terça-feira, 27 de abril de 2010

"ORAÇÃO DE JOÃO PAULO II A SÃO FRANCISCO DE ASSIS"

Ó São Francisco, estigmatizado do Monte Alverne, o mundo tem saudades de ti qual imagem de Jesus crucificado. Tem necessidade do teu coração aberto para Deus e para o homem, dos teus pés descalços e feridos, das tuas mãos transpassadas e implorantes. Tem saudades da tua voz fraca, mas forte pelo poder do Evangelho.

Ajuda, Francisco, os homens de hoje a reconhecerem o mal do pecado e a procurarem a sua purificação na penitência. Ajuda-os a libertarem-se das próprias estruturas de pecado, que oprimem a sociedade de hoje. Reaviva na consciência dos governantes a urgência da Paz nas Nações e entre os Povos. Infunde nos jovens o teu vigor de vida, capaz de cotrastar as insídias das múltiplas culturas da morte.

Aos ofendidos por toda espécie de maldade, comunica, Francisco, a tua alegria de saber perdoar. A todos os crucificados pelo sofrimento, pela fome e pela guerra, reabre as portas da esperança. Amém.

Itu: Vacinação contra H1N1 terá nova etapa

Idosos e portadores de doenças crônicas serão imunizados.




Mais uma etapa de vacinação contra a H1N1 acontecerá em Itu. Idosos com 60 anos ou mais e portadores de doenças crônicas devem procurar pelo posto de saúde (ou ponto estratégico) mais próximo a partir do dia 24 de abril (sábado).
A vacinação nos postos de saúde acontece das 7h às 17h até o dia 7 de maio. Na sequência, no período de 10 a 21 de maio, serão vacinados adultos com idade de 30 a 39 anos.

Pontos estratégicos
Para agilizar o processo de imunização, a cidade de Itu contará com pontos estratégicos de vacinação (somente no sábado). O atendimento será das 8h às 16h, nos seguintes lugares:


> Praça Padre Miguel (Largo da Matriz)
> Praça da Independência (Praça do Carmo)
> Conjunto Habitacional da CDHU (Vila Lucinda)
> Plaza Shopping Itu
> Supermercados: Pão de Açúcar, Extra, Carrefour, Tenda e Paulistão (Avenida Nove de Julho)


Vacinação contra gripe comum
O calendário da campanha nacional de vacinação do idoso contra a gripe comum, que ocorre anualmente, sofreu alteração nas regiões sudeste, nordeste e centro-oeste. A alteração foi uma decisão do Ministério da Saúde e dos Conselhos Nacionais de Secretários Estaduais (Conass) e Municipais (Conasems) de Saúde, devido problemas ocorridos na entrega das doses de vacina contra a gripe comum.
Portanto, nessas regiões, a campanha de vacinação contra a gripe comum para maiores de 60 anos acontece de 8 a 21 de maio. De acordo com a Secretaria de Saúde de Itu, os locais e horários de vacinação serão anunciados antecipadamente.

Programação do Mês de Abril Par. São João Batista - Com. Urbanas

MISSAS E CELEBRAÇÕES DO MÊS DE ABRIL 2010 

4ª Quarta-feira – 28/04

São João Batista - Diác. Rôney

São Francisco de Assis - Nei Casteli

Santa Cruz - Missa

Nossa Sra. das Graças - Domingos


Nossa Sra. da Ponte - Claudinei A

Mais 121 milhões de católicos desde 2000

 

Anuário Estatístico da Igreja mostra aumento de 11% no número de fiéis e um catolicismo cada vez mais centrado na América

O Vaticano apresentou esta Terça-feira a nova edição do Anuário Estatístico da Igreja, o qual revela que entre 2000 e 2008, o número de católicos passou de 1045 milhões para 1166 milhões, o que representa um aumento de 11,54%.

O “Annuarium Statistitucm Ecclesiae” revela que a África tem mais 33,02% de católicos na sua população, número que na Europa registou um aumento de 1,17% nos últimos anos.

O peso específico dos europeus no mundo católico tem vindo a diminuir: em 2000, o Velho Continente albergava mais de um quarto dos católicos de todo o mundo (26,81%), percentagem que é agora de 24,31%.

O coração do catolicismo está na América, que representa quase metade (49,59%) dos fiéis em todo o mundo.

A publicação da Central de Estatísticas da Igreja (Santa Sé) mostra ainda que o número de sacerdotes se mantém quase estável, com um ligeiro aumento de 0,98% motivado pela dinâmica da Ásia e África (mais 23,77% e 31,09%, respectivamente).

No total, de 2000 a 2008, a Igreja passou a ter mais padres diocesanos (de 265.781 para 274 mil) e menos sacerdotes religiosos (de 139 mil para 135.159).

Nestes anos, a Europa perdeu 15.930 padres (diocesanos e religiosos), menos 7,63%.

A média de candidatos ao sacerdócio também tem baixado significativamente na Europa (menos 21,15%), mas regista um crescimento de 5,82% no total, com aumentos de 25,65% na Ásia e 25,63% em África.

Os números atuais mostram que dos seminaristas de todo o mundo apenas 18,11% se encontram na Europa, percentagem que sobe para os 31,19% na América, quase um terço do total.

Quanto às religiosas, cerca de 740 mil, o seu número quase duplica o dos padres. Apesar da quebra nos últimos anos, o número cresce, igualmente, na Ásia e África.

O Anuário Estatístico da Igreja procura, em comparação com o Anuário Pontifício (que privilegia nomes e biografias), oferecer um quadro dos principais aspectos que caracterizam a atividade pastoral da Igreja Católica.

mensagem para você

Quem não entende um olhar, muito menos entenderá uma longa explicação.
(provérbio árabe)

  A natureza nos uniu em uma imensa família, e devemos viver nossas vidas unidos, ajudando uns aos outros.

Encontro entre prefeitos de Porto Feliz e Votorantim

 
O prefeito da cidade de Porto Feliz, Cláudio Maffei, reuniu-se na sexta-feira, 16 de abril, com o prefeito do município de Votorantim Carlos Augusto Pivetta. O encontro aconteceu em Votorantim a pedido de Pivetta e teve como objetivo trocar informações sobre as administrações municipais.

Na reunião, foram discutidas questões de saneamento básico, drenagem urbana, criação do Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico da Bacia do Rio Sorocaba e Médio Tietê (Cisab), além de reajuste salarial aos servidores.

Durante o encontro, Pivetta aproveitou para destacar os resultados da administração portofelicense. “Essa troca de experiências é importante, já que o Maffei conseguiu elevar o número de receitas de Porto Feliz a patamares superiores ao de Votorantim e obteve índices fantásticos na área de Educação”, elogiou.

Pivetta também comentou a atuação regional de Maffei. “Pela experiência administrativa e conhecimento da máquina pública, ele tem ajudado a todos nós prefeitos de primeiro mandato”, disse. “Ele exerce uma liderança política e administrativa e por isso é requisitado em todos os municípios”, completou.

Emaús Sorocaba


É com imenso prazer que a Comunidade de Emaús convida a todos para a 
primeira Maranata do ano. 

Dia 08 de maio as 16 horas no CAP (Centro Arquidiocesano Pastoral)

Vamos aprender uma pouquinho mais sobre Maria, Ela que intercede por nós junto ao Pai como a verdadeira mãe da humanidade.

Maria, exemplo de fé incomparável e imensurável!!


Vem Senhor Jesus!!!

Itu: 3ª Olimpíada Ambiental abre inscrições em abril

Escolas podem se inscrever até o dia 07 de maio.




As inscrições para a 3ª Olimpíada Ambiental têm início no dia 26 de abril, em Itu, e seguirão até o dia 07 de maio, no Centro Administrativo Municipal. O objetivo da competição é mostrar à população que atos individuais podem mudar a cidade. O evento será dividido em seis modalidades, sendo que poderão participar, de acordo com as modalidades, escolas municipais, estaduais, particulares e munícipes.
Segundo o regulamento da Olimpíada, a inscrição deverá ser feita pelo responsável maior ou representante da instituição mediante assinatura de formulário de inscrição na Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Os trabalhos serão apreciados por uma comissão organizadora e avaliadora, composta por membros de áreas relacionadas com a modalidade e que sejam de instituições diferentes.
A divulgação de todos os vencedores está prevista para acontecer no mês de junho!

Modalidades
Cada uma das seis modalidades propostas na Olimpíada tem objetivos ecológicos e de preservação ambiental. Confira as modalidades:


• “Por um dia!” – destinado às crianças da Educação Infantil. Nesta modalidade, a escola terá que fazer ações de conscientização ambiental envolvendo a comunidade;
• “Reciclar é legal!” – destinado às escolas do 1º ao 4º ano do Ensino Fundamental. Nesta modalidade, as crianças confeccionarão brinquedos, utensílios domésticos, objetos reciclados criativos, futuristas e de reutilização de materiais recicláveis, onde a melhor ideia ganha;
• “Calendário ecológico” – destinada aos alunos do 5º ao 8º ano do Ensino Fundamental II. Nesta modalidade, haverá confecção de um calendário ecológico com a arte (desenhos) e projeto do mesmo;
• “Click ambiental” – destinada ao Ensino Médio, EJA e nível superior. Nesta modalidade, os alunos mostrarão através de fotos como nosso município tem riquezas que muitas vezes não são notadas;
• “Artes ambientais” – destinada a todos os munícipes, voltada para as artes cênicas, rádio, TV e materiais impressos. Os participantes mostrarão situações ambientais através destes recursos;
• “Colhendo sementes” – destinadas a todos os munícipes, voltada para a arrecadação de sementes. Os participantes deverão coletar sementes nativas ou exóticas, armazená-las e identificá-las.


Mais informações pelos telefones (11) 4813-9366 e 4813-9385, ou pelos e-mails meioambienteitu@gmail.com e smma.itu.gestao@gmail.com.

Uma nova cara

Domingo da Ressurreição Porto Feliz 249

Após alguns ajustes, ficou bem melhor a frente da loja da Empresa Telefonica em Porto Feliz. Anos seguidos, com sujeira e falta de poda das plantas ali presente. Uma respeito com a cidade.

Bem e Mal, de quem será a última palavra?

Por Dr. Frei Antônio Moser (*)
Mal terminada a festa da Páscoa, logo nos inícios de abril, grandes manchetes anunciavam mais um crime chocante: o misterioso assassinato de Isabella Nardoni. Múltiplas reportagens não apenas buscaram interpretar os fatos, como fizeram a ligação entre este e outros tantos crimes denominados hediondos que vão afetando sobretudo crianças. Uma das reportagens foi mais a fundo: ao mesmo tempo que acentuava a força do mal, deixava subentender que o mal acaba triunfando. Daí a pergunta: será verdade que o mal tem a última palavra?
O mal sempre atormentou os seres humanos e se constitui num destes mistérios para os quais jamais se encontra uma resposta satisfatória: mas afinal, de onde vem o mal? Por que o mal? Como entender que ele se apresente com tantas faces horrendas, tanto ao nível das pessoas, quanto das sociedades?
Mesmo sob o prisma teológico os enfoques são diversificados e até contraditórios. Para uns o mal é fruto do que se denomina de pecado original ou de raiz; para outros o mal é constitutivo da condição humana; para outros ainda o mal faria parte da dinâmica da criação. De qualquer forma, as abordagens propriamente teológicas quase sempre deixam transparecer uma preocupação: a de inocentar Deus e reforçar a responsabilidade humana.

Muito curiosamente Paul Sartre, um filósofo existencialista e confessadamente ateu, tendo como pano de fundo os horrores da Segunda Guerra Mundial, não apenas reforça o pressuposto de que o mal encontra-se profundamente enraizado dentro de nós, como acrescenta alguns enfoques que merecem ser lembrados.

Todas as suas teses podem ser resumidas em poucas frases. A primeira delas: a sociedade se encarrega de "despertar" o mal adormecido no coração humano. Segunda tese: alimentadas pelas forças da sociedade as pessoas etiquetadas de "más", vão se configurando e se moldando de acordo com o substantivo que as qualifica: "ladrão", "pederasta", "assassino"... Terceira tese: ao mesmo tempo que alimenta a maldade das pessoas, a sociedade busca meios para se auto-justificar, punindo de modo exemplar os que ela alimentou para a maldade e agora devem ser transformados em bodes expiatórios. Acontece que quanto mais a sociedade vai eliminando os malvados, mais vai sentido necessidade de criar outros monstros, para garantir a festa de rituais macabros sempre de novo renovados.

Estas colocações podem parecer estranhas, e o são de fato. Entretanto, com certeza elas nos oferecem alguns elementos que recordam os fundamentos da compreensão cristã dos maus e da maldade. De fato, todos nós "nascemos em pecado", como diz o salmo 50 e só nos livraremos desta condição através de uma intervenção divina. Isto vale tanto para o nível pessoal, quanto para o nível social. Em seguida: a dinâmica social e pessoal se encontram num processo dialético sem fim: uma vai reforçando a outra. Por isto mesmo, a erradicação do mal, que definitivamente só poderá ser alcançada pela graça divina, pressupõe o empenho humano, seja a nível pessoal, seja a nível social.

Finalmente, uma compreensão cristã tanto nos afasta do otimismo ingênuo, quanto do pessimismo radical. O otimismo ingênuo ou não permite que se enxergue a maldade implantada no coração humano, ou então supervaloriza as forças humanas, em detrimento da intervenção divina. O pessimismo radical, por sua vez, se confunde com um pensamento de Dante Alighieri, na sua Divina Comédia: "perdei a esperança vós que aqui entrais". Para o cristão o mundo presente não se confunde nem com o paraíso nem com o inferno. Ele é o campo no qual se travam as lutas entre o bem e o mal, mas onde, apesar de todas as aparências em contrário, o mal jamais terá a última palavra. Desde que Jesus Cristo ressuscitou, ele não apenas venceu a morte, como também venceu o mal e o pecado. Tanto a nível das pessoas, quanto da sociedade, o círculo vicioso da maldade pode ser rompido: basta que todos e cada um acolham a luz do ressuscitado e sigam os seus passos: através dele todas as sombras podem desaparecer. Não há noite, por mais espessa que seja, capaz de impedir que todas as manhãs o sol renasça, para um novo dia de esperança. Como diz o livro do Apocalipse (21), no final dos tempo a cidade de Deus já não precisará nem do sol nem da luz, "pois a glória de Deus a ilumina, e sua luz é o Cordeiro".

(*) PROF. DR. ANTÔNIO MOSER - É frade da Província Franciscana da Imaculada Conceição, diretor-presidente da Editora Vozes, professor do ITF e Assessor da CNBB para assuntos de Bioética.

Retiro

Clique para ampliar e conhecer a programação!

Prefeitura de Porto Feliz reduz carga horário de 44 para 40 horas: exemplo nacional!

 
A carga horária do funcionalismo público de Porto Feliz sofreu redução de 04 horas semanais. A alteração na lei, aprovada pela Câmara Municipal, no dia 19 de abril, reduz de 44 a 40 horas o trabalho dos funcionários.

O prefeito Cláudio Maffei comentou a importância da redução das horas trabalhadas para o servidor municipal. “Porto Feliz dá exemplo e contribuição para a luta pela redução da jornada de trabalho tão almejada pelos sindicatos e pelos trabalhadores”, diz.

“Se uma cidade de porte pequeno como Porto Feliz pode fazer isso e, também, dar reajustes salariais os outros entes federativos também o podem, principalmente o Estado de São Paulo que não dá reajuste há muito tempo, tanto aos professores quanto aos policiais”, complementa o prefeito.
 
Porto Feliz antecipa-se à discussão no Congresso Nacional sobre o tema. A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 231/95 está em tramitação há 14 anos. Em julho de 2009, a Comissão Especial da Câmara dos Deputados que analisa a redução da jornada de trabalho aprovou o relatório por unanimidade.

No entanto, de acordo com a assessoria do deputado federal Vicentinho (PT-SP), não há previsão para o projeto entrar na pauta de discussão na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF).