sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Muro desaba e deixa sete mortos e dois feridos em Sorocaba (SP)

DE SÃO PAULO
DE CAMPINAS

 

A queda de um muro de uma antiga fábrica de tecidos deixou sete mortos e dois feridos na noite desta quinta-feira (20) em Sorocaba (99 km de São Paulo).

O local está em construção para dar lugar a um novo shopping e fica na região central da cidade. O muro caiu em cima de veículos que aguardavam o semáforo abrir, por volta das 19h20.

Chovia no momento do acidente e nenhum pedestre passava próximo do muro, segundo o Corpo de Bombeiros.

Muro desaba e deixa sete mortos em Sorocaba
 

Marília Rocha/Folhapress

Queda de muro atinge carros e deixa ao menos sete mortos e dois feridos na região central de Sorocaba, interior de SP

Crer em Jesus Cristo: verdadeiro Deus e verdadeiro homem

 

Jéssica Marçal
Da Redação

Flickr Canção Nova

Padre Toninho destacou a indissociabilidade entre as naturezas divina e humana de Jesus Cristo

Os católicos vivem atualmente o tempo do Advento, que é uma preparação para o Natal. A data celebra o nascimento do Senhor Jesus Cristo, um dos mistérios da fé cristã, que tem Jesus como o Filho de Deus, o enviado pelo Pai para salvar a humanidade. Essa é uma crença que os católicos professam no Credo, oração que pode ser meditada em especial neste Ano da Fé, como forma de entender melhor a fé católica.
Sendo uma das pessoas da Santíssima Trindade, Cristo é chamado pelos católicos como Senhor. O padre Antônio Justino Filho, padre Toninho, da Comunidade Canção Nova, explicou que isso se deve, primeiramente, ao fato de Jesus ser o Filho de Deus Pai. Além disso, Ele habitou entre os seres humanos, sendo a face do Deus que até então ninguém tinha visto.
“A pessoa do nosso Senhor Jesus Cristo é a imagem visível do Deus invisível (...) por isso ele é o Senhor, porque Ele ressuscitou, e sendo senhor Ele tem esse título de Kyrios: Senhor”.
Essa forma de se referir a Jesus tem um significado especial para os cristãos. O Youcat, recente versão do Catecismo da Igreja Católica voltada aos jovens, explica que dizer que Jesus é o Senhor implica no fato de que um cristão não deve se submeter a nenhum outro poder.  Os cristãos conhecem o poder de Jesus não somente pelas profecias que anunciavam a vinda do Filho de Deus, mas por todos os milagres realizados.
Os fiéis reconhecem em Jesus a divindade, uma vez que é Deus, e a humanidade, pois se fez homem entre os homens. Quanto a isso, padre Toninho lembrou que as naturezas divina e humana de Cristo não se sobrepõem, ou seja, nenhuma é maior que a outra. “Ele não é nem mais Deus e nem mais homem.(...) A divindade e a humanidade de Jesus não se separam, por isso que Ele é verdadeiro Deus e verdadeiro homem”.
E quando se fez homem entre os homens, Jesus chamou 12 apóstolos para seguir sua missão de difundir a Palavra de Deus na terra. Mas o chamado não parou por aí. A partir dessas 12 pessoas, a Igreja chamou outros para serem apóstolos da Igreja. Exemplo disso, segundo padre Toninho, são os bispos.
“Os bispos, são os sucessores dos apóstolos e nessa sucessão apostólica, a tradição apostólica vai sendo passada de geração a geração dentro da vida da Igreja. Então hoje, o chamado a viver uma apostolicidade, como assim nós chamamos na Igreja, é para todos os batizados, mas de modo especial para aqueles que têm um chamado especial como são os bispos”. 
Mas, afinal, o que mudou no mundo a partir da vinda de Cristo? Padre Toninho lembrou que muita coisa mudou. O ponto destacado por ele foi o grande impulso evangelizador que os discípulos missionários tiveram após a vinda de Cristo, cujas palavras contidas no Evangelho exortam à pregação da Boa Nova a todas as criaturas. 
“Se hoje nós temos essa presença da Igreja em vários lugares do mundo, é devido a isso: após a morte e ressurreição de Jesus, os discípulos foram impulsionados a sair em missão. Então eu vejo essa grande novidade da ressurreição de Jesus: o mundo que começou a conhecer a Palavra de Deus”.

Evangelho (Lucas 1,39-45)

 

Sexta-Feira, 21 de Dezembro de 2012
21 de Dezembro

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.
39Naqueles dias, Maria partiu para a região montanhosa, dirigindo-se, apressadamente, a uma cidade da Judeia. 40Entrou na casa de Zacarias e cumprimentou Isabel. 41Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou no seu ventre e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. 42Com um grande grito, exclamou: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre!” 43Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar? 44Logo que a tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança pulou de alegria no meu ventre. 45“Bem-aventurada aquela que acreditou, porque será cumprido o que o Senhor lhe prometeu”.
- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Prefeito veta aumento de salário de secretários de Itapetininga, SP

 

Segundo Roberto Ramalho, aumento seria inconstitucional. Vereadores reúnem-se nesta 6ª feira (21) para decidir se veto será mantido.

Do G1 Itapetininga e Região

 

O prefeito de Itapetininga (SP) Roberto Ramalho vetou nesta quarta-feira (19) o aumento de salários de secretários municipais. Segundo ele, o aumento seria inconstitucional.

O projeto de lei nº 172/2012, que havia sido aprovado pelos vereadores, elevava de R$ 6.175 para R$ 11.499 o salário dos secretários municipais.
Segundo Ramalho, o projeto de lei é inconstitucional “porque não lesa somente o patrimônio material do poder público, mas afronta diretamente o princípio da moralidade administrativa”.

 

Em nota divulgada à imprensa, ele também afirma que o projeto que originou a lei foi proposto depois de realizadas as eleições municipais e, de acordo com a Constituição Federal, ele só poderia ter sido votado três meses antes do pleito.
O veto do prefeito será avaliado em sessão extraordinária nesta sexta-feira (21) na Câmara de Vereadores de Itapetininga (SP). Os vereadores devem decidir se mantêm o veto ou alteram a decisão do prefeito.

Solidariedade da Igreja canadense às vítimas do tiroteiro nos EUA

 


Rádio Vaticano

Foram reabertas as escolas nos Estados Unidos, nesta terça-feira, país ainda profundamente abalado pelo tiroteio perpetrado na escola primária Sandy Hook, em Newtown, no Estado de Connecticut, que matou vinte crianças e seis adultos.
Dentre as mensagens de pesar e solidariedade ao país, a dos bispos canadenses que manifestaram seu apoio aos parentes das vítimas.
"Os canadenses se unem aos estadunidenses e a todo o mundo nesta hora trágica", ressalta o Presidente da Conferência Episcopal do Canadá, Dom Richard Smith, na carta endereçada ao Arcebispo de Nova York, Cardeal Timothy Michael Dolan, Presidente da Conferência Episcopal Estadunidense.
"Não é só a comunidade de Newtown e os Estados Unidos que sofrem neste momento, mas toda a sociedade norte-americana, onde as formas insensatas e desumanas da violência manipulam a cultura. As vítimas não são apenas as de Newtown, pois cada um de nós está ferido, marcado no coração e na alma por causa das imagens de sofrimento das pessoas, devido ao mal e crueldade de tais atos violentos" – destaca a mensagem.
A Igreja canadense pede ao Senhor para que todas as comunidades possam servir e proteger com suas decisões o bem comum e espera que os estadunidenses possam redescobrir o preço e o valor de toda vida e família humana.