Em 2012, o Parque das Monções já foi notícia aqui pela Pascom e ganhou página no jornal Tribuna das Monções, sai Governo Maffei entra Governo Levi. Publicado no dia 8 de dezembro, já se constatava a necessidade de maior vigilância para coibir os vandalismos, assim como também a necessidade urgente de pequenos reparos.
Em dezembro, clique aqui
Quatro meses depois, os problemas se agravaram e se configuram em uma grande ameaça ao parque, que tem a sua importância histórica, geográfica e arqueológica. Mas esta consciência da importância do parque está faltando nos usuários que usam do local para um passeio, fotos, encontros amorosos ou um simples passatempo.
Árvores
A vegetação está precisando de poda em alguns pontos, como na entrada principal (pela José Bonifácio), placas do parque e até das que tratam da obra de revitalização.
Portão principal
Que fica na escadaria (pela rua José Bonifácio), está apodrecendo e já é um perigo. Há necessidade de revisar o projeto de revitalização, se ele estava ou não incluso nas obras ou ficou mesmo de fora. Necessita urgente ser reformado.
Banheiro masculino
Pintura do teto está se soltando, vidros quebrados, lâmpadas queimadas.
Placa de informação
A placa que informa sobre o batelão tem informações erradas que precisam ser corrigidas, a empresa responsável precisa realizar a troca. O problema foi detectado desde o ano passado, quando as placas foram colocadas e até o momento nada foi resolvido.
Bancos
Já tem banco com o seu "pé" quebrado, sendo substituído por tronco de árvore, outros já necessitam ter sua madeira tratada, pois a ação do tempo já tirou a beleza e está afetando a madeira.
Luminárias
Diversas luminárias estão quebradas, assim como o globo (que envolve e protege as lâmpadas), como lâmpadas também. Algumas está com galhos de árvores encostando.
Corrimão
Em alguns pontos eles estão danificados!
Bebedouro
Desde a sua reinauguração, possuía três torneira, atualmente somente uma e de material diferente e inferior a atual.
Gruta Nossa Senhora de Lourdes
O painel em PVC com informações para turistas sobre a Gruta (em Português e Inglês), foi removido do local, já vinha sofrendo com vandalismo.
Câmeras
O monitoramento já está prejudicado por que sete delas já foram destruídas, do total de 16. O monitoramento é feito 24 horas por dia, as imagens geradas são controladas na sede da CGM (Guarda Civil Municipal). No dia do registros das fotos, a câmera que monitorava a Gruta Nossa Senhora de Lourdes, réplica fiel a que existem em Lourdes/França, estava destruída e com parte do seu equipamento dependurado por fios.
Outro lado
As fotos foram registradas na quarta-feira (10/04/2013), final da tarde. Junto a empresa Alarmaq, atendente informou que somente fez as instalações de vídeo monitoramento do local até a sede da GCM e não é responsável pela segurança do parque.
Importante salientar que o parque estava limpo, assim como o banheiro masculino. As lixeiras também estavam em ordem. Havia presença de uma guarda no local orientando os visitantes e garantido a segurança.
Assessoria de Imprensa foi contatada na quinta-feira (11/04/2013), com algumas perguntas a respeito do vandalismo, da manutenção, informações sobre o portão principal estar ou não incluso no projeto de revitalização, placa do batelão com informação errada, bem como a destruição das câmeras (material caro), e também, se foram registradas as ocorrências em boletim de ocorrência, se há suspeitos ou que outra medida foi tomada. Entre outros pontos.
Em novo contato com a Assessoria (12/04/13) , a previsão de alguma resposta das secretarias responsáveis seria entre segunda e quarta-feira (15 a 17/04).
Mais fotos no facebook da Pascom Porto Feliz.
Fotos e texto: Felipe Miranda/Pastoral da Comunicação