O “Igreja no Novo Milênio”, programa de entrevista apresentado pelo Arcebispo Dom Eduardo Benes de Sales Rodrigues na TV Canção Nova terá,como tema, no primeiro programa de 2011, que irá ao ar no dia 03 de Janeiro às 18h30, a Pastoral da Comunicação, com a presença do Diácono José da Cruz – Coordenador da Pascom Arquidiocesana de Sorocaba.
A gravação foi feita na manhã dessa Terça Feira no Estúdio de TV do Laboratório de Comunicação da UNISO Campus Raposo e Dom Eduardo abordou a vocação diaconal, suas conseqüências na vida familiar e conjugal, e depois perguntou sobre o 16º Encontro Estadual da Pascom, promovido pela CNBB e realizado em Sorocaba entre os dias 05 e 07 de Novembro na Casa de Retiros São José, e que contou com a presença de várias arquidioceses do Estado de São Paulo, sendo participado por pouco mais de cem agentes de pastoral, e que teve como tema “Comunicadores no “Mundo Digital: Motivações e desafios”, abordado de maneira brilhante pelo renomado Professor Luiz Almeida Marins, cujo nome está entre os melhores palestrantes do Brasil no campo empresarial.
Falando sobre o trabalho da pascom na arquidiocese, Dom Eduardo comentou sobre os dois canais principais de comunicação da arquidiocese, a elaboração do jornal Terceiro Milênio e o site da arquidiocese que mantém as notícias atualizadas. As duas enquetes que ficaram famosas foram lembradas pelo Diácono "Em outubro passamos de cem mil acessos e em novembro superamos 130.000, atingindo assim nosso objetivo que é o de divulgar o jornal e o site" - comentou o Diácono durante a entrevista.
Com perguntas estratégicas, sempre feitas com muita simplicidade, o Arcebispo motivou o Diácono a falar da sua vida na perspectiva da vocação cristã e Diaconal, além de contar sobre o carisma da comunicação e a sua atuação no jornalismo da cidade de Votorantim, além de breves incursões pelo rádio.
O Coordenador responsável pela Agenda de Dom Eduardo no programa “A Igreja no Terceiro Milênio” é o jornalista do Diário de Sorocaba – José Benedito Gomes. Esta é a segunda vez que o Diácono participa do programa, sendo entrevistado por D. Eduardo pela primeira vez em Dezembro de 2006 quando falou sobre a Vocação do Diácono Permanente.
“A gente vai preocupado e um pouco tenso, pois a responsabilidade de falar enquanto Diácono, é muito grande já que a Canção Nova é assistida no Brasil inteiro, mas na hora da entrevista, Dom Eduardo com seu estilo “minerez” acaba deixando a gente bem à vontade, tornando a entrevista uma conversa agradável, esse é um carisma dele, que a gente reconhece e dá testemunho...” - concluiu o Diácono.
Fonte: Arquidiocese de Sorocaba