Na quarta-feira dia 25 de maio, em entrevista ao radialista Décio Fernandes da Rádio Nova Porto, a Secretária Municipal de Saúde Dra Claudia Meirelles anunciou a antecipação da Conferência Municipal de Saúde e o cancelamento das pré-conferências.
Em nosso e-mail, a Pascom recebeu duas correspondências criticando e pedindo cobertura sobre o assunto. Apresentamos a notícia oficial vinculada pela Assessoria de Imprensa que reproduziu os argumentos da Secretária logo abaixo.
Segundo as críticas, lamentam pela contradição da bandeira democrática e da participação popular que o Governo Petista que sempre divulga a respeito de sua gestão. As pré-conferências nos bairros foram canceladas e centralizadas num único dia, hora e local, assim, segundo os reclamantes, diminuindo a acessibilidade e prejudicando a participação popular.
Na conferência do dia 11, segundo organizadores, o espaço para debates, críticas e sugestão está sim garantido e é importante a participação de todos. Na matéria abaixo tem maiores explicações e telefone para tirar dúvidas.
abaixo, segue a matéria da AI PF:
A realização da 3ª Conferência Municipal de Saúde de Porto Feliz foi transferida para o dia 11 de junho. O evento havia sido marcado, anteriormente, para o dia 18 do mesmo mês.
Segundo a secretária de Saúde, Claudia Meirelles, a Conferência foi transferida devido a realização da campanha de vacinação contra a paralisia infantil, divulgada pelo Ministério da Saúde. As pré-conferências de saúde agendadas para 26 de maio, 2 e 9 de junho também foram canceladas.
“Além disso, teremos a realização de outros eventos neste mês que também serão nos fins de semana. Por isso, a mudança tem por objetivo não sobrecarregar demais as equipes e otimizar custos”, explicou Claudia.
A Conferência Municipal de Saúde será realizada na Escola Vereador Carlos Roberto de Oliveira, no bairro da Água Branca, a partir das 8 horas. O objetivo é discutir questões relativas ao Sistema Único de Saúde, como o funcionamento do sistema em Porto Feliz e formas de aperfeiçoá-lo. O tema, determinado pelo Governo Federal, será “Todos usam o SUS! SUS na Seguridade Social – Política Pública, Patrimônio do Povo Brasileiro”, com foco no eixo “Acesso e acolhimento com qualidade: um desafio para o SUS”.
Toda a população é convidada a participar: trabalhadores, prestadores de serviços, membros do Conselho Municipal de Saúde, usuários do SUS e sociedade civil.
Mais informações através do telefone (15) 3262-3837.