terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Notícias do vereador Marquinhos

DSC04148 

Aniversário do senhor Domingos Barbosa da Silva (seu Mingo) dia 08 de Dezembro. Sua esposa Norvina, filhos, netos e amigos lhe desejam muita saúde e felicidades.

DSC04114 DSC04134 DSC04135

Realizou-se no dia 04 de Dezembro, com saída do Parque das Monções, a 3ª trilha motociclística Paris da Kana. O evento teve a participação de mais de 150 motociclistas. Na foto, vereador Marquinhos Magnum, prefeito Claudio Maffei e os motociclistas.

DSC04101 DSC04103

Vielas do canteiro central da Avenida Silvio Brand Correa, Jardim Vante, fechadas, à pedido do vereador Marquinhos Magnum, devido aos inúmeros acidentes ocorridos no local com crianças. Essa iniciativa visa dar maior segurança aos moradores. Obras executadas pela Secretaria de Obras Públicas.

fonte: Assessoria do vereador.

Capivari participa pelo 2º ano da Virada Inclusiva



A Prefeitura Municipal de Capivari realizou no último final de semana eventos especiais como parte da Virada Inclusiva 2011, promovida em todo o Estado de São Paulo pela Secretaria Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (PcD). É a segunda vez que o Governo do Estado promove o evento com a participação de Capivari na programação oficial.
A Virada Inclusiva aconteceu em comemoração ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, comemorado no dia 03 de dezembro, data estipulada pela Organização das Nações Unidas (ONU).
As atividades em Capivari começaram na sexta feira, dia 02, com duas apresentações musicais na Apae. Uma no período da manhã e outra à tarde, com o Coral de Libras da Escola Municipal Augusto Castanho e com os músicos Marcelo Bonagúrio na sanfona e Dyesson nos teclados, que encantaram as crianças e visitantes com várias canções do repertório Nacional. “As crianças da Apae tiveram uma participação bastante positiva de uma maneira expressiva e espontânea”, contou o Diretor de Acessibilidade, José Pagliardi.
No sábado pela manhã, na Praça Central, foram apresentados os trabalhos das oficinas artesanais do Ceameec - Centro de Apoio Multidisciplinar em Educação Especial de Capivari e do Caps II, quando o público pode conhecer um pouco dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos.
Na Praça Central também foi realizada mais uma feira de doação de filhotes do Centro de Controle de Zoonozes de Capivari, que de maneira bastante positiva conseguiu um lar para 24 animais, todos filhotes de cães e gatos. Cerca de 200 algodões doces foram entregues às crianças que passaram pela praça central.
As atividades continuaram no domingo, dia 04, pela manhã, no Haras da Gruta, no Loteamento Jardim São Pedro, com apresentação de equoterapia, sob comando das fisioterapeutas Nadya Paes e Tatiana Favaro.
A equoterapia é mais um instrumento à disposição para a reabilitação das PcD, que vem sendo amplamente divulgado e com uma crescente procura devido aos seus resultados comprovados clinicamente.
“A nossa cidade é uma das poucas que já oferece este tipo de serviço, como a equoterapia. A Administração Municipal está muito satisfeita por ter promovido, mais uma vez, a Virada Inclusiva em Capivari. Estamos gratos a todos os setores que colaboraram com esta importante realização”, finalizou o Diretor Pagliardi.




Fonte: A.I.Prefeitura de Capivari

Papa explica como não se distrair com consumismo no Natal

 

O Papa fez a recitação do Angelus aos fiéis reunidos na Praça São Pedro, entre eles, crianças com suas imagens do Menino Jesus

Neste tempo de Natal, tudo a nossa volta propõe uma uma mensagem de natureza comercial, mas o cristão é convidado a viver o Advento sem deixar-se distrair pelas luzes, mas sabendo dar o valor correto às coisas, fixando seu olhar interior sob Cristo. "Se, de fato, perseveramos 'vigiantes na oração e exultantes na glória' os nossos olhos serão capazes de reconhecer Nele a verdadeira luz do mundo, que vem clarear as nossas trevas”, salientou o Papa Bento XVI na recitação do Angelus no domingo, 11.
Depois de visitar a paróquia Santa Maria das Graças, na zona norte de Roma (Itália), falou  aos fiéis e peregrinos reunidos na Praça São Pedro.
“A vigília de coração, que o cristão é chamado a exercitar sempre, na vida de todos os dias, caracteriza de modo particular este tempo no qual nos preparamos com alegria para o mistério do Natal”, explicou o Santo Padre.
Acesse
.: NA ÍNTEGRA: Angelus de Bento XVI deste domingo 11/12/2011

O Pontífice ressaltou que a verdadeira alegria não é fruto do divertimento que deixa de lado os deveres da vida e as responsabilidades. A verdadeira alegria está ligada a algo mais profundo.  Claro que em meio ao cotidiano, muitas vezes vivido num ritmo frenético, é importante encontrar espaço para um tempo de descanso, para distração, mas a alegria verdadeira está ligada a um relacionamento com Deus.
“Quem encontrou Cristo na própria vida experimenta no coração uma serenidade e uma alegria que ninguém e nenhuma situação pode tirar”, enfatizou.
O Papa lembrou das palavras de Santo Agostinho que expressou isso muito bem essa busca pela verdade, pela paz e pela alegria. Depois de ter buscado em vão em muitas coisas, Santo Agostinho conclui que o coração do homem é inquieto, não encontra serenidade e paz até que repousa em Deus.
“A verdadeira alegria não é simplesmente um estado de animo passageiro, nem qualquer coisa que se consegue com os próprios esforços, mas é um dom, nasce do encontro com a pessoa vida de Jesus, ao dar espaço a Ele em nós, ao acolher o Espírito Santo que guia nossa vida”, afirma.


Natal do Menino Jesus

Entre os peregrinos estavam as crianças do Centro Oradores Romanos trazendo suas imagens do Menino Jesus para receber a benção do Papa. Depois da recitação do Angelus, o Papa sauou-as dizendo: “Queridas crianças, quando rezarem diante do vosso presépio, lembrem-se de mim, como eu me recordo de você. Agradeço-vos e bom natal!”

Maior presépio do mundo é aberto à visitação no México

 

O presépio ocupa uma área de dois quilômetros quadrados e traz representadas 57 cenas da Natividade

Até o dia 15 de janeiro o maior presépio do mundo estará aberto ao público. Trata-se do presépio instalado na Cidade do México, no estacionamento do Estádio Azteca, que tem mais de dez mil peças e foi reconhecido pelo livro dos recordes como o maior do mundo e também como o que tem o maior número de figuras.
O presépio ocupa uma área de dois quilômetros quadrados e traz representadas 57 cenas da Natividade, além do chamado “muro dos desejos”, onde os visitantes podem escrever seus pedidos de Natal.
O presépio da Cidade do México foi montado em 70 dias e contou com a participação de arquitetos, engenheiros, desenhistas e historiadores que articularam seus trabalhos em torno de 700 toneladas de infra-estrutura, 5 mil peças elaboradas por artesãos e 500 peças de vestuário de época.
De acordo com Letícia Almada, responsável pelo setor de comunicação do presépio, a ideia nasceu na Colômbia, onde o presépio foi apresentado pela primeira vez e quando foi atestado pelos jurados do livro dos recordes como o maior do mundo.

Igreja em Cuba recebe com alegria confirmação da visita do Papa

A viagem de Bento XVI à Cuba e ao México está prevista para acontecer antes da Semana da Páscoa de 2012

Os bispos católicos cubanos receberam com "alegria e esperança" a confirmação da viagem do Papa Bento XVI ao país, prevista para acontecer antes da Semana da Páscoa de 2012.
"Com muita alegria e esperança aguardamos com devoção filial o Santo Padre Bento XVI, que nos visitará como Peregrino da Caridade", afirma uma nota da Conferência dos Bispos Católicos de Cuba (COCC), publicada em seu site.
O Papa confirmou seu desejo de visitar o país
na Missa realizada nesta segunda-feira, 11, na Basílica de São Pedro, no Vaticano, por ocasião da Festa de Nossa Senhora de Guadalupe e em comemoração pelo bicentenário de independência de vários países latino-americanos.
O Secretário e porta-voz da COCC, Dom José Félix Pérez, declarou que agora eles esperam a data precisa da visita, que celebrará o Ano Jubilar Mariano pelos 400 anos da presença da imagem de Nossa Senhora da Caridade do Cobre, padroeira de Cuba.
Desde o ano passado, a imagem está peregrinando por todo o país, e agora se encontra em Havana, onde, de acordo com o programa previsto, uma missa campal encerrará a peregrinação em 30 de dezembro.

Novidade, acompanhe a Novena de Natal apartir do dia 15

 

Apartir de 15 de Dezembro estaremos postando dia a dia, a Novena de Natal, Você que durante o dia trabalha e devido a correria do dia a dia não consegue acompanhar os grupos que estão rezando as Novenas em nossa Cidade, vai ter a oportunidade de rezar as Orações e Meditar um trecho do Evangelho todos os dias, aproveite mais esse meio para poder se preparar bem para o Natal.

Pascom/Porto Feliz.

Mensagem do Papa para Dia Mundial da Paz será apresentada na sexta

 

Nesta sexta-feira, 16, será apresentada a mensagem do Papa Bento XVI para o 45º Dia Mundial da Paz, dedicado em 2012 ao tema ‘Educar os jovens para a justiça e para a paz’. A divulgação acontecerá durante coletiva de imprensa no Vaticano.
O presidente do Pontifício Conselho Justiça e Paz, Cardeal Peter Turkson, vai falar aos jornalistas, acompanhado pelo secretário deste organismo da Cúria Romana, Dom Mario Toso.
O tema escolhido pelo Papa aborda “uma questão urgente no mundo de hoje: escutar e valorizar as novas gerações na realização do bem comum e na afirmação de uma ordem social justa e pacífica, na qual possam ser plenamente manifestados e realizados os direitos e liberdades fundamentais do ser humano”.
Desde sua eleição, em abril de 2005, Bento XVI escolheu como temas para a celebração anual do dia 1º de Janeiro, a verdade, a dignidade da pessoa, a unidade da família humana, o combate contra a pobreza, o meio ambiente e a liberdade religiosa.

2013 será ano da Infância e Adolescência Missionária

A coordenação nacional do Infância e Adolescência Missionária (IAM) esteve reunida em Brasília entre os das 8 e 11 de dezembro

Em comemoração aos 170 anos de fundação da Infância e Adolescência Missionária (IAM), o ano de 2013 será dedicado a esta missão no Brasil.
O anúncio foi feito pelo secretário nacional das Pontifícias Obras Missionárias (POM), padre André Luiz de Negreiros, durante a 16ª Assembleia de Coordenadores Estaduais da IAM. O encontro aconteceu entre os dias 8 e 11 de dezembro, na sede da POM, em Brasília.
Para a comemoração da data será elaborado um livreto, uma logomarca e um DVD com experiências e resgate histórico da Infância e Adolescência Missionária em material acessível às crianças, entre outros.
“Tudo isso será olhado com carinho e, a partir do ano que vem, já será colocado em prática em minhas visitas aos estados”, garantiu padre André.
O coordenador da IAM no estado do Espírito Santo, Francisco Malacarni, salienta que a IAM, a partir de agora, tem muito trabalho pela frente para fazer o evento ganhar destaque na Igreja no Brasil, em 2013.
“Será uma data histórica que vai exigir de nós muito trabalho para conseguir colocá-lo em evidência na Igreja. São 170 anos e por isso precisamos reavivar, nesse período, as atitudes desenvolvidas pelo fundador da Infância: dom Carlos Forbin Janson, como metodologia de trabalho, história, e muitos outros pontos para que possamos dar um novo vigor à Obra. Fazendo isso, vamos fazer surgir, através da IAM, os novos profetas da Igreja”, destaca Malacarni.
Já o coordenador da IAM do Rio Grande do Norte, Rafael Cosme Tavares, lembrou os 15 anos da Obra em seu estado, comemorados recentemente e disse que os 170 da Infância em todo o mundo têm tudo para ser um evento inesquecível no Brasil.
“Vai ser um grande destaque. Vivenciamos agora os 15 anos de missão através da IAM no interior do nosso estado. Ora, se apenas numa pequena cidade do Nordeste nós fizemos grande movimentação na cidade, como inaugurar uma Igreja em nome de São Francisco Xavier, uma estátua para Santa Terezinha em praça pública, tudo em nome da IAM, imagine como poderá ser celebrar os 170 anos da Obra no Brasil e no mundo? Deverá ser uma celebração para ficar na história”, afirma  Tavares.

Sorocaba, Inscrição à Guarda Civil Municipal termina dia 21

 

Interessados em participar do concurso de acesso à Guarda Civil Municipal (GCM) têm até a próxima semana para se inscrever. A inscrição termina no dia 21, às 16h. São oferecidas 60 vagas classe 2 ¿ 10 femininos e 50 masculinos, salário de R$ 1.958,92, com carga funcional de 200 horas/mês. As exigências para os candidatos são: ter Ensino Fundamental Completo e altura mínima de 1,50 metros para mulheres e de 1,65 metros homens. Os interessados não podem registrar antecedentes criminais.
Além da prova objetiva, já marcada para o dia 5 de fevereiro de 2012, serão aplicados testes de aptidão física, avaliação psicológica e exame de saúde. Os locais e horários serão confirmados posteriormente nos sites da Fundação Vunesp ¿
www.vunesp.com.br; e o Portal da Cidadania

 www.sorocaba.sp.gov.br.
O concurso terá validade por dois anos, com prorrogação por igual período a critério da Prefeitura. Informações e as inscrições devem ser feitas pelos sites. A taxa de inscrição é de R$ 40,00.

Confirmada data da Jornada Mundial da Juventude Rio 2013

 

A data da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Rio2013 foi confirmada, na manhã desta terça-feira, 13, pelo Pontifício Conselho para os Leigos (PCL), em Roma. O evento irá manter a data prevista, e acontecerá entre os dias 23 e 28 de julho de 2013. O Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, divulgou a novidade por meio de seu twitter nesta manhã.

Desde ontem, uma comissão do Comitê Organizador Local (COL) da JMJ estava presente em Roma para uma reunião com o Pontifício Conselho. Fazem parte da comissão o presidente da comissão e arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, os dois bispos auxiliares do Rio que acompanham mais diretamente a Jornada, Dom Antonio Augusto Dias Duarte e Dom Paulo Cezar Costa, monsenhor Joel Portella Amado, da coordenação geral, e os padres Márcio Queiroz, responsável pela Comunicação, e Renato Martins, responsável pelos Atos Centrais.
Outro assunto tratado com o Pontifício Conselho foi sobre a escolha da logomarca da JMJ Rio2013, que já havia passado por uma análise não conclusiva. Segundo escreveu Dom Orani no seu twitter, a logomarca também foi definida, mas será divulgada oportunamente.
O processo de organização da Jornada é dividido entre duas grandes comissões: o Comitê Central, que é o Pontifício Conselho para os Leigos, em Roma, e o Comitê Organizador Local, no Rio de Janeiro. Até a data da Jornada as duas equipes trabalharão juntas para garantir que a Jornada aconteça da melhor forma.

"Peregrino da Caridade" será o tema da visita do Papa a Cuba

 

Bento XVI visitará Cuba por ocasião das celebrações jubilares pelos 400 anos da descoberta da imagem da Virgem do Cobre

Os bispos cubanos confirmam a visita do Papa Bento XVI ao país em 2012. O tema da viagem apostólica do Pontífice será "Peregrino da Caridade". Essas informações fazem parte de uma carta pastoral publicada nesta quinta-feira, 8, por ocasião da fase conclusiva da Peregrinação nacional no ano dedicado a Nossa Senhora da "Caridade do Cobre".
"Acrescentamos o alegre anúncio da visita do Santo Padre, que desejou visitar nosso país como 'Peregrino da Caridade', para acompanhar-nos e confirmar a fé do povo cubano na comemoração dos 400 anos da presença da bendita imagem da Virgem entre nós", indicam os prelados na carta.
Acesse
.: NA ÍNTEGRA: Mensagem dos Bispos de Cuba
Os bispos também lançam um apelo a todos os cubanos, para que vivam com alegria as celebrações jubilares pelos 400 anos da descoberta da imagem da Virgem do Cobre, que aconteceram de 7 de janeiro de 2012 a 5 de janeiro de 2013. A imagem da Virgem com o Menino nos braços foi encontrada por pobres pescadores em 1612, na baía oriental de Nipe: flutuava sobre a água encima de uma tábua de madeira, na qual se podia ler a inscrição "Eu sou a Virgem da Caridade".
Desde então, "a Virgem da Caridade foi para o povo cubano uma mensagem divina, escrita não com tinta, mas com o Espírito de Deus [...] uma mensagem de amor que todos podem ler e compreender", indicam os bispos na carta pastoral. O povo cubano tem grande necessidade desta alegria da fé, a fim de que quantos permaneceram firmes possam crescer na fé e quantos se distanciaram possam voltar para Deus, superando e integrando as diferenças e distâncias.
"A reconciliação entre os cubanos deveria ser o fruto principal do Ano jubilar, como resultado da mudança de mentalidade e de atitude em relação ao próximo. [...] Onde há Deus, há futuro, e onde há Deus, há alegria". O episcopado sublinha ainda que a nação cubana tem grande necessidade do amor cristão.
"Desejamos que este espírito jubilar seja vivido intensamente por todos os cubanos, superando a indiferença pelo que sofre, deixando para trás as divisões, rancores e inimizades, porque Cuba precisa da esperança em um futuro melhor de justiça e de paz, de reconciliação e de unidade entre todos", concluem os bispos.

Gincana Natal da Paz arrecada alimentos na rede escolar

 

 

A Comissão Municipal de Assistência Social - Comas - realizou nesta segunda-feira (12) a retirada dos alimentos arrecadados pelas escolas da rede municipal de ensino de Votorantim durante a 9ª Gincana Natal da Paz. Após a contagem dos produtos arrecadados e a divulgação da unidade escolar vencedora, será feita a montagem dos kits e entrega às famílias carentes do município.
A presidente da Comas, Suzana Pivetta, agradeceu a todos os envolvidos na ação solidária. "Só temos a agradecer, já estamos fazendo a distribuição das cestas de natal às famílias cadastradas promovendo o gesto de partilha, valorizando o clima natalino. Para completar as cestas de Natal estamos doando panetones e guloseimas, para atender também às crianças", afirmou Suzana.
A 9ª Gincana Natal da Paz foi realizada entre os dias 16 de novembro a 11 de dezembro. Durante o período, mobilizou estudantes e seus familiares para a doação de alimentos não perecíveis como arroz, feijão, açúcar, óleo, farinha de trigo, farinha de milho, farinha de mandioca, massa de tomate, macarrão, bolacha e latarias, entre outros.
A apuração contou com equipes formadas por servidores públicos e voluntários que percorreram as unidades escolares para fazer a arrecadação dos alimentos e realizar a contagem dos pontos. Já, a apresentação do resultado final com a premiação da Gincana Natal da Paz acontecerá na próxima sexta-feira (16), defronte ao Paço Municipal.

Tumor cancerígeno de Lula diminui 75% após tratamento

 

A equipe médica que trata do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou na tarde desta segunda-feira, 12, que o tumor cancerígeno que atinge a laringe do ex-presidente diminuiu 75% com o tratamento de quimioterapia. O resultado foi considerado surpreendente e acima da expectativa.
“[A redução] está dentro dos padrões, e excede um pouco o que a gente esperava. A redução era esperada, mas não sabíamos qual seria a dimensão. Foi uma dimensão extraordinária” disse o médico Artur Kutz.
Segundo o médico, Lula só poderá ser avaliado como “curado” daqui a cinco anos, mas considerou que o ex-presidente está no “caminho da cura”. Com o resultado obtido, uma cirurgia para a retirada do tumor foi totalmente descartada.
"O presidente estava apreensivo, recebeu a notícia bem aliviado", disse o médico Paulo Hoff. "O importante agora é que tratamento atingiu todos os objetivos que poderíamos esperar, estamos muito satisfeitos", completou.
Os médicos disseram ainda que Lula poderá voltar a fazer suas atividades normalmente em março de 2012. O ex-presidente vai iniciar ainda hoje a terceira sessão de quimioterapia. Em janeiro, passará a receber sessões de radioterapia, para complementar o tratamento.

Suspeito de enterrar cachorro presta depoimento em Novo Horizonte, SP

Homem de 59 anos alega não ter enterrado o cachorro.
Delegado ouviu suspeitos nesta segunda-feira (11).

 

O cachorro ficou 12h enterrado. (Foto: Reprodução/TV Tem)

 

O homem de 59 anos suspeito de enterrar um filhote de 4 meses vivo em Novo Horizonte, prestou depoimento à policia da cidade nesta segunda-feira (11). Ele foi encontrado pelo delegado Luiz Fernando Calmon Ribeiro e um investigador, na própria residência.

Segundo o delegado, o suspeito alegou não ter enterrado o cão. “Ele achou que o cachorro estava morto e disse que apenas colocou folhas de bananeiras por cima”, contou. Ribeiro acredita que a versão do suspeito é verdadeira. “O homem é muito debilitado, ele não teria condições de enterrá-lo”, explica. Também foram ouvidos o irmão do suspeito e o homem que resgatou o filhote.

Titã está recebendo soro, banhos terapêuticos, medicação e vitaminas. O cachorro toma dois banhos por dia e recebe alimentação a cada duas horas. O animal também passa por um tratamento de sarna via oral. A veterinária contou que o cachorro só será submetido a uma cirurgia caso a recuperação seja positiva. “Não posso agora realizar o procedimento cirúrgico previsto. Se fizesse, com certeza ele não resistiria”, disse.
Um oftalmologista especializado verificou a situação do animal nesta segunda-feira (12). Segundo Lucas Bahdour Cossi, o olho direito foi perfurado e o esquerdo tem um problema chamado "olho seco", quando falta lubrificação. Segundo o médico, pode ter sido causado pelo problema de pele do animal. "O olho direito deverá ser retirado, já o esquerdo será tratado com medicação. Mas isso só irá acontecer quando o cachorro se recuperar, não há condições de operá-lo agora", explicou Cossi.
O filhote vira-lata de 4 meses ficou enterrado por 12h e foi resgatado por um integrante da Associação de Proteção aos Animais da cidade. Segundo a polícia, foi o próprio dono quem praticou o crime. Foi apresentado um termo circunstanciado à Justiça e o suspeito de enterrar o cachorro deverá ser investigado pelo crime de crueldade contra animais.

Projeto que destina R$ 600 mil à saúde é aprovado em Porto Feliz

 

Foto

Um projeto que destina R$ 600 mil à saúde do município de Porto Feliz foi aprovado pela prefeitura e pela Câmara Municipal, no dia 5 de dezembro, durante uma audiência pública. O evento aconteceu na Estação das Artes "Assumpta Luiza Marchesoni Rogado" e contou com a presença da população, funcionários ligados à saúde e autoridades municipais, que discutiram de que forma os recursos devem ser utilizados.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Claudia Meirelles, a verba é proveniente de emenda parlamentar do orçamento da União para o ano de 2012 e teve como relator o deputado federal Arlindo Chinaglia. Os recursos serão destinados às cidades do país que tenham até 50 mil habitantes. Elas receberão entre R$ 300 mil e R$ 600 mil. No caso de Porto Feliz, o montante será de R$ 600 mil. “Coube aos municípios apresentar um projeto compatível com suas principais necessidades, voltadas à atenção básica de saúde, que é o foco principal da reestruturação da saúde do país”, afirmou a gestora.

“Nossa proposta precisa ser amplamente discutida com a população e com quem faz a saúde no município. O projeto é aberto a sugestões, vetos, votos. Precisamos chegar a um consenso sobre o que é melhor para a cidade”, afirmou Claudia durante a abertura do evento.

A proposta apresentada destinou a verba para cinco finalidades dentro da atenção básica:

- Aquisição de equipamentos e mobiliários para os novos postos da Vila Progresso e do Bom Retiro (com valor estimado em R$ 247.934,27);
- Aquisição de equipamentos e mobiliários para outras unidades de saúde, como Jardim Vante, Popular, Vila América, Vila Angélica, Centro, Bambu e Caic (valor estimado de R$ 93.545,64);
- Implantação de coleta seletiva de lixo em todas as unidades de saúde municipais (valor estimado de R$ 103.437,60);
- Implantação de três Academias da Cidade nos bairros Cidade Jardim, Jardim Vante e Centro (valor estimado de R$ 57.930,00);
- Aquisição de dois veículos para atenção básica, que contemplarão diversos projetos, como o Programa de Internação Domiciliar (PID), visitas domiciliares do Estratégia Saúde da Família (ESF), Programa de Reforço e Qualificação Alimentar (Proquali), Crescer, Educar e Cultivar a Infância (Ceci) e Controle da Dengue (valor estimado dos veículos de R$ 90.000,00).

No total, a projeto soma o valor de R$ 592.847,51.

Durante a audiência, a secretária municipal deu detalhes dos investimentos e de que forma eles serão distribuídos. Os participantes puderam se manifestar e esclarecer dúvidas referentes ao projeto. Ao final do debate, a proposta foi aprovada por unanimidade.

Mais recursos

Além da emenda de R$ 600 mil, já foram liberadas nos meses de outubro e novembro as primeiras parcelas de outras duas emendas parlamentares para a construção de postos de saúde. Para a Vila Progresso, foram destinados R$ 240 mil; para o Bom Retiro, R$ 150 mil. Os valores ainda não possuem contrapartida do município definida.

Porto Feliz também se cadastrou em portarias do Ministério de Saúde para obtenção de outros benefícios. De acordo com a Secretaria de Saúde, o município foi habilitado pelo MS a participar dos programas. É o caso da Portaria nº 2.554, com repasse no valor de aproximadamente R$ 45 mil para ser utilizada na informatização do sistema de saúde; da Portaria nº 2.812, no valor de R$ 100 mil, referente à adesão de Porto Feliz ao Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB) e da Portaria nº 2.814, no valor total de R$ 102.978,33, destinado à reforma de unidades básicas de saúde (Popular, Vila América e Bambu). Ainda não há data exata para que os repasses financeiros sejam feitos ao município.

Compromissos assumidos

Na audiência, Claudia Meirelles ainda comentou sobre outros compromissos já estabelecidos em 2011, que terão prosseguimento no próximo ano. Um deles é a reforma do posto de saúde do Jardim Vante, que será feita através de emenda parlamentar no valor total de R$ 102.832,9, incluindo a contrapartida da prefeitura; reforma do posto do Caic, também por meio de emenda parlamentar no valor de R$ 306.122,45.

O município também investirá mais de R$ 258 mil em ações de atenção básica e na reforma das unidades do Jardim Vante. Vila América e do Centro de Especialidades Odontológicas “Dra. Simone Habice Prado Mattar”, através de um Termo de Ajuste Sanitário (TAS) determinado pelo Ministério da Saúde.

Site, Prefeitura de Porto Feliz

O BELO NATAL DOS IRMÃOS DE RUA NA TOCA DE ASSIS

 

No dia 11/12 a Fraternidade Toca de Assis realizou junto com os seus colaboradores um dia diferente para os irmãos e irmãs de rua. Desde cedo os irmãos e irmãs começaram a chegar de várias partes de Sorocaba e Votorantim na Associação de Subtenentes e Sargentos da Policia Militar do Estado de São Paulo no Jardim Simus.
Foi servido um café reforçado e os irmãos puderam tomar banho, fazer barba, cortar cabelo e ainda ganharam roupas, calçados e outros presentes doados pelos colaboradores. Após o almoço, os irmãos assistiram o filme Aparecida, o milagre.
Desta forma a Toca de Assis proporcionou um dia diferente a estes irmãos e irmãs que diariamente vivem na pobreza e na solidão da rua. Enfatizando o verdadeiro espírito de Natal que é a partilha e o amor ao próximo.

fonte, site arquidiocese

Evangelho do Dia

Ano B - Dia: 13/12/2011

Coerência

Leitura Orante
Mt 21,28-32
"Que vos parece? Um homem tinha dois filhos. Dirigindo-se ao primeiro, disse: 'Filho, vai trabalhar hoje na vinha!' O filho respondeu: 'Não quero'. Mas depois mudou de atitude e foi. O pai dirigiu-se ao outro filho e disse a mesma coisa. Este respondeu:' Sim, senhor, eu vou'. Mas não foi. Qual dos dois fez a vontade do pai?" Os sumos sacerdotes e os anciãos responderam: "O primeiro." Então Jesus lhes disse: "Em verdade vos digo que os publicanos e as prostitutas vos precedem no Reino de Deus. Pois João veio até vós, caminhando na justiça, e não acreditastes nele. Mas os publicanos e as prostitutas creram nele. Vós, porém, mesmo vendo isso, não vos arrependestes, para crer nele.