sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Caridade é anúncio do Evangelho, destaca Bento XVI

Bento-XVI


Rádio Vaticano

No final da manhã desta sexta-feira, 15, o Papa Bento XVI recebeu na Sala dos Papas, no Vaticano, os membros da Associação belga “Pro Petri Sede”. Em seu discurso, o Santo Padre falou do testemunho da caridade neste Ano da Fé.
“Como já tive ocasião de dizer na Carta Apostólica
Porta fidei, o Ano da Fé é uma boa oportunidade para intensificar o testemunho da caridade. A fé sem a caridade não dá fruto e a caridade sem a fé seria um sentimento constantemente à mercê da dúvida. Fé e caridade reclamam-se mutuamente, de tal modo que uma consente para a outra realizar o seu caminho "(n. 14).


Para viver este testemunho de caridade, disse ainda o Papa, o encontro com o Senhor, que transforma o coração e os olhos do homem, é indispensável. “Na verdade, é o testemunho do amor de Deus por todos os nossos irmãos que dá o verdadeiro sentido da caridade cristã. Não se trata só de ajuda material, também ela é necessária, mas caridade é participação ao amor de Cristo recebido e partilhado.”
O Pontífice recordou ainda que toda obra de autêntica caridade é uma manifestação concreta do amor de Deus pelos homens e, assim, torna-se anúncio do Evangelho.
“Neste tempo de Quaresma, que os gestos de caridade permitam a todos se dirigir a Cristo, que continua a vir ao encontro dos homens!”
A associação belga “Pro Petri Sede” atua na Bélgica, em Luxemburgo e nos Países Baixos no acolhimento dos pobres e dos estrangeiros, vivendo o ideal evangélico de entreajuda espiritual e material.

Termina seminário de estudo Creio, Pq. São João Batista

Formação Creio 013 Formação Creio 001 Formação Creio 004 Formação Creio 012

Nesta quinta-feira, 14, aconteceu o encerramento do Seminário de estudo "O Creio", foram cinco quintas-feira de encontros na comunidade São Francisco de Assis, com estudos conduzidos pelos diácono paroquial Rôney Diana Pires, além do Leigos Xis, Alexsandro e Douglas.

Em virtude do ano da Fé, notou-se a grande oportunidade da realização do estudo do Credo Católico, onde o católico apostólico romano, professa os pontos principais de sua fé. Para os estudos foi usado do compêndio do Catecismo da Igreja Católica.

Os encontros tiveram a média de 70 pessoas participantes, entre leigos e fiéis ligados as pastorais e movimentos. As perguntas depositadas nas urnas foram respondidas, as que não foram, serão expostas nos muras das comunidades.

Fotos e texto: Felipe Miranda/Pastoral da Comunicação

Papa Bento XVI se encontra com presidente da Romênia no Vaticano

 

Audiência privada durou cerca de 20 minutos nesta sexta (15). Compromisso estava previsto antes de o papa anunciar sua renúncia.

Do G1, em São Paulo

 

O Papa Bento XVI se encontrou nesta sexta-feira (15) com o presidente da Romênia, Traian Basescu, no Vaticano. O encontro já estava marcado antes de o papa anunciar sua renúncia do cargo de chefe da Igreja Católica a partir de 28 de fevereiro.

O Papa Bento XVI troca presentes com o presidente romeno, Traian Basescu, nesta sexta-feira (15) no Vaticano (Foto: AFP)O Papa Bento XVI troca presentes com o presidente romeno, Traian Basescu, nesta sexta-feira (15) no Vaticano (Foto: AFP)

A audiência privada durou cerca de 20 minutos, e os dois conversaram sobre a colaboração entre a Igreja e o estado romeno no âmbito educacional, segundo a Santa Sé.

Depois, o presidente romeno teve uma reunião com o cardeal Tarcísio Bertone e com o arcebispo Dominique Mamberti.

 

Últimos compromissos
Também nesta sexta, o papa aprovou a nomeação do alemão Ernst Von Freyberg como novo presidente do Banco do Vaticano, cargo que estava vago desde maio do ano passado. A medida deve ser uma das últimas antes de sua renúncia, anunciada para o dia 28 de fevereiro.

Em discurso nesta quinta, Bento XVI pediu uma "verdadeira renovação" da Igreja Católica, durante encontro com sacerdotes da Diocese de Roma.

A reunião já prevista, mas ela teve seu significado ampliado, já que será a última vez que se reúne com eles antes de renunciar ao pontificado, o que deve ocorrer em 28 de fevereiro.

"Temos que trabalhar para que se realize verdadeiramente o Concílio Vaticano II e se renove a Igreja", disse.

Bento XVI deixa audiência com o presidente romeno no Vaticano (Foto: Reuters)Bento XVI deixa audiência com o presidente romeno no Vaticano (Foto: Reuters)

O Papa também indicou que pode ficar em isolamento, longe dos olhares públicos, após deixar o papado no final do mês.

"Mesmo me retirando para rezar, estarei sempre perto de todos vocês e tenho certeza que vocês estarão perto de mim, mesmo se eu permanecer escondido do mundo", disse ele em declaração de improviso a padres da diocese de Roma.

Sesi abre inscrições para curso de iniciação teatral em Sorocaba, SP.

 

Há módulos de jogos teatrais e de múltiplas linguagens.
Candidatos devem ter mais de 16 anos.

Do G1 Sorocaba e Jundiaí

O Sesi de Sorocaba (SP) está com inscrições abertas a partir desta sexta-feira (15) para cursos de iniciação teatral. São 25 vagas para módulos semestrais de jogos teatrais e 20 módulos anuais de múltiplas linguagens.

Os interessados devem se inscrever na Secretaria Única do SESI. O candidato deve ter mais de 16 anos e estar munido de RG, CPF e comprovante de residência. Os menores de 18 anos ainda devem estar acompanhado dos pais ou responsáveis legal.

A Secretaria Única do Sesi fica na rua Caxias, n° 494, no Mangal. Mais informações podem ser obtidas no site do Sesi.