Atendendo a convite do Padre Washington Pascoal Ribeiro, a coordenadora arquidiocesana para a Campanha da Fraternidade, Anice Souza de Almeida esteve na Matriz Nossa Senhora Aparecida dando uma palestra formativa para o tema deste ano "Fraternidade e Vida no Planeta", com o lema "A criação geme em dores de parto" Rm 8,22, neste domingo dia 27 de março.
Anice afirmou que o o objetivo da Campanha é chamar atenção das pessoas para a questão ambiental, fazendo com que todos percebam a relação da vida humana e a biodiversidade do planeta. A mudança de hábito é considero como o gesto mais concreto para pro em prática a campanha da fraternidade "não jogando lixo na rua, economizando no uso da água, da energia elétrica, praticar a carona para levar os filhos na escola, ajudar na coleta seletiva".
Padre Washington justificou a formação para os líderes de Pastorais, para ir além do fato de "só colocar o cartaz, falar e cantar a música da campanha, sem conscientizar as pessoas quais os objetivos da Campanha". Ele lembrou também, que em Romaria até Pirapora do Bom Jesus, "pudemos ver no Rio Tietê a poluição que estava, isto mostra o quanto não estamos tomando conta do meio ambiente". Em sua paróquia, agora o padre espera que os 30 líderes de movimento e pastorais, discutam o tema em suas reuniões.
Na Matriz Nossa Senhora Aparecida foi montado diante dos fiéis uma exposição imitando a natureza, na semana seguinte ela foi totalmente sujada, com lixo, para representar a ação do Homem.
Formação
Anice é educadora, trabalha com crianças de 6 anos em fase alfabetização. Ela falou da importância do texto base da CF2011, que apesar de ter muitos termo técnicos, ele é o material mais importante de apoio. Durante a palestra, foram abordados a questão do efeito estufa, as mudanças climáticas, a poluição dos rios, a queimada da palha da cana etc. Desde 1750, o processo de industrialização ganhou força e desde então os níveis de dióxido de carbono só aumentam, a população mundial quadruplicou no século XX e 50% da superfície do planeta já passou por transformação. Anice é da Paróquia São José Operário, da comunidade Divino Espírito Santo.
O site da campanha:
www.cfarquidiocesesorocaba.com
Anice afirmou que com a Fé a Campanha ganha força, pois a Igreja colabora na mudança de hábitos/comportamento quando ela forma e conscientiza as pessoas. De Deus podemos "buscar fazer sua vontade, ter atitudes justas para com todos e o meio ambiente". A Teologia também pode ajudar, quando ela "nos esclarece qual é a vontade de Deus". Por fim, destacou São Francisco de Assis, o patrono da Campanha da Fraternidade, "ele que em vida soube amar e respeitar todas as formas de vida, chamando a todos de irmão, irmão Sol... São Francisco tudo observava, tudo amava".
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe o seu comentário!
Seja bem vindo!
Pascom Porto Feliz