quinta-feira, 7 de junho de 2012

Solenidade de Corpus Christi, matriz N. S. Aparecida

 DSCF7387 DSCF7394 DSCF7421 DSCF7449 DSCF7450 DSCF7451 DSCF7452 DSCF7454 DSCF7470 DSCF7503DSCF7508

Na manhã fria e chuvosa, a matriz Nossa Senhora Aparecida ficou lotada em sua missa paroquial da Solenidade de Corpus Christi que concentrou fiéis das 21 comunidades.

Para esta solenidade todos os ministros extraordinários da Eucaristia e da Palavra foram convocados a estar presentes, os novos ministros que assumirão em breve foram apresentados à comunidade.

Na homilia, o pároco Washington P. Ribeiro fez um reflexão histórica sobre a celebração, refletiu a liturgia do dia, e cobrou de todos os presentes a terem a devida observância de respeito para com a Eucaristia. Conduziu um momento de oração muito bonito, pedindo a todos inclinarem a cabeça e abrirem o coração. No Final a banda Tua Face tocou a música do pe. Zezinho que pede para todos agiram como Jesus, viver, amar, sorrir como ele... etc.

Fotos: João Pedro Correia/Pastoral da Comunicação

Texto: Felipe Miranda/Pastoral da Comunicação

Tietê: Padre Isac celebra missa por cura e libertação na matriz de N. Sra. Aparecida

 

 

Somos a vinha do Senhor, a Casa de Israel.”

Nesta última segunda-feira, dia 04 de junho, às 19:30 h., foi realizada na Igreja Matriz de Nossa Senhora Aparecida em Tietê, uma Celebração Eucarística, “por cura e libertação”, organizada pela R.C.C. local, a qual foi presidida pelo Pe. Isac Isaias Vale, da Comunidade de São Guilherme da Cidade de Sorocaba.

Numa demonstração de fé e esperança, os fiéis da cidade de Tietê bem como das cidades circunvizinhas, puderam em comunhão louvar, pedir, agradecer, e clamar o Espírito Santo de Deus com muita alegria.

No final da Celebração, o Pe. Isac, com muito carinho, abençoou todos os presentes, testemunhando que o amor gera amor, e que não existe prova maior do que aquele que doa sua vida pelo irmão.

Tânia de Luca

PASCOM Paróquia N.Sra.Aparecida

Celebração de Cristo Eucarístico na sacramentalidade da comunidade que se reúne

 

DSCF6893

Por Frei Jacir de Freitas Faria, OFM (*)

I. INTRODUÇÃO GERAL

Em muitos lugares do Brasil, hoje, multidões se aglomeram para celebrar a festa do Corpo e Sangue de Cristo, que em latim se diz Corpus Christi. Esta celebração foi instituída na igreja pelo decreto do papa Urbano IV, em 1264, no qual se afirma que a data deveria ser numa quinta-feira, sessenta dias após a páscoa cristã, de modo que fosse feita a memória da instituição da eucaristia por Jesus. Dessa forma, Corpus Christi tornou-se uma celebração de caráter devocional, uma vez que a verdadeira festa da eucaristia da igreja é aquela que se celebra na noite da quinta-feira santa, quando se celebra a memória da instituição da eucaristia.

 

PISTAS PARA REFLEXÃO

1. Levar a comunidade a perceber que a Eucaristia, além de ser celebração do sacrifício de Jesus na cruz é, também, memória desse evento salvador. Quem vai à missa não o faz por sacrifício pessoal, nem por obrigação, mas em atenção ao mandato de Cristo de celebrar o seu memorial: “Fazei isto em memória de mim”.

2. Demonstrar que a “presença real” de Cristo na Eucaristia se dá, também na comunidade reunida, que celebra o sacrifício de Cristo, faz sua memória, o proclama ressuscitado, rende graças a Deus e se associa a Ele. Portanto, jamais podemos separar os sinais sacramentais do corpo e sangue Cristo da sacramentalidade da comunidade que se reúne, pois o que se pede durante a prece eucarística é que comungando destes dons, ela (a comunidade) se torne um corpo eclesial.

3. A adoração do Santíssimo Sacramento ganhou forte impulso depois do Concílio de Trento, como uma resposta da igreja a Lutero que acreditava na “presença real” de Cristo somente durante a celebração eucarística. Para nós católicos, Jesus continua presente na reserva eucarística e é previsto o culto eucarístico fora da missa. Contudo a própria Igreja orienta como se deve fazê-lo, para que não haja desvios e práticas devocionais equivocadas.

5º dia da Trezena de Santo Antônio

Mesmo com a chuva intensa desta terça feira (05), aconteceu o quinto dia da trezena de Santo Antônio que está percorrendo a paróquia Nossa Senhora Aparecida de Porto Feliz. A comunidade de Santo Antônio fica na Colônia Rodrigo e Silva e está completando 92 anos de existência, em júbilo, o pároco Washington P. Ribeiro envolveu toda a paróquia para celebrar a trezena a Santo Antônio e o aniversário da comunidade. "Como família, é momento de celebrar esta longa caminhada desta comunidade irmã".

Destaque para a presença de fiéis que são servos do Grupo de Oração Sagrada Família, que animou a liturgia! Nesta noite, aconteceu a Missa na Matriz N. Sra. Aparecida foi presidida pelo Frei Eugenio Milani,CFP, com o tema: "Santo Antônio mestre da oração" Na quarta feira acontece o sexto dia na comunidade rural Nossa Senhora das Dores - Barreiro Rico.

Fotos e informações: Washington P. Ribeiro
Texto: Felipe Miranda/Pastoral da Comunicação