segunda-feira, 13 de junho de 2011

Serviço de banda larga da Telefônica apresenta falhas e sai do ar


13/06/2011 20h31 - Atualizado em 13/06/2011 20h36


Instabilidade em equipamentos teria cortado conexão de internet.
Empresa diz que problema foi solucionado às 18h30.


Do G1, em São Paulo
O serviço de banda larga Speedy, da Telefônica,  sofreu problemas e saiu do ar nesta segunda-feira (13), afetando milhares de consumidores no estado de São Paulo.
Em comunicado, a Telefônica afirma que, por volta de 17h45 desta segunda, "detectou instabilidade de dois equipamentos responsáveis pela saída internacional de internet, impedindo que alguns clientes do Speedy tivesse acesso a sites hospedados fora do Brasil". A companhia disse que o problema foi solucionado por volta das 18h30.
A empresa disse que, mesmo com o restabelecimento, "alguns usuários podem encontrar dificuldades para acessar a internet devido ao grande volume de usuários que, ao mesmo tempo, desligaram e voltaram a acionar seus modems". A Telefônica disse que está à disposição dos clientes para resolver os problemas.
Por meio do Twitter, diversos usuários reclamaram da falta do serviço no início da noite desta segunda-feira. O nome da empresa chegou a estar nos Trending Topics, os tópicos mais comentados do microblog.

No final de 2010, a Telefônica afirmou que tinha mais de 3 milhões de clientes em seu serviço de banda larga.

Tarde de Louvor é conduzida pelos carismáticos

Aconteceu neste domingo, dia 12 a Tarde de Louvor na paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens.
O encontro foi organizado pelos jovens da RCC, em uma das atividades neste dia de Pentecostes. A tarde de louvor começou com a reza do terço da coroa do Espírito Santo, após esse momento foi realizado um momento de animação e logo em seguida o Sem. Diego fez a condução do grupo invocando o Espírito Santo sobre os presentes.
Após esse momento de espiritualidade aconteceu o início da pregação, pregação essa que foi trabalhado o evangelho de São João, onde foi dado destaque a importância do renascer da água e do espírito para sermos homens e mulheres novos.
Para finalizar esse momento de pregação foi feito uma dinâmica, onde os presentes lavaram as mãos simbolizando esse nascimento e mudança de vida.
E para encerrar a tarde de louvor foi feito um momento de ação de graças e despedida dos presentes.

Confira as fotos do encontro abaixo:











 
Fotos: Diego Ferraz

Pascom é destaque no jornal Tribuna das Monções

No último sábado, dia 11 de Junho, o Jornal Tribuna das Monções, através de seu colaborador Chechi Jr., destacou em sua coluna o trabalho da Pastoral da Comunicação de Porto Feliz.

No artigo, Chechi conta a história desde a criação da Pascom em nossa cidade.
Todos nós da Pastoral da Comunicação queremos agradecer ao Chechi por ter aberto as portas e ter citado o nosso trabalho em sua coluna.
Lembrando que o Chechi Jr. é colaborador semanal da Tribuna, escrevendo sempre artigos sobre vários assuntos e de maneira interessante.
Correção: O blog começou com o nome Movimento de Assis, mas hoje recebe o nome: "Em Movimento".

Cofira abaixo o artigo escrito por Chechi Jr.


Com problemas, Jornal JP Porto não circulou este final de semana

 digitalizar0022
Assinantes e leitores avulsos que compram o jornal JP Porto nas bancas, foram surpreendidos com a ausência dos exemplares do jornal. Segundo o atendimento do jornal para os assinantes, era informado que o jornal teve problemas com a impressão na gráfica e iria "tentar" imprimir e distribuir para os assinantes ainda hoje. Esta informação estava sendo fornecida às 13h15m de hoje.
Desde que o jornal foi arrendado do grupo Períscópio, o JP Porto passou a ser cliente da gráfica Períscopio e não mais uma empresa do grupo. Segundo informações levantadas, o grupo Periscópio estava insatisfeito com o desempenho financeiro do JP Porto.
Há muita especulação no meio político sobre quem é o responsável pelo jornal, pois o nome do responsável é escondido a sete chaves, especula-se que seja alguma autoridade do legislativo, óu alguém ligado a algum grupo político portofelicense, ou até mesmo a um empreendimento recém chegado na cidade.


Sem receber, a gráfica não está imprimindo exemplares de nenhum cliente mais.

Nova linha editorial
Aos poucos o jornal começou a apresentar a sua nova logomarca, e também seu conteúdo editorial sofreu uma grande mudança editorial. Com intuito de disputar leitor a leitor nas bancas, as notícias policiais começaram a ganhar as capas com fotos e caracteres grandes, a preferência pelas matérias da Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal sob comando do Prefeito Claudio Maffei (PT)ficou mais evidente, a ponto de até reproduzir a mesma manchete que a Assessoria envia para os seus contatos, enquanto que as matérias da Pastoral da Comunicação a cada semana foram sendo cortadas em fotos e texto até a não publicação mais de nenhum conteúdo.
Em contato com o jornal, para saber se ainda havia interesse pelo material produzido pela Pascom, o jornal não respondeu, mesmo recebendo por três dias seguidos a mesma correspondência. Fato lamentável depois de um ano de parceria e muitas matérias foram cedidas pela Pascom, inclusive muitas delas foram capas do jornal. 

Erro dos jornais impressos
Fato lamentável vermos nos jornais impressos: violência nas capas. Não que ela não exista e precise de atenção, porém, nossa cidade não está vivendo um surto de criminalidade e descontrole no trânsito. A imprensa  precisa ponderar sobre realmente se é somente as notícias policiais e políticas que precisam de destaque.
Em nossa cidade tem muita coisa boa acontecendo, eventos culturais, ações educacionais, entidades que precisam de divulgação e ajuda. As Igrejas merecem divulgação, são manifestações populares. Precisamos de posturas éticas, de conteúdos de alertas, matérias positivas e contribuam para o bem de nossa cidade.

Felipe Miranda
Pastoral da Comunicação

Pastoral da Criança no Cajuru é atacada por vândalos

A Polícia Científica de Sorocaba fez vistoria durante este sábado (11) na sede da pastoral da criança em Sorocaba. Os policiais encontraram uma garrafa de bebida alcóolica, que pode ter sido utilizada pelos invasores, um boné e uma pichação na porta do banheiro. O prédio no bairro do Cajuru foi alvo de vândalos. Na cozinha vários objetos foram danificados. As paredes foram sujas com tinta verde. Roupas, cadernos e outros materiais foram espalhados e até o forro do prédio foi destruído. A pastoral atende 160 crianças com até 6 anos de idade.

Confira as fotos feitas pelo repórter Carlos Alberto Soares:

Carlos Alberto Soares/ TV Tem

Pastoral da Criança em Sorocaba invadida pelos vândalos

Carlos Alberto Soares/ TV Tem

Pastoral da Criança em Sorocaba invadida pelos vândalos

Carlos Alberto Soares/ TV Tem

Pastoral da Criança em Sorocaba invadida pelos vândalos

Carlos Alberto Soares/ TV Tem

Pastoral da Criança em Sorocaba invadida pelos vândalos

Carlos Alberto Soares/ TV Tem

Pastoral da Criança em Sorocaba invadida pelos vândalos

fonte:http://tn.temmais.com/noticia/5/46610/sede_da_pastoral_da_crianca_e_alvo_de_vandalos_em_sorocaba.htm

Dilma cede a pressões e agora quer manter sigilo eterno de documentos

fonte: http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,dilma-cede-a-pressoes-e-agora-quer-manter-sigilo-eterno-de-documentos,731457,0.htm

Ideli Salvatti disse ao ‘Estado’ que governo vai atender a reivindicações dos senadores e ex-presidentes José Sarney e Fernando Collor para facilitar tramitação do projeto no Senado

Eduardo Bresciani, de O Estado de S. Paulo

A presidente Dilma Rousseff vai patrocinar no Senado uma mudança no projeto que trata do acesso a informações públicas para manter a possibilidade de sigilo eterno para documentos oficiais. Segundo a nova ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, o governo vai se posicionar assim para atender a uma reivindicação dos ex-presidentes Fernando Collor (PTB-AL) e José Sarney (PMDB-AP), integrantes da base governista.

A discussão sobre documentos sigilosos tem como base um projeto enviado ao Congresso pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2009. No ano passado, a Câmara aprovou o texto com uma mudança substancial: limitava a uma única vez a possibilidade de renovação do prazo de sigilo. Com isso, documentos classificados como ultrassecretos seriam divulgados em no máximo 50 anos. É essa limitação que se pretende derrubar agora.

"O que gera reações é uma emenda que foi incluída pela Câmara. Vamos recompor o projeto original porque nele não há nenhum ruído, nenhuma reação negativa", disse Ideli ao Estado.

Acatar a mudança defendida pelos ex-presidentes é a forma encontrada para resolver o tema, debatido com frequência no Senado desde o início do ano. O governo cogitou fazer um evento para marcar o fim do sigilo eterno - Dilma sancionaria a lei em 3 de maio, Dia Mundial da Liberdade de Imprensa.

Temerário

O desfecho não foi assim por resistência de Collor. Presidente da Comissão de Relações Exteriores, ele decidiu relatar a proposta e não deu encaminhamento ao tema. No dia 3 de maio, o ex-presidente foi ao plenário e mandou seu recado ao Planalto ao classificar de "temerário" aprovar o texto como estava. "Seria a inversão do processo de construção democrática."

Desde então, a votação vem sendo adiada repetidas vezes. Na semana passada, Dilma almoçou com a bancada do PTB no Senado. Na ocasião, Collor teria manifestado sua preocupação sobre o tema e exposto argumentos contrários ao fim do sigilo.

 

 

Repercussão
Disponibilizamos um artigo publicado no site Observatório da Imprensa.
fonte:
http://www.observatoriodaimprensa.com.br/news/view/wikileaks-para-a-ditadura

 

 

DOCUMENTOS SECRETOS

WikiLeaks para a ditadura

Por Hugo Studart *

Insólito constatar que a ex-torturada Dilma Rousseff mantenha uma política restritiva de acesso aos documentos secretos da ditadura militar. É verdade que, em abril, o governo publicou portaria facilitando o acesso aos papéis sob a guarda do Arquivo Nacional.

Depois, Dilma anunciou a intenção de terminar com o sigilo eterno de documentos do Estado. Dias atrás [quarta-feira, 26/5], foi a Unesco quem anunciou, em Paris, que os documentos da ditadura viraram “memória do mundo”, algo similar a “patrimônio da humanidade”.

Na casca, todos esses fatos aparentam dar maior relevância e transparência aos acervos. Na essência, são irrelevantes para a reconstituição da história.

Sob lupa

Há anos que se arrasta no Congresso o projeto da lei de acesso aos documentos públicos. Significa, na prática, que hoje, tal qual nos tempos da censura prévia dos militares, o Arquivo Nacional tem poderes totais de só permitir o acesso aos documentos depois de burocratas examinarem o teor das informações. Querem antes saber se há informações incômodas aos ex-guerrilheiros ou às suas famílias. Efetivam, então, uma conjuração prévia dos conteúdos.

No momento em que se discute a criação da Comissão da Verdade, para rememorar ou punir atos de exceção da ditadura, só política de ampla, geral e irrestrita transparência dos documentos será capaz de resgatar nossa memória.

O melhor caminho a seguir é mandar tudo para a internet, tal qual o WikiLeaks. A relevância desse site foi disponibilizar um sistema colaborativo, em que especialistas podem analisar os conteúdos e registrar suas análises aos leigos.

Instituições como a Universidade de Brasília e a Unicamp já têm plataforma similar à do WikiLeaks. Implementar de fato o direito à memória e à verdade está mais fácil do que se imagina.

O governo Dilma não pratica a dura censura prévia dos militares. Mas não busca a transparência que o momento histórico exige.

Mas, afinal, o que há de relevante nos documentos da ditadura? Os militares não eram ingênuos. Não registraram em papéis provas de tortura ou o local onde estão os desaparecidos. Mas deixaram rastros dispersos em burocráticos relatos de missões, análises políticas, dossiês e inquéritos de presos políticos.

Na mão de leigos ou burocratas, esses papéis têm pouca serventia. Com estudiosos, ajudariam a tecer uma intrigante trama histórica.

Sem conjurações

Nesses documentos há, por exemplo, o nome do sargento que matou sob tortura o operário Manoel Fiel Filho. Há também mexericos – relatos de adultérios e de “pederastia” –, além de curiosidades risíveis pela irrelevância.

Uma guerrilheira do Araguaia é descrita como “feia, dentuça e aparentando mais idade do que tem”. E daí? Esse documento permanece trancado no Arquivo Nacional, para não constrangê-la.

Verdade seja dita, os documentos mais relevantes sobre o período militar não estão nos arquivos públicos, mas nos acervos pessoais de militares. Desde 1996, muitos deles e de seus familiares estão entregando papéis e imagens a jornalistas ou a historiadores.Há pelo menos oito acervos pessoais importantes – de três militares e de cinco pesquisadores. Podem somar mais de 30 mil páginas.

Eu mesmo venho formando um acervo há 20 anos, buscando documentos em arquivos públicos ou com ex-militares. Há dois, quis doá-lo ao Arquivo Nacional, mas desisti quando descobri que nem mesmo o próprio doador teria acesso.

Agora, busco uma instituição disposta a catalogá-los e publicá-los na internet, como o WikiLeaks. Os outros donos de três acervos querem o mesmo. Tudo na internet, sem exorcismos ou conjurações de documentos feitas por burocratas oficiais.

***

[* Jornalista e historiador, autor de A Lei da Selva, sobre a guerrilha do Araguaia, e observador independente do grupo de trabalho interinstitucional que busca os corpos dos desaparecidos políticos]

Programação Semanal

Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens

13/06-segunda-feira- 07h15 Missa no cemitério - 14h Plantão de oração - 15h Missa na Matriz - 19h Adoração do Santíssimo e 20h reunião dos Ministros da Eucaristia - 19h30 Missa de Sto Antonio na Igreja de S. Benedito

14/06-terça-feira- 07h15 Missa na Matriz - 15h Missa na S. Benedito - 19h30 Grupo de Oração

15/06-quarta-feira- 07h15 Missa na Matriz - Igreja Fechada - 19h30 Missa Votiva de Nossa Sra na Matriz

16/06-quinta-feira- 07h15 Missa na Matriz - 19h Missa na S. Benedito

17/06-sexta-feira-07h15 Missa na Matriz - 09h às 11 h Confissões - 15h Missa na Matriz- 19h30 Hora Santa Vocacional no Colégio

18/06-sábado- 07h15 Missa na Matriz - 19h Missa - 20h30 Grupo de Jovens

19/06-domingo- Missa 07h, 09h e (19h Pe. Julio)

Conheça o “amigo” do Pe Giuli que o ajuda a evangelizar


Na Paróquia São Paulo Apostolo – Trugilo, as crianças da catequese se deliciam com as aprontações do Joça , um Boneco Falante que ajuda o Pe Giulli a evangelizar. Ele faz questão de dizer que não é ventrílogo mas que apenas buscou uma forma de atrair melhor as crianças, pois em um mundo tão competitivo, a Igreja precisa renovar constantemente o modo de evangelizar. Mas não é só na paróquia que o Padre Giulli se apresenta, também em escolas quando solicitado, e o Joca faz o maior sucesso.
Na última edição do TM focalizamos esse trabalho que agora disponibilizamos com vídeo elaborado pela própria paróquia, onde os internautas poderão conhecer de perto
O Joca, criação do Pe Giuli.




http://www.youtube.com/watch?v=b7QUpWujg6o&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=J1yDAHJmF3s&feature=related



Fonte: Arquidiocese de Sorocaba

Evangelho do dia

Não vale mais o olho por olho
Mt 5,38-42






"Ouvistes que foi dito: 'Olho por olho e dente por dente!' Ora, eu vos digo: não ofereçais resistência ao malvado! Pelo contrário, se alguém te bater na face direita, oferece-lhe também a esquerda! Se alguém quiser abrir um processo para tomar a tua túnica, dá-lhe também o manto! Se alguém te forçar a acompanhá-lo por um quilômetro, caminha dois com ele! Dá a quem te pedir, e não vires as costas a quem te pede emprestado.


Itapetininga: Creche/EMEI Jardim Mesquita será ambientalmente correta

bandeira itapetininga 228 crianças que residem nos bairros próximos à unidade que está sendo edificada

Um novo espaço para brincar, se desenvolver e aprender. Assim será a Creche/EMEI que a Prefeitura de Itapetininga está construindo no Jardim Mesquita, com capacidade para atender inicialmente a 228 crianças, dos três meses aos cinco anos de idade, que residem nos bairros próximos à nova unidade.

Apesar do número considerável de crianças que o projeto inicialmente irá atender, este não será o único diferencial da Creche/EMEI do Jardim Mesquita. Tendo consciência da importância do papel das crianças como propagadoras de informação no meio em que interagem e também devido à experiência bem-sucedida que o município obteve com a implantação das Creches/EMEIs ecologicamente corretas “Ana Julia Vieira Gomes Heleno” (Centro) e “Professora Maria Munhoz Soares de Salles” (Central Parque 4L), sendo até destaque de publicações no âmbito nacional, a Administração Municipal está construindo mais esta escola com dispositivos ambientalmente corretos, num investimento próximo a R$ 2.700 milhões.

Conforme o projeto, a nova escola que até o final deste mês deve estar com a fase de cobertura do telhado concretizada, contará com dispositivos como janelas contínuas em toda extensão e as portas e visores de vidro temperado que favorecem a entrada da luz natural no prédio; telhas termoacústicas, que auxiliam para que o ambiente tenha temperatura agradável; lâmpadas brancas, que visam economia de energia; pátio com piso intertravado, que favorece a drenagem com infiltração no solo; reutilização da água da chuva para limpeza de áreas externas, sanitários e calçadas e captação de energia solar para o aquecimento do banho dos bebês. Além disso, a unidade também terá amplas salas de aulas, biblioteca, sala de informática, refeitório, pátio, diretoria, sala de professores, secretaria, almoxarifado, cozinha, lavanderia, despensa e zeladoria.

Para a Prefeitura de Itapetininga, a construção de escolas com mecanismos ambientalmente corretos não é importante apenas para a preservação ambiental e local, mas também tem um papel fundamental na educação das crianças, “Como educadores, devemos pensar em uma escola que promova esse aprendizado, a fim de se ensinar aos nossos alunos a importância de se ter atitudes que promovam a preservação do meio ambiente, fazendo assim com que esta cultura seja introduzida em suas casas e também no dia-a-dia de suas famílias”comentou o Prefeito de Itapetininga.

Além da Creche/EMEI do Jardim Mesquita, o Executivo pensando em atender todos os bairros de Itapetininga com unidades de ensino municipais e também difundir a idéia de preservação do meio ambiente entre as crianças no momento também está construindo outras escolas como a Creche/ EMEI no Centro (Santa Rita) e as EMEFs da Vila Rio Branco, Centro (Alfredo Maia), num investimento de mais de 7 milhões, que gerará 1.792 novas vagas no município. Além disso, a Secretaria de Educação pretende iniciar a segunda fase das obras da EMEF do Taboãozinho, EMEF e Creche/EMEI da Vila Belo Horizonte, Creche/EMEI da Vila Florestal, Creche/EMEI do Jardim Santa Inês e Creche/EMEI do Bairro São Camilo (Pró-infância).

Itapetininga hoje possui 73 escolas municipais, que atendem a mais de 15 mil alunos e 26 unidades estaduais, com 16 mil estudantes.

Vigília de Pentecostes na Matriz Nossa Senhora Aparecida

DSCF1933

Aconteceu neste sábado dia 11 de junho, na missa das 19h na Matriz Nossa Senhora Aparecida a Vigília de Pentecostes. Neste domingo, é celebrada pela liturgia Pentecostes, O Espírito Santo derramado sobre a Igreja primitiva, quando apóstolos reunidos com Maria perseveravam em oração.

DSCF1939

A Vigília também é uma novidade para a Paróquia Nossa Senhora Aparecida que pela primeira vez realiza a Vigília de Pentecostes, sendo, o Mistério Pascal que atinge a plenitude no dom do Espírito Santo derramado sobre a Igreja.

DSCF1976

Entrada das sete chamas – ascende-se o Círio e as velas do altar.

DSCF1985

Benção e aspersão da água – recordando o batismo que enche a todos com o Espírito Santo.

DSCF1957 DSCF1998 DSCF2006 DSCF2010 DSCF2012 DSCF2014 DSCF2019 DSCF2022 DSCF2027

Memórias da Igreja – 7 pessoas, que do círio pascal ascendem cada vela representando as Igrejas: Ortodoxa, Tradição Luterana, Tradição Calvinista, Tradição Anglicana, Tradição Batista, Pentecostais e Igreja Católica.

DSCF2038 DSCF2039 DSCF2042 DSCF2044 DSCF2051

DSCF2054

DSCF2056

Liturgia da Palavra
Foram 4 salmos, 5 leituras, Glória e Evangelho.

 DSCF2098 DSCF2073 DSCF2078

DSCF2093

Homilia – padre Washington explicou a novidade desta celebração, a importância e beleza desta Vigília, estimulou a todos a refletiram sobre o Espírito Santo a orarem pedindo que Ele seja Luz, seja Guia na vida de todos.

 DSCF2124

 DSCF2128 DSCF2136 DSCF2138 DSCF2139 DSCF2142 DSCF2144 DSCF2145 DSCF2146
DSCF2148

Memória da Confirmação
Foi explicado que foi introduzido com bom sentido litúrgico a memória da confirmação, não se trata de uma renovação da confirmação, tampouco renovação das promessas batismais, a memória, com a benção do óleo e o compromisso da unidade pode ajudar os cristãos católicos a recuperarem o sentido e a consciência deste sacramento.

Benção do óleo, seguido pelo compromisso pela unidade, onde os fiéis prometem unidade com os Cristãos, à acolher todos os irmãos indistintamente, viver o batismo, pela paz na terra e em defesa de toda a criação, pela justiça e em defesa das pessoas oprimidas e exlcuiídas.

 

 DSCF2152 DSCF2153 DSCF2154 DSCF2155 DSCF2156 DSCF2157 DSCF2158 DSCF2159 DSCF2160 DSCF2161 DSCF2162 DSCF2163 DSCF2164 DSCF2165 DSCF2166 DSCF2167 DSCF2168 DSCF2169 DSCF2170 DSCF2171 DSCF2191

Ofertório – Pentecostes era uma festa agrícola, com primícias (primeiros frutos) da safra. Nesta noite as comunidade rurais ofereceram frutos da terra.

 DSCF2244 DSCF2248 DSCF2256 DSCF2264 DSCF2266 DSCF2275 DSCF2286 DSCF2288

Benção do Esplendor do Divino Espírito Santo, voltado para cada ponto do planeta terra. Para o norte, sul, leste e oeste.

Distribuição dos pãezinhos do Divino – forma de simbolizar que devemos anunciar o pão da Palavra de Deus. Esta é a nossa Missão.

  DSCF1928   DSCF1949  DSCF2036

 DSCF2197 DSCF2200 DSCF2204 DSCF2233 DSCF2234 DSCF2235 DSCF2237

DSCF2291

Fotos e texto: Felipe Miranda/Pastoral da Comunicação