sábado, 15 de dezembro de 2012

III Domingo do Advento

 

 

“Alegrai-vos sempre no Senhor; eu repito, alegrai-vos”. (Fl 4,4)

            Este domingo, também chamado de Gaudete (Alegrar-se), é marcado pela alegria que se deve ter pela vinda do Messias, pois é o penúltimo domingo do advento. A 3ª vela, acesa, nos recorda que a vigília não será tão longa o tempo bendito do nascimento se aproxima. A vela rósea representa os santos, homens e mulheres que participam da alegria do Reino, é um convite da Igreja a desejarmos participar desta mesma alegria, na comunhão dos santos.

            A liturgia deste domingo, já na primeira leitura, nos convida a cantar de alegria; assim como também o salmista: “Exultai cantando alegres” e o Apóstolo, em sua epístola: “Alegrai-vos sempre no Senhor”. E o Evangelho nos recorda a figura de João, o Batista, seu ministério e seus ensinamentos aos seus seguidores. Os paramentos para essa liturgia são róseos (rosa), um tom do roxo que tem características mais festivas, para representar a alegria na espera.

            João é a figura da resignação, daquele que prepara o caminho, mas não goza de qualquer destaque, ele desaparece para dar lugar ao Messias, o qual ele mesmo proclama: “Eu não sou digno de desamarrar a correia de suas sandálias”. O Profeta, é a representação de todos aqueles que preparam a vinda de Jesus, de todos aqueles que desejam dar um testemunho do verdadeiro Natal.

            Os santos foram homens e mulheres que compreenderam a dimensão da real resignação de si mesmo em prol do destaque e anúncio do Reino. A liturgia do III Domingo do Advento é um convite a santidade, a estarmos em estado de santidade (graça) para acolher a vinda do Jesus que veio, vem e virá. É o Batista quem nos dá as pistas para desapegarmos dos bens materiais e dos orgulhos pessoais, para assim trilharmos um caminho de santidade. Dar a túnica (partilhar), ser honesto nas cobranças (Integridade), ser justos nas correções (Fraterno) e anunciar o Messias, são passos que nos levam a viver a perfeição cristã.

            Portanto para este domingo, alegria! A vinda do Senhor está próxima, já podemos ouvir os repiques dos sinos que bradam glória pelo nascimento do Menino Deus, Maria e José já estão a caminho de Belém. São os momentos finais para nossa preparação pessoal; para acolher na manjedoura de nossa alma, de forma digna e aconchegante o filho de Deus encarnado no seio da Virgem Maria. Eu repito irmãos, alegrai-vos no Senhor! Alegrai-vos! É certa a vinda do Messias!

André Luiz Oliveira – Sorocaba/SP

Seminarista Redentorista

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário!

Seja bem vindo!
Pascom Porto Feliz