quinta-feira, 14 de junho de 2012

Doações de sangue em Jundiaí, SP, caem 40% no frio

 

Dia Mundial de Doação, comemorado nesta quinta, incentiva voluntários.
Em 2011, foram realizadas cerca de 842.000 coletas de sangue no Estado.

Do G1 Sorocaba e Jundiaí

 

Nesta quinta-feira (14) é comemorado o dia mundial do doador de sangue. Em todo o país, os bancos de sangue realizam campanha para aumentar o número de doadores. Na Colsan- Associação Beneficente de Coleta de Sangue- de Jundiaí (SP) houve 40% de redução nas doações. O sangue que mais há falta é o ‘O negativo’, em seguida está o ‘O positivo’.
De acordo com a entidade, a média de doadores por dia é de 50 pessoas, sendo que o ideal seria pelo menos 100 doadores. Por mês, na Colsan, são colhidas 1.600 bolsas de sangue, mas só o Hospital São Vicente absorve de 1.000 a 1.300 bolsas.
Em 2011, foram realizadas cerca de 842.000 coletas de sangue no Estado de São Paulo, o que equivale a 2,1 doações por 100 habitantes/ano, e esta quantidade atende a demanda.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) preconiza de 3 a 5 doadores por 100 habitantes, dados apontam que a média de doadores de sangue está entre 3% e 5% em relação à população de todo o mundo. A média brasileira é de 1,9% nos últimos cinco anos; destes, 40% o fizeram pelo menos duas vezes ao ano.
Requisitos para Doação de Sangue
-Estar em boas condições de saúde.
-Ter entre 16 e 67 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos, clique para ver documentos necessários e formulário de autorização).
-Pesar no mínimo 50kg.
-Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas).
-Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação).
-Apresentar documento original com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de -Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social).


Impedimentos temporários
-Resfriado: aguardar 7 dias.
-Gravidez: 90 dias após parto normal e 180 dias após cesariana.
-Amamentação (se o parto ocorreu há menos de 12 meses).
-Ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação.
-Tatuagem nos últimos 12 meses.
-Situações nas quais há maior risco de adquirir doenças sexualmente transmissíveis, como não usar preservativo com parceiros ocasionais ou desconhecidos: aguardar 12 meses.


Impedimentos definitivos
-Hepatite após os 10 anos de idade.
-Evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue:   Hepatites B e C, AIDS (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas.
-Uso de drogas ilícitas injetáveis.
-Malária.

Falta de manutenção em linha férrea preocupa moradores de Sorocaba, SP

 

São 26 quilômetros de trilhos que cortam a cidade. Concessionária que administra informou que faz a limpeza regularmente.

Do G1 Sorocaba e Jundiaí

 

O sistema que trouxe desenvolvimento para toda a região de Sorocaba (SP) traz também preocupações. São 26 quilômetros de trilhos que cortam a cidade de Sorocaba (SP) e em muitos pontos, falta manutenção. A reclamação é de quem mora próximo á linha férrea e que sofre as consequências, como mostra a reportagem do TEM Notícias.
A madeira velha e apodrecida revela o perigo. Parafusos enferrujados já não seguram mais os dormentes. A situação denúncia a falta de manutenção. Em alguns pontos, a madeira apodreceu e só ficou a estrutura de ferro. Por dia, passam pelos trilhos oito trens que transportam celulose, minério, combustíveis e produtos siderúrgicos.

A concessionária que administra o sistema diz que no trecho urbano são oito passagens de nível, mas o número de locais usados pelos pedestres é maior. Em muitos lugares, o movimento é intenso durante todo o dia e não há cancelas e nenhum outro tipo de sinalização.

A discussão sobre a limpeza e manutenção da linha já foi parar na justiça. A concessionária foi condenada, mas recorreu. Na ação, o Ministério Público pede a troca dos trilhos desgastados, a substituição dos dormentes, a colocação de cerca em toda a extensão urbana, o corte do mato que cresce ao lado da malha e retirada do lixo. No bairro Barcelona, há anos a linha está abandonada, o trecho esta desativado, nenhum trem passa.

Por meio de uma nota, a "America Latina Logística", concessionária que administra a malha ferroviária, informou que faz a limpeza manual e a capina química regularmente. As próximas devem ser feitas ainda neste mês. Sobre o trecho desativado, a ALL alega que a manutenção é de responsabilidade da empresa "Votorantim Cimentos".

Desde que o contrato foi encerrado entre a concessionária e a empresa, em junho de 2011, coube a "Votorantim" cuidar da manutenção de uma área de 12 quilômetros. A "Votorantim Cimentos" se defende dizendo que faz a limpeza da área de forma esporádica e que vai enviar um funcionário ao local para verificar a situação.

Moradores se mostram preocupados com falta de manutenção da empresa (Foto: Reprodução/TV Tem)Moradores se mostram preocupados com falta de manutenção da empresa (Foto: Reprodução/TV Tem)

Parceria Shell-Cosan desiste de comprar cana de açúcar de terras indígenas

 

 

Cana de açúcar | Foto: AP

Parceria Shell-Cosan desistiu de comprar cana de açúcar de terras indígenas.

A Raízen, gigante brasileira do setor sucroalcooleiro formada pela união das empresas Cosan e Shell, confirmou nesta quarta-feira que firmou um acordo com a Fundação Nacional do Índio (FUNAI) pelo qual se compromete a não mais comprar cana de açúcar cultivada em áreas pertencentes a comunidades indígenas.

A decisão ocorre em meio à polêmica envolvendo a reserva indígena Guyraroká, pertencente à tribo guarani, no município de Caarapó, no Mato Grosso do Sul.

 

Em maio de 2010, o Ministério Público Federal (MPF) do Mato Grosso do Sul acusou a Cosan de adquirir cana de açúcar cultivada ilegalmente na reserva indígena Guyraroká, que havia sido delimitada um ano antes pelo Ministério da Justiça por meio de uma proposta reivindicada pela Funai.

Na ocasião, a Cosan negou que era proprietária de lavouras localizadas na comunidade, mas admitiu que comprava a matéria-prima desde 2008 de um fornecedor da região de Dourados, a Nova América S.A. Agrícola.

A Nova América, por sua vez, arrendava as terras de fazendeiros locais, onde cultivava a cana de açúcar, segundo a Raízen.

Por mais de uma década, as propriedades, que pertenciam legalmente à União, foram objeto de ferrenha disputa entre empresários e índios.

Os fazendeiros alegavam que haviam arrendado as terras dos índios. O MPF, entretanto, caracterizou tal prática como ilegal, e acrescentou que os índios recebiam um valor irrisório pelo arrendamento. Para o órgão, a participação deles, segundo verificado no inquérito policial, era de somente autorizar o cultivo, ainda que criminoso.

Na denúncia, o MPF também pedia que fossem vetadas as linhas de financiamento público à Cosan e a outras empresas que comprassem ou cultivassem matérias-primas de áreas indígenas demarcadas.

O plantio em áreas indígenas é crime federal previsto em lei. As penas podem chegar a cinco anos de prisão, além de multas.

 

Repercussão

A ONG Survival International, que fez campanha pelo acordo entre a Raízen e os índios guarani, chamou a decisão de "histórica".

Em nota, o diretor da entidade, Stephen Corry, afirmou que "a decisão da Raízen é uma excelente notícia para os guarani, que estão sendo abandonados aos perigos de morte nas beiras de estrada e esmagados de suas próprias pela produção de cana de açúcar".

Corry disse acreditar que outras empresas deveriam seguir o mesmo exemplo "e parar de financiar o roubo das terras guarani".

Os índios guarani são a etnia mais numerosa do país. Foram uma das primeiras comunidades a ter contato com os europeus na América do Sul, há cerca de 500 anos.

No Brasil, segundo a Survival International, vivem atualmente cerca de 46 mil índios guarani, em sete estados diferentes.

Brasil terá segundo menor crescimento na América do Sul, prevê Cepal

 

 

Corcovado | Foto: AP

Brasil terá segunda menor taxa de crescimento da América do Sul, prevê Cepal

O Brasil deve registrar a segunda menor taxa de crescimento na América do Sul, apontou nesta quinta-feira um novo relatório da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal).

De acordo com o estudo, a economia brasileira crescerá somente 2,7% em 2012, à frente apenas da do Paraguai (-1,5%).

 

Já quando se analisa a América Latina, com exceção do Caribe, o resultado brasileiro é ligeiramente melhor. O Brasil ocupa o antepenúltimo lugar entre os países com as menores taxas de crescimento, à frente apenas de El Salvador (2%) e do Paraguai (-1,5%).

Nas primeiras posições, estão Panamá (8%), Haiti (6%), Peru (5,7%), Bolívia (5,2%) e Costa Rica (5%).

Segundo a Cepal, o crescimento econômico inverteu nos três primeiros meses deste ano a tendência de queda verificada a partir do segundo semestre de 2011, apesar de "uma alta da incerteza e volatilidade no contexto externo".

Ainda assim, a entidade manteve estável sua perspectiva de crescimento da economia da região, de 3,7% para 2012, contra 4,3% no ano anterior.

Para a Cepal, o impacto da atual crise financeira europeia, assim como da desaceleração da China e da baixa expansão nos Estados Unidos será diferenciado nos países, dependendo da importância relativa dos mercados de destino "de suas exportações e de sua estrutura exportadora".

Balanço trimestral

Segundo o relatório, de janeiro a março deste ano, o crescimento da América Latina esteve associado, em grande parte, ao aumento da demanda interna, com destaque para o setor de serviços, especialmente o comércio.

"O consumo privado explica a maior parte do aumento do Produto Interno Bruto (PIB) da região, com base em uma favorável evolução do emprego e dos salário", diz o estudo.

Por outro lado, aponta a Cepal, a queda nos preços dos principais produtos básicos de exportação provocou uma desaceleração do valor total dos produtos exportados pela região no mesmo período.

Segundo o estudo, as exportações devem crescer 6,3% neste ano na região, enquanto as importações poderão registrar um aumento ainda maior, de 10,2%.

Previsão

O relatório adverte para a possibilidade de um cenário externo mais adverso, com reflexo nos fluxos financeiros e nas linhas de crédito bancário.

Segundo a Cepal, o agravamento da crise nos países desenvolvidos pode levar à queda dos mercados e desvalorização das moedas, além de uma redução das exportações e do investimento.

Apesar da menor capacidade de manobra, diz a entidade, ainda há espaço para crescimento.

"Em vários casos, existem condições para empreender ações sem afetar a sustentabilidade das finanças públicas e externas e, assim, amenizar suas consequências para o crescimento", conclui o estudo.

Está acontecendo!

Rio 20_selo-edit

Código 'não causa constrangimento' na Rio+20, diz Izabella Teixeira

 

Ministra destacou que Código Florestal protege áreas privadas.
Dilma proibiu Mendes Ribeiro de comentar negociação do Código.

Nathalia Passarinho Do G1, no Rio

Rio 20_selo-edit

A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, negou nesta quarta-feira (13) que as negociações no Congresso sobre o novo Código Florestal possam causar “constrangimentos” ao Brasil durante a Rio+20, Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável. O evento, que reunirá mais de cem chefes de Estado, ocorre no Rio de Janeiro entre os dias 13 e 22 de junho.

“Nenhum constrangimento. Qual é o país do mundo que tem um Código Florestal que chega a proteger 80% da propriedade privada para conservar a biodiversidade. Me diz qual país do mundo que tem isso e que pode vir discutir com o Brasil”, disse a ministra, aparentando irritação.

A medida provisória do novo Código Florestal está em tramitação no Congresso e já recebeu mais de 600 emendas. A MP foi editada pela presidente Dilma Rousseff para suprir as lacunas deixadas com os 12 vetos e 32 modificações feitas por ela no texto do Código aprovado pela Câmara.

Sem negociação
Izabella Teixeira também negou que o governo esteja discutindo reduzir as taxas de reflorestamento exigidas de produtores rurais com propriedades de tamanho médio. “Eu não estou discutindo isso. A proposta do governo é em relação aos pequenos produtores”, disse.

Apesar de negar haver negociação sobre benefícios a médios produtores, Izabella Teixeira afirmou que existem “boas emendas” apresentadas à MP do Código Florestal, que poderão “aperfeiçoar” o texto.

“Tem muita emenda boa, que contribui para aperfeiçoar. Vamos dialogar com o Congresso. Agora, obviamente que o governo não concorda com a concessão de anistia para quem desmatou. O governo quer a regularização ambiental de todos os produtores rurais”.

No último sábado (9), a presidente Dilma Rousseff desautorizou o ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro, a falar sobre a possibilidade de o governo negociar alterações na medida provisória sobre o Código Florestal enviada ao Congresso.

Mendes Ribeiro
“O ministro [Mendes Ribeiro] está desautorizado pela presidente a falar sobre negociações dos vetos do Código Florestal”, afirmou o porta-voz da Presidência, Thomas Traumann.

 

Dilma teria ficado contrariada com reportagem na edição deste sábado do jornal “O Globo”, na qual o ministro afirma que integrantes do governo sinalizam com a possibilidade de negociar emendas de interesse da bancada ruralista para facilitar a aprovação da medida provisória editada pelo governo.

Segundo a reportagem de "O Globo", Mendes Ribeiro admitiu a possibilidade de mudança no tamanho da área que o médio produtor rural terá que recompor nas margens de rios desmatadas, que seria o principal ponto a ser flexibilizado numa eventual negociação.

Vale este - Código Florestal - versão 5 (Foto:  )Vale este - Código Florestal - versão 5 (Foto: )

Que Jesus seja o dono do seu lar

 

 

Eu sempre me perguntava: "O que quer dizer o Espírito do Senhor repousa sobre mim? Ele está descansando? Está repousando sobre mim?" Eu procurava o significado dessa expressão. Até que descobri que a palavra "repousar" é a mesma usada no primeiro livro da Bíblia, o Gênesis, onde se diz: "O sopro de Deus pairava na superfície das águas" (Gên 1,2c).
Pairar e repousar são equivalentes. No hebraico, é o verbo usado para expressar o que a galinha faz quando abre as asas e repousa em cima dos ovos para chocá-los. Ela sabe "re + pousar" sobre eles, sem que eles se quebrem, até que os pintinhos nasçam.
Saiba: o Espírito Santo está repousando sobre a sua casa, sua família. Também sobre as confusões do seu lar. Quem trouxe confusão para a sua casa não foi Deus, nem foi somente você ou alguém da sua família. Mas o Espírito Santo está aí para transformar tudo. Ele é fiel e poderoso para fazer essa obra! Basta querer e pedir. Ele repousa sobre sua casa e sua família para transformar "o caos" em ordem e beleza.
É preciso pedir a "efusão do Espírito Santo" sobre a nossa casa, uma efusão constante, para que, continuamente, Ele repouse sobre nosso lar e nossa família. Precisamos ser os primeiros intercessores da nossa casa. É preciso consagrar a nossa casa Àqueles que são os seus donos! É certo: você quer que Deus seja o dono de sua casa. Que Jesus governe e ponha ordem em seu lar e que Maria seja a dona de sua casa.
Deus o abençoe!


Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

Cerquilho, SP, cria lei para multar quem urinar na rua

 

 

O projeto prevê punição ainda para quem defecar nos locais públicos.
A fiscalização será de responsabilidade da Prefeitura.

Do G1 Itapetininga e Região

Foi sancionada em Cerquilho (SP) uma lei que proíbe o ato de urinar ou defecar em vias públicas, centros comerciais e patrimônios públicos no município como áreas de lazer, escolas, quadras e ginásios esportivos, campos de futebol, ruas, estradas, ciclovias, rodoviárias, transportes coletivos, biblioteca e teatros, recintos de festa.

O projeto foi assinado por seis vereadores. De acordo com o presidente da Câmara, Wagner Alcides Bellucci, os ‘infratores’ serão punidos. "A lei prevê pagamento de uma multa educativa, que é a doação de cestas básicas para entidades assistenciais", afirma.

Outra medida prevista na lei é a organização de eventos. Para festas para um público superior a 50 pessoas, os promotores precisarão providenciar banheiros. A fiscalização será da Prefeitura, que irá definir como será feita a autuação.

A iniciativa para a criação do projeto, que virou lei, foi do Comad (Conselho Municipal Antidrogas). A entidade encaminhou a ideia aos vereadores que então desenvolveram a lei. Segundo a presidente do Comad, Elaine de Oliveira, o Conselho atende moradores de rua, oferecendo apoio material e psicológico. São essas pessoas que costumam urinar e defecar em lugares públicos. "Eles bebem, discutem e fazem suas necessidades nos lugares onde passam crianças, idosos, mulheres... Então fica uma situação constrangedora para a população", afirma.

Ainda de acordo com Elaine, existem cerca de 15 pessoas cadastradas pelo Conselho que, frequentemente, causam transtornos. 'Então para tentar proibir essa ação o Comad pediu para os vereadores essa lei', comenta.

De acordo com a assessoria de imprensa da Prefeitura, o município dispõe de banheiros públicos em praças, por tanto, o ato de usar locais inadequados para as necessidades fisiológicas não está ligado à falta de estrutura. A assessoria aponta que os banheiros ficam ao lado da Biblioteca Municipal, no Centro Municipal de Eventos e o terceiro na rua Afonso Grando.

A lei de Cerquilho foi bem aceita pelos moradores. O bilheteiro Audivar Moreira, afirma que a medida é necessária para coibir o incômodo de se deparar com dejetos nas ruas. Já o construtor David Coelho espera que a medida tenha reflexo nas festas da cidade, entre elas, o carnaval, que leva uma multidão para as ruas. "No carnaval fica difícil andar nas praças", afirma.

Grupo do Brasil quer fundo de US$ 30 bilhões ao ano para economia verde

 

G77+China apresentou solução para 'destravar' meios de implementação.
Resultado do encontro será acordo político e compromissos voluntários.

Eduardo Carvalho Do G1, no Rio

Temas Rio 20

O Brasil e os países membros do grupo G77+China apresentaram proposta de criação de um fundo de US$ 30 bilhões por ano para fomentar o desenvolvimento sustentável no mundo, informou nesta quarta-feira (13) o negociador-chefe do Brasil na Rio+20, embaixador Luiz Alberto Figueiredo.

A proposta ainda deverá ser debatida durante as negociações.

De acordo com o brasileiro, a solução foi apresentada como forma de solucionar o tópico "meios de implementação" do documento final da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, que deve terminar no próximo dia 22, com a presença de chefes de Estado.

"O G77+China teve a ideia de criar um fundo para o desenvolvimento sustentável nos níveis de US$ 30 bilhoes e essa é uma proposta que conta com grande respaldo dentro do grupo e faz parte da negociacao que é conduzida [no Riocentro]", disse Figueiredo.

Em entrevista coletiva realizada no Riocentro, o secretário-geral da ONU para a Rio+20, Sha Zukang, disse que os países sairão do Brasil com um acordo final de cunho político, mas de cumprimento não obrigatório, e com compromissos voluntários dos governos e organizações interessadas. Entretanto, ele não apresentou detalhes sobre o assunto.

Ele confirmou que cerca de 50 mil pessoas participarão da Cúpula da ONU, sendo que 20 mil são membros da sociedade civil. Zukang disse estar feliz pela importância que os brasileiros dão ao encontro do Rio de Janeiro, que acontece 20 anos depois da Rio 92, até então considerada a maior reunião das Nações Unidas.

O embaixador Luiz Alberto Figueiredo, negociador-chefe da delegação do Brasil, e o secretário da ONU para a Rio+20, Sha Zukang. (Foto: Giovana Sanchez/G1)O embaixador Luiz Alberto Figueiredo, negociador-chefe da delegação do Brasil, e o secretário da ONU para a Rio+20, Sha Zukang. (Foto: Giovana Sanchez/G1)

Negociações seguem no Riocentro
Após a abertura oficial da Rio+20, realizada pela manhã, grupos de trabalho foram divididos para conseguir "destravar" itens do documento final, que será assinado por governantes durante o "Segmento de Alto Nível", que ocorre de 20 a 22 de junho.

Mais cedo, em entrevista ao G1, o embaixador Luiz Alberto Figueiredo, disse que houve consenso entre os países em apenas 25% do texto final, mas, segundo ele, o número aparentemente baixo não dá a “ilusão” de que houve pouco andamento nas negociações.

Figueiredo explicou que os delegados presentes foram divididos em dez grupos de discussão, com o intuito de sintetizar as opiniões, liderados por co-presidentes designados pelo secretariado da Rio+20.

mapa eventos rio+20 (Foto: G1)

 

Equipamentos caseiros podem causar morte por asfixia.
Polícia suspeita de asfixia acidental em casal encontrado morto em Itatiba.

Mariana Lanfranchi Do G1 Sorocaba e Jundiaí

Comente agora

O uso de aquecedores de ambiente caseiros traz alto risco para quem está ao seu entorno. Na manhã de terça-feira (12) um casal foi encontrado morto em sua residência, em Itatiba (SP) e a polícia suspeita de asfixia acidental, em decorrência de uma churrasqueira colocada no quarto para aquecer o ambiente.

O Corpo de Bombeiros de Jundiaí (SP) esclarece os cuidados necessários na hora de esquentar a casa e os perigos dos aquecedores caseiros.

O Tenente Muniz faz um alerta para o uso de aquecedores caseiros. “São altamente perigosos e não devem ser utilizados em hipótese alguma”. Ele afirma que aquecedores próprios para ambientes são os recomendados. “Basta seguir as recomendações de cada fabricante, assim as chances de um acidente são mínimas”, afirma o tenente.

O problema dos aquecedores caseiros é que, no caso de esquentarem demais o ambiente, há o consumo de oxigênio do local, o que pode causar asfixia. Já para os que emitem CO2 (gás carbônico), o risco é ainda maior, já que primeiramente causará sonolência, seguida de desmaio e podendo levar a morte.

No entanto, o tenente afirma que não há risco no uso de lareiras, já que há a chaminé, que da vazão a todo o gás emitido pela lenha carbonizada.

Caso em Itatiba

Um homem de 32 anos e uma mulher de 36 foram encontrados mortos na cama, dentro do quarto que dividiam, enquanto o filho deles, de apenas dois anos, brincava sozinho na sala da casa. Quem chegou primeiro ao local foi o tio da criança, que resolveu invadir o local depois de ligar insistentemente na residência sem obter resposta. A polícia foi chamada imediatamente e isolou a área. Segundo a corporação, não havia sinais de violência nos corpos.

A Polícia Civil trabalha com duas hipóteses nas investigações. A primeira seria de envenenamento já havia sido levantada - foram encontrados na casa frascos vazios de veneno para cupim e pragas de eucalipto -, mas há também a suspeita de que os dois tenham morrido intoxicados, já que o casal havia comprado recentemente uma churrasqueira de alumínio, que pode ter sido usada para esquentar o quarto.

Polícia considera a hipótese que morte casal em Itatiba  pode ter sido por conta de aquecedor caseiro (Foto: Reprodução/TV Tem)Polícia considera a hipótese que morte casal em Itatiba pode ter sido por conta de aquecedor caseiro (Foto: Reprodução/TV Tem)

QUINTA FEIRA DA 11ª SEMANA DO TEMPO COMUM

 

295838_180439112042416_100002289845825_390611_1464650679_n

1ª Leitura Eclo 48, 1-15

Salmo 96 (97) Ó Justos, alegrai-vos no Senhor”

Evangelho Mt 6, 7-15

“Oração recheada de palavratório desnecessário...”

Todo nós sabemos como discursa um político, principalmente em época de campanha eleitoral, há aqueles que têm uma boa oratória, apresentam suas propostas de maneira sincera e autêntica, não vamos aqui desmerecer os que exercem dignamente sua missão na política, mas há aqueles que fazem belos discursos e nada dizem, fazem mil e um rodeios para no final da fala, implorar que o eleitorado vote nele. Infelizmente esses tipos ainda existem nos meios políticos. Tudo o que esses querem é PEDIR votos para ele e sua agremiação partidária. Na medida em que o nosso povo for tomando consciência política esses tipos vão encerrando a carreira bem cedo, pois acabam caindo no ridículo.

É essa forma de fazer oração que Jesus fala nesse evangelho, ainda voltando aos maus políticos, eles não conhecem o eleitorado a quem se dirigem, nada sabem sobre ele, seus sofrimentos e dificuldades, seus anseios, e começam a falar com o eleitorado como se o conhecesse há tempos. A nossa oração só é eficaz e têm qualidade quando conhecemos a Deus, isso é, quando fizemos a experiência em Jesus Cristo e com Ele aprendemos a viver na comunhão e na intimidade do Pai. Sem essa experiência, sem esse colóquio espiritual, a oração vira discurso e lista de pedidos onde quem ora determina e planeja, exigindo que Deus faça daquele jeito, ou seja, é uma oração arrogante e orgulhosa, onde quem reza, se julga no direito de determinar para que Deus atenda seus pedidos.

Oração sem humildade, não consegue tocar no coração de Deus, podem ter certeza. É preciso que saibamos quem é Deus e quem somos nós. É preciso que a Vontade Divina seja por nós conhecida e se torne soberana em nossa vida. É preciso que tenhamos coragem de assumir os desafios na solução de problemas que nós mesmos criamos. Por isso a oração do Pai Nosso, ensinada por Jesus a seus discípulos e a todos nós, é a mais bonita e completa de todas.

O Pai Nosso manifesta o nosso desejo de que o Reino venha, e que seja feita a Vontade de Deus . Há aqui um pedido, que o Reino venha....e que a Vontade Divina seja feita, entretanto, é ao mesmo tempo um comprometimento de quem reza, de fazer esse Reino acontecer e colaborar para que a Vontade do Pai seja aceita, vivida por todos nós. O que se pede no Pai Nosso não é algo pronto e acabado, mas um empreendimento que vai depender da nossa colaboração, do nosso testemunho.

A segunda parte da oração é completada com o nosso compromisso com Deus, realizado com fidelidade em nossa relação com o próximo. Uma relação de amor e perdão constante, pois só assim o Reino começará a aparecer e ser notado pelos homens . Não há outra forma.

Por isso o evangelho conclui com essa confirmação de Jesus a esse respeito, nas relações fraternas de amor e perdão para com o próximo, se perpetua e se concretiza o Amor , a misericórdia e o Perdão Divino no meio dos homens.

Diácono José da Cruz

Paróquia N. Sra. Consolata – Votorantim SP

E-mail cruzsm@uol.com.br

Dia-a-dia com Maria

N.S.com Menino Jesus505 

374. Terço e Salvação

Se quereis ter a certeza de entrar no céu, gravai na alma estas palavras: Todo aquele que reza diariamente o Terço e acrescenta sete Ave-marias a Nossa Senhora das Dores, ou o "Stabat Mater", terá, segundo afirmam os santos, um sinal seguro da sua salvação.


Numa carta ao Pai:
"Pai, com que empenho procuram os meus irmãos o que é mais importante, ou seja, a salvação da alma? São devotos de Nossa Senhora das dores? Praticam em honra dessa Mãe piedosa uma devoção constante, sobretudo o Terço do Rosário? Ah, em toda desgraça, tentação ou adversidade é de grande conforto o pensamento de ter devoção filial e firme a essa Mãe. Na verdade, Maria é a escada que leva ao Céu".


S. Gabriel das Dores

Em nossa fraqueza se manifesta a potência de Deus, salienta Papa

 

Nicole Melhado
Da Redação

Rádio Vaticano

Na audiência geral desta quarta-feira, o Papa deu continuidade ao ciclo de catequese sobre a oração segundo as Cartas de Paulo

O Papa Bento XVI deu continuidade nesta quarta-feira, 13, a um ciclo de Catequeses sobre a oração, segundo as Cartas de São Paulo. Hoje o Pontífice destacou o capítulo 12 da Segunda Carta aos Coríntios.
“São Paulo compreende com clareza como enfrentar e viver cada evento, sobretudo o sofrimento, a dificuldade, a perseguição: no momento no qual se experimenta a própria fraqueza, se manifesta a potência de Deus, que não abandona, não nos deixa sozinhos, mas torna-se sustento e força”, salientou o Santo Padre.

Bento XVI recorda que o Senhor não “nos liberta dos males, mas nos ajuda a amadurecer nos sofrimentos, nas dificuldades, nas perseguições” e é a fé que nos faz permanecer em Deus. 
Então, na medida em que cresce a união com o Senhor, por meio da intensa oração, é possível compreender que não é a potência dos próprios meios, das próprias virtudes e capacidades que realiza o Reino de Deus, mas é Deus que opera maravilhas justamente através da fraqueza humana.
“Devemos, então, ter a humildade de não confiar simplesmente em nós mesmos, mas de trabalhar, com a ajuda do Senhor, na vinha do Senhor, confiando-nos a Ele como frágeis ‘vasos de barro’”, reforçou o Papa.
Na oração, destaca o Santo Padre, é possível abrir a alma ao Senhor a fim de que Ele venha habitar na fraqueza, transformando-a em força para o Evangelho.
“Também em nossa vida de oração podemos, então, ter momentos de particular intensidade, talvez, no qual sentimos mais viva a presença do Senhor, mas é importante a constância, a fidelidade no relacionamento com Deus, sobretudo nas situações de aridez, de dificuldade, de sofrimento, de aparente ausência de Deus. Somente se nos sentirmos agarrados pelo amor de Cristo, seremos capazes de enfrentar qualquer adversidade, como Paulo, convictos que tudo podemos Naquele que nos fortalece”, enfatizou.
Por fim, o Papa ressaltou que a contemplação de Cristo não aliena as pessoas, mas torna-as ainda mais participantes das questões humanas, porque o Senhor, atraindo-as para Si na oração, permite que elas estejam mais presentes e próximas de cada irmão no seu amor.

Corinthians vence na Vila e fica perto da final da Libertadores

 

 

DE SÃO PAULO

Em partida com direito a golaço, expulsão do artilheiro e apagão, o Corinthians derrotou o Santos por 1 a 0 na Vila Belmiro, na ida da semi da Libertadores, e saiu em vantagem na disputa por uma vaga na final. O atacante Emerson marcou o único gol da partida.

No duelo de volta, o Santos vem a São Paulo para enfrentar o Corinthians no Pacaembu na próxima quarta-feira, às 21h50. O Corinthians joga pelo empate. O Santos precisa vencer. Se fizer 1 a 0, levará a decisão para os pênaltis. Se marcar dois ou mais gols, qualquer vitória classificará o time da Baixada Santista.

Neymar, do Santos, disputa bola durante partida seminifinal da Libertadores, na Vila Belmiro, em Santos Leia mais

Antes do segundo duelo na Libertadores, os dois times têm compromissos pelo Campeonato Brasileiro-- o Santos joga contra o Flamengo no domingo, às 16h, no Engenhão, no Rio de Janeiro. No mesmo dia, às 18h30, o Corinthians visita a Ponte Preta no estádio Moises Lucarelli, em Campinas.

O jogo começou de forma movimentada, com o Corinthians pressionando em busca do gol fora de casa, embora sem muita eficiência --aos 10min, Ralf tentou um chute da intermediária, mas a bola terminou nas mãos de Rafael.

Já o Santos, por sua vez, abusava dos cruzamentos pela direita com Elano, que tentava deixar Neymar ou Alan Kardec em posição para finalizar. O Corinthians, após a pressão inicial, passou a apostar nas bolas paradas.

E, como nenhuma das equipes conseguia um ataque mais intenso, o jogo seguiu morno até os 28min do primeiro tempo --em uma jogada de ataque do Corinthians, Paulinho avançou pela intermediária e rolou para o atacante Emerson, que foi pela esquerda e mandou no ângulo esquerdo de Rafael, fazendo um golaço e abrindo o placar para os visitantes.

Depois do gol, o Santos pressionou em busca do empate, mas esbarrou na forte marcação corintiana --isso, quando não falhava na hora crucial. Aos 42min, Adriano lançou Juan, que avançou pela esquerda e deu um ótimo passe para deixar Alan Kardec na cara do gol --no último momento, Fábio Santos desarmou o atacante e ainda evitou o rebote de Paulo Henrique Ganso.

No segundo tempo, o Santos partiu com tudo no campo de ataque, tentando empatar a partida a qualquer custo. Aos 5min, em cobrança de escanteio de Neymar, a bola passou por todo mundo e sobrou para Durval, que mandou uma bomba em cima de Cássio --o goleiro do Corinthians conseguiu defender com o corpo e mandou para escanteio.

Aos 10min, após cruzamento de Juan, a bola sobrou com Borges, que mandou de cabeça para ótima defesa de Cássio.

O Corinthians, que atacou pouco, teve sua melhor chance aos 12min, quando Emerson ficou praticamente sozinho na área do Santos, só marcado por Durval, e tentou simular um pênalti, sem sucesso.

A etapa final prosseguiu com muitas chances de ataque da equipe santista --Neymar, apagado em campo, era constantemente bloqueado pela defesa do Corinthians.

Aos 31min, em uma disputa de bola, Emerson derrubou com um carrinho Neymar na entrada da área do Santos e recebeu o cartão amarelo --como era o seu segundo, levou o vermelho em sequência.

Motivado pela vantagem numérica, o Santos obrigou o goleiro Cássio a fazer uma ótima defesa aos 34min, em cobrança de escanteio, quando Juan mandou um chute em cima do defensor corintiano, que espalmou para novo escanteio.

Aos 37min, a energia elétrica caiu em metade do estádio, o que provocou a interrupção da partida por 18 minutos --os jogadores aproveitaram a paralisação para se reaquecerem.

Após o apagão, o Santos voltou no ataque, tendo sua melhor chance aos 42min, quando Ganso lançou Neymar, mas Borges também queria finalizar e os dois atacantes se chocaram. Depois disso, o Corinthians se fechou na defesa para garantir a vitória.

Para Brasil, desafio da Rio+20 é fechar acordo para financiar economia verde

 

Embaixador brasileiro diz que grupo do qual País faz parte vai propor criação de fundo internacional de US$ 30 bilhões ao ano para financiar transição

13 de junho de 2012 | 22h 30

  • O embaixador Luiz Alberto Figueiredo Machado (à esq.) e Sha Zukang, secretário-geral da Rio+20 - Paulo Liebert/AE

Paulo Liebert/AE

O embaixador Luiz Alberto Figueiredo Machado (à esq.) e Sha Zukang, secretário-geral da Rio+20

O embaixador e negociador-chefe do Brasil, Luiz Alberto Figueiredo Machado, afirmou nesta quarta-feira, 13, na abertura da Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, que, pelo ritmo das negociações do documento final, há espaço para confiança de que a Rio+20 terá um resultado robusto. Mas declarou que um dos pontos que deve requerer mais esforços dos diplomatas é a questão “crucial” dos meios de implementação do desenvolvimento sustentável. Ou seja, como serão financiados os investimentos necessários para fazer a transição para uma economia verde.
Figueiredo confirmou que o grupo do G-77 mais China, do qual o Brasil faz parte, tem uma proposta para a criação de um fundo internacional de US$ 30 bilhões ao ano para financiar esse processo. Não foi detalhado de onde viria o dinheiro – “principalmente quando os principais doadores passam por uma crise financeira, se retraem e têm dificuldade de projetar os mesmos compromissos para o futuro”, disse em referência à Europa.
Segundo o diplomata brasileiro, é uma proposta que conta com amplo apoio dentro do grupo e que será inserida nas negociações. Figueiredo falou em entrevista coletiva de abertura da conferência ao lado do secretário-geral da Rio+20, Sha Zukang.
O diplomata chinês, como já havia feito mais cedo em seu discurso para os negociadores, declarou que é hora de fazer uma drástica aceleração do passo para conseguir, nos últimos dias de negociação antes da cúpula final, fechar acordos que resultem num documento que coloque o mundo no caminho para o desenvolvimento sustentável.
Segundo ele, a conferência deverá produzir dois resultados principais: lançar um processo para estabelecer os objetivos do desenvolvimento sustentável global (cujo conteúdo segue indefinido, dependendo das negociações em andamento, e que ele considera crucial para guiar o mundo na transição) e um compêndio de metas e projetos voluntários nacionais, assumidos por organizações civis, empresas, principalmente, que estejam interessados em contribuir para o desenvolvimento sustentável.
Maratona. A fase de negociações preparatórias vai até sexta-feira e na semana que vem, de 20 a 22, ocorre a cúpula dos chefes de Estado, quando um documento final detalhando todas essas decisões deverá ser aprovado numa plenária final. “Estamos no primeiro passo de uma longa maratona”, disse Sha.
Figueiredo afirmou que a Rio+20 é “fundamentalmente diferente” da Rio-92, no sentido de que o objetivo principal não é produzir novos tratados internacionais, mas garantir que o que já foi acordado 20 anos atrás seja de fato colocado em prática. “Não acho que precisamos de novas legislações. Precisamos implementar aquilo com o que concordamos em 1992”, disse.
“Hoje temos muito mais informações dadas pela prática e pela ciência (do que 20 anos atrás) e portanto temos melhores condições de agir. Não estamos no fim de um processo, mas no início de um novo processo de implementação.”
Figueiredo chamou atenção, ainda que sutilmente, para o fato de que alguns países estão “se retraindo dos compromissos assumidos no passado”.
Sha disse que o documento final da Rio+20 não será um “instrumento legal”, mas será um acordo “politicamente vinculante”, o que significa, na prática, que os países não terão obrigação legal de cumprir o que for estipulado no documento, mas assumirão um compromisso político de fazê-lo perante a ONU. “A Rio+20 precisa inspirar todas as nações a agir agora”, disse.

Com padrinho atrasado, Santo Antônio 'batizou' bebê em Piracicaba

 

 

"Meu marido pediu ao padre que a imagem fosse o padrinho", disse idosa.
Aos 60 anos, afiliada do santo casamenteiro se diverte com caso inusitado.

Eduardo Guidini Do G1 Piracicaba e Região

 

"Meu marido pediu ao padre para que o santo fosse o padrinho", disse idosa (Foto: Eduardo Guidini/G1)"Meu marido pediu ao padre para que o santo fosse
o padrinho", disse idosa (Foto: Eduardo Guidini/G1)

A aposentada Ivone Oliveira da Silva Calheiros, de 85 anos, devota fervorosa de Santo Antônio, coleciona curiosas histórias sobre o santo casamenteiro. Sentada no sofá da sala da casa onde mora, na Vila Independência, em Piracicaba (SP), ela relembrou o passado e, bem humorada, contou quando o marido pediu ao padre para que a imagem de Santo Antônio fosse usada como padrinho no batizado da primeira filha do casal, na década de 1950.

"O meu marido, que já faleceu, sempre foi muito devoto de Santo Antônio. O padrinho da nossa filha caçula seria o meu sogro, mas o pai dele não conseguiu chegar a tempo em Piracicaba para o batismo", disse Ivone. O funcionário público Rinaldo Calheiros, falecido há 15 anos, não titubeou e pediu ao padre que o santo participasse da cerimônia. "O padre disse que não teria problema e a imagem foi usada como padrinho", completou a idosa.

A filha, hoje com 60 anos, fala com carinho sobre o caso. "No final das contas, padrinho mesmo eu não tenho. Meu pai ficou segurando a imagem de Santo Antônio no dia do meu batismo", comentou Lucila Maria Calheiros Silvestre. O batizado foi em janeiro de 1952 e, menos de um ano antes, outro fato relacionado ao santo, padroeiro de Piracicaba, fez parte da história do casal. "Meus pais foram o primeiro casal a casar após a inauguração da Catedral de Santo Antônio", disse Lucila. O casamento aconteceu em fevereiro de 1951.

Mãe e filha lembram da fé do funcionário público em Santo Antônio (Foto: Eduardo Guidini/G1)Mãe e filha lembram da fé do funcionário público em Santo Antônio (Foto: Eduardo Guidini/G1)

"Foi um casamento muito simples. O casal que estava agendado para ser o primeiro desistiu e nós fomos o primeiro a casar na Catedral. A própria paróquia enfeitou a igreja porque foi tudo muito rápido", lembrou Ivone. "Minha mãe e meu pai são de origem humilde, mas ela conta que a igreja ficou totalmente lotada para o primeiro casamento da Catedral", comentou Lucila.

Devoção ao santo casamenteiro
Ivone se lembrou também de outra história que envolve a fé que o marido tinha em Santo Antônio. "Outra história da nossa família com o santo foi quando nós compramos a primeira casa em que moramos. Meu marido nunca acreditou muito em sorteios e rifas. Uma cooperativa dos trabalhadores da Prefeitura estava fazendo a rifa de um Fusca e ele disse que iria comprar", contou. A idosa disse que Calheiros demorou até o último dia para comprar o bilhete.

"Ele pediu que um amigo comprasse a rifa. Esse rapaz foi comprar e ligou para ele dizendo que uma outra pessoa havia devolvido o bilhete porque achou que o número que havia pego era ruim. Meu marido disse ao amigo que pegasse esse bilhete que tinha sido devolvido. Quando voltou para a Prefeitura, descobriu que era o ganhador do Fusca. Ele vendeu o carro e deu entrada na nossa casa", finalizou Ivone.

USP lidera pelo 2º ano o ranking das universidades 'top' da América Latina

 

 

Unicamp está em 3º e UFRJ em 8º na lista da QS Quacquarelli Symonds.
Para consultoria, Brasil se destaca por sua produção em pesquisas.

Do G1, em São Paulo

 

Campus da USP em São Paulo (Foto: Cecília Bastos / Usp Imagens / Divulgação)Campus da USP em São Paulo (Foto: Cecília
Bastos/USP Imagens / Divulgação)

A Universidade de São Paulo (USP) aparece pelo segundo ano consecutivo como a primeira colocada no ranking das melhores de universidades da América Latina. A lista foi divulgada nesta quarta-feira (13) pela QS Quacquarelli Symonds University Rankings, uma organização internacional de pesquisa educacional que avalia o desempenho de instituições de ensino médio, superior e pós-graduação.

A USP já aparecia na liderança em 2011, ano do lançamento do ranking que considera, entre outras coisas, a reputação acadêmica, reputação com empregadores, média de artigos por professor, citações por artigo, docentes com pós-doutorado, e impacto na internet. A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) aparece em terceiro lugar, atrás da Pontifícia Universidade Católica do Chile.

VEJA O RANKING DAS DEZ MELHORES UNIVERSIDADES DA AMÉRICA LATINA

Ranking em 2012

Universidade

País

Posição em 2011



Universidade de São Paulo (USP)

Brasil




Pontifícia Universidad Católica de Chile
Chile



Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Brasil




Universidad de Chile
Chile



Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM)
México



Universidad de Los Andes Colombia
Colômbia



Instituto Tecnológico de Monterrey (Itesm)
México



Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Brasil

19º



Universidad de Concepción
Chile
12º

10º

Universidad de Santiago de Chile
Chile
21º

VEJA O RANKING COMPLETO

Fonte: QS Quacquarelli Symonds 2011-2012 / www.topuniversities.com

Entre as dez primeiras colocadas, destaque para a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que saltou do 19º para o oitavo lugar. Entre as 30 melhores colocadas, aparecem também a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), na 13ª posição; Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em 14º; Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), em 15º; Universidade Estadual Paulista (Unesp), em 17º; Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), em 18º; Universidade de Brasília (UnB), em 25º; e Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

 

Segundo a consultoria, o Brasil tem 65 universidades no ranking das 250 melhores instituições da América Latina, sendo o país mais representado. Em seguida aparecem México (46), Colômbia (34), Chile (30), Argentina (26), Peru (10), Equador (6), Venezuela (6), Cuba (5), Uruguai (4), Costa Rica (3), Paraguai (3), República Dominicana ( 3) Bolívia (2) El Salvador ( 2) Panamá (2) Guatemala (1) Nicarágua (1) e Porto Rico (1).

Segundo a QS Quacquarelli Symonds , “o forte posicionamento do Brasil no ranking pode ser atribuído a um esforço nacional em aumentar o acesso ao ensino superior, com o número de matrículas triplicado na última década e com políticas para aumentar a qualidade e a quantidade de pesquisas acadêmicas".

A consultoria também destaca a produção acadêmica nas universidades. “O Brasil tem nove universidades, entre as dez latinas com mais trabalhos acadêmicos por docentes, e tem nove do total de dez com maiores proporções de docentes com PhD”, afirma Danny Byrne, coordenador do ranking.

VEJA AS DEZ UNIVERSIDADES BRASILEIRAS MAIS BEM COLOCADAS NO RANKING QS

Ranking em 2012

Universidade

UF

Posição em 2011


Universidade de São Paulo (USP)
SP


Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
SP


Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
RJ

13º
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
MG

14º
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
RS

15º
Universidade Federal deSão Paulo (Unifesp)
SP

17º
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
SP

18º
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)
RJ

25º
Universidade de Brasília (UnB)
DF

28º
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
SP

Fonte: QS Quacquarelli Symonds 2011-2012 / www.topuniversities.com

“No ranking mundial da QS World University do ano passado vimos três universidades brasileiras entre as top 400, o que indica que há um crescimento do reconhecimento mundial, enquanto este ranking nos mostra uma indiscutível liderança regional”, indica Ben Sowter, chefe de pesquisa da QS intelligence Unit.

A Universidade Estadual de Campinas (Foto: Antoninho Perri / Unicamp)A Universidade Estadual de Campinas aparece em
3º lugar no ranking (Foto: Antoninho Perri/ Unicamp)

Ele elogia a expansão do número de vagas em universidades federais e o programa Ciência Sem Fronteiras, do governo federal, que vai levar 100 mil estudantes para intercâmbio no exterior. “Iniciativas com o objetivo de promover a mobilidade internacional também demonstram um aumento na percepção de que capital em recursos humanos e em pesquisa são a solução para a competitividade global”, diz Sowter.

Ressalvas
Para Catarina Roscoe, diretora da QS Consulting, é preciso fazer algumas ressalvas em relação ao desempenho das universidades brasileiras. Ela lembra que no ranking mundial o Brasil tem 11 universidades entre as 600 melhores, um desempenho inferior ao da China (17 universidades entre as top 600), mas melhor do que o da Rússia e da Índia (9 universidades cada). Ao mesmo tempo, o desempenho do Brasil está bem atrás de países como a Alemanha (42 universidades), França (25), Japão (27), e Coreia do Sul (17).

“A percentagem da despesa pública investida em educação em cresceu de 10,5% em 2000 para 17,4% em 2008, colocando o Brasil na terceira posição entre os 27 países que a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) dispunha dados. Entretanto, o percentual da renda nacional investido em educação ainda está abaixo da média dos países da OCDE (5,3% contra 5,9%)”, destaca Roscoe.

Ela vê como oportunidade o investimento privado em educação no país e o fortalecimento das parcerias entre universidades brasileiras tanto com o setor privado quanto com universidades internacionais e sugere um maior investimento na melhoria da educação no Norte e no Nordeste do país para aumentar o acesso a ensino superior de qualidade.

Santa Casa de Sorocaba, SP, anuncia contratação de pediatras

 

Quatro novos médicos começaram a trabalhar nesta quarta-feira (13).
Desde a semana passada, a ala infantil do hospital estava superlotada.

Do G1 Sorocaba e Jundiaí

 

Quatro novos pediatras começaram a trabalhar na Santa Casa de Sorocaba (SP) nesta quarta-feira (13). A equipe foi contratada depois de uma reunião entre a direção do hospital e a Secretaria Municipal de Saúde.

Desde a semana passada, quando quatro médicos da ala infantil pediram demissão ao mesmo tempo, a situação na internação pediátrica estava caótica. Apenas dois profissionais tomavam conta de todas os pacientes e não havia vagas para mais nenhum doente. ACom uma cãmera escondida, a equipe de produção do Tem Notícias flagrou a superlotação no hospital.

A Secretaria Municipal de Saúde e a Santa Casa informaram que, com a contratação dos novos pediatras, as crianças atendidas no pronto-socorro e que precisam de internação estão sendo encaminhadas à enfermaria e que o fluxo do serviço já foi normalizado.

Crianças continuam sem vagas na Santa Casa de Sorocaba (Foto: Reprodução TV Tem)Setor de pediatria ficou sem médicos e teve que suspender internações (Foto: Reprodução TV Tem)