terça-feira, 3 de julho de 2012

Delegado ouve 1ª testemunha sobre cão ferido por banda de Thiaguinho

 

Borracheiro trabalha próximo ao hotel onde a cadela foi atiginda por bomba. Explosivo foi jogado por integrante de grupo do cantor no sábado (30).

Do G1 Campinas e Região

 

Cadela ferida por bomba caseira em Campinas (Foto: Fernando Pacífico / G1)Cadela ferida por bomba caseira em Campinas
(Foto: Fernando Pacífico / G1)

Os depoimentos sobre o caso da cadela ferida por uma bomba caseira, jogada por um integrante da banda do cantor Thiaguinho, ex-Exaltasamba, começaram na tarde desta terça-feira (3) em Campinas(SP). O primeiro ouvido pelo delegado Antônio Erivelton Piva Junior foi um borracheiro que trabalha próximo ao hotel onde o explosivo foi arremessado.

Aparecido Miranda, de 59 anos, disse em depoimento que acha que a bomba foi jogada intencionalmente no animal e que nenhum integrante da banda desceu do veículo para prestar socorro. Ele ouviu o barulho da bomba e viu os taxistas socorrendo o animal. Segundo o borracheiro, a cachorra apareceu nos arredores do hotel há três anos e a um ano e meio tem uma casinha construída pelos motoristas. Ela é chamada de "Menina" pelos que a tratam.

Delegacia de Proteção dos Animais de Campinas  (Foto: Fernando Pacífico / G1)Delegacia de Proteção dos Animais de Campinas (Foto: Fernando Pacífico / G1)

O depoimento de um dos integrantes da banda de Thiaguinho deve ocorrer ainda nesta terça-feira. De acordo com Piva Junior, titular da Delegacia de Proteção dos Animais de Campinas (SP), dependendo do que for dito e se ele avaliar necessário, a intimação de Thiaguinho, adiantada pelo delegado na segunda-feira (2), pode ser dispensada.
Piva Junior disse ainda que, independentemente do resultado da investigação, quer saber como os integrantes do grupo conseguiram o explosivo, já que a venda desse tipo de artefato é proibida em Campinas.
Cirurgia
A cachorra passou por uma cirurgia nesta terça-feira e está bem. O procedimento durou duas horas e foi concluído às 12h desta terça-feira (2).Segundo a clínica veterinária, foi realizada a reparação do maxilar, que havia sido descolado devido à explosão.
A cadela ficará internada por dois ou três dias e o tempo estimado para a recuperação completa é de dois meses, de acordo com a assessoria de imprensa da União Protetora dos Animais (UPA), responsável pelo resgate do animal.
A assessoria da UPA também informa que desde o acidente, que ocorreu na tarde de sábado (30), a equipe de Thiaguinho não os contatou diretamente.
Ele usou as redes sociais para se manifestar sobre o caso.


Adoção
De acordo com a UPA, a cadela será inserida no programa oficial de adoção da entidade assim que estiver recuperada. Os interessados em adotá-la passarão por um processo de triagem realizado pela organização.

Começou na Consolata Votorantim mais uma "Semana da Catequese"

Pe Carlos na abertura

Teve início nesta Segunda Feira à noite na igreja matriz Nossa Senhora Consolata em Votorantim, mais uma "Semana da Catequese" que se destina a dar formação, além das catequistas, a ministros da Palavra, Pregadores de Grupo de Oração e outros, que atuam nessa área e precisam de uma formação permanente.

Neste primeiro dia o palestrante foi o Diácono José da Cruz que apresentou um resumo da Encíclica "Deus Caritas Est" destacando seus aspectos mais importantes.

A oração inicial e a abertura foi feita pelo pároco Pe Carlos Ferreira Borges Meira, que falou sobre a importância da formação que leva a todos a um crescimento na Fé. Haverá uma avaliação de acordo com as faltas, três participações terá a nota mínima que é 8, 4  participações terá a nota 10.

Padre Carlos informou que na Quarta Feira a formação não deverá acontecer pois os participantes estão convidados a irem na Igreja Matriz de São João Batista e Imaculada Conceição, para acolher, junto com as cinco paróquias, a imagem de Nossa Senhora da Ponte que vem nos visitar. Nessa terça feira na Cristo Rei, a Semana tem sequência com o Padre Rubens, que estará falando sobre a Formação do Povo de Deus.

Na quinta feira na Comunidade do Divino no mesmo horário das 1930 o Padre Carlos abordará o Documento "Evangeliun Vitae" - João Paulo II, e o Documento 94 das DGAE falando sobre o método de catequese que a Igreja está pedindo a todos nós.

Na sexta-feira na Cristo Rei é a vez do Seminarista Elton que abordará a encíclica "Dei Verbun" e o pós sinodal "Verbun Domine", no sábado as 19h30 o encerramento com a missa na São Paulo Apóstolo.

Arquidiocese comemora 20 anos abrindo peregrinação da imagem da Padroeira

Os vinte anos de instalação da Arquidiocese nesta quarta-feira, 4 de julho, serão comemorados com a celebração de missa de ação de graças ao meio-dia na igreja da Catedral Metropolitana, no centro da cidade, marcando também, concomitantemente, o início da peregrinação da imagem fac-símile da Padroeira de Sorocaba, Nossa Senhora da Ponte, que neste período volta a percorrer todas as paróquias locais e de municípios da região, antecipando e preparando a data de sua solenidade litúrgica no dia 15 de agosto.

A missa no vigésimo aniversário de instalação da Arquidiocese e igualmente na data em que se comemora o 88º aniversário de criação canônica da Diocese de Sorocaba por bula papal de Pio XI de 4 de julho de 1924 será oficiada sob a presidência de dom Eduardo Benes de Sales Rodrigues, que também está comemorando o sétimo aniversário de sua investidura como segundo arcebispo metropolitano de Sorocaba.

Serão lembrados ainda, nesta celebração eucarística festiva de 12 horas de amanhã, as figuras sempre presentes dos estimados três primeiros bispos titulares da então Diocese de Sorocaba: dom José Carlos de Aguirre (1925-1973), dom José Melhado Campos (1973-1979) e dom José Lambert, empossado a 20 de janeiro de 1980 como terceiro bispo diocesano e a 4 de julho de 1992 como primeiro arcebispo metropolitano.

A PEREGRINAÇÃO DA IMAGEM DA PADROEIRA - Informa o pároco da Catedral Metropolitana, padre Tadeu Rocha Moraes, que as primeiras paróquias da Arquidiocese a receberem neste ano a imagem peregrina da Padroeira, Nossa Senhora da Ponte, serão as cinco da vizinha cidade de Votorantim (São João Batista, Nossa Senhora da Consolata, Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora do Carmo e São José), para onde ela será levada logo após a missa do meio-dia desta quarta-feira (4).

Quinta-feira, dia 5, irá para Piedade (paróquias de Nossa Senhora da Piedade e do Sagrado Coração de Jesus); sexta-feira (6) para a Paróquia de Santa Catarina, de Tapiraí; dia 7, sábado, virá para Santo de Pirapora, para a Paróquia de São João Batista, e assim sucessivamente, percorrendo pela ordem geográfica os municípios de Araçoiaba da Serra, Iperó, Boituva, Jumirim, Cerquilho, Tietê e Porto Feliz, todos também integrantes da Arquidiocese.

A volta da imagem fac-símile da Padroeira de Sorocaba e da Arquidiocese à cidade-mãe está previsto para o dia 15, domingo, quando começa a peregrinação pelas 31 paróquias locais pela Zona Norte, sendo recebida na Paróquia de São Bento, no Parque São Bento, descendo no dia seguinte (16, segunda-feira) para a Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, da Vila Nova Sorocaba; dia 17, Paróquia de São Luiz Gonzaga, de Vila Barão; dia 19, Paróquia de Nossa Senhora Aparecida, de Vila Angélica, e assim novamente de modo sucessivo. Até fechar o ciclo de todas as regiões de Sorocaba, pelas paróquias de São Paulo Apóstolo, do bairro do Trujillo, no dia 13 de agosto, e de São Benedito, de Vila Carvalho, no dia 14.

O retorno à Catedral Metropolitana ocorrerá às 17 horas do feriado de 15 de agosto, este ano uma quarta-feira, para a missa solene em honra da Virgem da Ponte, a Padroeira, devoção de origem portuguesa à Maria Santíssima, Mãe de Deus, trazida para cá pelo fundador Baltazar Fernandes e seus primeiros povoadores, e em ação de graças pela passagem do 358º aniversário de fundação de Sorocaba.

Colaboração José Benedito/Diário de Sorocaba

Secretária da Saúde se manisfesta sobre o diagnóstico de Febre Maculosa em Porto Feliz

banner
Em sua página no facebook, a secretária Claudia Meirelles se pronuncia na rede social para dar esclarecimentos aos porto-felicenses:

Hoje confirmamos em 3 pessoas o diagnostico de FEBRE MACULOSA. Isso fecha o cerco das medidas de vigilancia que adotamos para proteção da população da cidade.
A febre maculosa é causada por uma bacteria transmitida pelo carrapato estrela. Somente uma pessoa picada pelo carrapato contaminado ( e que permanece com ele no corpo por mais de 3 horas ) tem risco de adquirir a doença. Não há risco de transmissão de uma pessoa para outra.
Os sintomas iniciais são confundidos com muitas outras doenças e o diagnostico definitivo vem da soma do quadro clinico, investigação ( no ambiente e nas atividades da pessoa ) e sorologia ( exame de sangue)
Até o momento , não temos registro de outros casos em Porto Feliz, mas ainda serão tomadas medidas sanitárias no provavel local de infestação. Nos últimos tempos foram confirmados mais 2 casos em Itu e Tietê.
As equipes de saúde estão "antenadas" com as equipes de vigilancia em saúde da secretaria de saúde estadual e prontas para todos esclarecimentos.

Banda Rosa de Saron apresenta-se em Capivari no mês de julho

A banda nacionalmente conhecida apresenta a turnê Horizonte Vivo Distante, dia 27 de julho, na Praça Central de Capivari
O Governo Municipal de Capivari preparou grandes eventos durante o mês de julho para comemorar os 180 anos do município. Como parte do calendário das festividades, uma grande atração vai agitar a cidade, a banda Rosa de Saron. Conhecida nacionalmente, a banda apresenta a turnê Horizonte Vivo Distante, que já rodou o país com um mega show de luzes, estrutura e boa música.
Em mais de 20 anos de estrada, a banda ainda comemora suas recentes conquistas: ela foi indicada ao Grammy Latino em Las Vegas 2010 e 2011, indicada ao prêmio da música digital, melhor cantor de 2010 pelo site Terra, 8º melhor artista do ano pelo site Terra, segundo artista mais importante de 2010 pelo portal G1, disco de Ouro cd Horizonte Distante, DVD de Ouro em vendas pela gravadora Som Livre em 2011 e em julho de 2011 a música “meu abandono” atingiu o 7º lugar entre as músicas mais tocadas nas rádios do Brasil.
“Sem sombra de dúvida os cidadãos assistirão a um grande show, com a mesma estrutura levada em outras cidades. Em seus 180 anos toda a população merece participar de um evento como esse que será gratuito na Praça Central de Capivari”, afirmou o Prefeito Municipal Luís Campaci.
A Banda Rosa de Saron também comemora marcas que a colocam em destaque no cenário musical nacional e evidenciam o seu sucesso, como a marca de 250 mil acessos por mês em seu site oficial, 160 mil membros do orkut, mais de 1 milhão de audições na página do Myspace – atingindo 7 das 10 mais bem colocadas na categoria “Músicas”. A banda também alcançou o topo das bandas de rock nacional mais tocadas nos sites Sonora e Vagalume, tornando suas mensagens acessíveis a todos.
A turnê Rosa de Saron Horizonte Vivo Distante acontece na Praça Central de Capivari no dia 27 de julho, às 20 horas. O evento é gratuito! Prestigie dessa grande festa.

IBGE divulga dados, CERIS mostra "Igreja viva"

 

simbolosJMJDe acordo com o Censo Demográfico 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os católicos permanecem sendo maioria, embora haja uma maior diversidade religiosa da população brasileira. Os dados mostram que 64,6% da população professa a fé católica, havendo 72,2% de presença neste credo no Nordeste, 70,1% no Sul e 60,6% no Norte do país. A proporção de católicos foi maior entre as pessoas com mais de 40 anos, chegando a 75,2% no grupo com 80 anos ou mais.
A análise mostra que outros 22,2% da população são compostos por evangélicos, 8% por pessoas que se declaram sem religião, 3% por outros credos e 2% por espíritas.
CERIS mostra “Igreja Viva”


O Censo Anual de 2010 realizado pelo Centro de Estatística e Investigações Sociais (CERIS) — entidade brasileira de pesquisa religiosa fundada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) — revelou uma “Igreja Viva”. É o que afirma a análise sociológica da evolução numérica da presença da Igreja no Brasil, feita pelo sociólogo Padre José Carlos Pereira, que também é colaborador do CERIS:
De acordo com o sociólogo, os dados apontam para o aumento do número de paróquias e para a criação de novas dioceses, mostrando uma Igreja em constante crescimento:
“Os teóricos da secularização dizem que a religião está fadada ao fracasso, mas o que vemos é o contrário, pois à medida que surge a necessidade da criação de mais paróquias e estas de serem setorizadas, ampliando, assim, o seu alcance, supõe-se que os resultados são de uma maior adesão religiosa, inclusive de pessoas afastadas”, especifica o texto.
O centro de estatísticas também apontou um crescimento considerável em relação às vocações sacerdotais e religiosas, confirmando no Brasil a tendência do aumento do número de sacerdotes diocesanos e religiosos no mundo — conforme divulgou o Setor Estatístico do Vaticano, na semana passada, ao afirmar que o número passou de 405 mil para 413 mil.
“O quadro geral mostra uma vitalidade da religião católica, por meio de um borbulhar de novas modalidades, ou novas formas de viver a fé católica, por meio das novas comunidades, novos movimentos eclesiais e da volta às origens dos ideais das primeiras comunidades cristãs, que tem refletido outro quadro estatístico, que é da evolução do número de presbíteros entre os anos de 1970 e 2010, conforme vemos na atual planilha do CERIS.Isso indica um retorno ao catolicismo dos afastados, mas também uma identificação maior daqueles que já praticavam o catolicismo, mas não se sentiam muito firmes, identificados com a doutrina católica. Sendo assim, por mais que se diga que houve aumento no número dos que se dizem sem religião, ou que cresceu o interesse e as adesões a novos grupos religiosos e a novas igrejas, a Igreja Católica se revela ainda mais estruturada e em franca expansão, com seus empreendimentos missionários como, por exemplo, os que foram propostos pela Missão Continental”, destaca a redação da análise.
Alguns números da pesquisa


Paróquias

Os dados revelam um crescimento vertiginoso no número de paróquias entre os anos de 1994 a 2010, em diversos Regionais da CNBB, com destaque para os regionais Leste 2 (de 1.263 para 1.722) e Sul 1 (de 1.651 para 2.431) , que correspondem ao Estado de Minas Gerais e Espírito Santo (Regional Leste 2) e ao Estado de São Paulo (Regional Sul 1), que são os dois maiores Regionais em número de paróquias e de contingente populacional.
Padres

Em 2000 eram 16.772 padres. Em 2010 chegou a 22.119 padres. A distribuição de padres por habitantes é outro fator levantado pela pesquisa. Em 2000 havia pouco mais de 169 milhões de habitantes e para cada sacerdote eram 10.123,97 habitantes. Dez anos depois havia aproximadamente 190 milhões de habitantes e cada padre teria o número de 8.624,97 habitantes.
A concentração do clero por regiões brasileiras, segundo a pesquisa do CERIS, mostrou que havia uma concentração maior na região sudeste em detrimento das outras regiões. Do total de padres no país a região sudeste concentrava quase metade dos sacerdotes, com 45%. O sul ficava com um quarto da população de padres, 25%, o nordeste 16%, o centro-oeste apenas 9%. Já o norte seria a região com menos padres, apenas 3%.

Laudo aponta morte de moradora de Porto Feliz, SP, por febre maculosa

 

 

Resultado foi divulgado nesta terça-feira (3). Filho e marido da mulher continuam em estado grave.

Do G1 Sorocaba e Jundiaí

 

Foi confirmada como febre maculosa a doença que matou uma moradora dePorto Feliz (SP), no último dia 25.

A informação foi divulgada pela Secretaria de Saúde na manhã desta terça-feira (3). O filho dela, que continua internado em estado grave no Hospital Regional, em Sorocaba (SP), também está com a doença.

 

São aguardados, ainda, os resultados dos exames do marido – que segue internado em estado grave –, do sobrinho e da filha, que foram transferidos para a Santa Casa de Porto Feliz. A suspeita é de que todos tenham contraído febre maculosa, por morarem na mesma casa.

Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura, agentes da Vigilância Sanitária e da Saúde devem se reunir para discutir as medidas que serão tomadas. A casa onde a família mora continua interditada.

A febre maculosa é transmitida pelo carrapato estrela, que normalmente é encontrado em roedores como a capivara, cavalos e bois e até em cachorros e aves domésticas.

Os sintomas da doença, que demoram uma semana para aparecer, são febre, dor de cabeça, dores no corpo, manchas avermelhadas na pele e irritação nos olhos.

Maria, Mãe do Messias

e36c06c72a_mini

A grandeza e a riqueza humana de uma pessoa avaliam-se pelo bem de que foi mediação, pela riqueza de possibilidades humanizantes que escreveu na marcha histórica da humanidade.
Entre as grandes mulheres que marcaram a história do Israel bíblico, Maria aparece como a maior. A Aliança eterna e definitiva é, enfim, selada no seu Filho Jesus. Ela é a plenitude das maravilhas realizadas por Deus através das mulheres. Por isso ela é proclamada bendita entre as mulheres e será louvada por todas as gerações. É  a humilde serva através da qual Deus realiza maravilhas.
Em Maria aconteceu algo que todas as mães judias consideravam um privilégio singular: ser mãe do messias.
Calmeiro Matias, Maria na História da Salvação

Incidência de crimes cai com câmeras em Piedade e Votorantim

 

Sistema de monitoramento tranquiliza a população e os pais.
Votorantim monitora 46 escolas. Piedade vigia 52 pontos pela cidade.

Do G1 Sorocaba e Jundiaí

 

Duas cidades da região de Sorocaba (SP), que mantém sistemas de monitoramento conseguiram reduzir a incidência de crimes. A medida tranquiliza os pais, evita o vandalismo e ajuda na solução dos casos de violência, como mostra a matéria do Tem Notícias.

Em Votorantim (SP), o monitoramento começou no ano passado. Em 2012, nenhum furto foi registrado em escolas do município. Uma central monitora 46 escolas municipais. Os equipamentos vigiam o lado externo das escolas e também há vigilantes de motos e carros, que se revezam no patrulhamento. Segundo a Secretaria Municipal de Educação, a medida ajudou a diminuir os casos de vandalismo e furto.

Já em Piedade (SP), os equipamentos fazem parte do dia a dia da população. As câmeras foram instaladas há oito meses na região central. Elas monitoram 24 horas diversos locais, inclusive quatro pontos de taxi. A praça central e o calçadão do comércio também estão entre os 52 pontos acompanhados pela equipe de monitoramento. O comandante da Guarda Municipal diz que outras oito câmeras devem entrar em operação até o fim do ano.

Câmeras de segurança vigiam escolas de Salto, SP, e inibem crimes

 

Equipamentos também monitoram a área externa das escolas. Custo total do projeto é de R$ 6.2 milhões,

Do G1 Sorocaba e Jundiaí

 

Trinta e quatro escolas de Salto (SP) agora são monitoradas por câmeras. Os equipamentos também monitoram a área externa da escola, inibindo a ação de vândalos, como mostra a reportagem do Tem Notícias.

Uma central acompanha 24 horas o que acontece dentro das salas de aula e do lado de fora do prédio. Uma câmera foi instalada em cada sala. Com isso a diretoria consegue ficar de olho no desempenho dos funcionários e também no comportamento das crianças. Todos os movimentos das crianças nas salas de aula são capturados pelas câmeras. Desde as brincadeiras, até o descanso.

Em uma creche, no bairro vila real, 9 câmeras ficam espalhadas para garantir a segurança. Todas as imagens são acompanhadas em tempo real por uma central de monitoramento. São 232 equipamentos em 34 escolas. O custo total do projeto é de R$ 6.2 milhões.

Radares registram mais de 1,5 mil infrações em um mês em Sorocaba

 

Balanço foi divulgado pela Urbes. Avanço de sinal vermelho rendeu a maior parte das multas.

Do G1 Sorocaba e Jundiaí

 

Os radares inteligentes, instalados em dez semáforos de Sorocaba (SP), já registraram 1.516 infrações desde que entraram em funcionamento, há um mês. O balanço foi divulgado pela Urbes, empresa que administra o trânsito na cidade.

O avanço do sinal vermelho rendeu a maior parte das multas: 1.242. As outras 274 foram para motoristas que pararam em cima da faixa de pedestres. O resultado representa 19% do total de autuações registradas na cidade nesse período.

As imagens são gravadas pelos radares e, caso o motorista entre com recurso, são analisadas caso a caso.

Radar inteligente flagra avanço de sinal vermelho (Foto: Reprodução/TV Tem)Radares inteligentes estão instalados em 10 pontos da cidade (Foto:  Reprodução/TV Tem)

 

O querer é seu, o realizar é de Deus

Nossa parte é querer. É pedir! É se abrir. Como nas bodas de Caná, na qual havia uma missão para os serventes: encher as talhas de água. Se tivessem colocado a água pela metade, só teriam nas talhas a metade do vinho. Mas uma vez que as encheram até a borda, tiveram as talhas cheias de vinho. Quem transformou a água em vinho foi Jesus, mas quem a carregou foram os serventes (cf. Jo 2,1-11).
Sua parte é querer e pedir. Você precisa querer e pedir que o Senhor reavive o carisma de Deus que está em você. Só você pode fazer isso, ninguém pode fazê-lo em seu lugar. É a parte que lhe cabe.
O querer é seu, o realizar é de Deus. Lembre sempre, vou repetir: o querer é seu; é a parte que lhe cabe, mas o realizar é de Deus. Pode experimentar: se você sinceramente deseja e pede, o Senhor fará a parte que cabe a Ele, derramando sobre você o Espírito Santo. Reinflamará o carisma que Ele mesmo colocou em você. Deus derrama Sua graça quando quer e é preciso.
Deus o abençoe!


Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

 

Kelen Galvan
Da Redação

Arquivo

Papa reza para que todos tenham trabalho e pelos voluntários cristãos

Nas intenções de oração para o mês de julho, o Papa Bento XVI reza para que todos tenham um emprego e pelos voluntários cristãos.
O Santo Padre pede, como intenção geral, "para que todos tenham trabalho e o possam realizar em condições de estabilidade e segurança".
E como intenção missionária para este mês, o Papa roga "para que todos os voluntários cristãos, presentes nos territórios de missão, saibam dar testemunho da caridade de Cristo".
Todos os meses, o Pontífice confia suas intenções ao Apostolado da Oração, uma iniciativa que é seguida por milhões de pessoas em todo mundo.

Thiaguinho será intimado para depor após bomba caseira ferir cadela

 

Explosivo foi jogado por integrante da banda do cantor no sábado (30).
Cachorra passará por cirurgia na mandíbula nesta terça-feira (3).

Do G1 Campinas e Região

 

Cadela ferida por bomba caseira em Campinas (Foto: Fernando Pacífico / G1)Cadela ferida por bomba caseira em Campinas
(Foto: Fernando Pacífico / G1)

O cantor Thiaguinho, ex-Exaltasamba, será intimado para depor após a explosão de uma bomba caseira, jogada por integrantes de sua banda, ferir gravemente uma cadela vira-lata em frente a um hotel de Campinas (SP). O titular da Delegacia de Proteção dos Animais, Antônio Erivelton Piva Junior, informou que recebeu uma lista com o nome de todos do grupo, mas o responsável não foi apontado.
"Estou tentando identificar quem foi", disse. Segundo Piva Junior, a lista tem de 10 a 15 nomes e todos serão intimados. Foi aberto um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e se algum dos integrantes não morar em Campinas poderá responder aos questionamentos por carta precatória. O crime tem pena de 3 meses a 1 ano de detenção, além de multa.

Por meio de nota, a assessoria do cantor informou que o responsável pelo acidente irá se apresentar nesta terça-feira (3) "para prestar esclarecimentos sobre o episódio". Além disso, informa que Thiaguinho "está tomando as providências necessárias" para visitar o animal ainda nessa semana, assumir os custos do tratamento e, se possível, adotá-lo.

O veterinário Eicke Bucholtz Junior (Foto: Fernando Pacífico / G1 Campinas)Veterinário Eicke Bucholtz Junior com o raio-x da cadela   (Foto: Fernando Pacífico / G1 Campinas)

Cirurgia e adoção
A cachorra, que não tem um nome, passará por uma cirurgia na mandíbula na manhã desta terça-feira (3). O explosivo foi jogado próximo ao animal quando o grupo deixava o hotel após um show em Sumaré, realizado no sábado (30). Segundo o veterinário Eicke Bucholtz Junior, a cadela não corre risco de morte, mas ela só consegue se alimentar com alimentos "pastosos", por conta do ferimento na boca. O período estimado para recuperação do animal é de 60 dias.

"Acredito que o pior momento já passou. Não sabemos ainda se ela terá surdez parcial ou integral. O maior desafio é o emocional dela, pois ficou muito assustada", afirma o veterinário. Ele informou que pelo menos dez pessoas já procuraram pelo hospital, com intuito de adotar a cachorra, que possui entre dois e quatro anos.

saiba mais

Thiaguinho não estava hospedado no local, mas disse em uma rede social que o funcionário foi demitido na tarde deste domingo (1º), sem mencionar o nome do responsável. O caso foi registrado como maus-tratos contra animais no 5º Distrito Policial de Campinas por representantes da União Protetora dos Animais (UPA), que fez o resgate do animal.

A cadela está internada em um hospital veterinário que fica próximo ao Hotel Nacional Inn, no Jardim do Trevo. Ela teve ferimentos na boca, quebrou o maxilar, perdeu dentes, rompeu o tímpano e teve queimaduras na língua e no céu da boca.
"Surpreendido"
A recepção do hotel confirmou que a equipe do cantor estava hospedada no local e que, no momento da explosão, a van com o grupo era o veículo mais próximo da cadela. Ainda segundo funcionários, que não quiseram se identificar, Thiaguinho não estava com a equipe. No boletim de ocorrência, o responsável pela UPA que fez o registro informou que um homem que se apresentou voluntariamente como produtor da banda entrou em contato para buscar informações do estado de saúde do animal e oferecer ajuda para o tratamento.

O cantor Thiaguinho, ex-Exaltasamba (Foto: Divulgação)Cantor Thiaguinho, ex-integrante do Exaltasamba,
disse que irá visitar animal   (Foto: Divulgação)

Em uma rede social, o cantor Thiaguinho postou mensagens sobre o assunto no início da tarde deste domingo (1º), dizendo que tinha sido surpreendido com informações do envolvimento de integrantes da equipe dele em um caso de violência contra animais. "Acabei de acordar e fui surpreendido com algumas mensagens sobre um envolvimento de integrantes da minha equipe e um animal ontem", escreveu o músico.

Duas horas depois das postagens, o cantor informou que, apesar de gostar muito do funcionário, a atitude dele não lhe deu escolhas e ele foi demitido. Em comunicado à imprensa, o músico lamentou o ocorrido e disse que vai prestar todo suporte necessário para a recuperação do animal. De acordo com a nota, o explosivo foi adquirido pelo integrante da banda na região de Campinas com o intuito de comemorar as festas junina e julina.
Mascote
O taxista Júlio Roque trabalha no ponto em frente ao hotel e foi informado do caso por colegas de trabalho, mas estava de folga na noite de sábado. Ele conta que a cadela tornou-se mascote dos taxistas há dois anos. "Ela já teve duas crias aqui, e depois nós mandamos castrá-la", completa Roque.

Cachorra sofreu ferimentos após pegar explosivo atirado por integrante da banda do cantor Thiaguinho (Foto: Fernando Pacífico / G1 Campinas)Cachorra passará por cirurgia nesta terça-feira para corrigir mandíbula (Foto: Fernando Pacífico / G1)

Prefeitura de São Pedro diz que bispo autorizou obra contestada pela igreja

 

Secretário apresentou documento de 2010 com permissão para restauro. Diocese entrou na Justiça para pedir a interrupção imediata da reforma.

Do G1 Piracicaba e Região

 

O secretário do meio-ambiente de São Pedro (SP), Marcelo de Camargo, disse, nesta segunda-feira (2), que a Diocese de Piracicaba autorizou, por meio de um documento, a realização de obras na Igreja da Santa Cruz. Apesar do documento apresentado pelo Executivo com a assinatura da advogada da paróquia, a Igreja entrou na Justiça para que as obras sejam interrompidas e alegou não ter sido avisada sobre a restauração.

No último domingo (2), o G1 noticiou que a Diocese de Piracicaba (SP), responsável pelo templo, entrou com uma ação civil pública pedindo que as obras sejam interrompidas imediatamente. Segundo a Diocese, existem laudos, o último deles do final de 2011, que comprovam que a estrutura da igreja está comprometida e não comportaria uma obra de restauração. Os religiosos afirmam que a Prefeitura invadiu o local para realizar a restauração.

Camargo alegou nesta segunda, entretanto, que os engenheiros da Prefeitura têm acompanhado os trabalhos, que, neste momento, referem-se à reforma do telhado. O secretário afirmou também que a diocese autorizou em 2010 qualquer obra no templo desde que não acarretasse em custos para a Igreja.

“Ninguém invadiu nada. Como a gente pode ter invadido se a diocese assinou que estava de acordo? A vontade das pessoas, que foram batizadas, que casaram lá, é que o templo seja restaurado. Não vejo porquê demolir a igreja e construir outra”, disse.

O G1 tentou ouvir o bispo responsável pela diocese, mas a assessoria de imprensa informou que ele não vai comentar o caso. A Prefeitura informou que ainda não foi notificada sobre nada e, portanto, vai continuar os trabalhos no local.

Igreja em São Pedro, SP (Foto: Reprodução EPTV)Enquanto Diocese trava briga judicial, Prefeitura mantém obra no telhado (Foto: Reprodução EPTV)