domingo, 15 de janeiro de 2012

Jovens devem ser orientados a responder chamado de Deus, diz Papa



Na recitação do Angelus deste domingo, 15, o Papa Bento XVI destacou a importância dos mediadores – educadores, pais e sacerdotes – na orientação dos jovens que se sentem chamados por Cristo.

“A fé cristã, por si, pressupõe o anúncio e o testemunho: de fato essa consiste na adesão à boa nova que é Jesus de Nazaré, que morreu e ressuscitou e que é Deus. E assim, também o chamado a seguir Jesus, mais de perto, renunciando a formar uma própria família para dedicar-se à grande família da Igreja, passa normalmente através do testemunho e da proposta de um ‘irmão maior’, normalmente um sacerdote”, explicou o Papa aos fiéis reunidos na Praça de São Pedro.
Bento XVI destacou também o papel fundamental dos pais, que com sua fé genuína e alegre e seu amor conjugal mostram aos filhos que é lindo e é possível construir toda a vida sobre o amor de Deus.

Da janela de seu escritório, o Papa explicou que as Leituras bíblicas deste domingo – segundo do Tempo Comum – mostram a importância da figura que desenvolve um papel de mediador, ajudando as pessoas chamadas a reconhecer a voz de Deus e segui-la.

“No caso de Samuel [na primeira Leitura], trata-se de Eli, sacerdote do templo de Shiloh. Uma noite, Samuel, que era ainda um garoto e desde pequeno vivia a serviço do templo, por três vezes seguidas sentiu ser chamado em seu sono e foi a Eli. Mas não era ele a chamá-lo. Na terceira vez, Eli entendeu e disse a Samuel: Se te chamarem ainda, responda: “Fala-me, Senhor, porque o teu servo te escuta”(1 Sam 3,9)”, indicou o Santo Padre.

No caso dos discípulos de Jesus, destaca o Pontífice, a figura mediadora é aquela de João Batista. Depois do batismo de Jesus no rio Jordão, João Batista indicou Jesus aos seus discípulos dizendo: “Eis o cordeiro de Deus!” (Jo 1,36), que equivale a dizer: Eis o Messias.

“E aqueles dois seguiram Jesus, permaneceram por um longo tempo com Ele e se convenceram que era realmente o Cristo. Logo, disseram aos outros, e assim se formou o primeiro núcleo daquele que se tornaria o colégio dos Apóstolos”, esclarece o Papa.

Ao fim do Angelus, Bento XVI pediu aos fiéis e peregrinos que rezassem à Virgem Maria por todos os educadores, especialmente os sacerdotes e pais, para que “tenham plena consciência da importância de seu papel espiritual, para favorecer nos jovens, além do crescimento humano, a resposta ao chamado de Deus, a dizer: ‘Fala, Senhor, o teu servo te escuta’”.


Fonte: Canção Nova

Nos pênaltis, Desportivo Brasil vence São Caetano e avança na Copa SP



Em jogo disputado no Estádio Municipal Ernesto Rocco, em Porto Feliz, o Desportivo Brasil venceu o São Caetano por 3 a 2, nos pênaltis, após empate por 2 a 2 no tempo regulamentar. Com o resultado, a equipe da casa avança para as oitavas de final da Copa São Paulo de Juniores.
Jogando em casa, a equipe do Desportivo Brasil viu o rival abrir o placar aos 30min, com Nicolas: 1 a 0 para o São Caetano. Porém, a alegria do time do ABC paulista durou pouco. Chico, aos 36, empatou, e José, aos 39min, virou para os mandantes. Quando tudo parecia decidido, Alan novamente deixou tudo igual para o São Caetano aos 44min da etapa final.
Com a igualdade no placar, a partida foi para os pênaltis e a reação do São Caetano de nada adiantou. O Desportivo Brasil converteu três chutes, enquanto a equipe de São Caetano do Sul acertou apenas dois.
Na próxima fase, o Desportivo Brasil enfrenta o Santos na próxima quarta feira dia 18 as 21h na cidade de São Carlos.



Fonte: terra.com.br

Convite!

DSC00834 cópia_thumb[4]

Evangelho do Dia

Ano B - Dia: 15/01/2012

Os primeiros discípulos de Jesus

Jo 1,35-42
No dia seguinte, João estava outra vez ali com dois dos seus discípulos. Quando viu Jesus passar, disse:
- Aí está o Cordeiro de Deus!
Quando os dois discípulos de João ouviram isso, saíram seguindo Jesus. Então Jesus olhou para trás, viu que eles o seguiam e perguntou:
- O que é que vocês estão procurando?
Eles perguntaram:
- Rabi, onde é que o senhor mora? ("Rabi" quer dizer "mestre".)
- Venham ver! - disse Jesus.
Então eles foram, viram onde Jesus estava morando e ficaram com ele o resto daquele dia. Isso aconteceu mais ou menos às quatro horas da tarde.
André, irmão de Simão Pedro, era um dos dois homens que tinham ouvido João falar a respeito de Jesus e por isso o haviam seguido. A primeira coisa que André fez foi procurar o seu irmão Simão e dizer a ele:
- Achamos o Messias. ("Messias" quer dizer "Cristo".)
Então André levou o seu irmão a Jesus. Jesus olhou para Simão e disse:
- Você é Simão, filho de João, mas de agora em diante o seu nome será Cefas. ("Cefas" é o mesmo que "Pedro" e quer dizer "pedra".)