Os serviços mais procurados foram coleta de exames laboratoriais, verificação de pressão arterial e exame de próstata
A Secretaria Municipal de Saúde divulgou o balanço parcial dos atendimentos realizados durante a Semana da Saúde do Homem, que acontece de 25 a 29 de julho em Porto Feliz. Até o dia 27 de julho, a Secretaria registrou 2.100 atendimentos.
Os serviços mais procurados foram coleta de exames laboratoriais (666 atendimentos) verificação de pressão arterial (383) e exame de próstata (185). A campanha é realizada em todas as unidades de saúde do município.
Diversos serviços voltados especialmente à saúde do homem foram colocados a disposição. Além dos exames laboratoriais e exame de próstata, são realizados encaminhamentos para especialidades médicas como oftalmologia e nutrição, atendimentos odontológicos, controle de hipertensão e diabetes, aplicação de vacina, distribuição de preservativos, além de atividades educativas como palestras, orientações sobre planejamento familiar e inscrições para o programa “Pare de Fumar”.
Para a secretaria de Saúde, Claudia Meirelles, a Semana da Saúde do Homem é um forma de quebrar a resistência que a população masculina tem de procurar atendimento médico. “Cuidar da saúde é diferente de remediar. A Semana da Saúde do Homem também é uma forma de estimular os homens a se prevenirem, a se cuidarem cotidianamente”, disse a secretária.
A Semana da Saúde do Homem foi criada em outubro de 2006 por meio da Lei Municipal nº. 4.408, proposta pelo então Vereador e Presidente da Câmara, Nando César, que apresentou Projeto de Lei que institui a Semana da Saúde do Homem, a ser realizada todo ano no mês de julho. O projeto foi aprovado pelos vereadores por 8 cotos contra 0. A campanha tem como objetivo a conscientização da população masculina para a importância dos cuidados e prevenções quanto as doenças que comumente atingem os homens, tais como câncer de próstata, doenças sexual transmissíveis (DST), tabagismo etc.
portomaisfeliz.com.br