sábado, 4 de julho de 2009

série fraternidade e minoridade

Fraternidade e Minoridade

Por Fr. Almir Guimarães, ofm

4. Documentos da Ordem, Cartas do Ministro Geral, textos das Conferências Franciscanas, reflexões de frades e a vida dos irmãos nos ajudam a compreender melhor o sentido de nossas vidas e da vida de nossos confrades que foram tocados pela fascinante figura de Francisco. Eventos grandiosos, como o Capítulo das Esteiras, ajudam a colocar questões e transmitem elan. Mas não são suficientes. Será preciso esse labor pessoal. Não podemos fazer a economia do empenho pessoal. Ninguém está autorizado a sentar-se à beira do caminho e esperar que outros lhes dêem soluções para impasses. Os congraçamentos, as festas não enchem o vazio que pode existir no fundo do coração de muitos irmãos. Por que tantos irmãos, depois de pouco tempo de profissão, deixam a Ordem? Necessário será tomar a decisão de voltar ao amor primitivo, ao primeiro élan, aos dias em que dissemos com Francisco: “É isso que eu quero, isso que busco de todo o coração”.


Problemas técnicos



Nosso blog voltou com a sua barra lateral, de onde não deveria ter saido, neste sábado por volta das 20h30m.

Pedimos desculpa a todos, pois parece que fica amputado o visual do Blog.

E não se esqueça, ante de sair do blog atualize ele, apertando F5, assim você só sai dele com a certeza de que não perdeu nada em conteúdo novo.

abraços
Paz e Bem

Escola de Música de Porto Feliz

http://sistemas.anatel.gov.br/SGCH/images/cancelado.gif
Noticiamos no dia 31 de maio, num domingo
http://movimentodeassis.blogspot.com/2009/05/casa-da-cultura-polemica.html

que a Casa da cultura que tinha cursos diversos para um ano inteiro, foi brutalmente tudo interrompido e cancelado os curso, um grande desrespeito aos alunos, porém nesta época, surgiu um boato, que algo aconteceria também na Escola de Música.

Porém, nada aconteceu, so que desde que a Escola Municipal de Música, afixou em suas paredes, as datas de matrículas para os dias 6, 7 e 8 de julho, e rematrícula dia 27 ate 31, em questão de dias, na mesma semana tudo foi retirado e sumariamente cancelada a entrada de novos alunos na escola.

Oficialmente, lá nada é declarado, entre os alunos, ouve-se que é por motivo de contenção de gastos.

Agora fica um clima tenso entre os professores, com o que acontecerá com eles, pois muitos alunos desistem e abrem-se vagas em teoria e prática de insrumentos. Assim não abrindo matrículas, ainda mais vagas irão sobrar e mais professores terão janelas em sua grade de aulas.

Fica muita duvida, nada esclarecido, os boatos tomam conta e alunos que queriam entrar vão ficar por mais 6 meses do lado de fora. Uma notícia infeliz, pois esta escola é referência na região, muitos alunos vem de Piracicaba, Sorocaba, Itu, Salto, Indaiatuba etc.



O sonho do antigo diretor Michel em transformar a escola em Conservatório, pelo visto vai ficar na lembrança dos alunos.

A escola está ate o presente momento sem diretor.

http://2.bp.blogspot.com/_uGLtSsnGUkI/SVruGvvLCSI/AAAAAAAABGU/Uyq92xz8QR8/S660/800.bmp


Você gostaria de SER franciscano secular?

Faço sempre essa pergunta para as pessoas e a resposta, muitas vezes, vem em forma de pergunta, também: mas o que é que franciscano secular FAZ?

E eu respondo: NADA.

Por que será que a gente sempre confunde esses dois verbos?

Muitas vezes, quando nos perguntam quem somos, respondemos o que fazemos. Até o Chico se tornou “Xyco do SAAE”.

Mas, voltando ao assunto, franciscano secular não faz, ele é. A gente é franciscano.

A gente precisa lembrar sempre que tudo o que a gente faz, depende do que a gente é. Quando a gente é feliz, realizado, consciente dos defeitos e qualidades que tem - tudo o que fazemos é bom, é verdadeiro, é fértil.

Ser franciscano é viver o Evangelho de Jesus e que encantou um certo jovem chamado Francisco. Ser franciscano secular é viver o Evangelho de Jesus e que encantou um certo jovem chamado Francisco, aqui, no mundo, dentro das nossas casas, entre nossos amigos, na nossa família, no nosso ambiente de trabalho. Isso já é bastante, não acha?

Quando eu faço a opção de ser franciscano secular, busco a realização do meu ser que foi, um dia, chamado a viver dessa forma. E aí, o que quer que eu faça, perpassa por esse meu ser franciscano: sendo professora, sou franciscana secular; lidando com meus problemas, sou franciscana secular; me divertindo com meus amigos, sou franciscana secular; como agente pastoral, sou franciscana secular.

Talvez eu deva mudar a resposta que dou para aquela pergunta.

Quando perguntarem: o que é que franciscano secular FAZ?

Vou responder: alguém que decide SER franciscano secular, FAZ a diferença, pois escolheu, para si, viver o Evangelho de Jesus Cristo dentro da proposta de São Francisco de Assis.

E então?

Você gostaria de SER um franciscano secular?

Mensagem para o seu dia

Quem quiser vencer as tentações, não confie em si, mas tanto mais em Deus (Santo Antão, Abade).

“Nada mais útil pode ser ao cristão do que pensar todos os dias:

estou começando a servir a Deus e o dia de hoje pode ser o meu último” (Santo Antão, Abade).



Orações: pelos que passam necessidades materiais, espirituais. Senhor visita a Tdodos améms



Paz e Bem