quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Polícia Federal apreende avião e 400 kg de cocaína em Porto Feliz, SP

 

Droga seria distribuída na região de Sorocaba (SP); um homem foi preso.
Operação da polícia teve tiroteio e colisão frontal entre veículos.

Um avião carregado com cocaína foi apreendido em Porto Feliz (SP) na noite desta quarta-feira (6). Durante operação da Polícia Federal, que apreendeu 400 kg da droga, houve tiroteio e colisão entre viatura da polícia e caminhonete dos traficantes. Um dos criminosos foi baleado e detido.

De acordo com a Polícia Federal, os tijolos de cocaína, cerca de 400, pesando aproximadamente um quilo cada, já estavam sendo transportados em uma caminhonete quando foram encontrados. A polícia aponta que a droga seria distribuída na região deSorocaba (SP).

De acordo com Fernando Bonhsack, delegado e coordenador do setor de operações da Polícia Federal de Sorocaba (SP), os policiais faziam buscas pela zona rural de Porto Feliz, após investigações apontarem que havia um depósito de drogas na região.

Quando a equipe seguia por uma estrada de terra, encontrou uma caminhonete vindo no sentido contrário. Os policiais deram sinal de parada, mas os ocupantes do veículo começaram a atirar. "Nós revidamos os tiros, foi então que o motorista entrou com a caminhonete na nossa frente e houve a colisão", explica o delegado. Um policial ficou ferido.

Os integrantes da caminhonete, dois ou três homens, não sabendo precisar o delegado, saíram correndo em direção ao canavial. Um deles acabou baleado e foi detido. Durante abordagem, o homem, de 32 anos, de Sorocaba, relatou à polícia que havia um avião caído no meio da plantação de cana.

Logo após, outro carro vinha pela mesma estrada mas, quando os ocupantes avistaram o bloqueio, conseguiram manobrar e fugir. O veículo foi encontrado abandonado. A polícia acredita que o bando estava em torno de seis pessoas.

A aeronave foi encontrada danificada no meio do canavial. A polícia acredita que o piloto tentou decolar mas não conseguiu, abandonando o avião. O delegado informou que ainda não sabe de onde o avião decolou. "Pode ser de qualquer parte do território nacional ou, até mesmo, de fora do país", diz.

O traficante baleado foi levado para o pronto-socorro de Porto Feliz e transferido para o Hospital Regional, em Sorocaba. Após receber alta médica, ele será ouvido e encaminhado ao Centro de Detenção Provisória de Sorocaba.

Policiais militares de Porto Feliz também ajudaram na operação, que também teve apoio do Águia. A polícia segue com a investigação para identificar os fugitivos, de onde veio a carga e para quem seria entregue. "Demos um duro golpe no tráfico de drogas", conclui o delegado.

Alunos da rede estadual de SP terão curso a distância de espanhol

 

Curso foi anunciado pelo governo paulista nesta quarta-feira (6).
Neste ano, serão 12,5 mil vagas por semestre; inscrição vai até dia 28.

Do G1, em São Paulo

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo anunciou nesta quarta-feira (6) que vai oferecer, neste semestre, 12,5 mil vagas em um curso de espanhol online. Feito em parceria com a Universia Brasil, o curso será oferecido para estudantes do ensino médio regular e da educação de jovens e adultos (EJA).

De acordo com a assessoria de imprensa da pasta, os estudantes da rede interessados em participar deverão fazer um cadastro de pré-inscrição pela internet até o dia 28 de fevereiro (clique aqui para se cadastrar). A seleção de candidatos será feita com base em critérios como frequência e desempenho nas aulas de língua portuguesa. A lista de aprovados será divulgada em 4 de março, e os candidatos devem fazer a matrícula entre 5 e 7 de março. Vagas remanescentes terão matrícula entre 11 e 12 de março, e as aulas acontecerão entre 25 de março e 25 de setembro.

No segundo semestre, a secretaria afirmou que abrirá outras 12,5 mil vagas para o curso.

De acordo com o secretário da Educação do Estado, Herman Voorwald, o objetivo do curso é "democratizar a educação e garantir o acesso dos estudantes aos princípios básicos da língua espanhola, de modo que esse jovem tenha todas as condições de competir no mercado de trabalho".

O curso terá carga horária de 60 horas e será oferecido a distância por meio do site de aprendizagem virtual da Universia Brasil. As aulas são divididas em dez módulos e, para garantir o aprendizado, cada estudante só avançará para a o módelo seguinte depois de concluir pelo menos 80% de aproveitamento no módulo anterior.

Além do curso online, o governo estadual oferece aulas de espanhol nos 226 Centros de Estudos de Línguas (CEL), além de, italiano, francês, alemão e japonês. Por meio de parceria com a Universidade Estadual Paulista (Unesp), alguns estudantes de escolas de quatro cidades do estado também têm acesso a aulas de chinês.

As aulas de inglês fazem parte do currículo regular da rede pública estadual. No ano passado, a rede passou a contar com um curso virtual do idioma, que, segundo a assessoria de imprensa da secretaria, formou mais de 10 mil alunos em 2012.