terça-feira, 6 de setembro de 2011

Programação do dia da Independência

 

Neste dia 7 (quarta-feira), feriado da Independência do Brasil, além do hasteamento, acontece o desfile cívico pelas ruas centrais da cidade a partir das 8h30.

Participarão do desfile: Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Civil, Projeto Pelicano, Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência), GP Alpha, Guarda Civil Municipal e Banda da GCM, Pracinhas, Grupo Ecológico Bandeirante Portofelicense, Educação Infantil, Colégio Presbiteriano Reverendo Professor Felipe Manoel de Campos, Centro de Recreação e Desenvolvimento Infantil Dengoso, Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), Associação Monte Carmelo, Escolas Municipais Professora Luiza C. Pires, Zilda Tomé de Moraes, Vilma F. Antônio, Aurora Machado Guimarães, Antônio de Pádua Martins Melo, Coronel Esmédio, Maria Aparecida Fernandes Leite, Vereador Carlos Roberto Oliveira e Domingos de Marco, Escola Adventista de Porto Feliz e Grupo de Desbravadores, Colégio Universitário, Corporação Musical Bandeirantes Portofelicense, Escola São José, Corporação Musical União Portofelicense, Esquadrão da Lama de Campinas e Grupo Batelama de Porto Feliz.

Mais informações na Diretoria de Educação pelo telefone (15) 3262-4901.

Por primeira vitória, Desportivo Brasil quer fazer valer mando de campo


Após a derrota na estreia da terceira fase do Campeonato Paulista da Segunda Divisão, o Desportivo Brasil aposta no mando de campo para colar nos líderes do Grupo 14. Até o momento, o clube do técnico André Prodes perdeu apenas duas partidas jogando em Porto Feliz.
Segundo André Prodes, o Desportivo Brasil vai exercer a mesma pressão dos últimos jogos na próxima partida, diante do Guaçuano. “O resultado da estreia foi considerado normal pelo equilíbrio da chave, mas agora no nosso campo temos tudo para somar pontos. Vamos com tudo para cima deles”, ponderou.
O confronto entre Desportivo Brasil e Guaçuano será nesta quarta-feira (07), às 15h, no estádio Dr. Julien Fouque em , pela segunda rodada do Grupo 14 da terceira fase do Campeonato Paulista da Segunda Divisão.



Fonte: Federação Paulista de Futebol

Obra no Rio Tietê prevê inundação de Parque das Monções

15 de agosto 2009 tarde 091

Reproduzimos matéria produzida pela Agência Estado

 

Link: http://m.estadao.com.br/noticias/impresso,projeto-de-barragem-ameaca-area-tombada,768992.htm

Projeto de barragem ameaça área tombada

Obra no Rio Tietê prevê inundação de Parque das Monções, em Porto Feliz, de onde bandeirantes partiam no século 17; secretaria analisa pedido

Terça, 06 de Setembro de 2011, 00h00

José Maria Tomazela

SOROCABA
O projeto de construção de duas barragens no Rio Tietê, entre as cidades de Salto e Tietê, na região de Sorocaba, prevê a inundação do Parque das Monções, em Porto Feliz, local tombado pelo Conselho do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat).
O pedido de estudos para as obras foi protocolado no Departamento de Análise de Impacto Ambiental (Daia), da Secretaria Estadual do Meio Ambiente. A PCH de Tietê vai inundar uma área de 980 hectares - equivalente a 980 campos de futebol - e fará as águas subirem até o paredão de Araritaguaba, encobrindo parte do monumento histórico. Desse local, no século 17, partiam as embarcações com os bandeirantes em direção às minas de Cuiabá.
A outra barragem, para a instalação da PCH de Porto Feliz, inundará 1,2 mil hectares, atingindo a Área de Proteção Ambiental (APA) do Ribeirão Avecuia, um parque municipal.
Juntas, as duas barragens formarão um lago de 9 km2 de superfície, igual ao que se forma na barragem da Hidrelétrica de Barra Bonita. "Embora no nome sejam pequenas hidrelétricas, na prática o impacto delas é enorme", disse a ambientalista Maria Luíza Ribeiro Taborda, coordenadora da Rede das Águas da SOS Mata Atlântica. Segundo ela, os prefeitos da região são favoráveis às barragens para a extensão da Hidrovia Tietê-Paraná até o município de Salto, mas é preciso avaliar o preço a ser pago pelo desenvolvimento. "Além do impacto ambiental, pode ser necessária a remoção de pessoas."
As câmaras técnicas do Comitê de Bacia Hidrográfica do Sorocaba Médio-Tietê decidiram propor à secretaria que as obras no Tietê passem por avaliação ambiental integrada. Atualmente, os impactos são avaliados por empreendimento. Também se decidiu por consenso a não aprovação de barragens no Médio Tietê Superior, entre Salto e Pirapora do Bom Jesus. Existem projetos de duas barragens nesse trecho, mas os ambientalistas entendem que os reservatórios mudarão a dinâmica das águas.
"As fortes corredeiras, que oxigenam o rio e reduzem a poluição, serão eliminadas", disse Maria Luiza. Os ambientalistas vão pedir ao governo estadual o tombamento desse trecho do rio, por seu valor histórico, cultural e cênico. A proteção, segundo Maria Luiza, está prevista no artigo 198 da Constituição Paulista.
O Parque das Monções foi tombado em 1972 pelo Condephaat e fica nas margens do Rio Tietê, no antigo Porto de Araritaguaba, que deu origem à atual Porto Feliz. Desde o século 16, desse porto partiam os paulistas em busca de índios a serem escravizados e, mais tarde, entre os séculos 17 e 18, foi utilizado pelas monções, expedições que seguiam para o interior da colônia em busca do ouro.

 

OBS:  esta matéria percorreu todo o País. A Agência Estado envia suas matérias a diversos veículos de comunicação.

Vicentinos: Festa Regulamentar da Sociedade São Vicente de Paulo

DSC01281
Vicentinos das cidades de: Boituva, Tietê, Cerquilho se reuniram em Porto Feliz na matriz Nossa Senhora Aparecida para a Festa Regulamentar da Slociedade São Vicente de Paulo, no dia 03 de setembro. Durante o ano os vicentinos celebram três festas, em abril é a de Frederico Ozanam, de setembro é dedicada à São Vicente de Paulo, e a de dezembro é dedicada à Imaculada Conceição de Maria.
DSC01314
Na missa Pe. Washington Pascoal Ribeiro e o diácono Valmir Ap. Oliveira e o diácono Benedito acolheram a todos que participaram da missa, fazendo leituras, na entrada da imagem de São Vicente, no ofertório. Após a missa, a festa regulamentar teve a Palestra do seminarista Paulo Kleber Jr – filho de vicentinos, que abordou sobre a Missão e os desafios dos vicentinos, motivando todos permacerem fiéis ao chamado, além de orientações básicas para todos os presentes sobre a importância de se levar a ajuda material e espiritual às familias visitadas. Nesta noite também houve a aclamação aos novos vicentinos, sendo 11 no total, nove deles de Porto Feliz. No total a assembleia reuniu 80 membros, finalizando os trabalhos com uma confraternização.

 DSC01291 DSC01302 DSC01304 DSC01305 DSC01309  DSC01316 DSC01332 DSC01335
OBS: o Conselho Central de Tietê, reúne conferência das cidades de: Porto Feliz, Tietê, Boituva, Jumirim e Laranjal Paulista. As duás últimas não tiveram representantes nesta noite.
Texto: Felipe Miranda/Pastoral da Comunicação

Padres são apresentadores de programa de rádio

 

prog msg de fé

Os padres Antônio Carlos Fernandes (Toninho) da paróquia Mãe dos Homens, e padre Washington Pascoal Ribeiro da paróquia Nossa Senhora Aparecida, estão com um programa diário na radio Nova Porto AM 1120., de segunda a sexta-feira das 12h às 14h.

Na primeira hora os ouvintes interagem com os apresentadores, pedindo orações e fazendo perguntas. Na segunda hora, é momento de oração e espiritualidade, com oração e benção.

Parabéns aos dois Sacerdotes que estão evangelizando além dos templos físicos e estão fazendo bom uso das tecnologias de comunicação.

Para o seu dia!

Quando você deixa de se aborrecer com os pequenos problemas descobre como é grande sua capacidade de transformar obstáculos minúsculos em muralhas intransponíveis.


  Cuide do seu corpo. Você mora nele.

Para o seu dia!

O especialista é um homem que sabe cada vez mais sobre cada vez menos, e por fim acaba sabendo tudo sobre nada.
George Bernard Shaw

  Há coisas que são tão sérias que só rindo.

Celebração do Martírio de São João Batista - resumo

DSC01140

Reunimos nesta postagens, links sobre a celebração do Martírio de São João Batista na comunidade rural do Faxinal, divisa com Boituva.

Foram três dias, com presenças dos padres Toninho e Reinaldo como convidados e nos último dia Pe. Washington Pascoal Ribeiro. A comunidade celebrou com devoção na programação religiosa, nas parte festiva, teve o sábado a noite com música, leilão e comes e bebes. No domingo almoço e bingo.

Saiba como foi:

1º dia, clique aqui
2º dia, clique aqui
3º dia, clique aqui

Texto: Felipe Miranda/Pastoral da Comunicação

Pe.Rodolfo é provisionado à pároco

No último domingo, dia 04 de setembro 2011, Dom Eduardo Benes de Sales Rodrigues, nomeou Pe.Rodolfo Morbiolo pároco de Nossa Senhora Aparecida na Vila Angélica.

Padre Rodolfo já estava à frente da mesma paróquia como Administrador Paroquial desde 07 de setembro de 2010, substituindo Pe. Adelar Piccin, atual pároco de Rosa Mística.

Porto Feliz
Dia 10 de outubro, pe Washington será provisionado de administrador paroquial para pároco de Nossa Senhora Aparecida.

Calcutá recorda 14º aniversário da morte de Madre Teresa

 

Imagem de madre Teresa de Calcutá adornada por rosas
Da Redação, com Fátima Missionária

As religiosas da congregação das Missionárias da Caridade, fundada por Madre Teresa de Calcutá, em 1950, e seus devotos celebraram nesta segunda-feira, 5, o 14 º aniversário de morte da missionária, em Calcutá, no leste da Índia, cidade onde está sepultada.
Madre Teresa nasceu em 26 de agosto de 1910, na cidade de Skopje, na República da Macedônia. Seu nome de batismo era Agnes Gonxha Bojaxhiu.
Internacionalmente conhecida, madre Teresa recebeu o prêmio Nobel da Paz em 1979. Ela faleceu no dia 5 de setembro de 1997, aos 87 anos, de ataque cardíaco, em Calcutá.
Foi beatificada por João Paulo II no dia 19 de outubro de 2003. O processo da sua canonização está à espera de um novo milagre para que a missionária de Calcutá seja declarada santa.
Para a declaração de beata e ser proposta à veneração dos fiéis, foi reconhecido o milagre da cura de um tumor no estômago, de forma inexplicável, verificado numa indiana, Mônica Besra.