terça-feira, 20 de julho de 2010

Tietê: Coleta de dados do CENSO 2010 começa em agosto



A partir do dia 1º de agosto o IBGE iniciará a coleta de dados do CENSO DEMOGRÁFICO 2010, em todos os domicílios do país. Cerca de 240 mil pessoas estarão envolvidas nessa mega operação, que abrange 5.565 municípios e resultará na mais completa fonte de informação sobre as condições de vida do brasileiro.

O objetivo é retratar com extensão e profundidade a população e suas características sócio-econômicas, informações fundamentais para que governos, empresas e acadêmicos possam planejar estudos e ações para projetar o futuro.
Para que essa empreitada seja bem sucedida, o IBGE precisa do apoio e da participação de todos, portanto receba os recenseadores em sua casa. Eles estarão devidamente identificados com colete, crachá e computador de mão e irão coletar as informações através de entrevista direta com perguntas listadas sob a forma de questionário.
As perguntas poderão ser respondidas por qualquer morador capaz de fornecer as informações. Vale lembrar que respostas dadas ao Censo 2010 serão absolutamente confidenciais e servirão somente no preparo de cadastros e séries estatísticas.
A coleta de dados começa no próximo mês. Fique atento, receba o recenseador e ajude a descobrir como vive o brasileiro em 2010. Qualquer dúvida ligue: 0800-7218181 ou acesse o site www.ibge.gov.br/censo2010

Reabertura do Parque das Monções: Santa Missa!

A parte religiosa na programação da reabertura do Parque das Monções, iniciou-se com a procissão luminosa até a Gruta Nossa Senhora de Lourdes.

Como o pároco da Nossa Senhora Mãe dos Homens está de viagem, percorrendos caminhos de Paulo e só volta no dia 30 de julho, padre Reinaldo Bragantim foi chamado para celebrar a Santa Missa na Gruta.

DSCF2049 DSCF2050 DSCF2051

Além do Pão e do Vinho, foram ofertadas os produtos agrícolas mais produzidos em solo portofelicense: ovos, uva e cana!

 

DSCF2064 DSCF2065 DSCF2068

Comentarista

 

DSCF2069

Coral

 

DSCF2071 DSCF2089

Padre Reinaldo acolhe a todos

 

DSCF2098 DSCF2099

Primeira Leitura

 

DSCF2101

Salmo

 

DSCF2109 DSCF2111

Evangelho

 

DSCF2112 DSCF2114 DSCF2118

Em sua homilia, padre Reinaldo acolheu a todos e falou da importância desta Gruta e da história que ela representa em Porto Feliz, e também a de Lourdes, pelo que ela representa na França, um grande símbolo de Fé.

O padre convidou a todos os não-católicos a observarem ali o sinal de Deus para a cidade e não o aspecto de símbolos católicos ali presentes, como a imagem, ir além do material, enxergar o espiritual.

Padre Reinaldo falou tão bem sobre a figura de Maria, ali invocada como Nossa Senhora de Lourdes, falou que ela é a Escolhida de Deus, aquela que nos deu a Jesus, nos revela o caminho que leva a Deus, e é sob esta ótica Cristã que devemos lançar sobre Maria, aquela que intercede por nós, que nos leva a Cristo.

Padre Reinaldo aproveitou e matou saudades da comunidade que ele sempre teve vínculos, vindo com visitas e presidindo a Santa Celebração Eucarística, no período em que o Padre Isac era pároco.

 

DSCF2119 DSCF2122

Oração da Comunidade

 

DSCF2124 DSCF2125 DSCF2126 DSCF2127 DSCF2132

 

 

DSCF2138 DSCF2140

Oração Eucarística

 

DSCF2141 DSCF2144 DSCF2145 DSCF2146 DSCF2147 DSCF2148 DSCF2149 DSCF2150 DSCF2152 DSCF2153 DSCF2154

Encontro Nacional da Pascom


Aparecida (SP), 13 jul (SIR) - De 21 a 24 de julho o setor de Comunicação Social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realiza em Aparecida o Encontro Nacional da Pastoral da Comunicação. Segundo a assessora do Setor e organizadora do evento, irmã Élide Fogolari, cerca de 300 pessoas devem participar do encontro este ano. Além de leigos, comunicadores profissionais e voluntários da Pastoral da Comunicação (Pascom), o evento contará também com a participação de bispos responsáveis pela comunicação e coordenadores regionais, diocesanos e paroquiais da Pascom. 

Podem também participar do Encontro Nacional, sacerdotes, religiosos, seminaristas e leigos que desejam refletir, pensar e planejar a comunicação para anunciar a Boa Nova de Jesus Cristo a todos. "O evento tem por objetivo animar e motivar a Pascom d a Igreja no Brasil, tendo presente a cultura gerada pelas novas tecnologias que constituem o novo cenário para o anúncio do Reino de Deus a todos os povos", diz a assessora. 

Irmã Élide acrescenta também que os quatro dias de atividades serão intensos. "Além dos painéis, seminários, trocas de experiências, teremos dois grandes eventos à noite: o primeiro será um grande show que a REDE APARECIDA vai nos brindar com a gravação do programa ‘Terra da Padroeira’. O segundo momento será a entrega dos Prêmios de Comunicação da CNBB que será transmitido, ao vivo, pelas TVs de inspiração católica", antecipou. Durante o encontro, os participantes irão assistir palestras voltadas para sua área de atuação, e sobre as novas tecnologias da informação. Logo no primeiro dia, na palestra de abertura, será debatido o tema "Igreja e comunicação: desafios e necessidades", assessorada pelo arcebispo do Rio de Janeiro e presidente da Comissão Episcopal para a Ed ucação, Cultura e Comunicação Social da CNBB, Dom Orani João Tempesta. No segundo dia, terão espaço, discussões em torno das:

"Novas tecnologias e novas mídias: inclusão e exclusão digital"; 

"Televisão: sua inserção no cotidiano dos indivíduos"; 

"Rádio: a arte de falar e ouvir"; 

"Telenovela: criação, produção e apresentação"; 

"Telenovela: a arte e a representação". 


Os temas ligados a novelas terão a assessoria de atores renomados, com Taís Araújo e Eriberto Leão, da Rede Globo. 


No dia 23, as temáticas voltadas para a internet e as novas mídias sociais serão apresentadas e discutidas a partir de temas como 

"Internet: porta de entrada para a evangelização no mundo globalizado"; 

"Web: novas ferramentas do mundo digital para constituir rede na Igreja do Brasil" 

e "Web: ferramentas de formação e qualificação para os agentes de pastoral". 

O secretário geral da CNBB, Dom Dimas Lara Barbosa, tem uma rápida participação no evento, no sábado, 2 4. 
Ele vai colaborar com uma reflexão sobre as "Políticas de Comunicação na CNBB".

Salto e Itu recebem trilhos de Rio Claro para o Trem Republicano


 Funcionários de empresa contratada pelas prefeituras de Salto e Itu iniciaram o transporte de trilhos que estavam em Rio Claro, para a estação saltense e ituana, trabalho que foi acompanhado pelo Prefeito Geraldo Garcia, juntamente com o Assessor e Presidente do COMTUR – Conselho Municipal de Turismo, Wanderley Rigolin. A retirada dos trilhos de Rio Claro foi autorizada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Denit).

Ao todo são cerca 6 mil metros de trilhos, que serão utilizados no projeto "Maria Fumaça/Trem Republicano" que ligará as cidades de Itu e Salto, numa extensão de sete quilômetros. "Reconhecemos o papel importante do prefeito de Rio Claro para viabilizarmos este projeto, pois esteve sempre muito presente nas negociações com os órgãos federais", afirmou o Prefeito Geraldo Garcia, que juntamente com Herculano Passos Junior, Prefeito de Itu, acompanhou todas as tratativas para que a retirada dos trilhos em Rio Claro fosse autorizada.
Os antigos funcionários da extinta Rede Ferroviária Federal afirmaram que os referidos trilhos são da melhor qualidade, dos que vieram para o Brasil na época da construção da malha ferroviária. Além dos trilhos de Rio Claro, o Denit já sinalizou a possível liberação de mais alguns quilômetros de trilhos que estão na cidade de Bauru e um levantamento está sendo feito na tentativa de encontrar outros possíveis trilhos para completar o trajeto.
O processo licitatório está concluído e a empresa vencedora que realizará os serviços de implantação da ferrovia e revitalização das estações é a Maruca Comércio e Serviços Ltda, da cidade de Campinas que iniciará os trabalhos após o período eleitoral.

Celebrando a Amizade!

 Video do Anjos de Resgate. Amigos pela Fé!

Salto sediará novamente Festival de Teatro Infantil


Pela segunda vez consecutiva, entre sexta-feira e domingo, de 13 a 15 de agosto, na Estância Turística de Salto será realizado pelo Governo do Estado de São Paulo o 3º Festival de Teatro Infantil. Durante o evento, 21 grupos de diferentes cidades do Estado se reúnem para apresentar gratuitamente espetáculos destinados a espectadores que, mesmo sendo pequenos, são muito exigentes.

Entre as atrações, serão apresentados 13 espetáculos diferentes e 8 intervenções artísticas de grupos com estilos variados, e selecionados especialmente para a ocasião, que são capazes de divertir não só as crianças, mas toda a família. Entre os destaques da programação estão às versões da sempre atual Alice no País das Maravilhas. Enquanto a Cia Lê Plat Du Jour mostra uma versão mais clássica da história, mantendo inclusive o mesmo nome, a Odó Produção Cultural abrasileira a obra e apresenta “Alice no Sertão das Maravilhas”.
“O festival visa proporcionar o acesso das famílias à arte, e não apenas aos moradores da cidade, mas de outras localidades próximas, já que num raio de proximidade de 50 km do local escolhido, o evento pode levar opção de entretenimento e cultura a um contingente de dois milhões de habitantes que moram na região, além de atrair o público da capital para um final de semana agradável e educativo.” diz Andrea Matarazzo, Secretário da Cultura de São Paulo.
A escolha de Salto novamente para sediar o festival se deve ao sucesso da edição anterior, bem como a moderna infraestrutura da cidade com espaços que comportam os espetáculos, nesta edição, na Sala Palma de Ouro – Centro de Educação e Cultura Anselmo Duarte e no Pavilhão das Artes - Praça Archimedes Lammgolia.



Semana Evangélica 2010 em Porto Feliz - primeira noite!


Através de um convite de uma jovem da Igreja Presbiterina, ficamos sabendo que começou a Semana Evangélica de Porto Feliz, o evento e organizado pelo Conselho de Pastores e Obreiros de Porto Feliz, liderados pelo Pastor Omar Demetrios Antonio. Ele é presidente e fundador da Igreja Plenitude da Graça.


Este ano, é a 18ª edição da Semana Evangélica na cidade, como é de costume o evento acontece na Escola Municipal Coronel Esmédio, no centro da cidade. Os organizadores estão pedindo dos fiéis a doação de uma peça de roupa ou de 1kg de alimento não perecível, que após serão entregues posteriormente a Diretoria de Desenvolvimento Social.


Na primeira noite, esteve presente o Prefeito Claudio Maffe e o seu vice Julio Bronze. A prefeitura também deu apoio estrutural para que este encontro se realizasse.



Tietê: Prefeitura confirma criação de canil da Guarda Municipal



O prefeito José Carlos Melaré confirmou nesta  a criação do canil da Guarda Municipal de Tietê.

A medida, que estava em estudo na Secretaria de Trânsito, Segurança e Defesa Civil, agora é realidade e segundo o chefe do executivo, será peça chave no policiamento preventivo e no combate à criminalidade na cidade.
De acordo com o secretário Edival de Jesus Páscoli o local onde o canil será instalado já foi definido e as obras deverão começar na próxima semana:
“A construção do canil deve começar na próxima semana, mas o primeiro animal a compor o grupo já está disponível, tendo sido acomodado no canil da GM de Cerquilho a qual desde o princípio tem gentilmente nos apoiado nessa empreitada” – afirmou Páscoli.
O animal, oriundo de um dos melhores criadouros do Brasil, é uma fêmea da raça pastor belga malinois e tem como principais qualidades a lealdade e inteligência, razão pela qual é utilizado por equipes policiais de vários países, sendo especialmente reconhecido por sua habilidade como farejador de drogas.
Parte do efetivo da GM recentemente passou por curso de capacitação e já está habilitado a operar com o cachorro.
Além da repressão ao narcotráfico, os animais do canil poderão ainda ser empregados no patrulhamento, em operações de busca e salvamento da Defesa Civil, demonstrações de cunho educacional e recreativo, desfiles cívicos e apoio as polícias Civil, Militar e Federal.
Edival ressaltou que a criação do canil recebeu todo o apoio por parte do poder judiciário e da promotoria de Tietê, bem como das polícias civil, militar e da GM de Cerquilho.