domingo, 1 de novembro de 2009

Sessão de Câmara dos Vereadores


Na 27ª sessão foram feitas três moções de aplausos e congratulações a portofelicenses que se destacaram em suas atividades e enalteceram o nome de Porto Feliz.


A primeira, de autoria do vereador José Geraldo Pacheco da Cunha Filho (Gerão) apresentou aplausos para a jovem Juliana Galvão pela divulgação do nosso patrimônio cultural gastronômico, a cearense. Foi em um jantar multicultural que a cearense chegou à longínqua e gelada Islândia, onde pessoas de 17 países se renderam ao prato típico portofelicense, preparado pela bióloga e pesquisadora Juliana Galvão. Ela, participando de um curso na área de pescado e desenvolvimento de pesquisas, subsidiada pela ONU. Foram selecionadas pessoas de todo o mundo, e lá estava Juliana, que a cada dia provava uma comida típica dos países representados. "Esta justa homenagem a essa cidadã portofelicense que honra nossa cidade por sua competência, pela sua humildade, enfim pelo seu caráter construído no berço de sua família, por seus queridos pais Raquel e Deóclates Galvão", declarou o vereador.

Outra moção foi apresentada pelo vereador Marco Antonio Campos Vieira aplaudiu a nova revista Terraço Porto Feliz. "As revistas Terraço e Terraço Porto Feliz são de padrão elevado, apresentadas à comunidade portofelicense e alcançando toda a região. Registrem-se nossas congratulações e aplausos a toda a equipe das revistas, em especial ao José Eud Antunes e a editora Carla de Campos", justificou o vereador Marco.

A terceira moção, de autoria de Ednilson de Jesus Macedo, aplaudiu a jovem Priscilla Magaldi de Oliveira Machado, que no dia 03 de outubro último, venceu nove concorrentes no concurso realizado no Cemex e se tornou a Miss Monções 2009. "Priscilla, hoje com 18 anos, nasceu em São Paulo, mas mora em Porto Feliz desde seu primeiro ano de vida. A jovem está cursando o 1º ano de Direito e pretende ser juíza do Trabalho. Atualmente trabalha com advocacia ao lado do pai, o advogado Dr. José Carlos de Oliviera Machado Junior", informou vereador Ednilson.




Projeto de Lei – Denomina "Praça Josué Henrique" que se localiza na confluência das ruas Othoni J. de Souza e Rua João Pessoa, ao lado da Estação das Artes. "Sr. Josué Henrique, um homem digno, trabalhador, que educou sua família sob a doutrina espírita, dentro de uma rígida disciplina, deixou-nos um legado, a educação. Sempre afirmava que essa era a maior e única herança que queria deixar, pois ninguém poderia tomar-lhes. Conseguiu seu intento, pois de 8 filhos, 6 têm nível superior completo. Esse homem, exemplo de vida, merece ter seu nome perpetuado em uma das praças da nossa cidade", declarou a autora do projeto Andrea Matos. Vereador José Antonio Queiroz da Rocha elogiou a propositura de Andrea e também lembrou do saudoso Josué Henrique que foi seu amigo pessoal.


Decreto Legislativo – Outorga Título de Cidadão Honorário ao Sr. Sedirley Rugolo. O autor da propositura, vereador Gerão, justificou sua indicação: "Sr. Sedirley, proprietário da Empresa Degradé, emprega muitos portofelicenses, sendo querido por seus funcionários. Por paixão e dedicação aos cavalos, ele e sua família se empenharam para concretizar um sonho em comum: a construção do Haras Raphaela. Nesse pouco tempo de existência já sediou alguns do maiores campeonatos da atualidade, recebendo renomados cavaleiros e amazonas que elegeram o Haras como local ideal para receber campeonatos nacionais e internacionais de hipismo. Toda essa movimentação gera aquecimento no mercado de trabalho em Porto Feliz, comércio, fornecedores de alimentos, bebidas, arranjos florais, aluguel de equipamentos, rede hoteleira e outros. Essa homenagem a esse cidadão é mais que merecida pelos relevantes serviços prestados ao nosso município".


Projetos de Lei – Todos referentes ao loteamento denominado "Fazenda Boa Vista". Em regime de urgência especial, os vereadores aprovaram que o Executivo receba por doação um terreno para fins de prolongamento de via pública no loteamento. Também foi aprovado o projeto que tem por objetivo a formalização de convênio com a Associação dos Participantes do Complexo Fazenda Boa Vista com a finalidade de assegurar padronização urbanística das edificações naquele empreendimento. Vereador Gerão, comentando os projetos, comentou sobre a importância do empreendimento e de quanto o Sr. Fábio Auriemo tem ajudado Porto Feliz, que com a Fazenda Boa Vista trará muito mais progresso para a cidade.


Tribuna Livre

Após a leitura das indicações e correspondências, o presidente Odélio Leite dos Santos concedeu a palavra aos vereadores inscritos para versarem em tema livre.

O primeiro a utilizar da palavra foi o próprio presidente, que fez leitura de uma matéria sobre a Operação Zepelin desencadeada pela Polícia Federal: "Essa operação visou desmascarar fraudadores do INSS em nossa região (Sorocaba, Porto Feliz, Itu, Aroçoiaba da Serra e Salto de Pirapora). Vários funcionários do INSS, advogados e contadores aprovavam aposentadorias com dados falsos. A operação ocorreu na manhã do dia 15 de outubro. Foram presas 30 pessoas. Correu boato na cidade que tinha sido preso também. Como tenho trabalhado na área da previdência pode ter ocorrido esse equívoco. Foi tudo boato! Como poderia ter sido preso na manhã do dia 15 se estive presidindo a sessão da Câmara na noite do mesmo dia. Meu trabalho desde 1998 na área sempre foi limpo e honesto. Já atendi mais de mil pessoas e nunca tive problemas. Quero deixar claro aos colegas dessa Casa de Leis e a toda população que o ocorrido não tem nada comigo. Foi tudo boato".

Em aparte, Roberto Brandão Rodrigues elogiou Odélio pelos esclarecimentos e execrou as pessoas maldosas da cidade que querem denegrir a dignidade de um profissional de tantos anos e presidente da Casa. José Antonio Queiroz da Rocha também se solidarizou com o presidente e declarou: "Todos sabemos dos seus serviços prestados à população de nossa cidade, inclusive atendendo pedidos de nós vereadores para receber pessoas que a nós recorrem. Fique tranqüilo presidente, todos sabemos que foi boato e toda essa Casa de Leis está solidária ao senhor".

Marco Antonio Campos Vieira também prestou solidariedade ao presidente e aproveitou a oportunidade para fazer algumas reivindicações: "Sugiro ao Executivo que, através de comodato, adquira as piscinas da Associação Atlética Portofelicense. Assim, poderemos atender a população e pricipalmente as crianças na prática da natação. Peço também ao Comandante Kebler que providencie policiamento na Avenida Mons. Seckler, principalmente nos finais de semana. Lá existe muitos bares e há falta de segurança". Odélio encampou a sugestão do vereador quanto a aquisição das piscinas, pois lá existe o risco de criadouro de mosquitos da dengue.

O nosso BLOG foi o único na cidade de Porto Feliz a noticiar que esta operação também veio a Porto Feliz, porém ignoramos todos estes boatos a respeito do Presidente de Câmara, ainda mais em se tratando de mentira. Quanto mais se fala de uma mentira, mais viva ela continua e pode até se tornar viva na boca dos maus. Até o momento, não se descobriu o nome das pessoas acionadas pela polícia Federal.


Miraci Tuani parabenizou todos os servidores públicos pela passagem do dia dedicado a eles, 28 de outubro. Solicitou ao Prefeito que providencie melhorias na Biblioteca Pública, pois tem recebido muitos pedidos de munícipes para isso". Coquinho, em aparte, solicitou que a Biblioteca abra aos sábados: "Tenho recebido muitos pedidos nesse sentido, pois muitas pessoas só podem freqüenta-la nesse dia". Miraci ainda solicitou providências para a limpeza do Cemitério para atender o público no próximo Finados.

José Geraldo Pacheco da Cunha Filho leu um texto recebido de uma amiga Mara Fautino da Fraternidade São Maximiliano Kolbe que fala sobre o Dia da Paz (27/10) da cidade de Assis que está vinculada para sempre como a cidade da paz. "Temos muita violência ao nosso redor, não em nossa cidade como no mundo todo. Peço a todos que em suas orações dessa noite peçam pela paz para superarmos esse momento violento pelo qual passa o mundo".

José Antonio Queiroz da Rocha finalizou os discursos falando sobre o Projeto Terra Santa a ser implantado na área que está destinada ao Distrito Industrial: "Temos participado várias audiências públicas sobre esse projeto. Ele é grandioso, importante, mas polêmico, que deverá em breve tramitar por essa Casa. Tenho o dever e a obrigação de externar minha preocupação com esse projeto. Me preocupa, pois vamos dar autorização para um comodato de 30/35 anos para uma área onde deveria ser o Distrito Industrial. O Projeto Terra Santa deve ser muito bem analisado. Não quero ter o ônus de aprovar enquanto existirem dúvidas se ele poderá ser concretizado. Peço ao Prefeito que faça um plebiscito popular e dê maior divulgação do assunto para que o povo possa se inteirar melhor. Nós dessa Casa temos a obrigação de dividir nossas responsabilidades com o povo"


Paz e Bem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário!

Seja bem vindo!
Pascom Porto Feliz