segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Segundo pároco teatino toma posse no dia 7




O arcebispo metropolitano de Sorocaba, dom Eduardo Benes de Sales Rodrigues, agendou para o dia 7 de outubro, quarta-feira, às 20 horas, a Missa solene que marcará a posse canônica do padre Osman Procópio da Silva, CR, como segundo pároco teatino da Paróquia de São Lucas, do bairro do Vergueiro, por coincidência, aliás, no mês em que se celebra, no dia 18, a festa litúrgica em honra do Padroeiro. Estará presente também o prepósito provincial dos teatinos no Brasil, padre José Francisco Antunes, CR.

Padre Osman, com quinze anos de sacerdócio, este último período de quase seis anos, desde 2003, permaneceu em Roma, trabalhando na Cúria Geral dos Padres Teatinos, na condição de consultor geral, onde também fez seu mestrado em Espiritualidade pela Pontifícia Universidade Gregoriana. Vem como pároco e também coordenador da Comunidade Teatina de Sorocaba, sediada igualmente na Paróquia de São Lucas e composta ainda pelos padres Amador Ferreira Martins e Carlos Magno Ramiro, aqui presentes desde que a 26 de janeiro de 2007 a Província Teatina Paulo VI do Brasil assumiu sua direção.

Para o posto que ocupava em Roma o padre Osman, o recente Capítulo Geral dos Teatinos, realizado no final de junho, no Mosteiro de Santa Maria de Iranzu, Arbázuza, Navarra, na Espanha, escolheu o padre José Hergesse, o primeiro pároco teatino (tomara posse a 26 de janeiro de 2007). Já no próximo dia 8, um dia após entregar a Paróquia a seu sucessor, padre Hergesse viaja a Roma, Itália, para assumir suas funções como consultor geral dos Teatinos, trabalhando ao lado do reeleito Prepósito Geral, o espanhol padre Valentin Arteaga.


Quase quarenta anos de caminhada

A Paróquia de São Lucas, no bairro do Vergueiro, foi erigida canonicamente a 27 de dezembro de 1970, com território desmembrado quase que por inteiro da Paróquia da Catedral de Nossa Senhora da Ponte, pelo então bispo coadjutor e administrador apostólico "sede plena" da Diocese de Sorocaba, dom José Melhado Campos.

Na realidade, apontam documentos históricos conservados no Arquivo Arquidiocesano, o projeto de se criar uma nova paróquia na cidade, na região do bairro do Vergueiro, nascera bem antes. Foi se materializando a partir de 1968, com reuniões freqüentes para estudo do Evangelho promovidas no Hospital Santa Lucinda pelo seu então capelão, padre Domenico Trivi, aglutinando leigos católicos residentes na região. Lançada a idéia em agosto daquele ano, muitas outras reuniões foram sendo realizadas, inclusive nas dependências do Lar São Vicente de Paulo. Logo de início, o grupo já recebeu o apoio incondicional do bispo dom José Melhado Campos e, em questões de meses, uma comissão pró-construção da igreja do bairro e criação de sua paróquia começou a trabalhar.

A edificação da futura igreja matriz de São Lucas, em área cedida em comodato à Mitra pela PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), no final da rua Cláudio Manoel da Costa, esquina com a rua dos Andradas, começara em seguida e a 27 de junho de 1970, seis meses antes da ereção canônica da nova paróquia, dom José Melhado Campos já presidia a celebração da primeira Missa no templo em obra. A instalação da Paróquia no final de dezembro, com a designação de seu primeiro pároco, na pessoa do próprio padre Domenico Trivi, deu-se, assim, na Matriz com suas obras de construção apenas parcialmente edificadas.

Padre Domenico Trivi, italiano incardinado ao clero secular de Sorocaba, permaneceu à frente da Paróquia de São Lucas por quase 15 anos, até seu falecimento em 1984. Sucederam-no os padres Álvaro Gouvêa Portugal, Inácio Kriguer, Milton de Campos Rocha, Daniel Jansen, Ricardo Dias Neto, João Alfredo Pires de Campos e Paulo Roberto Gonzales. Entre 1996 e janeiro de 2007, a Paróquia esteve sob a responsabilidade da Ordem dos Ministros dos Enfermos, os Padres Camilianos, sucedendo-se na assistência eclesiástica e espiritual à comunidade os padres Fermino Waldemar Pasqual, Antônio Mendes Freitas, Luiz Gemelli, Camilo João Munaro e Genimar José Moretto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário!

Seja bem vindo!
Pascom Porto Feliz