segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Santa Casa e CRM falam sobre contratação de falso médico

Hospital apresentou documentos e registro do profissional.
CRM afirma que fará sindicância para apurar caso registrado em Sorocaba.

Do G1 Sorocaba e Jundiaí

Em uma entrevista coletiva dada na tarde desta segunda-feira (10), a Santa Casa deSorocaba (SP) apresentou documentos e explicou a contratação do falso médico que trabalhava no local e que foi preso neste domingo (9).

Nilton Miyashita, diretor administrativo da Santa Casa, mostrou cópias da documentação apresentada por Fernando Henrique Guerreiro, como carteira de identidade, registro no conselho regional de medicina, diploma e até currículo, mas tudo no nome de outra pessoa, o médico Ariosvaldo Diniz Florentino, por quem se passava.

O diretor não soube informar quando o falso médico foi contratado. Uma investigação interna foi instaurada para levantar documentos e a ficha de pacientes atendidos por ele.

João Márcio Garcia, representante do CRM de Sorocaba, diz que a entidade abrirá uma sindicância sobre o caso. Tanto o diretor clínico quanto o diretor técnico da instituição serão chamados para justificar, por escrito, o que aconteceu, além de ter que apresentar uma documentação que comprove que eles tomaram todos os cuidados.

“Caso isso não se confirme, então serão analisados, individualmente, os profissionais que participaram desta contratação, porque nem sempre é só o diretor clínico quanto o diretor técnico que tem participação nisso. Às vezes, esse profissional foi trazido por outro médico. Então, cada médico que participou da situação vai responder na medida dos seus atos e das suas omissões”, afirma Garcia.

Momentos antes da prisão, Fernando Henrique Guerreiro atendia uma senhora. A filha dela, que acompanhava o atendimento, contou que a mãe estava com náuseas e mal estar. O falso médico indicou antialérgicos e calmante. A filha desconfiou, mas antes que a mãe tomasse os remédios foi avisada pela polícia sobre a fraude.

A investigação que prendeu Guerreiro começou há três meses, a partir de um caso de homicídio na Zona Leste da Capital, quando uma mulher envolvida no crime foi identificada pela polícia e suspeita de, também, atuar como falsa médica. Ela foi presa em Piedade (SP).

Outro Caso
A polícia procurava o dono de um carro prata e os três suspeitos do homício ocorrido em São Paulo. A polícia identificou primeiro a motorista do carro. Uma mulher, reconhecida como Camila Aline da Silva Matias Rocha. Os investigadores descobriram que ela estava trabalhando no interior de São Paulo e também se apresentava como médica usando o registro de outra profissional, Camila Braga. Ela atuava nas santas casas de Sorocaba e
Piedade.

A polícia também conseguiu cópias de receitas dadas pela falsa medica e de fichas de atendimento. Os dois documentos são timbrados da Santa Casa de Sorocaba. Apesar de se apresentar como Bruna Braga, a mulher assinou os dois documentos com um ‘CA’, de Camila Aline.

Ao ser presa em Piedade, há duas semanas, ela disse para a polícia que foi indicada para trabalhar por outro medico: Ariosvaldo Diniz Florentino. Fotos mostram os nomes de Ariosvaldo e de Bruna como plantonistas no mesmo dia na Santa Casa de Sorocaba.

Ao investigar Ariosvaldo, a polícia descobriu que ele era outro falso médico. Trata-se de Fernando Guerreiro. A polícia calcula que cada falso médico atendia, em média, 50 pessoas por dia. Felipe, que também trabalhava na Santa Casa de Piedade, chegou a atuar pelo menos um ano nos hospitais e Camila, um mês, segundo a polícia.

O delegado José Bella ainda investiga como os falsos médicos foram contratados e se outras pessoas davam cobertura para eles trabalharem.

O verdadeiro médico Ariosvaldo prestou depoimento na delegacia em Sao Paulo. Ele disse aos policiais que não sabia que estavam usando seu nome e regstro do Conselho Regional de Medicina (CRM) e que ficou surpreso com o caso.

A Santa Casa de Sorocaba não confirmou que a falsa médica fazia parte do quadro de funcionários. O diretor administrativo do hospital disse que estão levantando todos os documentos.

Encerramento das Festividades de Nossa Senhora Aparecida, Campo Largo

 DSCF8076 DSCF8083 DSCF8095 DSCF8096 DSCF8098 DSCF8102 DSCF8103 DSCF8106 DSCF8109 DSCF8112 DSCF8146 DSCF8163 DSCF8167 DSCF8168 DSCF8169 DSCF8170 DSCF8214 DSCF8217

Encerrou neste domingo, 09, as festividades de Nossa Senhora Aparecida, no bairro rural Gramado. Foram três com programação religiosa e dois dias de programação festiva. No domingo, a missa foi presidida pelo padre Washington P. Ribeiro, cânticos animados pelo Coral Nossa Senhora Aparecida.

O estandarte da comunidade foi acolhido junto com o Círio Pascal, com o logo do Ano da Fé (2012-2013). A Bíblia na procissão de entrada foi conduzida com música e dança, entronizando a palavra de Deus.

Homilia
O pároco, pe. Washington, fez pontuações sobre Eva e Maria, destacou a importância de Maria, os dogmas de Fé, comentou a liturgia desta celebração, chamou a todos para sempre pedirem o dom da Fé. Comentou sobre o casal Vicente e Nilda presentes na missa, eles completaram 65 anos que se conheceram na comunidade, e neste domingo completaram 54 anos de casamento.

Uma outra motivação foram os testemunhos, que fortalecem a Fé: a história da imagem que foi feita para pagar uma promessa à uma graça atendida por uma criança, segundo os atuais coordenadores da comunidade, a imagem tem mais de 100 anos, oque foi confirmado pelo seu Vicente, que já tem 80 anos de idade e a imagem já existia fazia muito tempo, pois seu pai era capelão de lá.

Docilidade
Com docilidade Dona Antônia, responsável pela comunidade, testemunhou que a 32 anos recorreu a intercessão de Nossa Senhora Aparecida e foi atendida, e que desde então sempre tem participado e ajuda na vida da comunidade, nas festas, novenas, missas, celebrações. Foi o momentos das mais lindas e singelas palavras lançadas nesta manha. Pediu para todos deixarem Jesus Cristo entrar em seus corações.

Após a celebração a procissão foi acompanhada por banda, ministros, fiéis e representantes de 12 comunidades irmãs que vieram neste dia de concentração paroquial. A quermesse seguiu com comes e bebes, leilão e bingo.

Fotos e texto: Felipe Miranda/Pastoral da Comunicação

Falso médico é preso na Santa Casa de Sorocaba, SP

 

Ele também é suspeito de um latrocínio na capital.
Falsa médica presa em Piedade também teve envolvimento no caso.

Do G1 Sorocaba e Jundiaí

Um falso médico foi preso na Santa Casa de Sorocaba (SP) neste domingo (9). Depois de quatro meses de investigações, Fernando Henrique Guerreiro, de 29 anos, foi detido em flagrante após atender e prescrever medicamentos a uma paciente. Ele utilizava o nome do médico Ariosvaldo Diniz Florentino, de São Paulo, para realizar os atendimentos.

Fernando também é suspeito de participar de um latrocínio em São Paulo. O roubo seguido de morte aconteceu em setembro. Um universitário foi assassinado durante um assalto em frente à própria casa, em São Paulo. Os criminosos fugiram em um veículo conduzido por uma mulher.

Durante as investigações, a polícia descobriu que o carro estava no nome de um homem que está preso. Eles identificaram a esposa do dono e chegaram até Camila Aline da Silva Matias da Rocha, que estava envolvida no roubo.

Camila foi localizada em Sorocaba, onde também atuava como falsa médica na Santa Casa. Ela também atendia na Santa Casa e no ambulatório de Piedade (SP), utilizando o nome da médica Bruna Braga, filha do senador Eduardo Braga, do Amazonas.
Em depoimento, Camila afirmou que foi indicada para trabalhar por um  médico chamado  Ariosvaldo, de Sorocaba. Os investigadores levantaram a ficha e as características físicas de Ariosvaldo Diniz Florentino e descobriram que ele é médico em São Paulo e é negro. Já o que atuava em Sorocaba é branco - discrepância que chamou a atenção da polícia e levou à verdadeira identidade do suspeito.
Os próximos passos das investigações da  Polícia Civil são para descobrir se há envolvimento de outras pessoas, há quanto tempo e em quais locais o falso médico atuou, quanto ele recebeu trabalhando na função e se ele usou documento falso ao ser contratado para a função.
Fernando foi autuado em flagrante por estelionato, exercício ilegal da medicina e falsidade ideológica. Ele foi encaminhado ao Centro de Detenção Provisória de Sorocaba e o caso foi registrado na Central de Flagrantes do 63º Distrito Policial.

De acordo com o Conselho Regional de Medicina, é de responsabilidade dos diretores clínicos e técnicos das instituições de saúde checarem a documentação dos médicos contratados. O Conselho informou que já instaurou sindicância para apurar a responsabilidade no caso da falsa médica de Piedade e afirmou que também vai investigar responsabilidades no caso da Santa Casa de Sorocaba.

Já os representantes da Santa Casa de Sorocaba foram procurados pelo G1, mas ainda não foram encontrados para se pronunciar sobre o assunto.

Conferência faz Revoada Vicentina na pq. N. Sra. Aparecida

DSCF7903DSCF7897DSCF7906DSCF7910

Em dois finais de semana, a Conferência Vicentinta Nossa Senhora Aparecida fez mais uma edição eda Revoada Vicentina, no primeiro final de semana distribuindo os envelopes e fazendo divulgação, no segundo final de semana, neste sábado dia 8, retornaram recolhendo os envelopes com doações em dinheiro, além de muitos alimentos e donativos.

Além dos alimentos, foi recolhido carrinhos de bebé, brinquedos e muitas roupas. Veja a lista de alimentos:

20 pacotes de bolhas
16 latas de ervilhas
31 molhos de tomate
37 sal
1 Chá mate
3 vinagres
13 achocolatados
7 massa para bolo
12 pó de café
5 pct de lentilhas
2 pct de farinha de quibe
32 pct de farinha de milho
44 farinha de mandioca
77 pct de fubá
46 pct de farinha de trigo
146 kg de feijão
167 pct de macarrão
80 kg de açúcar
8 salgadinhos
12 seleta de legumes
34 pct de arroz
3 creme de leite
12 goiabadas
15 litros de leite
19 latas de atum
80 litros de óleo
10 pct de tempero
12 pct de leite em pó
2 latas de salsicha
9 gelatinas

Fotos e texto: Felipe Miranda/Pastoral da Comunicação

É preciso que o homem esteja disposto a converter-se

Homília diária

O encontro de Jesus com o paralítico de Cafarnaum constitui o modelo de todo encontro d’Ele com os homens. Jesus ensinava a multidão. Dentre a multidão, encontravam-se líderes religiosos do judaísmo que vieram de todos lugares para espioná-lo. Jesus é o homem cujo poder livra o ser humano da morte física e daquela espiritual.

Diante de um paralítico que lhe é apresentado, mediante o estranho artifício de ser descido por um buraco no telhado, Jesus anuncia o perdão de seus pecados, simbolizado pela libertação da paralisia. No judaísmo, era considerado pecado qualquer falta de observância às centenas de preceitos e mandamentos da Lei. Apenas sacerdotes do Templo tinham o poder de remover os pecados, por meio de ofertas dos fiéis. Jesus subverte esta ordem. O perdão dos pecados agora é vivenciado nas comunidades, onde vigora o amor pleno e misericordioso.

É preciso que o homem esteja disposto a converter-se, isto é, a abandonar definitivamente o mal e voltar, continuamente, a Deus por meio de uma fé viva que se converta em ações concretas, como foi a ação do paralítico que, embora auxiliado pela comunidade, creu em Jesus.

Quero ressaltar ainda a importância da comunidade para nós, os cristãos. É necessário que o cristão permaneça o tempo todo ligado à comunidade e viva com ela, e nela, as várias expressões da sua fé e, sobretudo, com maior ênfase, a celebração da Eucaristia, fonte e cume de toda e qualquer ação litúrgica.

Padre Bantu Mendonça