terça-feira, 20 de setembro de 2011

Missa pós 39º EAC

DSCF8331

Com igreja a matriz Nossa Senhora Aparecida lotada, realizou-se a missa pós o 39º EAC. Como é tradição, sempre antes de cada encontro tem uma missa de envio das equipes, e após o encontro, tem a missa de ação de graças, reunindo todas as equipes e os jovens que participaram do encontro.

DSCF8443

Missa
Presidida pelo Pe Washington, administrador da paróquia e diretor espiritual do EAC (Encontro de Adolescentes com Cristo), acolheu a todos, explicou a liturgia do domingo e retomou as palavras do Pe Toninho que pediu no encontro a todos os jovens para serem perseverantes, a continuarem caminhando, também incentivou a todos irem em suas comunidades participar da Santa Missa.

DSCF8508

Após a missa, as equipes e jovens se reuniram, totalizando 189 pessoas, para momento de reflexão, recados e convites.

 

DSCF8441DSCF8449DSCF8456DSCF8457DSCF8458DSCF8459DSCF8460DSCF8461DSCF8463DSCF8467DSCF8468DSCF8470DSCF8473DSCF8475DSCF8477DSCF8481DSCF8484DSCF8485DSCF8487DSCF8490DSCF8493DSCF8494DSCF8498DSCF8500DSCF8501DSCF8502

 

DSCF8504DSCF8506DSCF8509DSCF8511DSCF8520

Fotos e texto: Felipe Miranda/Pastoral da Comunicação

Prefeitura toma medidas para sanear finanças

logo_oficial_pmpf

Nos ultimos dias, as ações de contenção de gastos tomadas pelo Governo Municipal tem agitado a cidade. A prefeitura está entre as maiores “empresas empregadoras” do município com 1885 funcionários, excetuando os terceirizados. E em recente reunião interna, decidiu demitir primeiramente 31 cargos de confiança (de um total de 216 cargos), como uma das medidas de se economizar e não há certeza se as demissões pararão por ai.

Segundo o jornal Tribuna das Monções, da edição do dia 17 de setembro, as demissões ocorreram por três motivos: 1) crise mundial; 2) cortes nas despesas para se adequar ao orçamento atual; 3)respeito a Lei de Responsabilidade Fiscal.

A ordem transmitida para todos as chefias presentes na reunião, é o corte de horas extras e combate a disperdícios de todos as formas.

O jornal Tribuna também calculou que com as demissões pelo menos R$ 90 mil reais por mês será economizado, o jornal também abordou a questão dos restos a pagar que a prefeitura “teria” que saldar, assim como analisou os efeitos desta crise no sentido “eleitoral”.

Iniciando esta série de cortes, o Governo Municipal se prepara para o encerramento do ano, que inclui gastos maiores como o 13º salário, assim mantendo saúde financeira da prefeitura e os pagamentos em dia. Deseja-se que investimentos em gastos essenciais e no social não sofram nenhum corte.

Felipe Miranda/Pastoral da Comunicação

Cruz da JMJ passa por favela e pela Cracolândia


A noite das ruas do centro de São Paulo foi marcada pela fé nesta segunda-feira (19). Jovens de diferentes movimentos eclesiais e novas comunidades percorreram mais de 4km em procissão com a Cruz da Jornada Mundial da Juventude (JMJ).
Depois de uma missa na Catedral da Sé, às 18h, presidida por dom Odilo Scherer, os símbolos da JMJ, a Cruz peregrina e o Ícone de Nossa Senhora foram levados à Igreja de Nossa Senhora da Boa Morte, também na região central.
Os jovens iniciaram a meditação dos mistérios dolorosos do Rosário diante do Pátio do Colégio, local da fundação da cidade de São Paulo e da Igreja do Beato José de Anchieta. Em seguida passaram pelo Lago do Paissandu, onde fica a Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos.
O momento marcante da procissão foi quando a Cruz peregrina entrou na Favela do Moinho. Os jovens tiveram que passar debaixo de uma ponte e atravessar a linha férrea com a Cruz para entrar na comunidade carente. Enquanto passavam entre os inúmeros barracos da favela, com velas acesas, a juventude entoava o hino da JMJ de 2000, “Emanuel”.
“Esta música expressa o que estamos vivendo aqui neste momento. É o Emanuel, o Deus Conosco que vem ao encontro dos mais sofredores”, afirmou, emocionado, dom Tarcísio Scaramussa, bispo auxiliar de São Paulo e referencial do Setor Juventude Arquidiocesano acompanhou toda caminhada. Em seguida, o bispo pediu para que todos os jovens estendessem as mãos e orasse pela comunidade. Dom Tarcísio também convidou os moradores da favela para se aproximarem e tocarem na Cruz.
Depois de deixarem a Comunidade do Moinho, a Cruz seguiu para uma das regiões mais precárias da cidade, a chamada Cracolândia. O símbolo da JMJ passou por uma rua tomada por centenas de usuários de crack espalhados pelas calçadas. Enquanto um dos jovens conduzia um momento de oração, ouviu-se do meio dos usuários alguém que disse: “Jesus morreu na cruz por mim”. Apesar de visivelmente alterados pelo efeito da droga, alguns acompanharam a oração do 5º mistério doloroso do Rosário, chegando a recitar a “Ave-Maria”. Em seguida, abriram espaço para que a Cruz continuasse sua caminhada.
O vigário episcopal para a Pastoral do Povo da Rua da Arquidiocese de São Paulo, padre Julio Lancellotti, afirmou que a peregrinação da cruz pelas ruas da cidade de São paulo deve ser um sinal de compromisso da Igreja para com os que sofrem. “É a cruz indo ao encontro dos crucificados, é a vida indo ao encontro da morte. É o amor indo ao encontro da dor”.
A procissão chegou ao seu destino por volta das 23h, quando foi recebida com uma queima de fogos na Igreja da Boa Morte, uma construção de mais 200 anos. Depois de uma missa, os jovens das novas comunidades da Arquidiocese permaneceram em vigília até as 6h desta terça-feira (20).
Ás 12h, o cardeal dom Odilo Scherer dará uma bênção no marco zero da cidade, na praça da Sé, com a presença dos símbolos da JMJ que seguem para o Santuário São Judas, onde às 20h, haverá uma missa, e às 22h, a realização do programa PHN, da TV Canção Nova, ao vivo.








Fonte: Arquidiocese de São Paulo

Encontro com Jovens da Crisma é realizado na paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens

Aconteceu no ultimo domingo, dia 18  o encontro dos jovens do crisma, esses jovens irão receber o sacramento no dia 23 de outubro e estão na reta final de sua preparação. O encontro foi conduzido pelas irmãs do Colégio São José, e teve uma boa participação dos jovens com diversas dinâmicas que tiveram o foco na importância desses jovens para a comunidade. Também foi trabalhado o testemunho de jovens que participam da comunidade e são ativos na onde participam.
Já no encerramento foi trabalhada a importância da Jornada Mundial da Juventude que acontecerá no Brasil em 2013.







.

Fotos: Diego Ferraz
Texto: André Hope- Pastoral da Comunicação







Peregrinação: São José e São Bento


No último dia 18, a imagem de Nossa Senhora Aparecida esteve visitando a comunidade São José e São Bento no bairro Nova Bandeirantes.
A imagem veio em carreata que saiu da comunidade do barreiro rico.
A Santa Missa foi celebrada pelo Padre Washington que contou com o auxilio dos ministros da eucaristia.
Lembrando que a imagem percorrerá todas as comunidades até o dia 1º de Outubro.
Confira as fotos abaixo:


























Fotos: Comunidade
Texto: André Hope- Pastoral da Comunicação