quinta-feira, 14 de junho de 2012

Doações de sangue em Jundiaí, SP, caem 40% no frio

 

Dia Mundial de Doação, comemorado nesta quinta, incentiva voluntários.
Em 2011, foram realizadas cerca de 842.000 coletas de sangue no Estado.

Do G1 Sorocaba e Jundiaí

 

Nesta quinta-feira (14) é comemorado o dia mundial do doador de sangue. Em todo o país, os bancos de sangue realizam campanha para aumentar o número de doadores. Na Colsan- Associação Beneficente de Coleta de Sangue- de Jundiaí (SP) houve 40% de redução nas doações. O sangue que mais há falta é o ‘O negativo’, em seguida está o ‘O positivo’.
De acordo com a entidade, a média de doadores por dia é de 50 pessoas, sendo que o ideal seria pelo menos 100 doadores. Por mês, na Colsan, são colhidas 1.600 bolsas de sangue, mas só o Hospital São Vicente absorve de 1.000 a 1.300 bolsas.
Em 2011, foram realizadas cerca de 842.000 coletas de sangue no Estado de São Paulo, o que equivale a 2,1 doações por 100 habitantes/ano, e esta quantidade atende a demanda.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) preconiza de 3 a 5 doadores por 100 habitantes, dados apontam que a média de doadores de sangue está entre 3% e 5% em relação à população de todo o mundo. A média brasileira é de 1,9% nos últimos cinco anos; destes, 40% o fizeram pelo menos duas vezes ao ano.
Requisitos para Doação de Sangue
-Estar em boas condições de saúde.
-Ter entre 16 e 67 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos, clique para ver documentos necessários e formulário de autorização).
-Pesar no mínimo 50kg.
-Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas).
-Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação).
-Apresentar documento original com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de -Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social).


Impedimentos temporários
-Resfriado: aguardar 7 dias.
-Gravidez: 90 dias após parto normal e 180 dias após cesariana.
-Amamentação (se o parto ocorreu há menos de 12 meses).
-Ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação.
-Tatuagem nos últimos 12 meses.
-Situações nas quais há maior risco de adquirir doenças sexualmente transmissíveis, como não usar preservativo com parceiros ocasionais ou desconhecidos: aguardar 12 meses.


Impedimentos definitivos
-Hepatite após os 10 anos de idade.
-Evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue:   Hepatites B e C, AIDS (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas.
-Uso de drogas ilícitas injetáveis.
-Malária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário!

Seja bem vindo!
Pascom Porto Feliz