segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Segundo pároco teatino toma posse no dia 7




O arcebispo metropolitano de Sorocaba, dom Eduardo Benes de Sales Rodrigues, agendou para o dia 7 de outubro, quarta-feira, às 20 horas, a Missa solene que marcará a posse canônica do padre Osman Procópio da Silva, CR, como segundo pároco teatino da Paróquia de São Lucas, do bairro do Vergueiro, por coincidência, aliás, no mês em que se celebra, no dia 18, a festa litúrgica em honra do Padroeiro. Estará presente também o prepósito provincial dos teatinos no Brasil, padre José Francisco Antunes, CR.

Padre Osman, com quinze anos de sacerdócio, este último período de quase seis anos, desde 2003, permaneceu em Roma, trabalhando na Cúria Geral dos Padres Teatinos, na condição de consultor geral, onde também fez seu mestrado em Espiritualidade pela Pontifícia Universidade Gregoriana. Vem como pároco e também coordenador da Comunidade Teatina de Sorocaba, sediada igualmente na Paróquia de São Lucas e composta ainda pelos padres Amador Ferreira Martins e Carlos Magno Ramiro, aqui presentes desde que a 26 de janeiro de 2007 a Província Teatina Paulo VI do Brasil assumiu sua direção.

Para o posto que ocupava em Roma o padre Osman, o recente Capítulo Geral dos Teatinos, realizado no final de junho, no Mosteiro de Santa Maria de Iranzu, Arbázuza, Navarra, na Espanha, escolheu o padre José Hergesse, o primeiro pároco teatino (tomara posse a 26 de janeiro de 2007). Já no próximo dia 8, um dia após entregar a Paróquia a seu sucessor, padre Hergesse viaja a Roma, Itália, para assumir suas funções como consultor geral dos Teatinos, trabalhando ao lado do reeleito Prepósito Geral, o espanhol padre Valentin Arteaga.


Quase quarenta anos de caminhada

A Paróquia de São Lucas, no bairro do Vergueiro, foi erigida canonicamente a 27 de dezembro de 1970, com território desmembrado quase que por inteiro da Paróquia da Catedral de Nossa Senhora da Ponte, pelo então bispo coadjutor e administrador apostólico "sede plena" da Diocese de Sorocaba, dom José Melhado Campos.

Na realidade, apontam documentos históricos conservados no Arquivo Arquidiocesano, o projeto de se criar uma nova paróquia na cidade, na região do bairro do Vergueiro, nascera bem antes. Foi se materializando a partir de 1968, com reuniões freqüentes para estudo do Evangelho promovidas no Hospital Santa Lucinda pelo seu então capelão, padre Domenico Trivi, aglutinando leigos católicos residentes na região. Lançada a idéia em agosto daquele ano, muitas outras reuniões foram sendo realizadas, inclusive nas dependências do Lar São Vicente de Paulo. Logo de início, o grupo já recebeu o apoio incondicional do bispo dom José Melhado Campos e, em questões de meses, uma comissão pró-construção da igreja do bairro e criação de sua paróquia começou a trabalhar.

A edificação da futura igreja matriz de São Lucas, em área cedida em comodato à Mitra pela PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), no final da rua Cláudio Manoel da Costa, esquina com a rua dos Andradas, começara em seguida e a 27 de junho de 1970, seis meses antes da ereção canônica da nova paróquia, dom José Melhado Campos já presidia a celebração da primeira Missa no templo em obra. A instalação da Paróquia no final de dezembro, com a designação de seu primeiro pároco, na pessoa do próprio padre Domenico Trivi, deu-se, assim, na Matriz com suas obras de construção apenas parcialmente edificadas.

Padre Domenico Trivi, italiano incardinado ao clero secular de Sorocaba, permaneceu à frente da Paróquia de São Lucas por quase 15 anos, até seu falecimento em 1984. Sucederam-no os padres Álvaro Gouvêa Portugal, Inácio Kriguer, Milton de Campos Rocha, Daniel Jansen, Ricardo Dias Neto, João Alfredo Pires de Campos e Paulo Roberto Gonzales. Entre 1996 e janeiro de 2007, a Paróquia esteve sob a responsabilidade da Ordem dos Ministros dos Enfermos, os Padres Camilianos, sucedendo-se na assistência eclesiástica e espiritual à comunidade os padres Fermino Waldemar Pasqual, Antônio Mendes Freitas, Luiz Gemelli, Camilo João Munaro e Genimar José Moretto.

Fatos e fotos

Presidente interino admite possibilidade de restituir Zelaya ao poder em Honduras

Volta precisaria ser respaldada pela Justiça, diz Micheletti.
Mais cedo, ele prometeu levantar o estado de sítio no país.


Brasil compra US$ 10 bilhões em bônus e vira credor do FMI pela primeira vez

Para Mantega, compra representa 'momento histórico'.
'Passamos da condição de devedores à de credores, uma mudança radical.'



Terceiro suspeito de vazamento do Enem é ouvido pela Polícia Federal

Polícia não informou a identidade dele nem quando começou a depor.
Quebra de sigilo da prova fez MEC cancelar realização do exame.



IDH do Brasil melhora, e país ocupa a 75ª posição em ranking

País continua entre nações com desenvolvimento humano elevado.
Levantamento reúne dados sobre riqueza, educação e esperança de vida.

Essa 75ª posição divulgada agora é, na verdade, a posição consolidada do ranking do IDH divulgado no ano passado. Por isso dizemos que o IDH do Brasil permaneceu estável, apesar de ter caído cinco posições em relação ao divulgado"


Rio terá cerca de R$ 100 bilhões em 3 ou 5 anos para os jogos , diz Cabral

Governador promete investir em transporte e hotelaria.
Escolas públicas terão aulas de inglês, francês e espanhol.



'Nasci de novo e valorizo mais a vida', diz Neguinho da Beija-Flor após câncer

Sorridente, sambista fala da música nova, casamento e filhos.
Antes da Beija-Flor, conta ele, era desacreditado por vizinhos e amigos.



Gato sobrevive após ser atingido por flecha na cabeça

Dono do bicho, que é caçador, ficou surpreso com reação do felino.
Mesmo ferido, animal tentou comer normalmente.

Flecha passou de raspão no crânio do gato. (Foto: Reprodução/WLBT)




Concurso premia melhores fotos de natureza

Mostra no Museu de História Natural de Londres exibe 95 trabalhos de finalistas em concurso internacional de fotografia.

BBC



Jacaré é capturado em ponto de ônibus de estrada no interior de SP

Animal estava em via que liga Tatuí a Capela do Alto.
Ele será levado para um sítio da região.





Ataque de piranhas deixa 15 feridos em prainha de Adolfo



Turistas que foram passar o fim de semana na prainha de Adolfo, região de São José do Rio Preto, não aproveitaram o domingo, dia quente e ensolarado.


Dom Eduardo, bispo

PALAVRA DO ACEBISPO
Evangélicos apoiam o Papa


Dom Eduardo Benes de Sales Rodrigues
A Encíclica “Caritas in Veritate” teve grande receptividade também nos meios evangélicos. Cinquenta e seis representantes evangélicos, em sua maioria dos Estados Unidos, Canadá e Inglaterra, subscreveram um texto de adesão às orientações de Bento XVI. Levamos aos nossos leitores parte do texto, como segue: “Os recentes acontecimentos mundiais mostram-nos a importância de uma profunda reflexão cristã sobre a natureza e a finalidade da vida econômica, quer nas nossas sociedades, quer noutras partes do mundo. Portanto, como protestantes evangélicos aplaudimos a publicação da Encíclica “Caritas in Veritate” de Bento XVI. E

xortamos os nossos irmãos evangélicos do hemisfério norte a ler, confrontar-se e responder à “Caritas in Veritate” e à interpelação do apelo da caridade e da verdade na nossa vida de cidadãos, empresários, trabalhadores e, sobretudo, de seguidores de Cristo. Apreciamos o modo como a Encíclica considera o desenvolvimento econômico em termos de trajetória autêntica para a prosperidade humana. A Encíclica, na esteira da "Populorum Progressio" de Paulo VI, afirma que o desenvolvimento diz respeito à transformação tanto das pessoas como das instituições e das relações em seu interior e entre elas. Nós fazemos ressoar seu apelo por uma nova visão de desenvolvimento, que reconheça a dignidade da vida humana em sua plenitude e que inclua a preocupação pela vida desde a concepção até a morte natural, pela liberdade religiosa, pela diminuição da pobreza e pelo cuidado para com a criação.

A “Caritas in Veritate” propõe um modelo integral de desenvolvimento humano no contexto da globalização, com a explosão da interdependência planetária. Juntamente com a Encíclica, também nós afirmamos que a globalização se deve tornar um processo de integração centrado na pessoa e orientado para a comunidade...Na "Caritas in Veritate" encontramos uma análise das questões globais que rejeita a excessiva simplificação da polarização do livre mercado e das soluções ativas dos governos. Segundo ensina a Encíclica, podem ser vivi

das relações autenticamente humanas de amizade, de solidariedade e de reciprocidade inclusive dentro da atividade econômica e não só fora dela ou depois dela. A vida econômica não é amoral ou autônoma. As instituições econômicas, e os próprios mercados, devem ser caracterizados por relações internas de solidariedade e de confiança.

O lucro, embora seja um meio necessário na vida econômica, não pode ser a finalidade prioritária de um progresso econômico verdadeiramente humano... Exortamos os evangélicos a considerar o convite do Papa Bento XVI a rever quem deve ser incluído entre os portadores de interesses sociais e qual o significado moral do investimento. Teríamos desejado uma crítica ainda mais severa na Encíclica, da elevação do dinheiro à idolatria e do conseqüente atual domínio dos mercados financeiros sobre outros elementos da economia global. Apoiamos a afirmação segundo a qual uma economia de caridade exige espaço para milhares de comunidades humanas e de instituições, não só para o Estado e o mercado, mas também para as famílias e as muitas organizações da sociedade civil.

São sobretudo os recursos internos das comunidades como associações de vizinhança, conselhos municipais, sindicatos, o pequeno comércio, que facilitam o desenvolvimento dos talentos e dos recursos locais... O desafio de humanizar ou civilizar a globalização não significa necessariamente mais governo. Exige, porém, um governo melhor, o governo da lei e não o de pessoas, o desenvolvimento de instituições de direção fortes, o restabelecimento do equilíbrio entre interesses conflitantes, a erradicação da corrupção. Uma globalização ética exige um comércio mais justo e livre, que ajude os povos do mundo a integrarem-se com sucesso numa economia global próspera. Uma globalização ética exige das nossas Igrejas evangélicas, em toda a parte, a resposta ao apelo de praticar a verdade na caridade, enquanto continuamos a obedecer ao grande mandamento de “educar” as nações... Reafirmamos a exortação a modelos melhores de governo global, quer fin
anceiros, quer políticos...

Para garantir o bem comum global certamente é necessária uma ação política, mas novos modelos de governo global devem assegurar uma participação maior, transparência e responsabilidade, e ajudar a reforçar a nação diante do poder das finanças globais. Juntamente com a "Caritas in Veritate" empenhamo-nos a não ser vítimas da globalização, mas protagonistas dela, a trabalhar pela solidariedade global, pela justiça econômica e pelo bem comum, como normas que transcendem e transformam os motivos do lucro econômico e do progresso técnico. Fazemos votos que haja um diálogo sério entre todos os cristãos, e com os outros, a fim de que se façam desses objetivos realidades”.


Dom Eduardo Benes de Sales Rodrigues é arcebispo metropolitano de Sorocaba e escreve nesse espaço aos domingos Diário de Sorocaba

Conselho do Negro em Porto Feliz

O Conselho Municipal do Negro realizou em Porto Feliz dois eventos. Um ocorreu no Centro de Formação Continuada (COC), com a presença de cerca de 70 pessoas.

Foi a 3ª Reunião Regional dos Conselhos Municipais e Entidades Sociais da Comunidade Negra, na qual estiveram presentes representantes de conselhos de oito cidades da região, que debateram questões voltadas à comunidade negra.

A mesa principal foi composta pelo prefeito Cláudio Maffei, pelo Deputado Estadual José Cândido, presidente do Conselho Municipal do Negro de Porto Feliz, José Roberto de Toledo, conselheira Eny Augusta de Paula, e pelo Major da PM, João Paulo Rolim Marques. O outro evento foi uma apresentação da campanha fotográfica "África em Nós", que aconteceu na Câmara Municipal.

A iniciativa é resultado de parceria entre Conselho Estadual da Comunidade Negra e Secretaria de Estado da Cultura. O evento contou com a participação de cerca de 120 pessoas, entre representantes de conselhos municipais, vereadores e população em geral.

Paz e Bem

narguile



Jovem e Narguile, uma mistura sadia?

Recentemente um Padre, amigo meu, me pediu algo: "Padre Wagner, já que você
gosta tanto de trabalhar com jovens, procure escrever algo sobre o narguile
ao qual muitos jovens que conheço estão aderindo."

Em princípio, eu achei que o modismo não era tão intenso assim, mas com o
tempo fui observando, uma vez que estou sempre no meio dos jovens, que a
"novidade" era mais comum entre os mesmos do que eu imaginava.

A nova moda entre os jovens do Brasil, principalmente na cidade de São
Paulo, é um tradicional cachimbo d'água utilizado nos países do Sudeste
Asiático e Oriente Médio.

A moda oriental só decolou mesmo no Brasil, para

variar, com a influência da televisão, e para variar mais uma vez, por uma
influência de uma novela.


Devido à mistura de variadas essências, o narguile também conhecido como
'hookah' nos países de língua inglesa, ou por 'shisha' no norte da África,
possui aromas variados.

É feito com um fumo especial, e os sabores mais

conhecidos são: pêssego, maçã-verde, coco, flores e mel. Seu formato possui
a seguinte forma:
Uma peça central que muito se assemelha a um vaso, onde

coloca-se água; conectada à base encontra-se uma peça cilíndrica que
sustenta o fornilho, onde se coloca o tabaco, e em cima deste, o carvão.

O narguile pode possuir várias mangueiras, propiciando com que variadas
pessoas possam fumar ao mesmo tempo. Ora, uma vez que sabemos que em
adolescentes e em alguns jovens o sentimento tribal, ou seja, de pertença a
alguma tribo ou grupo é bem mais acentuado que em adultos, e esta espécie de
moderno tribalismo lhes dá um sentimento maior de segurança, o narguile
parece ser ideal para a integração dos indivíduos.

Aliás, bem sabemos que a grande maioria dos jovens começam a beber não
porque gostam, mas porque beber é uma forma de ser aceito pelo grupo. Dá um
sentimento forte de agregação.

O problema é que com o tempo, transforma-se

em vício, os amigos se vão, ou porque se casam, ou se formam, ou se mudam, e
fica o vício, que faz da pessoa refém por toda a vida.

Está provado que grande parte de quem fuma o narguile convencional adquire o
vício depois de fumar 50 (cinqüenta) vezes, pois no mesmo encontra-se
presente a nicotina que propicia a ilusão de "bem-estar". E ainda mais, que
o mesmo é mais nocivo que o cigarro, pois pode propiciar doenças infecciosas
por ser utilizado por mais de uma pessoa sem a devida esterilização, foi o
que afirmou a Comissão de Tabagismo da Sociedade Paulista de Pneumologia e
Tisiologia (SPPT). Diga-se também que não são poucos os jovens que adicionam
à mistura, maconha e crack. E que substituem a água do narguile por bebida,
para dar um sentimento maior de euforia.

Recorde-se aqui que há uma crença popular de que a água ajudaria a
purificar a impurezas do fumo, o que não passa de mais um mito, posto que
segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a fumaça inalada em uma sessão

de narguile que dura de 20 minutos a 1 hora, corresponde à inalação de 100 a
200 cigarros, e consome-se até 10 litros de fumaça, uma vez que a presença
da água faz com que se aspire ainda mais fumaça, logo, inala-se maior
quantidade de toxinas.


Por fim, assinale-se ainda que, por conter diversas toxinas, o "famoso
modismo" pode propiciar doenças tais como: câncer de pulmão, doenças
cardíacas, tuberculose, herpes, hepatite e outras.

Bom, agora cabe a você jovem e a vocês pais, tirarem suas conclusões.

Mas, como padre, gostaria de dizer que o problema de nossos jovens
contemporâneos, não é o narguile, que com certeza é mais uma "onda" que vai
passar, ou a droga "x" ou "y", o que está faltando mesmo é um pouco mais de
personalidade, convicção, valores, bons ícones para serem imitados por
nossos adolescentes e jovens. Aliás, nosso tempo está tão carente de ícones!

Padre Wagner Lopes Ruivo
Arquidiocese de Sorocaba

Mensagem para você

http://almaperdida.blogs.sapo.pt/arquivo/Paisagens%20de%20sonho12.jpg
"Espera o descanso eterno os que lutaram através da vida, atentos às disposições da lei; não como pagamente devido às suas obras, mas outorgado aos que esperaram n'Ele, como um dom de Deus na magnificência"
São Basílio Magno

Estação das Artes - parquinho



o

Parabéns a administração Municipal, que inovou colocando um parquinho infantil na praça a lado da Estação das Artes, no centro de Porto Feliz.

Antiga reinvindicação. Uma praça, sem vida, sem flores, com a fonte desativada... agora tem um atrativo que é ter o parquinho, uma obra simples, barata e que tem grande efeito. Os pais agradecem por esta nova opção pública de entretenimento.

Paz e Bem!!!

Última chance, Encontro para as Famílias

http://blog.cancaonova.com/cuiaba/files/2008/11/logo-rcc.jpg

Renovação Carismática Católica

Escritório ArquidiocesanoArquidiocese de Sorocaba – SP

Rua Antonio Marques Flores, 214 – CEP 18035-130 – Centro – Sorocaba – SP

Fone: 15 – 3232.5091 – Fax: 15 – 3232.1820


Senhora, mãe de todas as nossas famílias interceda por todos

Amados irmãos e irmãs em Cristo!

A Paz de Jesus e o Amor de Maria estejam com vocês e suas Famílias!

Convidamos todos do Ministério para Famílias da Arquidiocese de Sorocaba para nosso último Encontro do ano de 2009, que será no dia 08 de Novembro.

Esse Encontro será uma “Tarde de Louvor para as Famílias” fechando o ano de 2009. Portanto traga toda sua família e familiares para juntos e em família elevarmos um grande Louvor ao Senhor!!!

Contamos com a presença de todos!!!

DATA: 08 de Novembro de 2009 –

DOMINGO – DAS 13:30 ás 17:30 horas.


Vamos chegar com antecedência

para iniciarmos pontualmente ás 13:30 horas


LOCAL: CAP - Centro Arquid. de Pastoral –

Av. Eugênio Salermo, 60 – Sorocaba.

Para nossa organização, devolva a ficha preenchida (uma ficha para o casal) com a taxa até o dia 03/11/09 no ESCRITÓRIO DA RCC. Em Porto Feliz, as fichas devem ser entregues aos grupos de Oração, que encaminharão ao ministério das Familias Valor: R$ 5,00 por casal

Teremos Equipe de Evangelização Infantil cuidar das crianças (até 8 anos)

Que Nossa Senhora,

Mãe de todas as nossas famílias,

interceda por nós! Amém!


Norberto Bello Jr. e Deise Zardetto Bello -

Coordenação Cidade de Sorocaba


Denílson (Xis) Marques e Eliane Silva Marques -

Coordenação Arquidiocesana

--------------------------------------------------------------------------------------------------

FICHA: “TARDE DE LOUVOR PARA FAMÍLIAS 08/11/09

Nomes:(Ele)____________________________________________________

(Ela)__________________________________________________________

Endereço:______________________________________________________

Bairro:_______________________Cidade:_____________________

CEP____________________________________________________

Fones:

residencial:_____________________________

celular:________________________________________________________

e-mail:_________________________________________________________

Grupo de Oração:________________________________________________________

Crianças:_______________________________________________________

Paz e Bem

Futebol Interior: Neste domingo com o estádio Dr. Joulien Fouque lotado a equipe do Desportivo Brasil venceu a equipe do Red Bull pelo placar de 1x0, com esse resultado a equipe ja larga na frente e assume a liderança do grupo graças ao empate entre Taubaté e Palestra de São Bernardo em 1x1. O jogo foi muito equilibrado mais com poucas chances de gol pra cada lado, mais sempre com o Desportivo atacando mais que a equipe de Campinas. O gol só saiu no segundo tempo aos 32min com o gol de Vinicius que tinha entrado a poucos minutos atrás. A equipe do Desportivo volta a jogar no próximo domingo contra o Taubaté em Taubaté as 10h da manhã com transmissão da Rede Vida.

Série São Francisco de Assis



A PREGAÇÃO DO EVANGELHO E OS SEUS FRUTOS
São Francisco teve vários encontros em sua vida: com o leproso, com o crucificado em São Damião, com o Evangelho na Porciúncula. Também recebeu alguns mandatos do Senhor: o de restaurar a Igreja e o de pregar o Evangelho. Podemos dizer: restaurar a Igreja com a pregação do Evangelho.

Obediente ao mandato do Senhor de pregar o Evangelho, Francisco, entusiasmado, vai ao encontro dos homens. Pregava a penitência com grande fervor de espírito e com muita alegria. Sua pregação era em linguagem simples e com nobreza de coração. Palavra penetrante, que edificava os ouvintes. Na Regra dos Irmãos Menores, ele alerta: “nos sermões que fazem, seja a sua linguagem ponderada e piedosa, para a utilidade e edificação do povo, ao qual anunciem os vícios e as virtudes, o castigo e a glória, com brevidade, porque o Senhor, na terra, usou de palavra breve” (Regra Bulada 9,3-4).

Francisco pregava a penitência e a paz. Em suas pregações, iniciava dizendo: “O Senhor vos dê a paz!” Percorria as cidades e povoados pregando o Reino de Deus. E a pregação dele não tinha a eloqüência da sabedoria humana, mas se baseava na doutrina e na demonstração do Espírito.

Mais tarde, quando já tinha muitos companheiros, pedia para que os frades se entregassem a estudos espirituais, para transmitir ao povo palavras colhidas da boca do Senhor. O pregador deveria orar a Palavra em segredo, para depois transmiti-la. Deve esquentá-la por dentro, para não transmitir palavras frias.

Cumprindo o mandato do Senhor desta maneira, fez com que grandes multidões de homens e mulheres, ricos e pobres, entrassem novamente na regra e na conduta da Igreja. Desta forma, restaurou a Igreja de Jesus.