segunda-feira, 28 de março de 2011

Pe. Isac receberá título de cidadão Sorocabano


No próxima quarta feira, dia 30 será outorgado o Titúlo de Cidadão Sorocabano ao Pe. Isac Isaías Valle.
O evento acontecerá no Plenário da Câmara Municipal de Sorocaba ás 19h30, quem estiver interessado sairá um ônibus rumo a Sorocaba. Para mais informações entrar em contato com a paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens através do telefone 3262-1054  Pe. Isac que é natural da cidade de Nova Trento em Santa Catarina residiu em Porto Feliz durante 22 anos e meio na paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens.
Ele realizou na cidade uma reforma interna na Igreja Matriz, criou mais duas paróquias ( Nossa Senhora AParecida e São João Batista), também foi o responsável pela construção do Centro Catequético, iniciou na região o movimento da RCC ( renovação carismática católica), Publicou em Porto Feliz os 15 primeiros livros publicados até então.
Atualmente Pe. Isac é Pároco da Paróquia Santa Rita de Cássia, diretor espiritual da RCC da arquidiocese de Sorocaba e professor de teologia dogmática no "Instituto de Teologia João Paulo II" da Arquidiocese de Sorocaba. 




Porto Feliz entra em quadra nesta segunda 28 pela Copa TV Tem de Futsal


Porto Feliz estréia nesta segunda, dia 28 pela Copa TV Tem de Futsal.
A equipe portofelicense entrará em quadra ás 20h30 na cidade de Itu no ginásio Ângelo Favaron, e vai enfrentar a cidade de Sorocaba.
Depois dessa partida Porto volta a jogar no dia 4 de abril contra São Roque no ginásio Benedito Romualdo de Godois em Iperó.

Angelus: Encontro com Jesus é garantia de verdadeira felicidade, ensina Papa


O Papa Bento XVI refletiu, antes da tradicional oração mariana do Angelus diante dos milhares de fiéis reunidos na Praça de São Pedro neste domingo, sobre o Evangelho que narra o encontro de Jesus com a Samaritana.
"Cada um de nós pode identificar-se com a mulher Samaritana: Jesus nos espera, especialmente neste tempo de Quaresma, para falar ao nosso, ao meu coração. Ajude-nos a Virgem Maria a não esquecer desse encontro, do qual depende a nossa verdadeira felicidade", disse.
O Pontífice explicou que o "cansaço da viagem" (Jo 4,6), sentido por Jesus, é sinal da sua verdadeira humanidade e também prelúdio da paixão com a qual Ele levou a cumprimento a obra da redenção humana.
"Deus pai enviou-o para saciar a nossa sede de vida eterna, doando-nos o seu amor, mas para nos dar esse dom Jesus pede a nossa fé. A onipotência do Amor respeita sempre a liberdade do homem; bate à porta do coração e espera com paciência a sua resposta", afirmou. Por fim, Bento XVI disse que é graças ao encontro com Jesus e o dom do Espírito Santo que a fé do homem alcança o seu cumprimento.
Ao final do encontro, o Santo Padre lançou um apelo pelo fim de uso de armas na Líbia. Mais cedo, no início da manhã, ele também visitou as Fossas Ardeatinas e disse que a violência entre os homens é ofensa gravíssima a Deus.



Fonte: Canção Nova

Salmo



Salmo 47

1 Batei palmas, todos os povos; aclamai a Deus com voz de júbilo.

2 Porque o Senhor Altíssimo é tremendo; é grande Rei sobre toda a terra.

3 Ele nos sujeitou povos e nações sob os nossos pés.

4 Escolheu para nós a nossa herança, a glória de Jacó, a quem amou.

5 Deus subiu entre aplausos, o Senhor subiu ao som de trombeta.

6 Cantai louvores a Deus, cantai louvores; cantai louvores ao nosso Rei, cantai louvores.

7 Pois Deus é o Rei de toda a terra; cantai louvores com salmo.

8 Deus reina sobre as nações; Deus está sentado sobre o seu santo trono.

9 Os príncipes dos povos se reúnem como povo do Deus de Abraão, porque a Deus pertencem os escudos da terra; ele é sumamente exaltado.

Evangelho do dia

Jesus é rejeitado em Nazaré
Lc 4,24-30

Em verdade, vos digo que nenhum profeta é aceito na sua própria terra. Ora, a verdade é esta que vos digo: no tempo do profeta Elias, quando não choveu durante três anos e seis meses e uma grande fome atingiu toda a região, havia muitas viúvas em Israel. No entanto, a nenhuma delas foi enviado o profeta Elias, senão a uma viúva em Sarepta, na Sidônia. E no tempo do profeta Eliseu, havia muitos leprosos em Israel, mas nenhum deles foi curado, senão Naamã, o sírio". Ao ouvirem estas palavras, na sinagoga, todos ficaram furiosos. Levantaram-se e o expulsaram da cidade. Levaram-no para o alto do morro sobre o qual a cidade estava construída, com a intenção de empurrá-lo para o precipício. Jesus, porém, passando pelo meio deles, continuou o seu caminho.











Programa Jornalístico estréia na rádio FM Conquista


Nesta segunda feira, dia 28 estréia na rádio FM Conquista o programa "Questão de Opinião" .
Esse programa terá notícias locais, regionais, nacionais e notícias Internacionais, além da prestação de serviços.
O programa vai acontecer de segunda a sexta, das 12h até as 13h. A equipe no momento é formado por 4 pessoas, porém segundo informações essa equipe poderá aumentar.
Os irmãos Gianpaulo Batista e Giancarlo Batista farão os comentários e a ancoragem do programa vai ser a Liliana Batista, no qual é esposa de Giancarlo.
Liliana será a apresentadora e Chechi Jr. será o redator e editor. Os ouvintes poderão ouvir pela rádio na frequência 105.9 MHZ, e também pela rede mundial de computadores, onde poderá ser acessados inclusive com arquivos online: http://www.questaodeopiniao.com.br/
Confira abaixo alguns trechos da entrevista que o Jornal Tribuna das Monções publicou:



Tribuna: Vocês começam o programa da segunda- feira?
Gianpaulo: Sim às 12h. Um programa de cunho jornalístico em que nós vamos falar de notícias nacionais, internacionais e locais.


Tribuna: Qual a duração do programa?
Gianpaulo: Uma hora de programa. Meu irmão fica com a as partes internacionais e nacional e eu com as partes regional e local. A Lilian fará a locução das notícias e o Chechi com a redação e edição. Na verdade, a produção é nossa.

Tribuna: De segunda a sexta é uma produção. Serão muitos assuntos a serem tratados...
Gianpaulo: A gente sabe que não será possível colocar todas as notícias, mas vamos pelo menos às principais e quando tiverem relação com o Brasil. As notícias locais será a nossa própria convivência na cidade que fará acontecer. A produção é pesada, mas infelizmente não temos muito recurso humano para fazer esse trabalho; é mais uma questão de necessidade.

Tribuna: Há algum envolvimento político- partidário nesse programa?
Gianpaulo: Não! O que terá é a oportunidade de a gente tratar de política no programa, mas envolvimento político-partidário, não. Tentar fazer gancho para determinado partido, isso não.
Liliana: Na verdade, o programa foi elaborado como fonte de notícias da cidade e de cidadania diariamente através do rádio, uma semana que os jornais são semanais.
Giancarlo: Seria um desperdício um canal de rádio, frequência modulada, legal, licenciado, não ter um programa jornalístico.
O programa foi uma oferta que fizemos à FM Conquista, uma parceria simples: a emissora cede o horário e nós entramos com o trabalho, quem ganha é o povo. O programa terá um espaço para o ouvinte, com o nome Boca no Trombone, aonde ele poderá fazer a sua reclamação.


Fonte: Jornal Tribuna das Monções

Campanha da Fraternidade é tema de formação

DSCF3149

Atendendo a convite do Padre Washington Pascoal Ribeiro, a coordenadora arquidiocesana para a Campanha da Fraternidade, Anice Souza de Almeida esteve na Matriz Nossa Senhora Aparecida dando uma palestra formativa para o tema deste ano "Fraternidade e Vida no Planeta", com o lema "A criação geme em dores de parto" Rm 8,22, neste domingo dia 27 de março.

DSCF3122

Anice afirmou que o o objetivo da Campanha é chamar atenção das pessoas para a questão ambiental, fazendo com que todos percebam a relação da vida humana e a biodiversidade do planeta. A mudança de hábito é considero como o gesto mais concreto para pro em prática a campanha da fraternidade "não jogando lixo na rua, economizando no uso da água, da energia elétrica, praticar a carona para levar os filhos na escola, ajudar na coleta seletiva".

DSCF3125

Padre Washington justificou a formação para os líderes de Pastorais, para ir além do fato de "só colocar o cartaz, falar e cantar a música da campanha, sem conscientizar as pessoas quais os objetivos da Campanha". Ele lembrou também, que em Romaria até Pirapora do Bom Jesus, "pudemos ver no Rio Tietê a poluição que estava, isto mostra o quanto não estamos tomando conta do meio ambiente". Em sua paróquia, agora o padre espera que os 30 líderes de movimento e pastorais, discutam o tema em suas reuniões.

DSCF3141

Na Matriz Nossa Senhora Aparecida foi montado diante dos fiéis uma exposição imitando a natureza, na semana seguinte ela foi totalmente sujada, com lixo, para representar a ação do Homem.

DSCF3128 DSCF3130 DSCF3137 DSCF3134

Formação
Anice é educadora, trabalha com crianças de 6 anos em fase alfabetização. Ela falou da importância do texto base da CF2011, que apesar de ter muitos termo técnicos, ele é o material mais importante de apoio. Durante a palestra, foram abordados a questão do efeito estufa, as mudanças climáticas, a poluição dos rios, a queimada da palha da cana etc.  Desde 1750, o processo de industrialização ganhou força e desde então os níveis de dióxido de carbono só aumentam, a população mundial quadruplicou no século XX e 50% da superfície do planeta já passou por transformação. Anice é da Paróquia São José Operário, da comunidade Divino Espírito Santo.

O site da campanha:

www.cfarquidiocesesorocaba.com

Anice afirmou que com a Fé a Campanha ganha força, pois a Igreja colabora na mudança de hábitos/comportamento quando ela forma e conscientiza as pessoas. De Deus podemos "buscar fazer sua vontade, ter atitudes justas para com todos e o meio ambiente". A Teologia também pode ajudar, quando ela "nos esclarece qual é a vontade de Deus". Por fim, destacou São Francisco de Assis, o patrono da Campanha da Fraternidade, "ele que em vida soube amar e respeitar todas as formas de vida, chamando a todos de irmão, irmão Sol... São Francisco tudo observava, tudo amava".

DSCF3153

Fotos da Romaria Paroquial à Pirapora do Bom Jesus