Aconteceu neste sábado dia 11 de junho, na missa das 19h na Matriz Nossa Senhora Aparecida a Vigília de Pentecostes. Neste domingo, é celebrada pela liturgia Pentecostes, O Espírito Santo derramado sobre a Igreja primitiva, quando apóstolos reunidos com Maria perseveravam em oração.
A Vigília também é uma novidade para a Paróquia Nossa Senhora Aparecida que pela primeira vez realiza a Vigília de Pentecostes, sendo, o Mistério Pascal que atinge a plenitude no dom do Espírito Santo derramado sobre a Igreja.
Entrada das sete chamas – ascende-se o Círio e as velas do altar.
Benção e aspersão da água – recordando o batismo que enche a todos com o Espírito Santo.
Memórias da Igreja – 7 pessoas, que do círio pascal ascendem cada vela representando as Igrejas: Ortodoxa, Tradição Luterana, Tradição Calvinista, Tradição Anglicana, Tradição Batista, Pentecostais e Igreja Católica.
Liturgia da Palavra
Foram 4 salmos, 5 leituras, Glória e Evangelho.
Homilia – padre Washington explicou a novidade desta celebração, a importância e beleza desta Vigília, estimulou a todos a refletiram sobre o Espírito Santo a orarem pedindo que Ele seja Luz, seja Guia na vida de todos.
Memória da Confirmação
Foi explicado que foi introduzido com bom sentido litúrgico a memória da confirmação, não se trata de uma renovação da confirmação, tampouco renovação das promessas batismais, a memória, com a benção do óleo e o compromisso da unidade pode ajudar os cristãos católicos a recuperarem o sentido e a consciência deste sacramento.
Benção do óleo, seguido pelo compromisso pela unidade, onde os fiéis prometem unidade com os Cristãos, à acolher todos os irmãos indistintamente, viver o batismo, pela paz na terra e em defesa de toda a criação, pela justiça e em defesa das pessoas oprimidas e exlcuiídas.
Ofertório – Pentecostes era uma festa agrícola, com primícias (primeiros frutos) da safra. Nesta noite as comunidade rurais ofereceram frutos da terra.
Benção do Esplendor do Divino Espírito Santo, voltado para cada ponto do planeta terra. Para o norte, sul, leste e oeste.
Distribuição dos pãezinhos do Divino – forma de simbolizar que devemos anunciar o pão da Palavra de Deus. Esta é a nossa Missão.
Fotos e texto: Felipe Miranda/Pastoral da Comunicação
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe o seu comentário!
Seja bem vindo!
Pascom Porto Feliz