domingo, 11 de outubro de 2009

Festividades de Nossa Senhora de Aparecida
















Está acontecendo as festividades em Louvor a Nossa Senhora Aparecida em Porto Feliz

Tríduo

Primeiro dia
Missa foi celebrada peloa Padre Chico
Coral Pequenos Gigantes

Segundo dia
Foi celebrada pelo Padre Toninho
Coral Nossa Senhora Aparecida

Terceiro dia
Foi celebrada pelo Frei Eugênio
Coral Santa Rita


Segunda-feira (hoje)

Procissão

Saindo da Capela Santo Expedito até as Igreja Matriz de Nossa Senhora Aparecida
às 9h30m

Romaria de Cavaleiros
Posto Beira Rio até à Igreja Nossa Senhora Aparecida
saindo às 7h30m

Romaria de Cavaleiros
Igreja Igreja Santa Rita (Tabarro)
6h até a Igreja Nossa Senhora Aparecida



Missa de Nossa Senhora Aparecida
Igreja Nossa Senhora Aparecida
as 10h da manhã
Pe Carlos Alexandre
Ministério Tua Face


Programação Festiva
11h30m
Shows Luis Carlos e Adriano
Comes e bebes, leilão de prendas

Paz e Bem

300 atletas participaram da etapa estadual de ciclismo em Porto Feliz

Diretoria de Esportes e Turismo em parceria com Associação Média Paulista de Ciclismo promoveu no último domingo, 4, a 8ª etapa estadual de ciclismo na avenida dr. Antonio Pires de Almeida, em Porto Feliz.




Confira os vencedores por categoria:

Categoria Elite: 1º Claudemir dos Santos / S a l t o; 2º Cleiton dos Santos / S a l t o; 3º Moises de Lima / S a l t o; 4º Lucas Azevedo / Santa Bárbara e 5º Erik Fagundes Souza / Suzano.

Categoria Junior: 1º Felipe Velásquez Aranha / Americana; 2º Caio Moreto Buone / Americana; 3º Rodrigo dos Santos / Itapetininga; 4º Heitor Ferrari / Mogi Guaçu e 5º Vitor Gusmão / Campinas.

Categoria Feminino: 1º Naiara Rodrigues / Santa Bárbara; 2º Helen Beatriz Valente / Campinas; 3º Cleide Raimundo / Santa Bárbara; 4º Claudinei Rosa / Indaiatuba e 5º Juliana Risatto / Santa Bárbara.

Categoria Juvenil: 1º Lucas Barbosa / Rio Claro; 2º Matheus Samelha /Cordeirópolis; 3º Henrique Augusto / Indaiatuba; 4º Jéferson / Itu e 5º Douglas Benegati / Indaiatuba.

Categoria Sênior A: 1º André Barbosa / Mogi Guaçu; 2º Daniel Toledo / Limeira; 3º Carlos Eduardo Icasatti / Itapira; 4º André Santana Argentim / Santa Bárbara e 5º Adriano Camilo Santos / A r a r a s.

Categoria Sênior B: 1º Elcio Alexandre / Cordeirópolis; 2º Gilberto Martins / Cordeirópolis; 3º Valien Garcia Junior / Cordeirópolis; 4º Paulo Vicente Boriero / Jundiaí e 5º Niwton Souza Leite / Mogi Guaçu.

Categoria Máster A: 1º Marcelo Ariani / Cordeirópolis; 2º Januário dos Santos / Santa Bárbara; 3º Armando Reis Camargo / Indaiatuba; 4º Augusto Gardineli Filho / Indaiatuba e 5º Sebastião Rodriguez / Santa Bárbara.

Categoria Máster B: 1º Neider Caram / Limeira; 2º Murilo Jorge Selmi / Artur Nogueira; 3º Ariovaldo Inácio / Santa Bárbara; 4º Miquel Stocco / Americana e 5º Santino Ventura Machado / Sorocaba.

Movimento Emaús: eespiritualidade



Ferreira (1986 , apud Barros ,1994):
"Colaboração significa Trabalho em comum com uma ou mais pessoas; Cooperação; auxílio; contribuição."

Kaye (1991, apud Barros ,1994):
"colaborar (co-labore) significa trabalhar junto, que implica no conceito de objetivos compartilhados e uma intenção explícita de somar algo - criar alguma coisa nova ou diferente através da Colaboração, se contrapondo a uma simples troca de informação ou passar instruções."

Barros (1994) Colaboração:
A Colaboração está relacionada com contribuição. Cooperação: Além de atingir o significado de Colaboração, envolve o trabalho comum visando alcançar um objetivo comum.

Piaget (1973)
Cooperação: Para Piaget cooperação é definida como co-operação, isto é cooperar na ação é cooperar em comum. A cooperação caracteriza- se pela coordenação de pontos de vista diferentes, pelas operações de correspondência, reciprocidade ou complementaridade e pela existência de regras autônomas de condutas fundamentadas de respeito mútuo. Ainda para Piaget, para que haja uma cooperação real são necessários as seguintes condições: existência de uma escala comum de valores; conservação da escala de valores e existência de uma reciprocidade na interação.

16ª Romaria das Águas




Das 9 às 12 hs
– Oficinas, filmes, praça de alimentação (Peixe na Taquara), artesanatos, apresentações, músicas

12 hs – Ato político de caráter ecológico

13:30 – Saída barco do passeio

14 hs – Saída Imagem grande do Santuário e dos romeiros do clube.

15 hs Celebração da Vida – Ato Inter-Religioso

16 hs Encerramento

Oração

Oração

Senhora Aparecida, o Brasil é vosso!
Rainha do Brasil, abençoai a nossa gente!
Tende compaixão do vosso povo!
Socorrei os pobres!
Consolai os aflitos!
Iluminai os que não têm fé!
Convertei os pecadores!
Curai os nossos enfermos!
Protegei as criancinhas!
Lembrai-vos dos nossos parentes e benfeitores!
Guiai a mocidade!
Guardai nossas famílias!
Visitais os encarcerados!
Norteai os navegantes!
Ajudai os operários!
Orientai o nosso Clero!
Assisti os nossos bispos!
Conservai o Santo Padre!
Defendei a Santa Igreja!
Esclarecei o nosso Governo!
Ouvi os que estão presentes!
Não vos esqueçais dos ausentes!
Paz ao nosso povo!
Tranqüilidade para a nossa terra!
Prosperidade para o Brasil!
Salvação a nossa Pátria!
Senhora Aparecida, o Brasil vos ama, o Brasil em vós confia!
Senhora Aparecida, o Brasil tudo espera de vós!
Senhora Aparecida, o Brasil vos aclama!
Salve, Rainha!
Amém!

Homofobia, um pecado

A aversão a pessoas homossexuais, chamada homofobia, desencadeia diversas formas de violência física, verbal e simbólica contra estas pessoas. No Brasil são freqüentes os homicídios, sobretudo de travestis. Há também o suicídio de muitos adolescentes que se descobrem gays, e mesmo de adultos. Eles chegam a esta atitude extrema por pressentirem a rejeição hostil da própria família e da sociedade. Há pais que já disseram: ‘prefiro um filho morto que um filho gay’. Esta hostilidade gera inúmeras formas de discriminação, e, mesmo que não leve à morte, traz freqüentemente tristeza profunda ou depressão.

Tamanha repulsa tem raízes históricas. Por muitos séculos, as relações entre pessoas do mesmo sexo foram consideradas como o pecado de Sodoma, que resultou no castigo divino destruidor (Gênesis, cap.19). Este pecado foi a tentativa de estupro feita aos hóspedes do patriarca Ló. Até o início do século 19, a lei civil classificava as relações homoeróticas como um crime grave, sujeito a pena de morte. Por muito tempo a medicina tratou a homossexualidade como doença e transtorno. No entanto, mudanças importantes ocorreram recentemente. Nos anos 90, a Organização Mundial de Saúde retirou a homossexualidade da lista de doenças. No Brasil, o Conselho Federal de Psicologia proibiu as terapias de reversão da orientação sexual. Portanto, a homossexualidade não é doença e nem tem ‘cura’.

Uma lei estadual fluminense, do ano 2000, penaliza instituições que discriminem pessoas em virtude de sua orientação sexual. Agentes do Poder Público, estabelecimentos comerciais ou industriais, entidades, associações, sociedades civis ou de prestação de serviços não podem discriminar, adotar atos de coação ou violência contra pessoas em função de sua orientação sexual.

As mudanças na sociedade e nas mentalidades também repercutem na Igreja Católica. Seus documentos doutrinais reconhecem a existência de pessoas com tendências homossexuais profundamente enraizadas, ou mesmo de nascença. Estas pessoas devem ser tratadas com respeito e delicadeza. Em 1986, uma carta do Vaticano aos bispos afirma que toda violência física ou verbal contra elas é deplorável, merecendo a condenação dos pastores da Igreja onde quer que se verifiquem. E acrescenta que nenhum ser humano é mero homo ou heterossexual. Ele é acima de tudo criatura de Deus e destinatário de Sua graça, que o torna filho Seu e herdeiro da vida eterna. A oposição doutrinária às práticas homoeróticas não elimina esta dignidade fundamental do ser humano.

Em 1997, os bispos católicos norte-americanos escreveram uma bela carta pastoral aos pais dos homossexuais. O título é: Always Our Children (Sempre Nossos Filhos). Para eles, Deus não ama menos uma pessoa por ela ser gay ou lésbica. A aids não é castigo divino. Deus é muito mais poderoso, mais compassivo e, se for preciso, mais capaz de perdoar do que qualquer pessoa neste mundo. Os bispos exortam os pais a amarem a si mesmos e a não se culparem pela orientação sexual de seus filhos, nem por suas escolhas. Os pais não são obrigados a encaminhar seus filhos a terapias de reversão para torná-los héteros. Os pais são encorajados, sim, a lhes demonstrar amor incondicional. E dependendo da situação dos filhos, observam os bispos, o apoio da família é ainda mais necessário.

No final do ano passado, a ONU debateu uma proposta de descriminalização da homossexualidade em todo mundo. Nações ocidentais se posicionaram a favor; e nações islâmicas, contra. A delegação da Santa Sé manifestou-se pela condenação de todas as formas de violência contra pessoas homossexuais. E urgiu as nações a tomarem as medidas necessárias para pôr fim a todas as penas criminais contra elas. Para a Igreja, os atos sexuais livres entre pessoas adultas não devem ser considerados um delito pela autoridade civil. Isto implica que eles não são uma ameaça para a humanidade. Inegavelmente, a sociedade e a Igreja têm mudado. Para melhor.


* Padre jesuíta e historiador

Autor: Luís Corrêa Lima


Oração de uma Clarissa


Senhor, fazei-me uma presença de paz
entre os homens agitados de hoje.

Fazei-me luz
na luz de Cristo.

Fazei-me caminho
Para os que buscam o Pai.

Fazei-me amiga
Das amigas irmãs que sofrem:

Que eu aprenda a dar
E a receber amor.

Fazei-me esperar paciente
Com os que perderam a esperança
De vosso reino.

Fazei-me irmã de todos
Os que têm o coração solitário.

Fazei-me virgem
Na constante purificação do meu amor
A Deus e aos homens.

Fazei-me um sinal de vossa Igreja
No mundo de hoje.

Fazei-me silêncio na plenitude interior.

Fazei-me toda oração e contemplação
Do vosso imenso amor.

Fazei-me corajosamente franciscana,
Autêntica filha de Santa Clara.

Ó Senhor,
dai-me a coragem
de conversão constante e profunda.

Que eu vos busque sem parar.

Que eu reze,
Ame e me renove,
Me encontre diariamente
Com minhas irmãs na oração,
Para construirmos a vivência da fraternidade
E da jubilosa partilha de tudo
No amor.

Amém!

Católicos participam do Círio de Nazaré em Belém (PA)


Guardas da Santa protegem espaço onde fica berlinda

Católicos participam neste domingo do Círio de Nazaré, em Belém (PA), maior manifestação religiosa do país. Considerada patrimônio imaterial cultural do Brasil, a festa é tão importante quanto o Natal para os paraenses.

Pela manhã, houve uma missa celebrada pelo arcebispo emérito de Belém, Dom Vicente Zico, no palco montado na frente da Catedral Metropolitana, na praça Frei Caetano Brandão. A procissão da imagem de Nossa Senhora de Nazaré pelas ruas de Belém começou por volta das 6h40. Da Catedral da Sé, a imagem da santa percorre até a Basílica de Nazaré.

A referência ao tema do Círio 2009, "Em Maria, a palavra se fez carne", marcou o início da missa campal, aberta pelo monsenhor Raimundo Possidônio, administrador arquidiocesano de Belém. Dom Orani João Tempesta, ex-arcebispo de Belém e atual arcebispo do Rio de Janeiro, além de grande parte do clero local, arcebispos e padres de outros Estados, acompanharam a celebração.

Os religiosos entraram pela frente do palco ao som da música dos 42 integrantes da Escola Cantorum, da Arquidiocese, que convidou cinco músicos, entre eles o pianista Paulo José Campos de Melo.

Para proteger a imagem da santa e os fiéis, o governo de Estado preparou um esquema de segurança, que conta com o apoio de homens da Guarda Municipal e da Força Nacional, além do reforço dos 1.300 homens da Guarda de Nazaré e dos 40 guardas de Nossa Senhora de Santa Maria de Belém.

Embarcações

Mais de 400 embarcações participaram neste sábado da romaria fluvial chamada de "Círio das Águas", em homenagem à Nossa Senhora de Nazaré, na na Baía do Guajará, em Belém.

Segundo a assessoria de imprensa do governo do Pará, após celebração de missa, um navio da Marinha conduziu a imagem de Nossa Senhora do trapiche do distrito de Icoaraci até o cais, na área portuária da capital.

A embarcação foi recebida com orações, aplausos, queima de fogos e chuva de pétalas de flores.

Após as homenagens nas águas, a imagem seguiu até a capela do Colégio Gentil Bittencourt, onde fica até a hora da Trasladação --procissão noturna que antecede o Círio de Nazaré.

História

A devoção a Nossa Senhora de Nazaré teve início em Portugal. A imagem original da pertencia ao Mosteiro de Caulina, na Espanha, e teria saído da cidade de Nazaré, em Israel, no ano de 361, tendo sido esculpida por São José.

No Pará, em 1700, às margens do Igarapé Murutucu (onde hoje se encontra a Basílica Santuário de Nazaré), o caboclo Plácido José de Souza encontrou uma pequena imagem da santa, que passou a ser reverenciada. Em 1792, foi autorizada pelo Vaticano a realização da primeira procissão oficial, em Belém, em homenagem à Virgem de Nazaré.

O Círio de Nossa Senhora de Nazaré acontece em Belém desde o dia 8 de setembro de 1793, quando ainda era realizado nas tardes de quarta-feira. De lá pra cá, são mais de 200 anos de devoção e homenagens à padroeira dos paraenses.

Flutuador - repercussão na região

Reproduzimos um texto do Tem+:

Com a passagem do flutuador pelo rio Tietê foi acompanhado o percurso do rio pela região para saber mais sobre a qualidade da água. Infelizmente, na cidade que recebe o nome do rio, Tietê, apenas 5% do esgoto é tratado. Em Laranjal Paulista, o problema é ainda pior, já que não há tratamento de esgoto. Tudo é despejado diretamente no rio Sorocaba, que desagua no Tietê. As duas cidades têm projetos para mudar esta realidade e beneficiar o meio ambiente.

Em Tietê, o rio faz parte da paisagem urbana. Há duas semanas ele recebeu uma visita especial: uma expedição que tinha o objetivo de avaliar a qualidade da água por meio da quantidade de oxigênio nela. Tudo medido pelo flutuador.

A equipe foi coordenada pelo aventureiro Dan Robson. Foram 31 dias de viagem. O equipamento mediu a qualidade da água em mais de quinhentos quilômetros do rio Tietê. Na região de Itapetininga passou por quatro municípios: Tietê, Jumirim, Laranjal Paulista e Conchas.

Ele chegou ao trecho entre Porto Feliz e Tietê no dia 23 de setembro. Nas margens do rio havia muito lixo. O índice de oxigênio da água ficou na marca dois, o que é considerado ruim. Significa que nem os peixes conseguem sobreviver. No dia seguinte, o equipamento passou pelo centro da cidade e o índice foi ainda pior: de 0,9.

Tietê tem quase quarenta mil habitantes. 95% do esgoto é coletado e apenas 5% é tratado. O resultado é o esgoto a céu aberto sendo jogado direto no rio. Para acabar com o problema, cinco estações de tratamento de esgoto serão construídas. A primeira delas deve ficar pronta no fim do mês.

No dia 25 de setembro o flutuador chegou à Laranjal Paulista. O município, com cerca de 25 mil habitantes, não tem tratamento de esgoto. Todo o lixo é jogado diretamente no rio Sorocaba que deságua no rio Tietê.

Nas margens, o lixo dá espaço à mata. As tubulações de esgoto estão submersas, debaixo da água. Em um trecho a quantidade de oxigênio subiu para 2,4. Índice ainda considerado ruim. Segundo o secretário da Agricultura e Meio Ambiente, Antônio Carlos Barijan, a poluição é resultado das indústrias localizadas perto dos rios.

A passagem do flutuador por Laranjal Paulista confirmou o que habitantes já sabiam: a cidade precisa de uma estação de tratamento de esgoto e ela já está sendo construída.

No dia 28 de setembro a expedição chegou a Conchas e teve uma boa surpresa: a qualidade da água variou entre boa e ruim. No rio tinham peixes. E o guardião do flutuador pode, enfim, tirar parte da roupa especial que o protegia da poluição.

Missa de São Francisco de Assis

Aconteceu no dia 04 de outubro, a Missa em Louvor de São Francisco de Assis.
Veja as fotos, o restante está em nosso orkut.
Paz e Bem























mensagem para você

http://www.wallpapers33.com/images/wallpapers-paisagens-entardecer-p.jpg
"Sois feitos partícipes de uma videira santa: se permaneces na videira, crescerás como um cacho frutífero; porém, se não permaneces, serás consumido pelo fogo. Assim, pois, produzamos fruto dignamente. Que não nos suceda o mesmo que aquela videira infrutífera; não ocorra que, ao vir Jesus, a maldiga por sua esterilidade. Que todos possam, ao contrário, pronunciar estas palavras: 'Eu, porém, como oliveira verde na casa de Deus, confio no amor de Deus para todo o sempre'. Não se trata de uma oliveira sensível, mas inteligível, portadora da luz. O que é próprio d'Ele é plantar e regar; a ti, porém, cabe frutificar. Por isso, não desprezes a graça de Deus: guardai-a piedosamente quando a receberdes" (Catequese 1,4).
São Cirilo de Jerusalem


REGRAS (2)
O tempo vai passando e, com ele, a forma de viver. Uma coisa é uma Regra de São Francisco quando tinha doze frades (em 1209, eram doze frades e, em 1221, mais ou menos cinco mil frades!).

Fato é que doze anos depois, em 1221, os tempos mudaram e o número de frades também. Daí a necessidade de uma nova Regra para os Irmãos Menores.

Aquela Regra de 1209 (chamada Primeira Regra ou Proto-Regra) não servia mais. São Francisco escreveu uma outra Regra, que foi perdida.

Mas aos 29 de novembro de 1223 ele escreveu a Regra que foi aprovada pelo papa Honório. É a que temos até hoje e que fez com que muitos homens se tornassem santos no seguimento de Jesus Cristo.