio disse “Apague” e eu já apaguei e agora vá trabalhar e defender vidas...”

Falando da sua experiência de encontro com a Misericórdia Divina, a artista, que também é fundadora da associação beneficente “Bate Coração”, que ajuda a crianças carentes no Rio de Janeiro, disse que esta experiência de encontro com a misericórdia de Deus foi a razão para que ela começasse a lutar contra o aborto: “Por isso eu me juntei ao Movimento Pró-vida, e aqui estou, defendendo vidas da forma que está ao meu alcance”.

Na íntegra da entrevista, que será publicada na tarde de amanhã, 30, a cantora e atriz brasileira conta mais sobre seu trabalho junto ao movimento pró-vida e oferece um imperdível posicionamento no seu testemunho de defesa da vida e contra a legalização do aborto no país.

REDAÇÃO CENTRAL, 29 Jul. 12 (ACI)

Imagem da Mãe Rainha de Schoenstatt visita Sorocaba

 

 

Veja o vídeo:

Imagem Original da Mãe Rainha visita Sorocaba

Cantos, orações e muita festa: assim foi recebida a imagem original a Mãe Peregrina Três Vezes Admirável de Schöenstatt. Os fieis sorocabanos e a equipe de Coordenação Arquidiocesana de Sorocaba do Movimento Apostólico Mãe Rainha de Schöenstatt se reuniram na Praça 9 de Julho para acompanhar sua chegada no dia 28 de julho.

Todos seguiram em procissão, rezando o terço, pela avenida Moreira César e ruas Cesário Motta e São Bento até a Catedral Metropolitana, onde a Santa permaneceu para visitação por dois dias, e, participaram da Santa Missa ao meio-dia concelebrada pelos padres Tadeu, pe. Rodolfo e pe. João Alfredo. Na chegada, a imagem e os fieis foram recebidos pelo padre Giba.

A imagem original foi trazida para o Brasil pelo sr. João Luiz Pozzobon e, agora, é carregada em peregrinação, que se iniciou em 18 de abril de 1950. A imagem da Santa já recebeu, inclusive, a bênção do Beato Papa João Paulo II. Seu Santuário Original fica localizado em Santa Maria, no Rio Grande do Sul.

No domingo, dia 29, as missas da Catedral às 8, 10, 12, 18 e 20 horas, foram celebradas com a presença da imagem, seguidas de orações e vigílias, inclusive com a participação de grupos ligados ao Movimento Apostólico Mãe Rainha de Schöenstatt de outros municípios da região, que vieram em romaria.

A programação seguiu com o Santo Terço mariano às 15 horas e celebração da Missa festiva com a Coroação da Mãe Peregrina às 18 horas presidida pelo padre Evandro Zanardo.

Às 7 horas da segunda-feira, uma carreata saiu da Catedral Metropolitana, conduzindo simbolicamente a imagem da Mãe Peregrina para a próxima etapa de sua peregrinação, seguindo para a Diocese de São João da Boa Vista.

Fotos : José Garcia