sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Campanha de doação de sangue mobiliza mais de 60 pessoas



Cerca de 60 pessoas realizaram doações de sangue em uma campanha realizada pelo Rotaract Club Boituva. A Campanha da Doação de Sangue 2011 ocorreu na manhã de terça-feira, 18, no Rotary Club, em parceria com o Hemocentro de Sorocaba (Colsan).
Toda bolsa de sangue pode ser doada para até 5 pessoas, o que totaliza uma média de 300 pessoas que vão poder ser beneficiadas. Além das bolsas, dezenas de pessoas contribuíram para o cadastro de medula óssea, também feito no local.
Cada doador que realizou a doação, recebeu um pequeno coração da campanha e um lanche. Vão receber também, pela Colsan, uma carteira de doador com um exame sanguíneo, gratuitamente.
“É muito importante que o Rotary, ou outra entidade, promova essas ações, que são um trabalho de amor para o próximo, pois cada doação poderá salvar até 5 pessoas”, diz Ronaldo Silva, rotaractiano e embaixador da paz pela Organização das Nações Unidas (ONU).
A campanha foi realizada em parceria com as Faculdades Integradas Brasileiras (FIB), Diretório dos Estudantes da FIB e Associação Águia da Castelo.
A doação de sangue: Doação de sangue é o processo pelo qual um doador voluntário tem seu sangue coletado para armazenamento em um banco de sangue, ou hemocentro, para um uso subsequente em uma transfusão de sangue. Trata-se de um processo importante para o funcionamento de um hospital ou centro de saúde.



Fonte: A.I.Prefeitura de Boituva

Missa pelo dia Mundial de Oração pela Paz e não Violência

 

DSCN0145

Foi celebrada na missa desta quinta-feira dia 27 de outubro, na Igreja de São Benedito, paróquia Mãe dos Homens, no centro de Porto Feliz, presidida pelo Padre Antônio Caros Fernandes (Pe. Toninho), com diácono Bendito e ministros extraordinários da eucaristia.

A Santa Missa teve presença dos irmãos da fraternidade São Maximiliano Maria Kolbe e irmandade São Bendito de Porto Feliz (que existe há 113 anos na comunidade). Toda última quinta-feria de cada mês é realizado missa votiva à São Benedito, que é também Santo do Celeiro Franciscano, mais um fruto do Pai Francisco, na Igreja de Jesus Cristo.

Irmãos da fraternidade participaram nas leituras.

DSCN0084

Homilia
Pe Toninho explicou a liturgia do dia, motivando a todos não deixar Nada nos separar do Amor de Deus claramente descrito na primeira leitura.

Também abordou a questão da Paz., incentivou a todos buscarem a plenitude da Paz em Deus, cantando com as Benção e São Francisco de Assis que tanto ensinou a verdadeira Paz.

DSCN0031     DSCN0051  DSCN0066  DSCN0073 DSCN0076 DSCN0080 DSCN0087     DSCN0117 DSCN0128   

 

Felipe Miranda/Pastoral da Comunicação

Hoje Celebramos a Festa de dois grandes Santos da nossa Igreja São Simão e São Judas Tadeu.

São Simão e São Judas Tadeu

28 de Outubro


São Simão e São Judas Tadeu Celebramos na alegria da fé os apóstolos São Simão e São Judas Tadeu. Os apóstolos foram colunas e fundamento da verdade do Reino.

São Simão:

Simão tinha o cognome de Cananeu, palavra hebraica que significa "zeloso".

Nicéforo Calisto diz que Simão pregou na África e na Grã-Bretanha. São Fortunato, Bispo de Poitiers no fim do século VI, indica estarem Simão e Judas enterrados na Pérsia.

Isto vem das histórias apócrifas dos apóstolos; segundo elas, foram martirizados em Suanir, na Pérsia, a mando de sacerdotes pagãos que instigaram as autoridades locais e o povo, tendo sido ambos decapitados. É o que rege o martirológio jeronimita.

Outros dizem que Simão foi sepultado perto do Mar Negro; na Caucásia foi elevada em sua honra uma igreja entre o VI e o VIII séculos. Beda, pelo ano de 735, colocou os dois santos no martirológio a 28 de outubro; assim ainda hoje os celebramos.

Na antiga basílica de São Pedro do Vaticano havia uma capela dos dois santos, Simão e Judas, e nela se conservava o Santíssimo Sacramento.

São Judas Tadeu:

Judas, um dos doze, era chamado também Tadeu ou Lebeu, que São Jerônimo interpreta como homem de senso prudente. Judas Tadeu foi quem, na Última Ceia, perguntou ao Senhor: "Senhor, como é possível que tenhas de te manifestar a nós e não ao mundo?" (Jo 14,22).

Temos uma epístola de Judas "irmão de Tiago", que foi classificada como uma das epístolas católicas. Parece ter em vista convertidos, e combate seitas corrompidas na doutrina e nos costumes. Começa com estas palavras: "Judas, servo de Jesus Cristo, e irmão de Tiago, aos chamados e amados por Deus Pai, e conservados para Jesus Cristo: misericórdia, paz e amor vos sejam concedidos abundantemente". Orígenes achava esta epístola "cheia de força e de graça do céu".

Segundo São Jerônimo, Judas terá pregado em Osroene (região de Edessa), sendo rei Abgar. Terá evangelizado a Mesopotâmia, segundo Nicéforo Calisto. São Paulino de Nola tinha-o como apóstolo da Líbia.

Conta-se que Nosso Senhor, em revelações particulares, teria declarado que atenderá os pedidos daqueles que, nas suas maiores aflições, recorrerem a São Judas Tadeu.

Santa Brígida refere que Jesus lhe disse que recorresse a este apóstolo, pois ele lhe valeria nas suas necessidades. Tantos e tão extraordinários são os favores que São Judas Tadeu concede aos seus devotos, que se tornou conhecido em todo o mundo com o título de Patrono dos aflitos e Padroeiro das causas desesperadas.

São Judas é representado segurando um machado, uma clava, uma espada ou uma alabarda, por sua morte ter ocorrido por uma dessas armas.


São Simão e São Judas Tadeu, rogai por nós!

CNBB volta a se posicionar em favor de uma Reforma Política profunda no país


“Há mecanismos hoje para coibir a corrupção em nosso país, mas a Reforma política certamente poderá ajudar muito nessa questão”. A afirmação acima é do presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) cardeal dom Raymundo Damasceno Assis, em coletiva de imprensa realizada na tarde desta quinta-feira, 27, último dia da reunião do Conselho Permanente da entidade.
Dom Damasceno reiterou a posição da CNBB que, através de uma nota intitulada “Reforma Política: urgente e inadiável!” defendeu uma reforma que ultrapasse o campo eleitoral. “Nós desejamos que não aconteça apenas uma reforma eleitoral, mas uma Reforma Política, como diz a nota que nós assinamos, que seja uma ‘reforma urgente e inadiável que deve ultrapassar os limites de uma simples reforma eleitoral porque sua função é coibir a corrupção que corrói as instituições do Estado brasileiro’, por isso, pedimos que a sociedade assuma essa bandeira”, sublinhou o cardeal.
Ainda sobre o tema Reforma Política, o presidente da CNBB afirmou que a impunidade deve ser combatida através da justiça e defendeu uma investigação profunda caso aja indícios de má conduta na vida pública. “No caso de indício de corrupção, a justiça deve ser acionada para que a investigação corra e busque os culpados. Se for comprovada a inocência daquele que é acusado ele deve recuperar o seu bom nome, a sua dignidade perante a sociedade, porém, uma vez comprovada sua culpa é necessário que seja punido. Quando a justiça não funciona a impunidade continua e estimula a corrupção”.
Outro ponto colocado pela presidência da CNBB durante a coletiva foi o Código Florestal brasileiro. Dom Damasceno disse que as discussões em torno do novo texto estão ocorrendo de maneira normal e destacou a possibilidade da Conferência apresentar uma emenda ao texto que beneficie de modo especial os pequenos agricultores.
“Creio que as discussões estão ocorrendo de maneira normal dentro do Congresso na Câmara e no Senado. Para dar a sua contribuição, a CNBB deverá apresentar alguma emenda ao texto, sobretudo tendo em conta os pequenos agricultores, aqueles que são mais pobres, de modo que nós queremos também tomar a sua defesa para uma política melhor, para a preservação do meio ambiente e para um desenvolvimento também sustentável”, destacou dom Damasceno.
Meios de comunicação, JMJ e Ministério dos Esportes
Questionado pelos jornalistas sobre as recentes posições e condutas de apresentadores em veículos de comunicação, dom Damasceno defendeu que os meios de comunicação devem ser “pautados pela ética, informando a população de maneira objetiva e de modo que contribuam para a formação e desenvolvimento do país”, disse o cardeal que completou. “Nós não podemos aprovar quando um veículo se posiciona de maneira inadequada. Esperamos que ele atenda para o bem do nosso país, dos nossos jovens e crianças”, completou.
Com relação à peregrinação dos símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), a Cruz e o Ícone de Nossa Senhora, que teve início em 18 de setembro no Regional Sul 1 da CNBB (São Paulo), o cardeal disse que os bispos do Conselho Permanente estão contentes pela forma como a Igreja no Brasil está acolhendo a peregrinação. “Pelos depoimentos que tivemos, os bispos ficaram muito contentes porque tiveram realmente o comparecimento para acolher esses dois símbolos da JMJ, sobretudo de jovens. Onde esses sinais ficaram expostos, houve um afluxo de pessoas muito grande”, informou.
Já sobre a escolha do deputado federal Aldo Rebelo para a pasta do Ministério dos Esportes, o cardeal fez suas considerações ressaltando a história de vida pública do novo ministro. “O deputado Aldo Rebelo é uma pessoa muito conhecida no país: foi presidente da Câmara dos Deputados, esteve na Casa Civil, hoje é deputado. É uma pessoa que merece nossa consideração, respeito, e desejamos que ele tenha uma responsabilidade muito grande no Ministério dos Esportes. Disse também que o Ministério deverá cumprir suas responsabilidades com foco na população. “Além de espaço para o esporte esse Ministério deve atender as necessidades do país em infraestrutura, principalmente para as populações mais pobres”.
CNBB

Bento XVI pede que cresça a amizade entre os homens

Leonardo Meira

Papa e líderes religiosos reunidos em Assis, na Itália

O Papa Bento XVI recebeu em audiência no Vaticano os participantes da Jornada de Reflexão, Diálogo e Oração pela Paz e Justiça no Mundo, que aconteceu nesta quinta-feira, 27, em Assis (Itália).

A audiência ocorreu na Sala Clementina do Palácio Apostólico Vaticano, na manhã desta sexta-feira, 28. Logo após, o secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Tarcisio Bertone, ofereceu um almoço aos membros das Delegações no Átrio da Sala Paulo VI.

"Em certo sentido, este encontro [de Assis] é representativo dos bilhões de homens e mulheres que, em todo o nosso mundo, estão ativamente engajados na promoção da justiça e da paz. É também um sinal da amizade e fraternidade que floresceu como fruto dos esforços de muitos pioneiros neste tipo de diálogo. Possa esta amizade continuar a crescer entre os seguidores das religiões do mundo e com os homens e mulheres de boa vontade em toda parte", ressaltou o Pontífice.

Além de a seus irmãos cristãos e ao povo judeu, o Papa agradeceu aos representantes das diversas religiões que vieram de longe e empreenderam uma viagem exigente. "Expresso a minha gratidão também para com aqueles que representam as pessoas de boa vontade que não seguem uma tradição religiosa, mas estão comprometidas com a busca da verdade. Eles estiveram dispostos a compartilhar conosco desta peregrinação como um sinal de seu desejo de trabalhar juntos para construir um mundo melhor", disse.

Acesse
.: NA ÍNTEGRA: Discurso de Bento XVI

"Olhando para trás, podemos apreciar a visão do falecido Papa João Paulo II em convocar o primeiro encontro de Assis, e a necessidade contínua de homens e mulheres de diferentes religiões testemunharem que a viagem do espírito é sempre um caminho de paz", indicou.

Bento XVI salientou que é significativo para a causa da paz que tantos homens e mulheres, inspirados por suas convicções mais profundas, estejam empenhados em trabalhar para o bem da família humana.

"Tenho certeza de que o encontro de ontem deu-nos uma noção de o quanto seja genuíno o nosso desejo de contribuir para o bem de todos os nossos companheiros seres humanos e o quanto temos a compartilhar um com o outro. À medida que seguimos nossos caminhos separados, busquemos força desta experiência e, onde quer que estejamos, continuemos a atualizá-la no nosso caminho que conduz à verdade, a peregrinação que conduz à paz. Agradeço a todos vós de todo o meu coração!", concluiu.



Fonte: Canção Nova

Para o seu dia!

O amor e o desejo são as asas do espírito das grandes ações.
JOHANN WOLFGANG (poeta alemão)

Evangelho do Dia

Ano A - Dia: 28/10/2011

Jesus foi à montanha para orar


Lc 6,12-19


Naquela ocasião Jesus subiu um monte para orar e passou a noite orando a Deus. Quando amanheceu, chamou os seus discípulos e escolheu doze deles. E deu o nome de apóstolos a estes doze: Simão, em quem pôs o nome de Pedro, e o seu irmão André; Tiago e João; Filipe e Bartolomeu; Mateus e Tomé; Tiago, filho de Alfeu; Simão, o nacionalista; Judas, filho de Tiago; e Judas Iscariotes, que foi o traidor.
Jesus desceu do monte com eles e parou com muitos dos seus seguidores num lugar plano. Uma grande multidão estava ali. Era gente de toda a Judéia, de Jerusalém e das cidades de Tiro e Sidom, que ficam na beira do mar. Eles tinham vindo para ouvir Jesus e para serem curados das suas doenças. Os que estavam atormentados por espíritos maus também vieram e foram curados. Todos queriam tocar em Jesus porque dele saía um poder que curava todas as pessoas.