domingo, 4 de julho de 2010

CAMPANHA PELA SANTIFICAÇÃO DO CLERO BRASILEIRO

O Papa Bento XVI, promulgou no dia 19 de junho de 2009 a 19 de junho do ano de 2010,
que a Igreja deverá comemorar o Ano Sacerdotal.


Lançamos aqui Interceções Espirituais pela Santificação do Clero.


Reze conosco.Nossas intenções serão estas:


- Que os sacerdotes celebrem em suas paróquias a Missa na forma
litúrgica exata e fiel. Sem abusos litúrgicos.

- Que os nossos sacerdotes não sejam coniventes e nem omissos e combatam, com sua pregação,
sua oração e com o seu apostolado o progressismo, o modernismo e o relativismo.
.

- Que os sacerdotes formem adequadamente as famílias, orientando-os
quanto a tudo o que a Igreja ensina a respeito de contracepção, moral
sexual, famílias numerosas.

- Que os sacerdotes se convertam em apóstolos do confessionário, equiparando
o tamanho das filas da comunhão às do confessionário.


- Que os sacerdotes favoreçam as práticas devocionais em consonância com a tradição
da igreja e pela exposição do Santíssimo Sacramento semanalmente sempre que possível.

Que os sacerdotes tenham uma boa vida de oração, rezem, façam
meditação, tenham terço diário, celebrem piedosa e diariamente a
Missa,


- Que os sacerdotes preguem a doutrina católica

- Que os sacerdotes sejam fiéis obedientes ao Magistério e
valorosos defensores do Papa.


Oremos
Que Santa Maria Mãe de Deus
e da Igreja Rogue pelos Sacerdotes da Igreja de Cristo,

levando-os a plenitude santificadora, assim estes
estejam sempre conduzindo o povo de Deus,
os seus filhos a verdade que liberta,
Amém





Festa São João Batista Porto Feliz

Aconteceu entre os dias 24 (quinta-feira – 1º dia do Tríduo) até o dia 27 de junho dia do Padroeiro da paróquia: São João Batista!

Durante os dias do Tríduo, foi marcada pela união das equipes de Liturgia que se dedicaram em preparar as Santa Missas do dia do Tríduo com máxima dedicação e promover a participação popular!

Houve revezamento de corais, leitores e comentaristas da Paróquia! Uma escala especial de Ministros foi escalada para ajudar na Comunhão, assim como os coroinhas da No dia 27, houve Procissão e Santa Missa presidida pelo Frei Eugênio Milani, no sábado quem presidiu a Santa Missa foi o Padre portofelicense Claudinei, que atualmente se encontra na cidade Sorocaba!

Ainda está na memória de muitos adultos, aquela festa animada de São João Batista, que há muitos anos deixou de acontecer, este ano algumas barracas foram armadas e funcionaram após a Missa a noite, vendendo comes e bebes, e assim gerando lucro e nenhuma dor de cabeça.

Promover festas grandes, com música ao vivo e comércio com barracas requer muito trabalho, apoio da comunidade e ajuda do poder público para se evitar futuros transtornos, como violência. Ultimamente as festas de São João Batista ficavam restritas a ter somente almoço, para ano que vem a meta é mudar esta trajetória ainda mais.

 

Atual casais festeiros:

Luis Roberto de Oliveira

e Maria Aparecida Colombo Oliveira.

 

Antônio Franco ( o Loro)

e Margarete Franco.

Festa junina N S Ap2010 091 Festa junina N S Ap2010 001 Festa junina N S Ap2010 005 Festa junina N S Ap2010 015 Festa junina N S Ap2010 018 Festa junina N S Ap2010 020 Festa junina N S Ap2010 030 Festa junina N S Ap2010 033 Festa junina N S Ap2010 036 Festa junina N S Ap2010 040 Festa junina N S Ap2010 043 Festa junina N S Ap2010 045 Festa junina N S Ap2010 052 Festa junina N S Ap2010 064 Festa junina N S Ap2010 067 Festa junina N S Ap2010 073 Festa junina N S Ap2010 086 Festa junina N S Ap2010 088 Festa junina N S Ap2010 089

Copa: A euforia da torcida e a dor de Mandela





 
Maria Clara Lucchetti Bingemer
Quando este artigo sair , a bola já terá rolado há tempos nos gramados da África do Sul.  A festa eufórica do país das vuvuzelas, com direito a astros internacionais, Shakira incluída, já terá deslumbrado o mundo.  Argentina e Nigéria já terão se enfrentado e a seleção de Dunga já estará sob os holofotes.  Para bem ou para mal.  O mundo inteiro, como a cada quatro anos, estará pendente de um gramado e de vinte e dois pares das pernas mais caras e bem pagas do mundo.
No entanto, algumas coisas fazem esta copa diferente das outras. Ela acontece no país que foi palco de uma das segregações mais cruéis do planeta: o cruel “apartheid”.  Durante décadas os sul-africanos se

enfrentaram e mataram em violenta e sanguinária luta racial que dividiu o país e dizimou seus habitantes.  Hoje, a África do Sul pode exibir sua beleza e riqueza humana e cultural, palco e morada de tantas raças, habitantes, religiões, etnias e línguas, em alegre sinfonia sediando um evento de repercussão mundial como este. 


Mas não só pelo futebol e pela pluralidade inerente a sua identidade é que os olhos do mundo se voltam para a África do Sul. Trata-se  também do país que é berço e pátria de uma das figuras mais gigantescas da humanidade neste século XXI: Nelson Mandela.  A presença do líder que,  fiel à luta antiapartheid, passou mais de vinte anos no cárcere e agora, livre, é um ícone diante do qual todos se inclinam com respeito e admiração marca para sempre a Copa do mundo de 2010 e a faz inesquecível.


Diante do clima de euforia e do toque de insanidade que às vezes marca os campeonatos mundiais de futebol, manchados inclusive pela violência, figuras como Mandela e o bispo Desmond Tutu trazem um toque de seriedade e profundidade que, mesmo em meio à mais legítima alegria, nos relembram a imensa gravidade da condição humana.  Aqueles que hoje cantam e se movem no estádio com a ginga incomparável de sua raça levados pelo ritmo irresistível do espetáculo de abertura do campeonato são os mesmos que souberam arriscar a vida pela liberdade de seu povo.


E já no início da Copa, antes que a bola rolasse nos primeiros jogos, essa gravidade que nos traz de volta da euforia ao chão da vida se fez presente dolorosamente no velho e tão marcado coração de Nelson Mandela.  Voltando do espetáculo de abertura no estádio, sua bisneta de 13 anos, Zenani Mandela, morreu vítima de um acidente de automóvel.  


Enquanto a cidade e o país ruidosamente abrigam o mundo inteiro no colossal evento esportivo, o clã Mandela vive a terrível e irreparável perda de um de seus mais jovens e encantadores membros: a pequena Zenani, vida desabrochando em flor , ceifada antes de abrir-se plenamente.  Podemos sentir, por trás dos tambores, atabaques, trombetas e foguetes, o coração do líder confrangido pela dor, sua cabeça branca curvada e seus olhos turvos, como todo homem comum.


A nuca  que a prepotência dos colonizadores não conseguiu dobrar o afeto agora o faz.  Mandela não deverá mais ser visto publicamente durante os festejos da Copa.  Recolhido em sua casa, juntamente com sua família, deverá viver seu luto e participar dos funerais da bisneta, consolando seus parentes mais próximos atingidos pela perda brusca e brutal. A mídia provavelmente conversará com seus porta-vozes na tentativa de tomar conhecimento de suas opiniões ou sentimentos.


Em meio à ansiedade dos jogos e dos resultados da Copa, nos é dada a oportunidade de calarmo-nos com o silencio de Mandela, entrarmos em comunhão com sua dor, assim como aclamamos sua figura no estádio.  Todo esse episódio não arruína o clima da Copa do mundo. Pelo contrário, só o torna mais humano.

Frei Betto




Herzog, o último diálogo


— Então, cara, não vai entregar nomes e endereços de seus camaradas no Partido Comunista?
Vladimir Herzog havia sido torturado horas no DOI-CODI de São Paulo. Ao ser intimado a prestar depoimento, a 24 de outubro de 1975, não vivia clandestino, morava em endereço fixo, trabalhava como jornalista, era casado e pai de dois filhos. 
Ao ser convocado à polícia, imaginou que ficaria ali tempo suficiente para prestar esclarecimentos. Retornaria para dormir em casa. Agora, tinha os pulsos marcados por fios de corrente elétrica e lesões provocadas pelos choques na uretra, no ânus e sob as unhas.

— Já disse que não estou ligado a nenhum partido – insistiu Vlado. — Tenho formação de esquerda, sou contra a ditadura, mas não exerço militância.

 — Você não tem escolha, cara! Ou abre o bico ou te suicidamos. Se quer bancar o heroi, vai se dar mal.

— Quem vai se dar mal são vocês. Morrer sei que vou mesmo, um dia, como todo mundo. Mas vocês, torturadores, assassinos, morrerão execrados. Nenhuma ditadura é eterna. Quando o Brasil retornar à democracia, terão de prestar contas do assassinato de Rubens Paiva, do martírio de Frei Tito, e de tantos desaparecimentos e eliminações extrajudiciais.

— Você acredita mesmo nisso? Deixa de ser trouxa, cara. Antes que a democracia volte, os generais farão uma lei nos eximindo de qualquer responsabilidade. Uma anistia geral e irrestrita. Porque, no Brasil, oficiais superiores são inimputáveis. Então, ninguém vai poder apurar nada. Se combatemos a subversão do nosso jeito, é para defender o Estado. A lei somos nós. Nós decidimos o que é certo ou errado

— Engano seu. O futuro não esquece. Os crimes dos nazistas foram investigados e penalizados ao findar a Segunda Guerra Mundial. Enquanto houver um carrasco nazista refugiado mundo afora, ele será procurado e, capturado, sancionado. Tortura e extermínio extrajudicial são crimes de lesa-humanidade, imprescritíveis.

— Imprescritíveis na sua cabeça, cara. Aqui no Brasil a coisa é diferente. Os militares são intocáveis. Quem se atreve a desafiar os generais? Eles estão acima da lei. E nós, que sujamos as mãos sob ordens deles, temos costas largas.

— Posso sair morto daqui, suicidado por vocês, a exemplo de tantos que passaram pelos porões da ditadura, como Virgílio Gomes da Silva. Mas uma coisa é certa: apesar da venda nos olhos, a Justica não é cega. Militares não sentam nas poltronas togadas do Supremo Tribunal Federal. Um dia esta corte haverá de reconhecer que responsáveis por crimes da ditadura não podem ser anistiados. Só merece anistia quem, primeiro, foi apontado como criminoso e devidamente castigado.

— Você, cara, como todo esquerdista, é um sonhador. Acha que, se um dia, eu fosse passar vergonha de fazer o que faço estaria aqui sujando as mãos de sangue? Fique tranquilo, a gente vai fazer uma lei pra passar a borracha em todo esse período de exceção. Vocês também não serão punidos.

— Como não seremos? Nós já estamos sendo severamente punidos por lutar pela volta da democracia. Punidos com prisão, torturas, morte, desaparecimento, exílio, censura. Mas tenho confiança de que, cedo ou tarde, se fará justiça no Brasil.


— Cara, voce é um idealista! Acha que neste país tem juiz com culhão para enfrentar os militares? Se um dia uma dessas instituições babacas que ficam por aí defendendo os direitos humanos, como a OAB e a CNBB, exigirem apuração, vão quebrar a cara. No Brasil a lei da força sempre falou mais alto que a força da lei. Não haverá juiz com coragem de nos levar à barra dos tribunais. Aqui, pra quem está por cima da carne seca, tudo termina em pizza. Dá-se um jeitinho. No Brasil, o poder sempre soube fazer omelete sem quebrar os ovos.

Vladimir Herzog foi suicidado no dia 25 de outubro de 1975. Tinha 38 anos. Segundo versão do Exército, enforcou-se se com o próprio cinto. Regras do DOI-CODI determinavam que nenhum prisioneiro podia ser recolhido à cela de posse de cinto, gravata e cadarço de sapatos.

No dia 30 de abril de 2010, o STF decretou a segunda morte de Vladimir Herzog ao absolver, por 7 votos a 2, os crimes hediondos cometidos pela ditadura militar brasileira ao longo de 21 anos.

Frei Betto é escritor, autor de “Diário de Fernando – nos cárceres da ditadura militar brasileira” (Rocco), entre outros livros. http://freibetto.org.br

Capivari: Prefeitura promove melhorias nas áreas de lazer do município


Vice-Prefeito Júnior Pacheco acompanha de perto os trabalhos realizados pelo efetivo da Prefeitura.

A Administração Luis campaci e Júnior Pacheco, por meio da Secretaria de Obras, anunciou na última semana diversas melhorias que estão sendo realizadas em áreas de lazer e esportes do município. As obras foram iniciadas com a limpeza dos locais, que em alguns casos, passarão por completas reformas estruturais.
O Vice-Prefeito Júnior, que acompanha os trabalhos de perto, informou que os serviços foram iniciados pela área de lazer do bairro Santo Antônio, José Antoneli. O efetivo da Prefeitura Municipal – Secretaria de Obras – realizou a completa limpeza do local, poda de árvores e capinação. Depois foram iniciados os serviços de reforma no calçamento, alambrados e vestiários. O sistema de iluminação do local foi modificado, além do início da revitalização do campo de futebol. As quadras poliesportivas e de areia serão recuperadas.
“Esta Administração está trabalhando em prol do esporte em Capivari. Após estas reformas diversos bairros poderão contar mini campos (campos de areia) para a prática de esportes”, registrou Júnior.
O Vice-Prefeito disse ainda que os campos dos bairros Moreto e Jardim Santa Teresinha passaram por uma completa limpeza, e já estão sendo utilizados pela população.
Na última semana foram iniciados os trabalhos de limpeza do campo do Juventus. O local sofreu graves avarias após as enchentes que atingiram o município no final de 2009 e início de 2010. Júnior informou que está sendo elaborado um projeto para a contenção de águas pluviais e enchentes.
O barracão e o campo de bochas já foram destelhados e as máquinas trabalham na retirada do antigo gramado. Serão colocadas traves para a prática do futebol pelos jovens da região.
“Visamos a completa limpeza do local para evitar o aparecimento de animais peçonhentos e para contribuir com um melhor visual. Nosso objetivo no Juventus é promover maior segurança à população que reside naquela área”, enfatizou Júnior.



Cidade Limpa em Porto Feliz 2010

Programação do Mês de Julho

Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens

05/07-segunda-feira- 07h15 Missa no Cemitério – 14h Plantão de Oração - Missa na Matriz às 15h – Missa no Caiacatinga às 19h30

06/07-terça-feira – 15h Missa na Igreja de São Benedito – Missa da RCC às 19h30
07/07-quarta-feira- Igreja fecha e secretaria abre normalmente – 19h30 Reunião Conselho Administrativo
08/07-quinta-feira- Missa na Igreja de São Benedito às 19h
09/07-sexta-feira- Missa na Matriz às 15h – 19h30 Reunião CPP Setor Vocação e Ministérios (FERIADO)
10/07-sábado- Missa na Matriz às 19h (Pe. Claudinei Pantojo) – 20h30 Grupo de Jovens
11/07-domingo- Missas 07h, 09h e 19h (Pe. Claudinei) – Batizados às 10h30

Evangelho do Dia


A afirmação de Pedro


Mt 16,13-19



Jesus foi para a região que fica perto da cidade de Cesaréia de Filipe. Ali perguntou aos discípulos:
- Quem o povo diz que o Filho do Homem é?
Eles responderam:
- Alguns dizem que o senhor é João Batista; outros, que é Elias; e outros, que é Jeremias ou algum outro profeta.
- E vocês? Quem vocês dizem que eu sou? - perguntou Jesus.
Simão Pedro respondeu:
- O senhor é o Messias, o Filho do Deus vivo.
Jesus afirmou:
- Simão, filho de João, você é feliz porque esta verdade não foi revelada a você por nenhum ser humano, mas veio diretamente do meu Pai, que está no céu. Portanto, eu lhe digo: você é Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e nem a morte poderá vencê-la. Eu lhe darei as chaves do Reino do Céu; o que você proibir na terra será proibido no céu, e o que permitir na terra será permitido no céu.











Mais um acidente de trânsito em Porto Feliz

Pouco mais de zero hora de domingo, dia 4 de julho de 2010, uma saveiro e três jovens se envolvem num acidente de trânsito, as causas provavelmente possam ser por imprudências. O motorista estava quase desacordado, a jovem que estava no meio saiu andando, a outra jovem que estava no lado da batida, estava machucada com maior intensidade.

rapidamente a Policia Militar chegou ao local, com várias viaturas e policiais
em seguida os bombeiros que usaram de equipamentos hidráulicos
para tentar abrir a porta dos passageiros, o que não deu certo



ambulância do municipio também deu apoio e os encaminhou para a Santa Casa de Porto Feliz

O poste ficou atinido na parte mais alta, com grande trinca



Água do radiador vazando



Muitos populares que passavam pelo local pararam para ver o acidente



foto do carro após o resgate das vítimas

Rua Vicente Guarine