sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Porto Feliz será uma das sedes da Copa São Paulo de Futebol Júnior 2012



A federação paulista divulgou nesta semana a Tabela da Copa São Paulo de Futebol Júnior.
Mais uma vez a cidade de Porto Feliz sediará um grupo da Copinha, onde será representada pela equipe do Desportivo Brasil.
O desportivo Brasil está no grupo R ao lado do Atlético Mineiro-MG, Cricíuma-SC e CRB-AL. A federação paulista ainda não divulgou em qual estádio serão os jogos.
Serão 96 equipes na disputa. Elas estão divididas em 24 grupos de quatro equipes e jogam nas seguintes sedes: São José do Rio Preto, Lins, Ribeirão Preto, Batatais, Araraquara, Monte Azul Paulista, Leme, Sumaré, São Carlos, Campo Limpo Paulista, Louveira, São Bernardo do Campo, Jaguariúna, Águas de Lindóia, Taubaté, São José dos Campos, Limeira, Porto Feliz, Osasco, Barueri, Taboão da Serra, São José dos Campos e Guarulhos, além de São Paulo.

Igreja deve arregaçar as mangas e lutar pela vida, diz Dom Beni



O II Congresso Internacional pela Verdade e pela Vida, promovido pela Human Life International no Mosteiro de São Bento, em São Paulo, nestes dias 3 e 4, reúne palestrantes de renome internacional.
O Bispo da Diocese de Lorena, Dom Benedito Beni dos Santos, acompanhou parte dos trabalhos e destaca. "A Igreja ainda têm muita força e temos que arregaçar as mangas e lutar. E esse Congresso é um ponto muito importante para esta luta".
Na opinião do prelado, a defesa da vida, desde a fecundação até seu fim natural, é sempre muito importante. "Neste Congresso, diversos conferencistas vêm não só com grande competência, mas também muita experiência. Isso será muito útil para nós, aqui no Brasil, principalmente se esses resultados forem divulgados".
Estes dois primeiros dias do evento são direcionados especialmente a sacerdotes, seminaristas e religiosos. O grande número de seminaristas chamou a atenção de Dom Beni:
"É necessário que os futuros padres estejam a par do que a Igreja ensina e depois se empenhem em defender isso de fato. Creio que, se os católicos lutarem de fato, o aborto não será aprovado", ressalta.


Canção Nova.com

Dia Nacional da Coleta de Alimentos será dia 5 de novembro



Promovido anualmente pela Companhia das Obras do Brasil (CdO) e pela Fondazione Banco Alimentare, da Itália, o Dia Nacional da Coleta de Alimentos, acontecerá nesse sábado, dia 5 de novembro.
Como nos anos anteriores, também a cidade de Sorocaba participará deste evento e, segundo o coordenador na cidade, José Antonio Colombo, será imprescindível a participação de no mínimo 300 voluntários para atuarem nas lojas dos supermercados participantes (Coop, Extra e Walmart).
A coleta será realizada em supermercados de 45 cidades brasileiras, no horário das 9 às 19 horas.
Os voluntários poderão auxiliar na abordagem dos clientes, no recebimento e na pesagem e embalagem dos alimentos doados.
Todos os produtos arrecadados serão encaminhados ao Banco de Alimentos de Sorocaba que posteriormente os distribuirão às entidades cadastradas.

Como ser um voluntário no Dia Nacional da Coleta de Alimentos?

O interessado em participar como voluntário deste gesto de gratuidade poderá fazer sua inscrição pelo email: jacolombo@uol.com.br ou pelo telefone 3221-7083.
Você também poderá colaborar com a campanha neste dia, enquanto faz suas compras nos supermercados acima mencionados.




Fonte: Arquidiocese de Socoraba

São Carlos Borromeu

4 de novembro
São Carlos Borromeu

A obra de são Borromeu, um dos santos mais importantes e mais queridos da Igreja, poderia ser resumida em duas palavras: dedicação e trabalho. Mas para fazer justiça, como ele sempre pregou, temos de acrescentar mais uma, sem dúvida a mais importante: humildade. Oriundo da nobreza, Carlos Borromeu utilizou a inteligência notável, a cultura e o acesso às altas elites de Roma para posicionar-se na frente, ao lado e até abaixo dos pobres, doentes e, principalmente, das crianças.
Nasceu no castelo da família em Arona, próximo de Milão, em 2 de outubro de 1538. O pai era o conde Gilberto Borromeu e a mãe era Margarida de Médicis, da mesma casa da nobreza de grande influência na sociedade e na Igreja. Carlos era o segundo filho do casal, e aos doze anos a família o entregou para servir a Deus, como era hábito na época. Com vocação religiosa acentuada, penitente, piedoso e caridoso como os pobres.
Levou a sério os estudos diplomando-se em direito canônico, aos vinte e um anos de idade. Um ano depois, fundou uma Academia para estudos religiosos, com total aprovação de Roma. Sobrinho de Pio IV, aos vinte e quatro anos já era sacerdote e bispo de Milão. Na sua breve trajetória, deixou-se guiar apenas pela fé, atuando tanto na burocracia interna da Igreja quanto na evangelização, sem fazer distinção para uma ou para a outra. Talvez tenha sido o primeiro secretário de Estado no sentido moderno da expressão. Formado pela Universidade de Pávia, liderou uma reforma radical na organização administrativa da Igreja, que naquele período era alicerçada no nepotismo, abusos de influências e sintomas graves de corrupção e decadência moral.
Para isso conquistou a colaboração de instituições, das escolas, dos jesuítas, dos capuchinhos e de muitos outros. Foi um dos maiores fundadores que a Igreja já teve. Criou seminários e vários institutos de utilidade pública para dar atendimento e abrigo aos pobres e doentes, o que lhe proporcionou o título de "pai dos pobres". Orientou muitas Ordens e algumas que surgiram depois de sua morte o escolheram para padroeiro, dando continuidade à grandiosa obra de amparo aos mais pobres que nos deixou. Contudo tudo foi muito difícil, porque encontrou muita resistência de Ordens conservadoras. Aliás, foi até vítima de um covarde atentado enquanto rezava na capela. Mas saiu ileso e humildemente perdoou seu agressor.
Chegou 1576 e com ele a peste. Milão foi duramente assolada e mais de cem padres pagaram com a própria vida as lágrimas que enxugaram de casa em casa. Um dos mais ativos era Carlos Borromeu. Visitava os contaminados, levando-lhes o sacramento e consolo sem limites nem precauções, num trabalho incansável que lhe consumiu as energias. Chegou a flagelar-se em procissões públicas, pedindo perdão a Deus em nome de seu povo.
Até que um dia foi apanhado, finalmente, pela febre, que minou seu organismo lentamente. Morreu anos depois, dizendo-se feliz por ter seguido os ensinamentos de Cristo e poder encontrar-se com ele de coração puro. Tinha apenas quarenta e seis anos de idade, quando isso aconteceu no dia 4 de novembro de 1584, na sua sede episcopal, na Itália. O papa Paulo V canonizou-o em 1610 e designou a festa em homenagem à memória de são Carlos Borromeu para o dia de sua morte.

Evangelho do Dia

Ano A - Dia: 04/11/2011

A parábola do administrador desonesto
Lc 16,1-8
Jesus disse aos seus discípulos:
- Havia um homem rico que tinha um administrador que cuidava dos seus bens. Foram dizer a esse homem que o administrador estava desperdiçando o dinheiro dele. Por isso ele o chamou e disse: "Eu andei ouvindo umas coisas a respeito de você. Agora preste contas da sua administração porque você não pode mais continuar como meu administrador."
- Aí o administrador pensou: "O patrão está me despedindo. E, agora, o que é que eu vou fazer? Não tenho forças para cavar a terra e tenho vergonha de pedir esmola. Ah! Já sei o que vou fazer... Assim, quando for mandado embora, terei amigos que me receberão nas suas casas."
- Então ele chamou todos os devedores do patrão e perguntou para o primeiro: "Quanto é que você está devendo para o meu patrão?"
- "Cem barris de azeite!" - respondeu ele.
O administrador disse:
- "Aqui está a sua conta. Sente-se e escreva cinqüenta."
- Para o outro ele perguntou: "E você, quanto está devendo?"
- "Mil medidas de trigo!" - respondeu ele.
- "Escreva oitocentas!" - mandou o administrador.
- E o patrão desse administrador desonesto o elogiou pela sua esperteza.
E Jesus continuou:
- As pessoas deste mundo são muito mais espertas nos seus negócios do que as pessoas que pertencem à luz.

Curiosidades de Nossa Igreja, Por que rezar o Terço?


Terço, ou o rosário, é uma oração de contemplação, louvor e súplica ao mesmo tempo. O papa Paulo VI ensinou que ele "tem índole comunitária, se nutre da Sagrada Escritura e gravita em torno do mistério de Cristo".

Quanto mais se invoca Maria repetindo as Ave-Marias, tanto mais se evoca o Cristo, o "bendito fruto do seu ventre".

Na medida em que o vamos rezando e contemplando, ele nos abre um "painel catequético e bíblico" da História da Salvação.

Tudo o que Jesus fez para nos dar o Reino do Pai. No caminho da oração vamos percorrendo o itinerário do discipulado junto com Maria, a discípula primeira e maior.

Os 'Pai-nossos', as 'Ave Marias' e os 'Glórias ao Pai' entrelaçam episódios importantes vividos por Jesus e Maria. Cenas de alegrias, dores, glória e vivência do Reino.

Elas nos oferecem uma visão global das etapas do Mistério Pascal desde a Encarnação até a Ressurreição, Ascensão e envio do Espírito Santo. Nas contas do terço vai desfilando também a missão que Jesus confiou a nós na Igreja.

Somos obrigados a rezar o Terço? Não. É uma devoção. Mas entre os que o rezam não haverá ninguém que ignore sua validade. Milhões e milhões de pessoas pelo mundo inteiro o rezam em todas as línguas e idades.

Feita com devoção e piedade esta prece tão excelente tem alcançado muitas graças divinas.

Por ela a Igreja superou grandes crises em sua História ao longo dos séculos: heresias, guerras, tragédias e perseguições.

Esta prece promove a vida cristã e a pastoral, iluminando a opção a ser feita em momentos de grave aflição. Depois do Pai-nosso é a oração mais conhecida e mais popular dentro da Igreja. Nenhum cristão deveria deixar de fazê-la. Rosário vem de rosa. Cada Ave Maria é uma rosa do buque a ser oferecido a Jesus e Maria.

Diego Ferraz

Para o seu dia!

Basta um minuto para fazer um herói.

Mas é necessário uma vida inteira para fazer um homem de bem.
Paul Brulat

  A alegria está na luta, na tentativa no sofrimento envolvido, não na vitória propriamente. - Gandhi

Padre Chico participa de missa de Finados

DSCF1361 DSCF1379 DSCF1380

Padre Francisco de Assis Moraes, conhecido como padre Chico, retornou de São Paulo, após ficar dois meses em intenso tratamento no INCOR (Instituto do Coração). Ele agradeceu a todas a orações dos padres e fiéis de Porto Feliz. Comentou que faz tratamento de um problema grave no coração, porém, está se recuperando e seguindo as ordens médicas.

Padre Chico e sacerdote emérito em Porto Feliz, ajudou muito na formação de comunidades e paróquias da cidade, assim como também, na formação de muitas pastorais e movimentos. Já foi vereador em Porto Feliz. Atualmente tem ajudado na formação política de integrantes do PSDC.

A Pascom Porto Feliz, roga a Nossa Senhora que cubra com Teu Manto e Poder Intercessor, sobre a vida deste grande Sacerdote, que tanto contribui com a Igreja em Porto Feliz. Deus abençoe!