domingo, 1 de novembro de 2009

Padre Giuli na TV Século 21


PROGRAMA KERIGMA com Padre Giuli.
Toda quarta-feira às 6h20 e aos sábados às 7h30.

PROGRAMA HORA DA CONSAGRAÇÃO
Todos os dias às 6h, 9h, 12h, 15h e 18h.

PROGRAMA LOUVEMOS O SENHOR com Pe. Giuli:
Dias 05 de julho, 13 de setembro e 08 de novembro.
Faça sua caravana e participe!

A ARTE DE FAZER AMIGOS
















A ARTE DE FAZER AMIGOS


A arte de fazer amigos
nasce do cultivo dos valores eternos...
Ninguém tem ou é um amigo verdadeiro...
Se não for primeiro amigo de Deus...
Porque Deus é o fundamento da amizade
e quem for seu amigo...
também o será daquele que o Senhor lhe conceder...

Quem vive na amizade do Senhor...
O obedece em tudo...
E lhe é fiel e generoso...
Por isso, espera confiante...
o prazeroso cumprimento de suas promessas...
Esse sim, não tem pressa,
porque sabe em quem confia...

Quem se faz amigo de Deus...
também se faz amigo dos seus...
porque o verdadeiro amigo é aquele que diz,
para ver o seu amigo feliz,
não o que ele quer ouvir...
Mas sim, o que ele precisa ouvir...

Paz e Bem!

Artigo interessante




Brasil, país de velhos

Frei Betto


O Brasil está cada vez mais velho. Daqui a 20 anos a pirâmide da faixa etária brasileira vai virar de cabeça para baixo. O número de idosos com mais de 80 anos crescerá 6% ao ano (hoje, aumenta 4% ao ano), enquanto haverá queda de fecundidade e a população total começará a diminuir. Em 2010 começará a decrescer a faixa entre 15 e 29 anos. São dados da pesquisa de Ana Amélia Camarano, do Ipea.

Na década de 1980, acreditava-se que a população brasileira chegaria aos 200 milhões em 2000. Não chegou. Hoje, somos 190 milhões. Devido à queda de fecundidade – hoje, de 1,8 filho por mulher – só atingiremos aquele patamar em 2020. Em 2030 o Brasil terá 206,8 milhões de habitantes. Dez anos depois cairá para 204,7 milhões.

Tais mudanças terão impacto na previdência social, que hoje dá cobertura a 60% da força de trabalho do país, sem no entanto alcançar os 33,2% de trabalhadores informais.

Haverá também efeitos no mercado de trabalho. Para evitar um número excessivo de inativos, o país terá de investir em saúde ocupacional e derrubar os preconceitos contra o trabalho de idosos. Em alguns países, idosos têm preferência em certas ocupações profissionais.

As grandes famílias, como a minha – 8 irmãos -, ficam para os álbuns de retrato. Hoje, a média nacional, tanto entre ricos quanto entre pobres, é de 2,2 filhos por família.

No Brasil, o número de idosos (21 milhões) já supera o de crianças (19,4 milhões). O Rio de Janeiro é o estado com o maior índice de pessoas com mais de 60 anos (14,9%).

A fecundidade entre jovens de 15 a 19 anos, crescente até 2000, devido à erotização da cultura consumista e à sexualidade precoce, hoje encontra-se em queda. Porém, aumenta o número de meninas mães que moram com os pais ou avós.

A média nacional de durabilidade conjugal é de sete anos. O número de mulheres se dilata no mercado de trabalho e, hoje, elas já são responsáveis por 40% da renda familiar e chefiam 43% das famílias brasileiras. Contudo, se por um lado elas têm menos filhos, mais renda e mais escolaridade, por outro continuam a assumir, ao contrário dos homens, dupla jornada de trabalho. A pesquisa constata que a mulher que trabalha gasta 20,9 horas semanais com o cuidado da casa, enquanto os homens dedicam apenas 9,2 horas.

Ficar velho virou tabu. Uma das causas é a desistorização do tempo provocada pela ideologia neoliberal, de modo a nos incutir a noção grega de tempo cíclico, que neutraliza os projetos históricos e nos incute a ideia de perenização do presente; leia-se: fora do capitalismo a humanidade não tem futuro. Assim, todos queremos morrer jovens e esbeltos. É o elixir da eterna juventude em frascos de virtualidade... Haja malhação e cirurgias plásticas!

Na minha infância,

criança era a idade entre zero e 11 anos;

adolescente, entre 11 e 18; jovem,


entre 18 e 30;


adulto, entre 30 e 50;


velho, com mais de 50.


Hoje, tem-se a impressão de


que criança é de zero a 20 anos


quando se depende excessivamente dos cuidados paternos;


adolescente, dos 20 aos 40,


pela insegurança nas opções de vida;


jovem, dos 40 em diante,


ainda que se tenha 70 ou 90...

Ninguém quer ser chamado de velho. Criam-se eufemismos: a terceira idade, a dign/idade, a melhor idade (mentira, sou velho e tive a melhor idade entre 20 e 30 anos). Ora, se é para adotar um eufemismo realista, sugiro aos idosos se considerarem a turma da eterna idade – já que estamos próximos a ela.

A contradição é que, enquanto aumentam os direitos sociais dos velhos com mais de 65 anos – transporte coletivo gratuito, filas exclusivas, aposentadoria etc –, se reduzem os hábitos de respeito a eles. Raro ver um jovem ceder lugar no ônibus ou metrô ao idoso ou mesmo ajudá-lo numa dificuldade na rua. Há dias, vi uma gerente de loja negar a uma senhora com mais de 80 anos o acesso ao banheiro.

Nada mais ridículo do que os idosos que se recusam a aceitar os sinais de velhice e buscam todo tipo de tratamento estético para encobri-los. Esquecem que jovialidade não é uma questão de aparência, e sim de cabeça. Conheço velhos gagás com apenas 30 anos e pessoas joviais com 92, como é o caso de minha mãe, que lê dois jornais por dia, acompanha o noticiário televisivo e participa de movimentos de reflexão e solidariedade.

É preciso saber envelhecer com sabedoria. E os antigos, como Aristóteles, já nos prescreviam a receita: amizades, exercícios físicos, alimentação saudável e cultivo da espiritualidade.

Envelhecemos irremediavelmente quando deixamos de sonhar de olhos abertos.

Copyright 2009 – FREI BETTO

Alerta

IO - Quem nunca quis, mesmo que por um instante, ser uma pessoa completamente diferente, ter outro dia a dia, sensações novas e distintas? Sem as amarras do mundo real, na internet isso não só é possível como - você deve conhecer pelo menos alguma história - rola à beça. Mas a galera das comunidades de fakes do Orkut extrapola na viagem. Pelo computador, eles começam e terminam namoros, vão ao cinema, à praia, ficam (e traem), casam-se, têm filhos e publicam todas as fofocas desse mundo de fantasia num jornal fake. (Leia também: Comunidades que bombam )
Reprodução da internet
Com uma foto estilosa, que pode ser de uma celebridade ou de um anônimo bonito, e um nome cool, a galera cria uma ou várias identidades paralelas. O problema é que - como controlar os sentimentos? - as histórias criadas por eles frequentemente respigam na vida real. Foi o que aconteceu com a carioca Daniella Perissé, de 16 anos, quando conheceu "Bruno". Ela era "Brócoli", um perfil fake com a foto da atriz Leighton Meester, a Blair de "Gossip Girl"; ele, Dougie Poynter, baixista da banda McFly, de quem Daniella é fã. Os dois trocaram mensagens pelo MSN, ficaram amigos, e Daniella revelou sua identidade real em pouco tempo.

Àquela altura, já estava apaixonada por quem acreditava ser um garoto. A decepção veio mais de um ano depois, quando ela descobriu que "Bruno" era, na verdade, uma paulista de 17 anos.

- Fiquei mais de um ano apaixonada pelo Bruno. Ele me entendia, tinha as mesmas brincadeiras que eu, gostava das mesmas músicas, coisas em comum que você encontra num amigo ou num namorado. Com o tempo, ficamos tão próximos que, só pelo modo de escrever, já sabíamos como o outro estava: rindo, chorando, com raiva... - explica Daniella. - No fake, brincávamos de ir ao cinema, sair para comer. Sonhava com o dia em que eu poderia conhecê-lo.

A garota que se apresentava como Bruno até tentou contar a verdade antes, mas Daniella parecia não querer acreditar. Para satisfazer as vontades da carioca, a paulista mandou uma foto de um amigo e agitou uma conversa telefônica entre ele e Daniella. Depois, inventou que Bruno tinha uma irmã com seu nome verdadeiro.

- Fiz o fake para passar o tempo quando não tinha o que fazer. Escolhi um perfil masculino por indução de uma amiga, para ver como era o outro lado. Mas a Dani se apegou tanto que, mesmo que eu odiasse mentir, não conseguia fazê-la largar do meu pé, nem inventando mil motivos de brigas. Começou pela curiosidade e, depois, foi difícil falar tchau. Tinha medo da reação dela por considerá-la uma grande amiga - justifica a menina, cuja mãe preferiu que seus nome e rosto não fossem revelados nesta reportagem.

Reprodução da internet
Apesar da decepção, Daniella compreendeu as razões da outra. Hoje as duas já se conhecem pessoalmente e mantêm a amizade real. Mas a carioca sofreu muito. Abdicou de parte da sua vida social para administrar seus perfis fakes. Às vezes, chegava do colégio e sequer almoçava para acessar o Orkut. Às 22h, fingia que ia dormir, por ordem do pai, mas voltava para o computador e ficava on-line até as 4h. Às 6h, ia para a escola e dormia na aula.

- Minha mãe me pegava chorando na frente do computador e mandava desligá-lo, dizia que me fazia mal. Ela não sabia que eu gostava do Bruno e que sentia ciúmes até quando ele ficava com meninas no perfil fake do Dougie. Parei com essa vida de fake, tenho que estudar para o vestibular. Eu era muito boba, e essa história me fez amadurecer muito - reconhece Daniella.

Para Carla Leitão, doutora em psicologia clínica pela PUC-Rio, a adolescência é uma fase de experimentação de papéis na vida física, real, "off-line", e isso pode se estender à internet, desde que de maneira saudável e controlada.

- Na web, essa experimentação pode ser mais forte, mais integral, pois não há pistas físicas como limitações, o que permite a uma menina se passar por menino. Enganar o outro não é legal, mas isso tem muito mais a ver com as características da personalidade de cada um do que com a mídia em que isso ocorre. O risco é ser sugado por esse papel e não conseguir sair - explica Carla, que também é pesquisadora da interação humano-computador do departamento de informática.

A especialista alerta que o papel dos pais é tentar compreender o que está se passando e não vigiar ou punir:

- Aprendi isso com a minha filha, que tem dois perfis no Twitter, um com o nome dela e outro com um personagem de "Crepúsculo". Um grande passo é ter humildade: temos que nos sentar junto e aprender com eles. Se há algo de errado nas relações cotidianas, isso vai ser potencializado na internet.

Missa de Nossa Senhora Aparecida em Porto Feliz - dia 12 de outrubro

Para os nossos leitores companheiros, alguns reparam e cobraram da ausência das fotos da Missa de Nossa Senhora Aparecida, pois nós do Blog, divulgamos as fotos da Procissão, agora com um pouco de atraso e juntamente com as nossas desculpas, divulgamos as fotos da Missa.

Dia em que mais de 1000 católicos celebraram a Padroeira do Brasil.
Missa presidida pelo Pároco Pe Carlos Alexandre e co-celebrada por Frei Eugênio da Paróquia São João Batista de Porto Feliz e pelo Pe Toninho Pároco da Mãe dos Homens em Porto Feliz.



Ministério Tua Face





Ex prefeito Sr Professor Erval Steiner


Ministros da Eucaristia, da Palavra e enfermos da Paróquia







Comentarista

Primeira Leitura

Segunda leitura

Salmo foi cantado



Proclamação do Evangelho


Oração da comunidade


Ofertório










Consagração








Festa





Paz e Bem

Encontro para as Famílias da RCC

http://blog.cancaonova.com/cuiaba/files/2008/11/logo-rcc.jpg

Renovação Carismática Católica

Escritório ArquidiocesanoArquidiocese de Sorocaba – SP

Rua Antonio Marques Flores, 214 – CEP 18035-130 – Centro – Sorocaba – SP

Fone: 15 – 3232.5091 – Fax: 15 – 3232.1820


Senhora, mãe de todas as nossas famílias interceda por todos

Amados irmãos e irmãs em Cristo!

A Paz de Jesus e o Amor de Maria estejam com vocês e suas Famílias!

Convidamos todos do Ministério para Famílias da Arquidiocese de Sorocaba para nosso último Encontro do ano de 2009, que será no dia 08 de Novembro.

Esse Encontro será uma “Tarde de Louvor para as Famílias” fechando o ano de 2009. Portanto traga toda sua família e familiares para juntos e em família elevarmos um grande Louvor ao Senhor!!!

Contamos com a presença de todos!!!

DATA: 08 de Novembro de 2009 –

DOMINGO – DAS 13:30 ás 17:30 horas.


Vamos chegar com antecedência

para iniciarmos pontualmente ás 13:30 horas


LOCAL: CAP - Centro Arquid. de Pastoral –

Av. Eugênio Salermo, 60 – Sorocaba.

Para nossa organização, devolva a ficha preenchida (uma ficha para o casal) com a taxa até o dia 03/11/09 no ESCRITÓRIO DA RCC. Em Porto Feliz, as fichas devem ser entregues aos grupos de Oração, que encaminharão ao ministério das Familias Valor: R$ 5,00 por casal

Teremos Equipe de Evangelização Infantil cuidar das crianças (até 8 anos)

Que Nossa Senhora,

Mãe de todas as nossas famílias,

interceda por nós! Amém!


Norberto Bello Jr. e Deise Zardetto Bello -

Coordenação Cidade de Sorocaba


Denílson (Xis) Marques e Eliane Silva Marques -

Coordenação Arquidiocesana

--------------------------------------------------------------------------------------------------

FICHA: “TARDE DE LOUVOR PARA FAMÍLIAS 08/11/09

Nomes:(Ele)____________________________________________________

(Ela)__________________________________________________________

Endereço:______________________________________________________

Bairro:_______________________Cidade:_____________________

CEP____________________________________________________

Fones:

residencial:_____________________________

celular:________________________________________________________

e-mail:_________________________________________________________

Grupo de Oração:________________________________________________________

Crianças:_______________________________________________________

Paz e Bem

Sessão de Câmara dos Vereadores


Na 27ª sessão foram feitas três moções de aplausos e congratulações a portofelicenses que se destacaram em suas atividades e enalteceram o nome de Porto Feliz.


A primeira, de autoria do vereador José Geraldo Pacheco da Cunha Filho (Gerão) apresentou aplausos para a jovem Juliana Galvão pela divulgação do nosso patrimônio cultural gastronômico, a cearense. Foi em um jantar multicultural que a cearense chegou à longínqua e gelada Islândia, onde pessoas de 17 países se renderam ao prato típico portofelicense, preparado pela bióloga e pesquisadora Juliana Galvão. Ela, participando de um curso na área de pescado e desenvolvimento de pesquisas, subsidiada pela ONU. Foram selecionadas pessoas de todo o mundo, e lá estava Juliana, que a cada dia provava uma comida típica dos países representados. "Esta justa homenagem a essa cidadã portofelicense que honra nossa cidade por sua competência, pela sua humildade, enfim pelo seu caráter construído no berço de sua família, por seus queridos pais Raquel e Deóclates Galvão", declarou o vereador.

Outra moção foi apresentada pelo vereador Marco Antonio Campos Vieira aplaudiu a nova revista Terraço Porto Feliz. "As revistas Terraço e Terraço Porto Feliz são de padrão elevado, apresentadas à comunidade portofelicense e alcançando toda a região. Registrem-se nossas congratulações e aplausos a toda a equipe das revistas, em especial ao José Eud Antunes e a editora Carla de Campos", justificou o vereador Marco.

A terceira moção, de autoria de Ednilson de Jesus Macedo, aplaudiu a jovem Priscilla Magaldi de Oliveira Machado, que no dia 03 de outubro último, venceu nove concorrentes no concurso realizado no Cemex e se tornou a Miss Monções 2009. "Priscilla, hoje com 18 anos, nasceu em São Paulo, mas mora em Porto Feliz desde seu primeiro ano de vida. A jovem está cursando o 1º ano de Direito e pretende ser juíza do Trabalho. Atualmente trabalha com advocacia ao lado do pai, o advogado Dr. José Carlos de Oliviera Machado Junior", informou vereador Ednilson.




Projeto de Lei – Denomina "Praça Josué Henrique" que se localiza na confluência das ruas Othoni J. de Souza e Rua João Pessoa, ao lado da Estação das Artes. "Sr. Josué Henrique, um homem digno, trabalhador, que educou sua família sob a doutrina espírita, dentro de uma rígida disciplina, deixou-nos um legado, a educação. Sempre afirmava que essa era a maior e única herança que queria deixar, pois ninguém poderia tomar-lhes. Conseguiu seu intento, pois de 8 filhos, 6 têm nível superior completo. Esse homem, exemplo de vida, merece ter seu nome perpetuado em uma das praças da nossa cidade", declarou a autora do projeto Andrea Matos. Vereador José Antonio Queiroz da Rocha elogiou a propositura de Andrea e também lembrou do saudoso Josué Henrique que foi seu amigo pessoal.


Decreto Legislativo – Outorga Título de Cidadão Honorário ao Sr. Sedirley Rugolo. O autor da propositura, vereador Gerão, justificou sua indicação: "Sr. Sedirley, proprietário da Empresa Degradé, emprega muitos portofelicenses, sendo querido por seus funcionários. Por paixão e dedicação aos cavalos, ele e sua família se empenharam para concretizar um sonho em comum: a construção do Haras Raphaela. Nesse pouco tempo de existência já sediou alguns do maiores campeonatos da atualidade, recebendo renomados cavaleiros e amazonas que elegeram o Haras como local ideal para receber campeonatos nacionais e internacionais de hipismo. Toda essa movimentação gera aquecimento no mercado de trabalho em Porto Feliz, comércio, fornecedores de alimentos, bebidas, arranjos florais, aluguel de equipamentos, rede hoteleira e outros. Essa homenagem a esse cidadão é mais que merecida pelos relevantes serviços prestados ao nosso município".


Projetos de Lei – Todos referentes ao loteamento denominado "Fazenda Boa Vista". Em regime de urgência especial, os vereadores aprovaram que o Executivo receba por doação um terreno para fins de prolongamento de via pública no loteamento. Também foi aprovado o projeto que tem por objetivo a formalização de convênio com a Associação dos Participantes do Complexo Fazenda Boa Vista com a finalidade de assegurar padronização urbanística das edificações naquele empreendimento. Vereador Gerão, comentando os projetos, comentou sobre a importância do empreendimento e de quanto o Sr. Fábio Auriemo tem ajudado Porto Feliz, que com a Fazenda Boa Vista trará muito mais progresso para a cidade.


Tribuna Livre

Após a leitura das indicações e correspondências, o presidente Odélio Leite dos Santos concedeu a palavra aos vereadores inscritos para versarem em tema livre.

O primeiro a utilizar da palavra foi o próprio presidente, que fez leitura de uma matéria sobre a Operação Zepelin desencadeada pela Polícia Federal: "Essa operação visou desmascarar fraudadores do INSS em nossa região (Sorocaba, Porto Feliz, Itu, Aroçoiaba da Serra e Salto de Pirapora). Vários funcionários do INSS, advogados e contadores aprovavam aposentadorias com dados falsos. A operação ocorreu na manhã do dia 15 de outubro. Foram presas 30 pessoas. Correu boato na cidade que tinha sido preso também. Como tenho trabalhado na área da previdência pode ter ocorrido esse equívoco. Foi tudo boato! Como poderia ter sido preso na manhã do dia 15 se estive presidindo a sessão da Câmara na noite do mesmo dia. Meu trabalho desde 1998 na área sempre foi limpo e honesto. Já atendi mais de mil pessoas e nunca tive problemas. Quero deixar claro aos colegas dessa Casa de Leis e a toda população que o ocorrido não tem nada comigo. Foi tudo boato".

Em aparte, Roberto Brandão Rodrigues elogiou Odélio pelos esclarecimentos e execrou as pessoas maldosas da cidade que querem denegrir a dignidade de um profissional de tantos anos e presidente da Casa. José Antonio Queiroz da Rocha também se solidarizou com o presidente e declarou: "Todos sabemos dos seus serviços prestados à população de nossa cidade, inclusive atendendo pedidos de nós vereadores para receber pessoas que a nós recorrem. Fique tranqüilo presidente, todos sabemos que foi boato e toda essa Casa de Leis está solidária ao senhor".

Marco Antonio Campos Vieira também prestou solidariedade ao presidente e aproveitou a oportunidade para fazer algumas reivindicações: "Sugiro ao Executivo que, através de comodato, adquira as piscinas da Associação Atlética Portofelicense. Assim, poderemos atender a população e pricipalmente as crianças na prática da natação. Peço também ao Comandante Kebler que providencie policiamento na Avenida Mons. Seckler, principalmente nos finais de semana. Lá existe muitos bares e há falta de segurança". Odélio encampou a sugestão do vereador quanto a aquisição das piscinas, pois lá existe o risco de criadouro de mosquitos da dengue.

O nosso BLOG foi o único na cidade de Porto Feliz a noticiar que esta operação também veio a Porto Feliz, porém ignoramos todos estes boatos a respeito do Presidente de Câmara, ainda mais em se tratando de mentira. Quanto mais se fala de uma mentira, mais viva ela continua e pode até se tornar viva na boca dos maus. Até o momento, não se descobriu o nome das pessoas acionadas pela polícia Federal.


Miraci Tuani parabenizou todos os servidores públicos pela passagem do dia dedicado a eles, 28 de outubro. Solicitou ao Prefeito que providencie melhorias na Biblioteca Pública, pois tem recebido muitos pedidos de munícipes para isso". Coquinho, em aparte, solicitou que a Biblioteca abra aos sábados: "Tenho recebido muitos pedidos nesse sentido, pois muitas pessoas só podem freqüenta-la nesse dia". Miraci ainda solicitou providências para a limpeza do Cemitério para atender o público no próximo Finados.

José Geraldo Pacheco da Cunha Filho leu um texto recebido de uma amiga Mara Fautino da Fraternidade São Maximiliano Kolbe que fala sobre o Dia da Paz (27/10) da cidade de Assis que está vinculada para sempre como a cidade da paz. "Temos muita violência ao nosso redor, não em nossa cidade como no mundo todo. Peço a todos que em suas orações dessa noite peçam pela paz para superarmos esse momento violento pelo qual passa o mundo".

José Antonio Queiroz da Rocha finalizou os discursos falando sobre o Projeto Terra Santa a ser implantado na área que está destinada ao Distrito Industrial: "Temos participado várias audiências públicas sobre esse projeto. Ele é grandioso, importante, mas polêmico, que deverá em breve tramitar por essa Casa. Tenho o dever e a obrigação de externar minha preocupação com esse projeto. Me preocupa, pois vamos dar autorização para um comodato de 30/35 anos para uma área onde deveria ser o Distrito Industrial. O Projeto Terra Santa deve ser muito bem analisado. Não quero ter o ônus de aprovar enquanto existirem dúvidas se ele poderá ser concretizado. Peço ao Prefeito que faça um plebiscito popular e dê maior divulgação do assunto para que o povo possa se inteirar melhor. Nós dessa Casa temos a obrigação de dividir nossas responsabilidades com o povo"


Paz e Bem