sábado, 15 de dezembro de 2012

III Domingo do Advento

 

 

“Alegrai-vos sempre no Senhor; eu repito, alegrai-vos”. (Fl 4,4)

            Este domingo, também chamado de Gaudete (Alegrar-se), é marcado pela alegria que se deve ter pela vinda do Messias, pois é o penúltimo domingo do advento. A 3ª vela, acesa, nos recorda que a vigília não será tão longa o tempo bendito do nascimento se aproxima. A vela rósea representa os santos, homens e mulheres que participam da alegria do Reino, é um convite da Igreja a desejarmos participar desta mesma alegria, na comunhão dos santos.

            A liturgia deste domingo, já na primeira leitura, nos convida a cantar de alegria; assim como também o salmista: “Exultai cantando alegres” e o Apóstolo, em sua epístola: “Alegrai-vos sempre no Senhor”. E o Evangelho nos recorda a figura de João, o Batista, seu ministério e seus ensinamentos aos seus seguidores. Os paramentos para essa liturgia são róseos (rosa), um tom do roxo que tem características mais festivas, para representar a alegria na espera.

            João é a figura da resignação, daquele que prepara o caminho, mas não goza de qualquer destaque, ele desaparece para dar lugar ao Messias, o qual ele mesmo proclama: “Eu não sou digno de desamarrar a correia de suas sandálias”. O Profeta, é a representação de todos aqueles que preparam a vinda de Jesus, de todos aqueles que desejam dar um testemunho do verdadeiro Natal.

            Os santos foram homens e mulheres que compreenderam a dimensão da real resignação de si mesmo em prol do destaque e anúncio do Reino. A liturgia do III Domingo do Advento é um convite a santidade, a estarmos em estado de santidade (graça) para acolher a vinda do Jesus que veio, vem e virá. É o Batista quem nos dá as pistas para desapegarmos dos bens materiais e dos orgulhos pessoais, para assim trilharmos um caminho de santidade. Dar a túnica (partilhar), ser honesto nas cobranças (Integridade), ser justos nas correções (Fraterno) e anunciar o Messias, são passos que nos levam a viver a perfeição cristã.

            Portanto para este domingo, alegria! A vinda do Senhor está próxima, já podemos ouvir os repiques dos sinos que bradam glória pelo nascimento do Menino Deus, Maria e José já estão a caminho de Belém. São os momentos finais para nossa preparação pessoal; para acolher na manjedoura de nossa alma, de forma digna e aconchegante o filho de Deus encarnado no seio da Virgem Maria. Eu repito irmãos, alegrai-vos no Senhor! Alegrai-vos! É certa a vinda do Messias!

André Luiz Oliveira – Sorocaba/SP

Seminarista Redentorista

Última Sessão Ordinária da Câmara dos Vereadores termina de madrugada!

DSCF9151DSCF9118 DSCF9123 DSCF9130 DSCF9138  DSCF9154 DSCF9074 DSCF9079 DSCF9081 DSCF9088 DSCF9093 DSCF9102 DSCF9107 DSCF9109
Era previsível que esta última sessão iria demorar, a começar pelas mensagens de agradecimentos, lembranças das principais conquistas e os votos de Feliz Natal e Feliz Ano Novo. Todos fizeram uso de sem tempo regimental.

O público presente foi mobilizado pelo Governo Municipal, para pressionar pela aprovação de subvenções para diversas entidades sociais. Este projeto foi o último a ser apreciado, em virtude de outros projetos também polêmicos e alvo de debates, a demora causou irritação no público que esperava. Tinha-se pessoas de idade, de bengala esperando, crianças e adolescentes. Regimentalmente o projeto não podia ser apreciado antes que os demais.

Projeto de Lei 120 – foi alvo de debate entre Governo e Oposição, a respeito dos honorários advocatícios e esgotados os argumentos, foi aprovado por 5x3.

Projeto de Lei 121 – o mais polêmico da noite. Vereadores da Oposição se encarregaram de apontar os erros que o Governo Municipal cometeu nesta negociação, que foi feita sem autorização da Câmara e teve modalidade licitatória questionável e todo o dinheiro já foi gasto. Vereador Ednilson apontou como uma oportunidade de se corrigir o erro, e apresentou uma planilha de gastos em que o executivo municipal apresentou onde empenhou dinheiro, na maioria deles foram pagas contas de empresas tercerizadas. Coquinho afirmou que esteve na empresa do comprador e afirmou que sua equipe entendeu que foi errado o processo como se deu a venda.

 
Superando o debate Governo x Oposição, há necessidade de perceber que o executivo municipal passou por cima da autoridade dos vereadores, vendeu, embolsou para os crofes públicos e gastou todo o dinheiro, e tudo sem fiscalização da vereança, o que é eticamente questionável. A função inviolável do vereador é fiscalizar os atos do executivo municipal. A venda aconteceu, o dinheiro gasto, resta agora solucionar ou então devolver o dinheiro e desfazer a negociação, gerando uma dívida para o Governo Levi assumir e arcar.

Projeto de Lei 124 – retirado para ser apresentado com algumas alterações no Projeto de Lei 156.

Projeto de Lei 125 – que autoriza o empenho financeira para a realização da Copinha, que acontecerá no dia 4 de janeiro, e o Governo Levi é contra pois a empresa envolvida tem muito recursos financeiros e por eles (Governo Levi) somente disponibilizaria ambulância, GCM, uso do estádio, mas não mais de 200 mil reais em dinheiro, pois alegam não saber qual a situação financeira da prefeitura. Projeto aprovado por 5x4, com voto do presidente para desempatar.

Projeto de Lei 156 – em um único projeto, destinar subvenções a ADEP, Albergue noturno, APAE, Associação Monte Carmelo, Associação Nossa Senhora da Piedade, Cidade dos Velhinhos, Instituto Sonorum e Acap. Oposição questionou o tamanho do reajuste e a desproporcionalidade entre as entidades. Governo defendeu a necessidade e que as entidades estão esperando. Projeto aprovado por unanimidade.

Fotos e texto: Felipe Miranda/Pastoral da Comunicação

Prefeitura recebe ar condicionado do FNDE

 

A Prefeitura Municipal de Tietê recebeu nesta semana através de convenio com o FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) 7 aparelhos de ar condicionado para serem usados nas salas de informática das Escolas Municipais  Profª Carlina Alves Lima, Profª Lyria de Toledo Pasquali, Profª Aglassi Elinda Fernandes Rodrigues, Profª Maria José Dal Bó Giovanete Polastri, Profº Eleutério José Moreira, Profº João Marcos Baptista Marcuz e Profº Franklin Augusto Moura Campos.
Tietê ainda receberá 3 ônibus Escolares para servir a zona rural, projetores e lousas digitais, ventiladores e mobiliários (conjunto carteira e cadeira para aluno).Todas as conquistas visam ao melhor para a população e para seus alunos.

Árvore de Natal é sinal da luz de Cristo, diz Bento XVI


Rádio Vaticano

Arquivo

“Apesar das tentativas de se apagar o nome de Deus da história, a sua luz continua a resplandecer sobre a humanidade através de Cristo,”disse o Papa.

“Apesar das tentativas de se apagar o nome de Deus da história, a sua luz continua a resplandecer sobre a humanidade através de Cristo”. Foi o que afirmou o Papa Bento XVI na manhã desta sexta-feira, ao receber em audiência a delegação da pequena cidade molisana de Pescopennataro, que neste ano doou ao Papa a árvore de Natal que ornamenta a Praça São Pedro.

Na tarde desta sexta-feira, às 16h30, horário italiano, o pinheiro foi iluminado durante uma cerimônia que contou com a presença, entre outros, do Secretário Geral do Governatorado, Dom Giuseppe Sciacca.
Cada vez que o homem quis apagar no mundo a luz acesa com o nascimento de Jesus, o resultado foi uma escuridão feita de horrores. A iluminação da árvore de Natal na Praça São Pedro sugere a Bento XVI uma reflexão feita de luzes e sombras.

A primeira reflexão, deslumbrante, de Deus feito homem, “vindo para dissipar as trevas”. A segunda, obra dos homens, quando nas várias épocas tentou apagar a luz de Cristo para acender flashes ilusórios e enganadores, teve como consequência a abertura de períodos marcados por trágicas violências sobre o homem. “
“Isto porque, quando se tenta cancelar o nome de Deus nas páginas da história, o resultado é que se traçam linhas tortas, onde até mesmo as palavras mais belas e nobres perdem o seu verdadeiro significado.

Pensemos as expressões como “liberdade”, “bem-comum”, “justiça”. Privadas de suas raízes em Deus e no seu amor, no Deus que mostrou o seu vulto em Jesus Cristo, estas realidades permanecem muitas vezes à mercê dos interesses humanos, perdendo sua ligação com as exigências de verdade e de responsabilidade civil”, afirmou o Santo Padre.
Falando aos habitantes da pequena localidade de Pescopennataro, - pouco mais de 300 pessoas - Bento XVI destacou que ninguém conseguiu suprimir a história de luz e de amor iniciada dois mil anos trás em Belém: “Esta luz altíssima, em que a árvore de Natal é um sinal e uma recordação, - disse o santo Padre -, não só não diminuiu sua intensidade com o passar dos séculos e dos milênios, como continua a resplandecer sobre nós e a iluminar cada ser humano que vem ao mundo, especialmente quando atravessamos momentos de incerteza e dificuldade”.
Por fim o Santo Padre agradeceu a oferta da árvore, um abeto de 24 metros, cuja madeira será utilizada em trabalhos de solidariedade.

Cantata de Natal será realizada a partir deste sábado em Sorocaba, SP

 

Espetáculo de som e luz será apresentado na Estação Ferroviária.
Cerca de 40 atores e 80 crianças prometem encantar à população.

Do G1 Sorocaba e Jundiaí

A 6ª edição da Cantata de Natal, promovida pela Secretaria de Cultura e Lazer (Secult) de Sorocaba (SP), começa neste sábado (15), a partir das 20h30, em frente à Estação Ferroviária. Neste ano, a Cantata vai contar a história natalina a partir do tema "A Cidade da Comunicação".

Segundo o diretor do espetáculo, Hamilton Sbrana, Sorocaba celebrará sua grande potência e vocação para as comunicações. "Desde muito antes de sua fundação, a cidade já tinha instrumentos para anunciar e transmitir notícias, perigos, causos e histórias", comenta o diretor que garante, novamente, um espetáculo de luz e som, que promete encantar à população.

A Cantata na Estação colocará em cena a história dos meios de comunicação de Sorocaba, com a apresentação do espetáculo teatral "A Anunciação", que será encenado por 40 atores. Além disso, 80 crianças, que ficarão nas janelas da Estação, cantarão as mais tradicionais peças natalinas e músicas que resgatam a história de Sorocaba.

O evento é resultado do trabalho de crianças, jovens e adultos que participam do projeto "Mais Cultura", da Secult. Eles irão contar a história de Sorocaba e o nascimento do menino Jesus.

Com a intenção de oferecer mais conforto à população, a organização do evento disponilizará, além da arquibancada, cuja capacidade ultrapassa mil lugares, oitocentas cadeiras aos visitantes. A Cantata ainda contará com banheiros, água potável e toda segurança que exige um evento como esse.

Com início no sábado (15), as apresentações deste ano vão até o dia 20 de dezembro, sempre às 20h30. A Urbes - Trânsito e Transportes fechará a pista bairro-centro da Avenida Afonso Vergueiro, a partir das 18h, entre a Praça Lions e a Praça da Bandeira, facilitando o acesso do público que vai prestigiar a festa.

Os motoristas poderão usar a pista fechada, a partir da Estação, em direção ao Terminal Santo Antônio, como área de estacionamento, porém, os organizadores pedem que os participantes cheguem com antecedência para utilizar o espaço de estacionamento.

A Estação Ferroviária está localizada na Avenida Afonso Vergueiro, s/nº, no Centro. A entrada é gratuita.

Jesus quer nos dar a graça da docilidade

Sábado, 15 de dezembro 2012

O pecado original deixou dentro de nós uma tendência a fazer o que é proibido. Por isso, Jesus diz que não veio para abolir a Lei, mas para nos dar pleno cumprimento dela. A obra d'Ele é a mudança de nosso coração para que cumpramos a Lei com obediência e docilidade. Há uma grande diferença entre essas virtudes. A docilidade vem do coração, já a obediência pode ser externa, algo feito por obrigação. Muitas vezes, é difícil ser dócil, pois as coisas “rangem” dentro de nós por causa das consequências do pecado original.
São Paulo fala sobre isso de si mesmo: "Não me entendo, pois quero fazer o bem, mas acabo fazendo o mal. Infeliz de mim! Quem vai me libertar?" (cf. Romanos 7, 19). Jesus veio para nos dar a graça da docilidade. Ele quer e tem o poder de nos transformar. A Palavra de Deus, que está na Bíblia, é o próprio Jesus. Na Eucaristia, que celebramos todos os dias, o sacrifício de Jesus é renovado e oferecido ao Pai. O Filho se oferece a Ele nesse sacrifício.
A Eucaristia celebrada, recebida e adorada tem o poder de transformar o nosso coração e torná-lo dócil.
Deus o abençoe!


Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova