sábado, 13 de junho de 2009

Missa de Santo Antonio - Nossa Senhora Mãe dos Homens em Porto Feliz


Do lado de fora da Igreja: muito frio, uma brisa leve e gélida...
Ruas com moderada movimentação...
Praça quase vazia...


Dentro da Igreja Matriz de Nossa Senhora Mãe dos Homens, havia muita gente nervosa, preocupada e pensativa - eram os novos ministros da Eucaristia, que receberiam a provisão perante a comunidade sob as bençãos do Pe Toninho.


Outra Temática muito linda e Festiva: Festa de Santo Antonio, um dos Santos mais populares do Brasil. Por todos o páis e em nossa Arquidioceses, as paróquias Celebraram o Santo Casamenteiro, como assim ele é conhecido. Sorriso estampado nos integrantes do Movimento de Assis, que assim como Santo Antonio, são seguidores e devotos de São Francisco de Assis.


Pe Toninho ja declarou que é também devoto de São Francisco de Assis.


Na homilia, após explicar aos presente a liturgia do Dia, e também aos radiouvintes da Rádio Portofelicense. Encerrou a homilia falando de Santo Antonio: "celebrar Santo Antonio, é recordar que devemos ser santos, cada vez mais santo e amar mais".





Na entrada da bíblia o garoto Lucas, entrou vestido como Santo Antonio, o que comoveu a todos assim como também o Padre que citou-o na homilia, trazendo em seus braços a Palavra de Deus, a bíblia sagrada.





No ofertório a Menina Isabela, entrou com a Imagem de Santo Antonio, adiante da procissão rumo ao altar. Acolhida e agradecido pelo Pe Toninho.


Esta semana o Pe Juarez, na radio Capital AM, esteve no espaço, durante o programa do Eli Correia, explicando alguns do significados da Imagem do Santo, como o menino Jesus, sendo que o Santo de Pádua, não conviveu com Jesus e muito menos menino, ele dizia que Santo Antonio não guardou Jesus para si, mas sim quer levar consigo à todos verem e ouvirem a Cristo pela sua presença e ação. Assim também como falou dos Lírios, na época em que o Santo morreu tinha-se muito lirio e estavam na floração. Simbolo de pureza, santidade e esperança.





















Paz e Bem!!!

Emaús em Porto Feliz - terceiro encontro

Gostaríamos de destacar o jovem Danilo, da comunidade São Franciscoi de Assis, da Paróquia São João Batista, que tem se engajado nos encontros feitos na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, pelo Movimento de Emaús, com intuito de formar uma Pastoral Jovem.

Ele criou o orkut com o nome escolhido pelos Jovens para este grupo (comunidade) que ali tem frequentado sábados a tarde.
http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?uid=969341262714359345

E neste sábado a tarde, após imprimir o e-mail/orkut do Junfec, ele colocou também o endereço do nosso blog. Somente um Espírito com Vigor Jovem para fazer isto.

A Igreja, necessita e abre as portas para o Jovem, no Documento de Puebla, ela afirma a confiança na Juventude Católica.

Da nossa parte fica toda a gratidão e Carinho. Desde já sejma todos bem vindos a esta iniciativa, a também você jovem que nos visita aqui nesta página.

Aos demais, dizemos que também estamos de portas abertas para acolher colaboradores para continuar a manter este blog, sempre bonito, saudável e atualizado e cada vez mais Critão.

Deus abençoe a Todos.

Danilo

Agora segue as fotos do encontro realizado sábado a tarde as 17hs na Igreja Nossa Senhora Aparecida. Que contou com a vista e Palavra do Padre Carlos Alexandre, que não pode ficar até o final, pois teve partir para celebrar missa em outra comunidade e após o encontro retornar para celebrar ali a missa.

O Frio não foi suficiente para impedir que mais de 40 jovens estivessem com seu carisma e alegria na Igreja. Semana que vem o encontro será no colégio Externato São José. Posteriormente divulgaremos detalhes.















Paz e Bem

Franciscanos seculares... afinal de contas o que queremos? Frei Almir Ribeiro Guimarães,OFM (*)



10. Importante para os franciscanos seculares, a celebração da Eucaristia aos domingos. Muitos franciscanos seculares, dentro de suas possibilidades, experimentam desejo de participar todos os dias da missa. Cultivam uma amizade especial por Cristo, presente em todas as igrejas do mundo, e o adoram porque pela sua santa cruz ele remiu o mundo.

Paz e Bem

SANTO ANTONIO DE PADÚA /LISBOA

1. Origem

Dá-se o nome de “Carta a Santo Antônio” a um dos escritos mais breves de São Francisco, que consiste em uma resposta epistolar a uma consulta que Frei Antônio lhe havia feito sobre a possibilidade de ensinar teologia aos frades.

Esta nota pode ser deduzida, também, como uma “obediência” escrita, dado que nessa Francisco concede a sua permissão para que Antônio possa ensinar a teologia e simultaneamente exprime os critérios que devem guiar o estudo e o ensinamento entre os frades menores.

2. Autenticidade

É discutido muito sobre a autenticidade da carta. São muitos estudiosos que a negam abertamente ou que a colocam em dúvida; outros, invés, se mostram convencidos ou a aceitam decididamente.

São dois motivos de origem destas divergências entre os estudiosos. De uma parte porque o texto da letra não se encontra nos mais antigos textos que contêm os escritos de Francisco e de outra parte, porque o texto publicado de Luca Wadding não coincide na sua forma literária com aquele que têm outros textos.

Kajetan Esser admite a autenticidade deste escrito segundo a redação que aparece nos códigos porque, diversamente do texto tratado por Wadding, nessa forma literária é muito mais primitiva e mais de acordo com o estilo próprio de Francisco. A sua posição foi avaliada por outros estudiosos depois dele, segundo os quais a tradução manuscrito e os dados das Crônicas se apresentam cada vez mais seguras e sérias.

Além disso, se deduz como historicamente verdadeira a afirmação de Tomás de Celano quando diz: “Escrevendo uma vez ao beato Antônio, fez iniciar uma carta assim: “A Frei Antônio, meu Bispo””. Infelizmente o biógrafo não nos há transmitido o texto da carta, mas a sua afirmação nos permite deduzir que a conheceu. São Boaventura não nos fala sobre o destinatário, mas sim, sobre seu conteúdo, também, sem citar o texto.

Está, também, a favor da autenticidade deste escrito não somente isto que é dito sobre a forma literária, que coincide com aquelas de outros escritos do Santo, mas também sobre o conteúdo, o qual reproduz literalmente o critério expresso na Regra Bulada (5,2), em relação com o trabalho.


3. Data e circunstância da composição

A data de composição desta carta não oferece muita dificuldade, dado que a referência a RegB. oferece um ponto de referimento bastante preciso. Se a Regra foi aprovada em 29 de novembro de 1223, com a Bula “Solet annuere”, se deduz muito provavelmente que a nota tenha sido feita próximo ao fim daquele ano ou ao início de 1224, quando Antônio ainda se encontrava a Bologna, antes de seu período de pregador itinerante no sul da França entre 1224 e 1225.

É opinião comum que depois de 1221 a Ordem tinha organizado junto à cidade universitária de Bologna alguns cursos de formação teológica para seus frades, que se transformaram posteriormente no Studio Teológico dos Menores. Dado a reconhecida erudição de Antônio, não é improvável que o mesmo Vigário da Ordem, Frei Elias, tenha lhe solicitado o serviço de ensinar e por tal motivo o novo mestre pediu o parecer e também a autorização ao mesmo Francisco.

4. Destinatário

A figura de Santo Antônio é bastante conhecida pela qual nos poupamos de fazer uma longa apresentação. Contentamos-nos por isso com uma síntese cronológica de sua vida:

Nasce em Lisboa entre 1190 e 1195. Quando tinha quinze anos entrou para os Cônegos Regulares de Santo Agostinho, primeiro em sua cidade, depois se transferiu para S. Cruz, em Coimbra. Ao início de 1220, com a ocasião da chegada a Coimbra dos corpos dos protomártires franciscanos em Marrocos, sente a chamada para a vida missionária ativa e se fez Frade Menor. Pouco depois se transferiu para Marrocos para pregar o Evangelho, mas por motivo de doença teve que retornar a pátria; uma tempestade, porém, desviou o navio através da costa de Sicilia. Depois de ter participado do Capítulo Geral de 1221, foi destinado a um convento em Monte Paulo. No outono de 1222, foi enviado a pregar na Romagna. Entre o fim de 1223 e o início de 1224, ensinou teologia aos seus confrades. Em 1224 pregou no sul da França. Em 1227 retornou a Itália onde foi Ministro Provincial ao norte. Pouco depois deixou o cargo
para dedicar-se de novo a pregação. Morreu em 13 de junho de 1231 em Pádua, onde foi sepultado o seu corpo. Foi canonizado menos de um ano depois a sua morte, em 30 de maio de 1232.

O nome “bispo” que lhe dá Francisco na carta era não só uma manifestação de simpatia que tinha em seu relacionamento, mas também de respeito, dado que outros prelados eclesiásticos, com tal nome, eram designados, na Idade Média, também, os pregadores autorizados. Se deve recordar que o precedente Concílio Lateranense IV tinha decretado que a pregação correspondia por ofício aos Bispos.

5. Estilo e estrutura

É realmente pouco o que se possa dizer a respeito sobre um documento assim breve. Na realidade a carta consta de duas frases: uma saudação simples (v. 1) e a manifestação daquilo que pensa o remetente (v. 2). Não tem exortação final, como acontece nas outras cartas de Francisco. Este fato dá a nota certo caráter oficial e pelo mesmo motivo, um tom que poderia parecer frio e burocrático, salvo unicamente pela denominação que dá Francisco ao seu destinatário: “meu Bispo”.

A morte não manda aviso prévio Air France




Frei Betto

Aqui na França é geral a consternação pela morte dos 228 passageiros e tripulantes do voo 447 da Air France na segunda, 1 de junho. A aeronave desapareceu sobre o oceano Atlântico na rota Rio-Paris.

O presidente Sarkozy interrompeu o descanso prolongado (na segunda, a França fez feriado religioso) e, em companhia de três ministros, compareceu ao aeroporto Charles de Gaulle para consolar os familiares das vítimas. No Brasil, o presidente Lula encarregou seu vice, José Alencar, de fazer o mesmo.

Há pouco, perdi um conhecido, Roger Wright, no acidente aéreo no sul da Bahia, próximo a Troncoso. Com ele faleceram mais 13 pessoas, entre as quais filhos e netos de seus dois casamentos (a primeira mulher também morreu em desastre de avião). Três gerações de uma única família tiveram suas vidas precoce e tragicamente ceifadas.

A vida é um jogo de sobrevivência. Entre milhões de espermatozóides em busca do aconchego do óvulo, um o consegue. Este um é você, sou eu, e todos os bilhões de habitantes deste planeta. Todos nós sorteados pela loteria biológica. Nenhum escolheu a família e a classe social em que nasceu. O que não deveria representar privilégio para os que estão livres da miséria e da pobreza, e sim dívida social.

O frágil milagre da existência exige duas condições básicas, cada vez mais precárias: oxigênio e nutrição. Ora, sabemos todos que, por culpa da ambição de lucro e falta de consciência de sustentabilidade, contaminamos o ar que respiramos.

Em São Paulo, onde moro, sobretudo crianças e idosos sofrem com a forte poluição. O elevado índice de desenvolvimento da mais industrializada cidade do país exige, em contrapartida, um preço igualmente alto de seus moradores, obrigados a absorverem poluentes que ferem os olhos, contaminam os pulmões, provocam alergias. Seis milhões de veículos que rodam pela capital paulista exalam o gás carbônico que tornam o ar quase irrespirável.
Assegurar ao organismo alimentos em quantidade e qualidade suficientes significa obter trabalho e renda capazes de garantir vida digna e saudável a cada família. No Brasil, ainda estamos longe do patamar de Cuba, onde todos os 11 milhões de habitantes têm direito a uma cesta básica, além de acesso gratuito à educação e saúde.
Hoje, com a crise do capitalismo neoliberal, vemos o desemprego ameaçar a sobrevivência de milhões. Como ninguém suporta passar fome e viver ao desabrigo, é inevitável o aumento da violência urbana.

Todos sabemos que o ser humano se defronta com suas limitações intransponíveis: defeito de fabricação e prazo de validade. É o que a Bíblia chama de pecado original. Haveremos de morrer, ainda que sejam longos nossos anos de vida. Só não sabemos como e quando. Por isso, buscamos imprimir um sentido à nossa breve existência, através da religião, da arte, da profissão e, sobretudo, do amor (a família).

Uns procuram o que todos buscamos – a felicidade – na via equivocada da posse dos bens finitos. Passam a existência a adquirir e preservar bens supérfluos que tanto poderiam ser úteis àqueles que foram injustamente privados de acesso a uma vida digna – os pobres. Outros fazem de sua trajetória existencial um acúmulo de bens infinitos, como amizade, solidariedade e partilha.

Sabemos todos que a felicidade não consiste na soma dos prazeres, como tenta nos incutir a publicidade dessa sociedade consumista. Mas como é difícil cultivar o exercício das virtudes, o rigor ético, a ecobiologia interior que nos livra do apego, da língua ácida, da inveja, do ressentimento, e preenchem-nos o coração e a mente de espiritualidade, altruísmo, sabedoria e fome de justiça!

Como dizia Jesus, a respeito de nossa morte não sabemos nem o dia nem a hora. E nem o modo. Certamente não teremos a sorte de Francisca, personagem do conto de Jorge Onelio Cardoso (1914-1986), “Francisca e a morte”.

A morte, ciosa de seus deveres, foi cedo em busca de Francisca na região em que ela morava. Procurou-a em casa, na roça, nos vizinhos. Aonde chegava, Francisca havia saído pouco antes, sempre dedicada a cuidar dos outros. Vendo que as horas passavam e o último trem da tarde estava prestes a sair, a morte desistiu de encontrar Francisca e levá-la consigo.

Pouco depois, um velho conhecido passou a cavalo e viu Francisca cuidando do jardim da escola. Saudou-a: “Então, Francisca, você não morre nunca?” “Nunca”, retrucou ela, “sempre há algo a fazer”.


Frei Betto é escritor, autor de “A arte de semear estrelas” (Rocco), entre outros livros.

Notinhas da Igreja

Sorocaba


Milhares professam publicamente sua fé na presença real de Cristo na Eucaristia


Votorantim
Em Votorantim uma multidão de aproximadamente três mil fiéis, das cinco paróquias celebrou Corpus Christi em uma concentração na Praça Zeca Padeiro onde, desde às 7 horas, animados pelo padre Marcos Alexandre, da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, participou de um grande louvor. Às 9 horas teve início a Santa Missa quando a imagem dos santos padroeiros foram acolhidas festivamente no palco onde estava o altar. A Eucaristia foi concelebrada pelos padres, João Carlos Alampe, Wilian de Almeida, da quase Paróquia São José, Paulo Roberto Gonzáles e Dirceu Sudário, da Paróquia São João Batista e Imaculada Conceição, Antônio José Albertine, Paróquia Nossa Senhora do Carmo, Marcos Alexandre, da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, e Carlos Ferreira Borges Meira, da Paróquia Nossa Senhora Consolata, cujos servidores foram os diáconos permanentes Nilson Leite, Wilson de Almeida Lopes, Gerson Shiming, José Laerte Héber Colono, José Alberto Terra e José da Cruz.


Itu


Os grupos que confeccionam os tapetes começaram mais tarde devido à chuva
O evento do Corpus Christi reuniu milhares de fiéis na quinta-feira, 11 de junho, não só em sua procissão, mas também na confecção dos tapetes que a antecedeu.
A tradição católica acontece em Itu há mais de 40 anos, e ocorreu com sucesso, apesar do pequeno atraso para começar a montagem dos tapetes, devido à chuva, que contradisse a lenda popular de “nunca chover em dia de procissão de Corpus Christi”.
Os grupos, que fazem os tapetes de serragem, casca de ovo, pó de café, milho (até pipoca) e outros materiais reciclados, começaram agir às 9h30 da manhã, ao invés das 5h30, como é de costume. Acanhados, aos poucos foram chegando e ocupando seus lugares, mas o receio permaneceu até o final da montagem.


Sorocaba
Hoje, dia de Santo Antônio, também na Capela de Santa Cruz, no Centro, o estimado padre Lyrio estará abençoando pães que serão ofertados aos fiéis que lá comparecerem para participar da Santa Missa, que, diariamente, o sacerdote celebra ali, às 8h30. Se alguém quiser dar pães para os familiares, pode também trazer que serão abençoados. A Capela localiza-se na Rua Santa Cruz, ao lado da Secid (Secretaria da Cidadania).

Corpus Christi no Estado:

Caçapava - nada menos que 1.500 pessoas participam da confecção dos tapetes. São 80 toneladas de areia e 200 quilos de tinta especial.

Já em Lorena, o tapete nas ruas do centro da cidade terá 2 metros de largura e 5 km de extensão.

Santana de Parnaíba teve um tapete artesanal com mais de 800 metros de extensão e 59 quadros tingidos em 11 cores diferentes. Foram utilizados 72 m3 de serragem.

Itu- principais vias centrais com enfeites de 3metros de largura.

Porto Feliz - não teve este ano por causa do mau tempo.


Santo Antonio

Todas as cidades de Nossa Arquidiocese estão comemorando Santo Antonio. Comunidades sob titulo do Santo, estão realizando diversas missas no dia. Distribuição de Pães e Bolos de Santo Antonio.. Além de Festas Juninas. Participe não fique de Fora.


Movimento de Assis.

Logo mais missa as 19hs na Igreja Matriz de Nossa Senhora Mãe dos Homens, sob responsabilidade na liturgia pelo Movimento.



Notinhas da região


Por motivos de indisponibilidades ficamos duas semanas sem publicar Notinhas da Região!!
Estamo retomando-a. Agradecemos os cobranças e elogios.






Capivari
O Estádio Carlos Colnaghi, que passou por uma grande reforma nos primeiros 5 meses , obteve o alvará de segurança da Polícia Militar concedido após uma vistoria realizada pelo Polícia Militar, no último dia 13 de maio. A Secretaria de Obras investiu cerca de 20 mil reais em mão de obra especializada e cerca de 30 mil reais em materiais, aplicados em toda a extensão do estádio. A Secretaria de Juventude, Esportes e Lazer investiu cerca de 13 mil reais com a nova caixa d’água e com materiais para a execução das obras, totalizando entre as duas Secretarias mais de 60 mil reais investidos.


Capivari 2
O Secretário da Saúde Ermeson Guimarães de Oliveira anunciou diversas conquistas para a saúde nesta semana. Aumento de 4 cirurgias ano de ortopedia programadas para 27 de alta complexidade e 8 de média complexidade para 2009, o que representa um número 8 vezes maior se comparado com o ano passado. Além das cirurgias de ortopedia, Ermeson registrou a conquista de 27 cirurgias gerais, 17 de urologia, 27 pediátricas, 8 de neurologia, 45 de otorrino, 28 exames de ressonância magnética, 30 de mamografia, 117 de tomografia e 14 exames de doppler. Ainda com o objetivo de acabar a fila de espera de exames laboratoriais, a Secretaria da Saúde está adquirindo 4 equipamentos de última geração, todos automatizados.

Capivari 3

Image
O Campeonato de Luta de Braço de Capivari apoiado Pela Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Juventude, Esportes e Lazer, que aconteceu no último domingo (7), reuniu 65 atletas vindos de Nova Odessa, Jacareí, Indaiatuba, Campinas, Salto, Hortolândia, Piedade, Araras, São João BoaVista, São José dos Campos e Sumaré.



Capivari 5 (o que não anda acontecendo em nossa cidade)
A Guarda Civil de Capivari realizou na tarde do dia 04 mais uma parceria com as Polícias Militar e Civil com blitz no município pela redução da criminalidade, roubos e furtos. A ação aconteceu simultaneamente nas cidades de Capivari, Mombuca, Elias Fausto, Rafard e Rio das Pedras com abordagens a veículos nas principais vias de saída e acesso das cidades.


Capivari 6
Uma grande polêmica no município está criada: a possibilidade da Delegacai de Ensino, mudar de Capivari para Indaiatuba, veja os números - 59 profissionais: 34 residentes em Capivari, 05 em Monte Mor, 03 em Elias Fausto, 02 em Salto, 01 em Rafard, 01 em Porto Feliz, 01 em Itu, 01 em Americana, 01 em Tatuí e 08 em Indaiatuba. Dentre 61 DEs instaladas no interior paulista, a DE de Capivari conquistou o 3º lugar no IDESP de 2008, depois de ter conquistado o 6º lugar no SARESP de 2007. O prefeito, está mobilizando deputados estaduais, prefeitos e profissionais a se mobilizarem contra esta provável mudança.


Capivari 7
O ex prefeito Carlos Borsari foi condenado ao pagamento de multa de 80 vezes a sua remuneração e fica proibido de realizar negócios com o Poder Público por três anos devido à nomeação de funcionários sem concurso público. A sentença data de 4 de maio de 2009 do Juiz de Direito Marcus Cunha Rodrigues da Comarca de Capivari. O ex prefeito pode recorrer.


Piracicaba
Numa realização da Prefeitura Municipal de Piracicaba, através da Secretaria da Ação Cultural, acontece neste sábado dia 13 de junho, a partir das 19 horas, mais uma edição do Projeto Choros & Serestas, 1º Seresta Itinerante, local Praça Jose Bonifácio em frente à Catedral, junto com a Festa do Padroeiro "Santo Antônio".




Image
Rafard
De 11 a 14 de junho, Rafard recebe cerca de 300 integrantes dos grupos de Terceira Idade das cidades de Capivari, Elias Fausto, Itirapina, Salto e Santa Maria da Serra, para o 3º Jogos do Coração, promovido pela Terceira Idade de Rafard e Prefeitura Municipal nas modalidades de vôlei masculino/feminino, coreografia, bocha, malha, dama masculino/feminino, pesca masculino/feminino, buraco, truco masculino/feminino, dominó, atletismo masculino/feminino, dança de salão e natação masculino/feminino. A programação pode ser acompanhada no site www.rafard.sp.gov.br




Sorocaba
Associação Comercial de Sorocaba (Acso) promove hoje, a partir das 8h, na praça Coronel Fernando Prestes, sua campanha para a criação do "Dia do Ficante". A data será marcada por um concurso de beijo, denominado "Beija Muito". A meta dos comerciantes é que as vendas cresçam 8% em comparação ao mesmo período do ano passado.



Sorocaba2
As pessoas que passarem neste sábado (13) pela praça Coronel Fernando Prestes poderão conhecer e ajudar no trabalho desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa e Assistência ao Câncer Infantil (Gpaci). Vários palhaços animam a tenda, montada desde ontem, para oferecer um portarretrato personalizado ao preço de R$ 1,00. O valor arrecadado será revertido para a entidade, que auxilia crianças e adolescentes portadoras de câncer.



Sorocaba 3
O Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil foi lembrado ontem (12) em Sorocaba, através de uma tenda onde foi divulgado o projeto Educarte e serviços de entidades assistenciais como o Centro Referenciado de Assistência Social (Creas) e Centro Regional de Registro e Atenção aos Maus Tratos na Infância de Sorocaba (Crami). A data é uma oportunidade para conscientizar as pessoas a não dar esmolas ou adquirir produtos comercializados por crianças, destacou a secretária de Cidadania (Secid), Maria José de Almeida Lima.




Ibiúna

Coronel Darcy se sentiu mal enquanto atendia uma funcionária em seu gabinete

O prefeito de Ibiúna, Darcy Pereira Leite, 55 anos, foi sepultado nesta sexta-feira (12), às 9h, no cemitério da Paz, no centro da cidade. Ele faleceu nesta quinta-feira (11), depois de ficar 21 dias internado na Unidade de Terapia Intensiva do hospital Israelita Albert Einsten na capital. Leite, de acordo com o boletim emitido pelo hospital, sofreu um choque cardiogênico e parada cardíaca que provocou falência múltipla dos órgãos. O corpo do prefeito, velado no saguão do prédio da Prefeitura de Ibiúna, foi visitado por milhares de pessoas.




Boituva
A Agência dos Correios de Boituva passará por reforma e ampliação para melhor atender aos usuários, por isso ainda este mês ela funcionará em um novo endereço: rua Eugênio Mota, 1.032.


Votorantim
Quase centenária, mas atual; e com o título de a mais tradicional do interior do Estado de São Paulo, começa hoje a 94ª Festa Junina Beneficente de Votorantim, com inúmeras atrações musicais, na praça de eventos “Lecy de Campos”.



Capela do Alto
A Cadeia Pública Feminina de Capela do Alto está fechada para interdição. As 48 mulheres, sendo uma adolescente, deixaram o espaço esta semana. O fechamento ocorreu por força de uma liminar expedida pela Justiça no final de março. O objetivo é melhorar as condições da cadeia com uma reforma. A interdição é provisória e por tempo indeterminado. Mas há expectativa de que o local não seja mais usado para abrigar presas da região.



Itu
A primeira-dama de Itu e deputada estadual Rita Passos (PV) foi nomeada na última quarta-feira titular da Secretaria de Estado de Assistência e Desenvolvimento Social (Seads) e tomou posse na terça-feira, dia 9. Rita Passos tem atuado muito em Cidades vizinha a Porto Feliz, como Salto, Rafard, Cabreuva, Capivari, Rafard etc. Em sua Secretaria dará atenção maior aos idosos.



Itu 2
A comunidade de Santo Antonio, no bairro Varejão, em Itu, festeja, nos dias 13 e 14 de junho, o dia do santo que dá o nome a igreja. A Festa Junina com comes e bebes típicos, shows ao vivo e muitas outras atrações será no sábado, 13, a partir das 18 horas. No domingo, a festa começa logo cedo, às 9 horas com a tradicional cavalgada percorrendo os bairros vizinhos e retornando a igreja onde os cavaleiros e amazonas receberão a benção. Durante todo o dia haverá quermesse, animado leilão e muita música.



Tietê
Começa nesta sexta-feira, dia 12 de junho, a Grande Festa junina 2009. Realizada pela prefeitura do município de Tietê, a comemoração se estende até o domingo, dia 14. O evento tem o intuito de proporcionar momentos de alegria às famílias e tem a preocupação de angariar fundos para as escolas municipais e estaduais.
Uma das maiores atrações da festa será a Fogueira, que com oito metros de altura dará uma luminosidade especial para a festa. Toda madeira utilizada é resultado de podas devidamente autorizadas pela secretaria de agricultura e meio ambiente.
Cada entidade e instituição da cidade terá a sua própria barraca garantindo aos visitantes um final de semana típico caipira. Além das entidades filantrópicas do município o evento contará com danças folclóricas, shows e apresentações dos alunos da rede municipal de ensino.





















Tietê 2


A equipe do programa Show da gente, apresentado pelo cantor Netinho de Paula, esteve visitando o Prefeito Zé Carlos nesta terça-feira, dia nove. O intuito da visita foi trazer a possibilidade de um dos quadros do programa ser gravado na cidade, já que o cantor se encantou com a cidade e sua população na ocasião em que fez um show na cidade.






Salto

divulga programação cultural de junho


> Teatro Maestro Gaó
Viola na trilha dos Bandeirantes - Orquestra Filarmônica de Viola
Data: sábado, 7 de junho
Hora:20h30
Espetáculo que une o melhor da música de raíz, com uma verdadeira aula sobre cultura caipira e o papel dos bandeirantes e das cidades alvo, na formação deste importante traço cultural do País. Entrada franca.
Apresentação do Conjunto de Teclados e Alunos do Curso de Teclado
Data: terça-feira, 9 de junho
Hora: 20 horas
Coordenação e participação dos professores Jocimara Campitelli e Marco Antonio de Paula Leite. Entrada franca.
Projeto Encontros 2009 - Violonista Marlos Mateus
Data: sexta-feira, 19 de junho
Hora: 20 horas
Palestra e apresentação musical. Entrada franca.
Linhagens
Data: domingo, 21 de junho
Hora: 20 horas
Espetáculo de dança com o grupo Pró-Posição. Linhagens questiona a dança como idéia instaurada no corpo, como movimento-informação que se adapta, varia, mantém, replica e evolui. Interagindo com o som, mãe e filha promovem um jogo corporal que resulta no encontro da trajetória de ambas na dança. Entrada franca.
100% Humor
Data: sábado, 27 de junho
Hora: 20h30
Show Humorístico onde o público terá muita diversão e gargalhada. Projeto comercial da Cia Teatral Cômico. Direção de Renato Bispo.
Ingressos : R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia). Vendas na Tupi Turismo (Shopping Center Salto) e na Ouro e Prata. Mais informações: (11) 7350 5952.
Encontro de dança dos projetos socioculturais municipais
Data: domingo, 28 de junho
Hora: 18 horas
Bailarinos das Oficinas Culturais dos bairros União, Salto de São José e Santa Cruz, mantidos pelo Balé da Cidade de Salto. Participação especial do Conservatório Municipal de Salto, do Balé da Cidade de Salto e da Cia de Danças Faces Ocultas.
Mapa Cultural Paulista: dança – Seleção para fase regional. Entrada franca.
O Teatro Maestro Gaó está localizado à rua Marechal Deodoro, 203 – Salto. Mais informações pelo telefone: (11) 4029-3014.
> Conservatório Maestro Henrique Castellari
Workshop: “Pró-Posição em variação: para a dança sobreviver ao tempo”
Data: domingo, 21 de junho
Horário: 10h30
Local: Sala de Dança do Conservatório
Vagas: 35
Seleção: Primeiros inscritos
Inscrição: gratuita, 40 minutos antes do início do workshop.
Festa Junina Pedagógica
Data: terça-feira, 30 de junho
Horário: 13 às 19 horas
Local: Conservatório Maestro Henrique Castellari
Momento de confraternização entre alunos, professores e pais. Música, danças, comidas típicas e muitas brincadeiras.
O Conservatório Maestro Henrique Castellari está situado na rua Monsenhor Couto, 13 - Salto. Mais informações pelo telefone: (11) 4029-3014.
> Teatro Monténica
“Noite Brasileira”
Data: sábado, 6 de junho
Hora: 20h30
O Grupo Releitura apresenta um show imperdível ao som de piano (Silmar Oliveira) e voz (Carolina Padreca) além de convidados especiais. Numa noite agradável e cultural, os presentes poderão ouvir o melhor da MPB (como Milton Nascimento, Paulinho da Vila, Tom Jobim, Rita Lee e muitos outros) em versões próprias e de qualidade. Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia).
“Tatângelo para os amigos”
Data: Domingo, 7 de junho
Hora: 20h30
O grande músico saltense José Tatangelo apresenta um refinado repertório da Musica Popular Brasileira. Receberá como convidados especiais alunos e amigos no espetáculo. Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia).
“Parabéns 7 anos”
Data: sábado, 13 de junho
Hora: 20h30
A Ronei Brabo Dança de Salão apresenta suas coreografias premiadas e as inéditas numa coletânea de tudo o que aconteceu nestes sete anos de sucesso. O espetáculo contará ainda com a presença de amigos e grupos convidados. Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia).
“Vela para qualquer Santo”
Data: domingo, 14 de junho
Hora: 20 horas
Espetáculo de dança contemporânea com a premiada Cia. Faces Ocultas. O trabalho conta com coreografias de Adriano Lima e Tereza Cazzamata. Direção Artística de Arilton Assunção. Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia).
“Chapeuzinho Vermelho”
Data: sexta, 19 de junho
Hora: 20 horas
Interpretação do famoso conto para crianças. Teatro Infantil. Direção: Ivan Vilabella. Cia. Condoreira de Teatro, São Paulo-SP. Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia).
“A curiosidade é irmã da decepção”
Data: sábado, 20 de junho
Hora: 20h30
A Vontade quer se casar, logo pensa que é o Amor, mas é o Desejo mascarado. A busca eterna do sentimento que conhecemos por amor nada mais é que a vontade que temos de ter algo para nossa satisfação. Quando não conseguimos, passa a ser um Desejo que é capaz de tudo para conseguir os objetivos que lhe é imposto. A Curiosidade é irmã da Decepção. Como assim? O Desejo é, de certa forma, curioso e a Vontade com o tempo fica decepcionada. Direção: Marcelo Sanntto. Grupo: S.T.C.A. Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia).
“Clube do Improviso”
Data: sexta-feira, 26 de junho
Hora: 20 horas
Espetáculo de improvisação marcado pela interatividade com o público. Um jogo no palco. Cenas criadas na hora, aos olhos do público. Pontos de criatividade e bom humor. Um espetáculo onde a platéia desafia os atores a encenarem temas sugeridos na hora. Eenco: Alessandre Pi, Charles Ferreira, Christian Hilário, Juliano Mazurchi, Ricardo Vandré. Apresentador convidado: Marco Stefano.
Gênero: Comédia / Jogos de Improviso. Grupo: Nósmesmos Produções Artísticas.
Ingressos: Todos pagam meia entrada (R$ 15).
“Os Ex-trelas”
Data: sábado, 27 de junho
Hora: 20 horas
Show de humor. Os atores Warley Santana (Ex-CQC), Zeca Moreira (Ex-Deboshow) e Osmar Guerra (Ex-Pastor Evangélico) mostram seus melhores números apresentados ao longo de suas carreiras nos bares de São Paulo. Ingressos: Todos pagam meia entrada (R$ 15).
“Os Babacos”
Data: domingo, 28 de junho
Hora: 20 horas
Um espetáculo que segue o estilo Standu up comedy (Ator sem personagem). Utilizando apenas o microfone e pedestal, os atores contam piadas, histórias engraçadas e fazem observações do cotidiano, sempre de forma bem humorada.
Elenco: Christian Hilário, Débora Nunes, Felipe Camargo, Juliano Mazurchi e Ricardo Vandré. Gênero: Comédia. Grupo: Nósmesmos Produções Artísticas. Ingressos: Todos pagam meia entrada (R$ 15).
O Teatro Monténica está situado à avenida Dom Pedro II, 1.226 (Shopping Center Salto – Piso 2, Sala2).
> Espaço Cultural Barros Júnior

Linha do tempo
Data: terça-feira, 23 de junho
Horário: das 8 às 9 horas e das 19h30 às 20h30
Um breve ensaio da História da Arte. Performance com os atores Vinícius Cassiolato e Priscila Modanesi. O espetáculo traz uma visão contemporânea da Historia da Arte, partindo do final da Idade Média com a Arte Gótica, até os dias de hoje.
Entrada Franca - vagas limitadas. Inscrições pela ÁPC ART Fone: 4602-1118
XV Sarau na Quinta: Festa na Roça
Data: quinta-feira, 25 de junho
Horário: 20 horas
Coral Infantil de Salto - Conservatório Municipal. Sanfoneiro / Música Raiz / Quadrilha da 3ª Idade / Cia. Teatral Cômico - Declamações de Poesias Caipiras / Faces Ocultas Cia. de Dança / Exposição de Arte Plástica e Artesanato. Uma noite especial com muita comida típica. Entrada Franca.
O Espaço Cultural Barros Júnior está situado na rua Doutor Barros Junior, 397 – Centro, Salto. Mais informações pelo telefone: (11) 4602-1118.
> Museu da Cidade de Salto
Exposição do mês: Uma história de muitas faces
Em alusão ao aniversário da cidade, neste mês, o Museu da Cidade de Salto terá como atração um painel em forma de mosaico – sem formar um desenho específico – no qual cada uma das partes será o rosto de uma pessoa, devidamente identificada, que está representada no acervo fotográfico da instituição.
O processo de criação se deu a partir da massa de imagens já digitalizadas existentes no acervo, oriundas da coleção de mais de 1.800 negativos organizada no início da década de 1990. Após o trabalho de recorte e diagramação em grupos dos diversos rostos presentes nas fotografias, a impressão sobre papel fotográfico foi fixada em suportes de madeira, dando origem a um painel em forma de torre.
O Museu é aberto ao público de terça a domingo, das 9 às 17 horas. Para visitas monitoradas e pesquisas é necessário agendamento prévio.
Encontram-se também à venda no Museu as seguintes publicações: Memórias de um saltense (Genézio Migliori); Salto: história, vida e tradição e Salto: história de suas ruas e praças (Ettore Liberalesso); Ensaio para a história do jornalismo da cidade de Salto (Adriano Randi) e História de Salto (Luiz Castellari).
O Museu da Cidade de Saltorua José Galvão, 104 – Centro, Salto. Mais informações pelo telefone: (11) 4029-3473.
> Atrações nas Praças
União musical Gomes Verdi
Data: domingo, 7 de junho
Hora: 10h30
A tradicional Banda Gomes Verdi, interpretando peças tradicionais e modernas.
Quarteto de Saxofone
Data: domingo, 14 de junho
Hora: 10h30
Conjunto formado por professores do conservatório municipal.
Roda de Capoeira com o grupo Abada
Data: domingo, 21 de junho
Hora: 15 horas
Grupo Serenoso
Data: domingo, 28 de junho
Hora: 10h30
Famoso grupo de choro, formado por saltenses e ituanos.
Roda de capoeira com o grupo Abadá
Data: domingo 28 de junho
Hora: 15 horas

Gruta

Já está em andamento a reforma da Gruta
ha duas semanas prossegue o calendário de
reformas do local.

Veja pelas fotos:





Nosso Blog, meses atrás divulgamos o estado emergencial que se encontrava.

Paz e Bem!!!