sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Mensagem para você

A provação vem não só para testar o nosso valor, mas para aumentá-lo.

O carvalho não é apenas testado, mas enrijecido pelas tempestades.
Lettie Cowman

  Nada tem valor a não ser o que é conquistado.

Bento XVI: Santo Antônio de Pádua


PAPA BENTO XVIAUDIÊNCIA GERAL
Quarta-feira, 10 de Fevereiro de 2010




São António de Pádua
Queridos irmãos e irmãs! 
 
Há duas semanas apresentei a figura de São Francisco de Assis. Esta manhã gostaria de falar de outro santo pertencente à primeira geração dos Frades Menores: António de Pádua ou, como é também chamado, de Lisboa, referindo-se à sua cidade natal. Trata-se de um dos santos mais populares de toda a Igreja Católica, venerado não só em Pádua, onde foi construída uma maravilhosa Basílica que conserva os seus despojos mortais, mas em todo o mundo. São queridas aos fiéis as imagens e as imagens que o representam com o lírio, símbolo da sua pureza, ou com o Menino Jesus no colo, em recordação de uma milagrosa aparição mencionada por algumas fontes literárias. 

António contribuiu de modo significativo para o desenvolvimento da espiritualidade franciscana, com os seus salientes dotes de inteligência, equilíbrio, zelo apostólico e, principalmente, fervor místico. 

Nasceu em Lisboa numa família nobre, por volta de 1195, e foi baptizado com o nome de Fernando. Uniu-se aos cónegos que seguiam a regra monástica de Santo Agostinho, primeiro no mosteiro de São Vicente em Lisboa e, sucessivamente, no da Santa Cruz em Coimbra, famoso centro cultural de Portugal. Dedicou-se com interesse e solicitude ao estudo da Bíblia e dos Padres da Igreja, adquirindo aquela ciência teológica que fez frutificar na actividade do ensino e da pregação. Aconteceu em Coimbra o episódio que contribuiu para uma mudança decisiva na sua vida: ali, em 1220 foram expostas as relíquias dos primeiros cinco missionários franciscanos, que tinham ido a Marrocos, onde encontraram o martírio. A sua vicissitude fez nascer no jovem Fernando o desejo de os imitar e de progredir no caminho da perfeição cristã: então, pediu para deixar os Cónegos agostinianos e para se tornar Frade Menor. O seu pedido foi aceite e, tomando o nome de António, partiu também ele para Marrocos, mas a Providência divina dispôs de outro modo. Após uma doença, foi obrigado a partir para a Itália e, em 1221, participou no famoso "Capítulo das Esteiras" em Assis, onde encontrou também São Francisco. Em seguida, viveu algum tempo no escondimento total num convento de Forli, no norte da Itália, onde o Senhor o chamou para outra missão. Enviado, por circunstâncias totalmente casuais, a pregar por ocasião de uma ordenação sacerdotal, mostrou ser dotado de ciência e eloquência, e os Superiores destinaram-no à pregação. Começou assim na Itália e na França, uma actividade apostólica tão intensa e eficaz que induziu muitas pessoas que se tinham afastado da Igreja a reconsiderar a sua decisão. António foi também um dos primeiros mestres de teologia dos Frades Menores, ou até o primeiro. Iniciou o seu ensino em Bolonha, com a bênção de São Francisco, o qual, reconhecendo as virtudes de António, lhe enviou uma breve carta, que iniciava com estas palavras: "Agrada-me que ensines teologia aos frades". António lançou as bases da teologia franciscana que, cultivada por outras insignes figuras de pensadores, teria conhecido o seu ápice com São Boaventura de Bagnoregio e com o beato Duns Escoto. 

Tornando-se Superior dos Frades Menores da Itália setentrional, continuou o ministério da pregação, alternando-o com as funções de governo. Concluído o cargo de Provincial, retirou-se para perto de Pádua, aonde já tinha ido outras vezes. Após um ano, faleceu nas portas da cidade, a 13 de Junho de 1231. Pádua, que o tinha acolhido com afecto e veneração durante a vida, tributou-lhe para sempre honra e devoção. O próprio Papa Gregório IX, que depois de o ter ouvido pregar o tinha definido "Arca do Testamento", canonizou-o só um ano depois da morte, em 1232, também após os milagres que se verificaram por sua intercessão. 

No último período de vida, António pôs por escrito dois ciclos de "Sermões", intitulados respectivamente "Sermões dominicais" e "Sermões sobre os Santos", destinados aos pregadores e aos professores dos estudos teológicos da Ordem franciscana. Nestes Sermões ele comentava os textos da Escritura apresentados pela Liturgia, utilizando a interpretação patrístico-medieval dos quatro sentidos, o literal ou histórico, o alegórico ou cristológico, o antropológico ou moral, e o analógico, que orienta para a vida eterna. Hoje redescobre-se que estes sentidos são dimensões do único sentido da Sagrada Escritura e que é justo interpretar a Sagrada Escritura procurando as quatro dimensões da sua palavra. Estes Sermões de Santo António são textos teológico-homiléticos, que reflectem a pregação bíblica, na qual António propõe um verdadeiro itinerário de vida cristã. É tanta a riqueza de ensinamentos espirituais contida nos "Sermões", que o Venerável Papa Pio XII, em 1946, proclamou António Doutor da Igreja, atribuindo-lhe o título de "Doutor evangélico", porque desses escritos sobressai o vigor e a beleza do Evangelho; ainda hoje os podemos ler com grande proveito espiritual. 

Nestes Sermões Santo António fala da oração como de uma relação de amor, que estimula o homem a dialogar docilmente com o Senhor, criando uma alegria inefável, que suavemente envolve a alma em oração. António recorda-nos que a oração precisa de uma atmosfera de silêncio que não coincide com o desapego do rumor externo, mas é experiência interior, que tem por finalidade remover as distracções causadas pelas preocupações da alma, criando o silêncio na própria alma. Segundo o ensinamento deste insigne Doutor franciscano, a oração é articulada em quatro atitudes indispensáveis que, no latim de António, são assim definidas: obsecratio, oratio, postulatio, gratiarum actio. Poderíamos traduzi-las do seguinte modo: abrir com confiança o próprio coração a Deus; é este o primeiro passo do rezar, não simplesmente colher uma palavra, mas abrir o coração à presença de Deus; depois, dialogar afectuosamente com Ele, vendo-o presente comigo; e depois muito natural apresentar-lhe as nossas necessidades; por fim, louvá-lo e agradecer-lhe. 

Deste ensinamento de Santo António sobre a oração captamos uma das características específicas da teologia franciscana, da qual ele foi o iniciador, isto é, o papel atribuído ao amor divino, que entra na esfera dos afectos, da vontade, do coração, e que é também a fonte da qual brota uma consciência espiritual, que supera qualquer conhecimento. De facto, amando, conhecemos. 

Escreve ainda António: "A caridade é a alma da fé, torna-a viva; sem o amor, a fé esmorece" (Sermomes Dominicales et Festivi II, Messaggero, Pádua 1979, p. 37). 

Só uma alma que reza pode realizar progressos na vida espiritual: é este o objecto privilegiado da pregação de Santo António. Ele conhece bem os defeitos da natureza humana, a nossa tendência a cair no pecado, e portanto exorta a continuar a combater a inclinação da avidez, do orgulho, da impureza, e a praticar as virtudes da pobreza e da generosidade, da humildade e da obediência, da castidade e da pureza. No início do século XVIII, no contexto do renascimento das cidades e do florescer do comércio, crescia o número de pessoas insensíveis às necessidades dos pobres. Por este motivo, António convidou várias vezes os fiéis a pensar na verdadeira riqueza, a da cruz, que tornando bons e misericordiosos, faz acumular tesouros para o Céu. "Ó ricos assim exorta ele tornai-vos amigos... dos pobres, acolhei-os nas vossas casas: serão depois eles, os pobres, quem vos acolherão nos eternos tabernáculos, onde há a beleza da paz, a confiança da consciência, a opulenta tranquilidade da eterna saciedade" (Ibid., p. 29). 

Não é porventura este, queridos amigos, um ensinamento muito importante também hoje, quando a crise financeira e os graves desequilíbrios económicos empobrecem não poucas pessoas, e criam condições de miséria? Na minha Encíclica Caritas in veritate recordo: "A economia tem necessidade da ética para o seu correcto funcionamento não de uma ética qualquer, mas de uma ética amiga da pessoa" (n. 45). 

António, na escola de Francisco, coloca sempre Cristo no centro da vida e do pensamento, da acção e da pregação. Esta é outra característica típica da teologia franciscana: o cristocentrismo. Ela contempla benevolamente, e convida a contemplar, os mistérios da humanidade do Senhor, o homem Jesus, de modo particular, o mistério da Natividade, Deus que se fez Menino, se entregou nas nossas mãos: um mistério que suscita sentimentos de amor e de gratidão para com a bondade divina. 

Por um lado a Natividade, ponto central do amor de Cristo pela humanidade, mas também a visão do Crucifixo inspira em António pensamentos de reconhecimento para com Deus e de estima pela dignidade da pessoa humana, de modo que todos, crentes e não-crentes, possam encontrar no Crucificado e na sua imagem um significado que enriquece a vida. Escreve Santo António: "Cristo, que é a tua vida, está pendurado diante de ti, para que tu olhes para a cruz como para um espelho. Nela poderás conhecer quanto mortais foram as tuas feridas, que nenhum remédio teria podido curar, a não ser o do sangue do Filho de Deus. Se olhares bem, poderás dar-te conta de como são grandes a tua dignidade humana e o teu valor... Em nenhum outro lugar o homem pode aperceber-se melhor do seu valor, a não ser olhando para o espelho da cruz" (Sermones Dominicales et Festivi III, pp. 213-214). 

Meditando estas palavras podemos compreender melhor a importância da imagem do Crucifixo para a nossa cultura, para o nosso humanismo nascido da fé cristã. Precisamente olhando para o Crucifixo vemos, como diz Santo António, como é grande a dignidade humana e o valor do homem. Em nenhum outro ponto se pode compreender quanto o homem vale, precisamente porque Deus nos torna tão importantes, nos vê tão importantes, que somos, para Ele, dignos do seu sofrimento; assim, toda a dignidade humana aparece no espelho do Crucifixo e olhar em sua direcção é sempre fonte do reconhecimento da dignidade humana. 

Queridos amigos, possa António de Pádua, tão venerado pelos fiéis, interceder pela Igreja inteira, e sobretudo por aqueles que se dedicam à pregação; oremos ao Senhor para que nos ajude a aprender um pouco desta arte de Santo António. Os pregadores, inspirando-se no seu exemplo, tenham a preocupação de unir doutrina sólida e sã, piedade sincera, incisiva na comunicação. 

Neste Ano sacerdotal, rezemos para que os sacerdotes e os diáconos desempenhem com solicitude este ministério de anúncio e de actualização da Palavra de Deus aos fiéis, sobretudo através das homilias litúrgicas. Sejam elas uma apresentação eficaz da eterna beleza de Cristo, precisamente como António recomendava: "Se pregas Jesus, Ele comove os corações duros; se o invocas, alivia das tentações amargas; se o pensas, ilumina o teu coração; se o lês, sacia-te a mente" (Sermones Dominicales et Festivi III, p. 59). 

Extraído de http://www.vatican.va/holy_father/benedict_xvi/audiences/2010/documents/hf_ben-xvi_aud_20100210_po.html acesso em 17 fev. 2010.
Ilustração: Santo Antônio de Pádua [óleo sobre tela] / Cosmè Tura. Modena : Galleria Estense, 1484. Disponível em http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Cosm%C3%A8_Tura_009.jpg acesso em 17 fev. 2010.

Anglicanos australianos passam para a Igreja Católica


Um grupo de anglicanos conservadores, na Austrália, votou para entrar em comunhão com a Igreja Católica, aceitando a proposta do Papa de criar um Ordinariato Pessoal.


A delegação Australiana da Forward in Faith, um grupo que reúne anglicanos de tendência conservadora, tomou a decisão de pedir para entrar em comunhão com a Igreja Católica.


A decisão surge poucos meses depois da Igreja ter publicado a constituição apostólica Anglicanorum Coetibus, que prevê a criação de ordinariatos pessoais para ex-anglicanos, onde estes possam manter aspectos do seu património litúrgico e espiritual.
A Forward in Faith conta com relativamente poucos membros, mas espera-se que o seu exemplo seja seguido por uma parte significativa dos membros da delegação britânica.


A próxima Segunda-feira, dia da Cátedra de São Pedro, foi designada pela Forward in Faith do Reino Unido como dia de oração e discernimento com vista a uma tomada de posição.


Entretanto Paul Richardson, que até ao ano passado era Bispo anglicano de Newcastle, anunciou publicamente que se tornou católico no passado mês de Janeiro.


Richardson, que havia renunciado à sua posição hierárquica o ano passado, afirmou que não faz tensões de aderir a um futuro ordinariato, e que ainda não decidiu se vai pedir para ser ordenado padre católico, mas que por enquanto está perfeitamente feliz como um católico comum.

Retiro de Carnaval em Boituva

 MISSA COM Pe ALMIR
 



Foi uma Benção....

Essa foi a definição do 5º Retiro de Carnaval da renovação Carismática Católica Boituvense, que tem como Coordenador o jovem Haroldo.

Entre as datas 13 e 16 de fevereiro, com o tema “Tua Palavra é luz para o meu caminho”, o retiro teve muita alegria para a família que compareceu.Como todos os anos o retiro foi na Escola Arruda Botelho, que já tem tradição de abrigar esse evento que tem a presença de 300 pessoas dia, lotando sempre as missas, palestras. “As pessoas realmente sentem e vêem que carnaval com Cristo é muito mais 10”, comenta o Senhor João Alves da Silva, que esteve todos os dias no retiro.

O retiro teve apoio das duas Paróquias, São Roque e São Francisco de Assis, sendo abençoado pelos respectivos Párocos, isso demonstra o valor da responsabilidade que tem o evento de levar o Cristo, de animar com danças e muita musica com conteúdo e que fala de valor a vida, valor ao próximo, de gratidão ao Criador.Importante acrescentar que a Prefeitura de Boituva e a secretaria de educação contribuíram cedendo o espaço gentilmente para a realização do retiro.

O retiro teve participação de cidades vizinhas, o qual sempre são bem recebidas e são abraçadas pela família RCC boituvense.

Algo que queremos destacar e emocionou a todos , foi atitude de um grande Pai que trouxe seu filho junto de todos, até ai não vemos nada de diferente.Mais o menino é portador de deficiência, e mesmo assim não impediu de participar de um momento de convivência comunitária.A esse pai parabéns pela atitude, isso mesmo contribuiu para que esse retiro recebesse a benção de Deus, olhar por todos e todos olharem ao criador. 

As crianças tiveram o seu espaço, o qual brincaram , grande oportunidade de aprender a crescer em comunidade, valido estar junto isso ensina que, no futuro já sabem fazer as melhores escolhas que é de estar num retiro do que perdidas em festas que não prega o amor ao próximo, o amor a vida.Sem precisar de beber, festejar individualmente, foi muito bom o retiro, foi uma benção mesmo.

O coordenador da RCC Boituvense Haroldo, estava realizado pois o “aproveitamento foi bom, e superou as expectativas” conclui o mesmo, “foi uma benção....” 

Fonte: do-correspondente-henderson-barbosa-tribuna-catolica--boituva

Porto Feliz e saneamento Básico

A cidade de Porto Feliz participou do debate sobre a criação do "Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico da Bacia do Rio Sorocaba e Médio Tietê" (CISAB), no dia 10 de fevereiro (quarta-feira). A reunião contou com a presença dos representantes das sete cidades participantes: Porto Feliz, Boituva, Ibiúna, Iperó, Votorantim, Piedade e Sorocaba.

O novo consórcio vai incorporar as atribuições do Ceriso, órgão presidido pelo prefeito da cidade, Cláudio Maffei. O objetivo é intervir nas condições hidrográficas e de saneamento das bacias hidrográficas do Sorocaba e Médio Tietê. “A criação do novo consórcio facilitará a aquisição de verbas junto ao Governo Federal por atender as exigências da Lei de Consórcios Públicos”, afirma o consultor Wladimir Ribeiro.

Além disso, a ideia é criar mecanismos conjuntos para consultas, estudos, fiscalização e controle de atividades que influenciem na qualidade ambiental e no desenvolvimento de serviços de interesse dos municípios consorciados conforme programa de trabalho aprovado pelo conselho de prefeitos.

O CISAB terá inicialmente cinco municípios como membros, que serão definidos posteriormente. Os participantes terão de elaborar carta de intenção e projeto de lei, que serão avaliados pelas respectivas câmaras municipais.

Boituva já são três casos de dengue



Segundo a Vigilância Epidemiológica de Boituva já são três o número de casos de dengue confirmados no município. Os casos são considerados importados, pois a doença foi contraída em outro município, porém a preocupação já é grande para que não hajam mais contaminações.

O trabalho dos agentes da dengue para tentar conter o foco de transmissão já foi realizado. De acordo com as normas, foram nebulizados os nove quarteirões que delimitam a área onde os infectados residem. Esta ação consiste na borrifação do veneno que combate o Aedes Aegypti (mosquito transmissor). Ela elimina a possibilidade de que o mosquito com o vírus pique uma pessoa infectada em outras localidades e transmita para outra saudável no município, evitando o contágio e uma possível epidemia.

A Vigilância Epidemiológica ressalta que ainda aguarda o resultado de mais três exames de pessoas com sintomas de dengue. “A população deve fazer um pente fino vistoriando o quintal de suas casas, a fim de eliminar os criadouros dos mosquitos, nos ajudando assim a evitar que o município passe por uma epidemia”, declarou a Diretora da Vigilância Epidemiológica, Bárbara Ann West.
Fonte: do-correspondente-henderson-barbosa-tribuna-catolica

Espiritualidade Carmelita - parte 6

A REFORMA TERESIANA




O ramo feminino da Ordem tem uma história que nós podemos contar de uma maneira completa nesta ocasião.



Basta dizer que algumas mulheres agregadas de diferentes maneiras à ordem, encontravam-se já nos meados do séc. XIII agregadas à mesma. Houve uma grande florescência no século seguinte com uma característica propriamente carmelita; não se trata de terciárias do tipo das ordens terceiras franciscana e dominicana, mas religiosas que professam a mesma regra que os religiosos da Ordem, da qual elas são portanto membros de pleno direito; somente a sua condição de mulheres as obriga a viver em casas separadas dos conventos masculinos.



A situação evoluiu gradualmente, especialmente quando (1452) é reconhecida à Ordem a faculdade de organizar a vida de tais agregadas. A organização não tem o mesmo desenvolvimento ao mesmo tempo e em toda a parte, é assim que, juntamente com os mosteiros de estrita clausura - como os fundados pela beata Francisca Amboise no norte da Europa - há outras comunidades nas quais a vida comum na que respeita à pobreza e clausura, tarda muitas vezes a afirmar-se.



O próprio mosteiro da Incarnação de Ávila onde entrou Sta. Teresa, não tinha chegado ao termo do seu caminho de desenvolvimento. Daí o mal estar da santa por continuar a viver uma vida totalmente conforme ao ideal carmelita. Portanto ela fez tudo para fundar um mosteiro segundo o seu pensamento, e tal o foi o de Ávila em 1562. A reforma queria dar uma alma mais profunda às diferentes prescrições de carácter exterior, algumas foram estritas: uma nova fórmula pelo menos na sua imposição, que, pareceu a única válida, e pela qual se tentam também aventuras audaciosas.



O superior geral Rossi estabelece o espírito reformador da nova corrente, e desejará que ele se torne fermento para toda a Ordem. Em Abril de 1567 ele encontrou-se várias vezes em Ávila com Teresa e encorajou-a a fundar tantos mosteiros femininos como «quantos cabelos ela tinha na cabeça ». Do mesmo modo para os irmãos, Rossi favorece as tentativas de vida interior mais intensa, em Itália, como na Espanha. A pedido da Santa, ele permite que se abram dois conventos de contemplativos ,número que em seguida ele mesmo autoriza a aumentar. Em 1568, graças sobretudo à colaboração de Teresa com João da Cruz, abre-se o primeiro convento de Descalços em Duruelo. Rossi não que a separação do resto da Ordem, perigo então presente nas províncias espanholas. Ele é profeta simples, mas toda uma série de acontecimentos, resultantes de um deplorável conflito de Jurisdição , conduziu a acaloradas controvérsias que absorvem tantas energias, que teria sido certamente melhor dispendê-las na colaboração entre irmãos.



Um destes episódios é o aprisionamento de João da Cruz na prisão do convento de Toledo, onde o santo purificou o seu espírito e preparou as suas admiráveis obras místicas: sinal de que o Senhor sabe tirar o bem do próprio mal. Nesta prova terrível da sua fé, nós lemos hoje o sentimento ardente que o animava, a vontade indomável, como a de Elias de abraçar só a Deus e a resposta vitoriosa a tantos compromissos da vida religiosa:«Para chegar a ser tudo, não quer ser nada...Para chegar à posse do que não tens, deves passar por onde não tens nada. Para chegar ao que tu não és, deves passar por onde agora tu não és. »

Crocodilo albino na França
Nas fotos, tiradas na última quinta-feira (04/02), franceses de uma fazenda de crocodilos recebem dois destes répteis albinos, os primeiros a viver na Europa.
Os crocodilos foram trazidos de Louisiana, nos Estados Unidos, e são extremamente raros. Por causa desta anomalia genética tão ímpar, existem apenas 20 destes animais no mundo.


Crocodilo albino na França Crocodilo albino na França 
 Crocodilo albino na FrançaCrocodilo albino na França Crocodilo albino na França 


La Ferme aux Crocodiles, a fazenda em que os dois crocodilos irão morar, fica a cerca de 1h20 de Lyon, e tem uma enorme estufa tropical de 8 mil metros quadrados. Além de abrigar diversos tipos de jacarés, a fazenda conta com tartarugas gigantes, vindas de Galápagos, e diversos pássaros e plantas exóticos.


(Fotos: Philippe Desmazes/AFP Photo)

Espiritualidade Jesuíta

O QUE É ESPIRITUALIDADE?



Quando falamos de Espiritualidade, o ponto principal é a experiência que fazemos de Deus. Espiritualidade é mais do que simplesmente rezar. É um modo de viver: eu vivo o que rezo e rezo aquilo que estou vivendo. E este modo de viver é o modo de viver de Jesus! Por isso, minha espiritualidade deve me levar a mergulhar na pessoa de Jesus, de tal maneira que eu me torne um com Ele, como Ele é um com o Pai. Este traço está sempre presente na espiritualidade e na oração de Jesus. "Eu e o Pai somos um" (Jo 10, 30); "Filipe, quem me vê, vê o Pai" (Jo 14, 9).






O QUE SÃO OS EXERCÍCIOS ESPIRITUAIS DE SANTO INÁCIO DE LOYOLA?


Fruto da conversão de Santo Inácio, os Exercícios Espirituais propõem os assuntos sobre os quais ele refletiu, meditou e contemplou, como a indicação de atitudes e procedimentos que o moveram a mudar de vida e entregar-se a Deus. Santo Inácio percebeu que isto poderia ser útil para outros e por isso foi anotando tudo o que lhe parecia servir para mais tarde. Antes de ser escrito, portanto, o que aparece em seu livro foi vivido por ele. É fruto de suas experiências. A força dos Exercícios Espirituais de Santo Inácio está, em grande parte, no fato do livro dos Exercícios ser antes de mais nada um manual prático, composto sem pretensões literárias ou de retórica, mas para servir de guia para os que desejam empenhar a própria vida, deste ou daquele modo, a serviço da maior glória de Deus e em prol de seus. Santo Inácio acentua o amor como doação mútua, como entrega de vida, manifestada sobretudo por obras de amor. Da parte de Deus, este amor são os dons que dele recebemos e, mais que estes dons, é ele que se dá a nós, com sua presença, atuação e reflexão nas criaturas. A consciência deste amor pede, de nossa parte, uma resposta de amor. Daí nasce a:






Oração de Santo Inácio






Tomai Senhor, e recebei


Toda a minha liberdade a minha memória também.


O meu entendimento e toda a minha vontade.


Tudo o que tenho e possuoVós me deste com amor.


Todos os dons que me destes com gratidão vos devolvo.


Disponde deles, Senhor, segundo a Vossa vontade.


Dai-me somente o Vosso amor,Vossa graça.


Isto me basta. Nada mais quero pedir.




A experiência dos Exercícios supõe muita generosidade e trabalho pessoal. Especialmente o exame da própria vida: como atuo? O que me move por dentro? Tenho consciência de tudo o que recebi do amor de Deus? Correspondo a este amor? Tudo isso implica numa longa caminhada. Porém, realizada com a ajuda da graça (que nunca falta!) e alguém mais experimentado (o que "dá os Exercícios"), é capaz de provocar mudanças decisivas.



fonte: http://jesuitasamazonia.org/nossaespiritualidade.asp

Santo do dia

São Conrado de Placência, Confessor




Era casado e vivia na cidade de Placência, na Itália. Provocou, certo dia em que estava caçando, um incêndio acidental que causou grandes danos, e fugiu para escapar à justiça. Tendo sabido que um inocente fora condenado em seu lugar, apresentou-se, confessou sua responsabilidade e ofereceu todos os seus bens para indenizar os prejuízos. De comum acordo com a esposa, ela ingressou num convento e ele foi servir num hospital da Sicília. Algum tempo depois retirou-se para a solidão, onde viveu 40 anos na oração e na penitência.

Hoje tem HORA SANTA do EAC!!




A coordenação do EAC de Porto Feliz, convida a todos, jovens e adultos a ir adorar o Senhor na Hora Santa q será realizada hoje, sexta-feira as 19:30hs na Capela do Colégio São José. Venha você também participar conosco desse momento q Jesus Sacramentado nos convida a ficar mais perto Dele.



Esperamos por você!!


Deus abençõe!

Reunião contra a Criminalidade


Por A.I. Prefeitura de Porto Feliz



Prefeitura Municipal, através da Diretoria de Defesa do Cidadão, promoveu na quinta-feira, 11, a primeira reunião do Gabinete de Gestão Integrada (GGI). De acordo com o diretor de Defesa do Cidadão, Urias de Oliveira, o objetivo é unir forças para a elaboração de relatórios que ajudem no combate à criminalidade.

O GGI é composto por todas as diretorias municipais. “Faremos um mapeamento dos pontos de vulnerabilidade social que receberão tratamento especial para não se tornarem problema no futuro”, explica Urias. “Pretendemos nos associar a outras forças como a Promotoria de Justiça e as Polícias Civil e Militar”, conclui o diretor.

Campaci fala sobre obras das casas populares em Capivari

“Capivari poderá contar em breve com algo que espera há anos... as tão sonhadas casas populares”, registrou o Prefeito.


Seis grandes caminhões basculantes, uma motoniveladora, uma retroescavadeira, um trator e uma pá carregadeira trabalhavam em ritmo acelerado nas obras das casas populares no bairro Santa Teresa d’ Ávila nesta semana.

Com um projeto inovador, de excelente qualidade e curto espaço de tempo para serem construídas, as casas terão, segundo o Prefeito de Capivari Luis Campaci, energia solar, piso cerâmico na casa inteira, azulejos até o teto na cozinha e banheiro, esquadrias em alumínio, telhas de barro e pintura interna e externa em látex.
“Entregaremos por meio da CDHU, um novo bairro com asfalto, água, energia, casas de ótima qualidade, passeios externos, toda infraestrutura e paisagismo. Capivari poderá contar com algo que espera há anos, as tão sonhadas casas populares”, registrou Campaci.
Após receber a visita do engenheiro e Superintendente de Obras da CDHU Antonio Alexandre Neves em seu gabinete nesta quarta-feira, 17, Campaci divulgou, otimista, que em 45 dias a terraplenagem e parte da infraestrutura devem estar prontas.
“Se o tempo continuar colaborando, para a próxima semana estão previstas a concretagem e início do radie”, informou.
O engenheiro Neves disse que estará acompanhando de perto as obras na cidade e informou que assim que esta primeira fase estiver concluída, muitos operários serão destinados à Capivari.
“A previsão é de termos de 200 a 300 pessoas trabalhando para que não haja atraso. Pelo que pude perceber o ritmo está bom e posso afirmar que tende a ser intensificado nas próximas semanas”, afirmou o Engenheiro