terça-feira, 27 de novembro de 2012

Evangelizar pela arte

Diante do que é belo nos resta a contemplação

 

Por vezes, nem mesmo a carência de necessidades básicas, como a falta de alimento, é capaz de extrair da pessoa a total capacidade de se atentar, ainda que por meros segundos, ao atrativo da beleza plástica, pois existe algo no núcleo dessa beleza que responde a um anseio do coração humano.
Afirma o Catecismo da Igreja Católica (27): “Somente em Deus o homem há de encontrar a verdade e a felicidade que não cessa de procurar”. Nisso existe a evidência de que a grande busca do ser humano não está na possibilidade de dominar as coisas existentes neste mundo, nem mesmo na saciedade de nossas necessidades primeiras, mas em algo que venha revelar a verdadeira grandeza e essência de nós próprios, também revelando assim nossa sede do transcendente.
Felizmente, no íntimo e no significado de uma obra artística podemos vislumbrar, de alguma forma, O Ser Altíssimo, o Criador que tanto ansiamos, “pois é a partir da grandeza e da beleza das criaturas que, por analogia, se conhece o seu autor” (Sb 13,5).
O ápice da beleza está no amor de Deus por nós. Ainda que, nem tudo tenha cunho religioso e possamos apreciar coisas bonitas em todas as áreas, todo belo acaba por indicar O Seu Autor. Por isso devemos, mais do que nunca, nesse tempo de tanta modernidade e tantos meios que podem ser empregados, evangelizar por meio de algo que tanto fala ao coração das pessoas.

A arte é capaz de emocionar e, em seguida, atravessar as nuvens dos sentimentos e aterrizar na terra firme da razão. Pela arte pode-se introduzir nos corações, os valores, a bondade, a misericórdia e nos ensinar como amar sempre mais, pois ela é o veículo que transporta um significado a mais que o simples entretenimento. Quem aprecia a arte aprende com prazer, adquire instrução no momento de descanso

Davi era um homem de guerra (cf. I Rs 5,3), empenhado em lutas e conquistas sangrentas. Poucas vezes, pensamos nesse personagem como um guerreiro, como um general de exército, conhecedor de técnicas de batalha. Imaginamos um menino que, quase numa travessura, deu uma pedrada na cabeça de seu inimigo.

Talvez, numa primeira lembrança, tenhamos até uma imagem amenizada do homem Davi, esquecendo-nos da sua capacidade de dominar e submeter adversários, devido às obras que ele deixou. Ele tocava arpa e era compositor. Grande parte dos Salmos, foi Davi quem nos deixou, ainda orações e cânticos inspirados.
Há um ditado celta que diz: “Nunca dê uma espada a um homem que não sabe dançar”. Ou seja, o homem deve ter motivações nobres dentro de si, antes de, se lhe for preciso, empunhar um objeto assim para lutar pela sua defesa e dos seus.
E a arte ajuda a alimentar tal sentido.
Quantas vezes, nas coisas de Deus, Ele próprio pediu trabalhos artísticos? “Vede, o Senhor nomeou especialmente Beseleel. Encheu-o do Espírito de Deus, de sabedoria, habilidade e conhecimento para qualquer trabalho como fazer projetos, trabalhar com ouro, prata e bronze, lapidar pedras e engastá-las, entalhar madeira e executar qualquer tipo de obra de arte” (Ex 35,30-33).
O significado do esplendor da obra é que “estes estão a serviço daquilo que é a representação e sombra das realidades celestes, como foi dito a Moisés, quando estava para executar a construção da Tenda: ‘Vê, faze tudo segundo o modelo que te foi mostrado’ (Ex 25, 40)” (Hb 8, 5). Diante de toda mudança, nestes últimos tempos em que o ser humano tem necessidade da verdade, a evangelização pela arte se faz mais que necessária, ela é urgente!
Devemos desenvolver nossa criatividade, cada um com seu talento, sua habilidade, pois há muita coisa que já foi feita para roubar a verdadeira ‘imagem e semelhança’ do homem e da mulher através do que pode encantá-los. “Os filhos deste mundo são mais espertos em seus negócios do que os filhos da luz” (Lc 16, 8).
Como são belos os pés do mensageiro! O Evangelho é belo por sua essência.

Foto

Sandro Ap. Arquejada
blog.cancaonova.com/sandro

Membro da Comunidade Canção Nova, formado em Administração, colunista do Portal Canção Nova, autor do livro: "Maria humana como nós".

Nossa Senhora das Graças

 

Em uma tarde de sábado, no dia 27 de novembro de 1830, na capela das Irmãs Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo, Santa Catarina Labouré teve uma visão de Nossa Senhora. A Virgem Santíssima estava de pé sobre um globo, segurando com as duas mãos um outro globo menor, sobre o qual aparecia uma cruzinha de ouro. Dos dedos das suas mãos, que de repente encheram-se de anéis com pedras preciosas, partiam raios luminosos em todas as direções e, num gesto de súplica, Nossa Senhora oferecia o globo ao Senhor.
Santa Catarina Labouré relatou assim sua visão: "A Virgem Santíssima baixou para mim os olhos e me disse no íntimo de meu coração: 'Este globo que vês representa o mundo inteiro (...) e cada pessoa em particular. Eis o símbolo das graças que derramo sobre as pessoas que as pedem.' Desapareceu, então, o globo que tinha nas mãos e, como se estas não pudessem já com o peso das graças, inclinaram-se para a terra em atitude amorosa.
Formou-se em volta da Santíssima Virgem um quadro oval, no qual em letras de ouro se liam estas palavras que cercavam a mesma Senhora: Ó Maria, concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós. Ouvi, então, uma voz que me dizia: 'Faça cunhar uma medalha por este modelo; todas as pessoas que a trouxerem receberão grandes graças, sobretudo se a trouxerem no pescoço; as graças serão abundantes, especialmente para aqueles que a usarem com confiança.'"
Então o quadro se virou, e no verso apareceu a letra M, monograma de Maria, com uma cruz em cima, tendo um terço na base; por baixo da letra M estavam os corações de Jesus e sua Mãe Santíssima. O primeiro cercado por uma coroa de espinhos, e o segundo atravessado por uma espada. Contornando o quadro havia uma coroa de doze estrelas.
A mesma visão se repetiu várias vezes, sobre o sacrário do altar-mor; ali aparecia Nossa Senhora, sempre com as mãos cheias de graças, estendidas para a terra, e a invocação já referida a envolvê-la.
O Arcebispo de Paris, Dom Quelen, autorizou a cunhagem da medalha e instaurou um inquérito oficial sobre a origem e os efeitos da medalha, a que a piedade do povo deu o nome de Medalha Milagrosa, ou Medalha de Nossa Senhora das Graças. A conclusão do inquérito foi a seguinte: "A rápida propagação, o grande número de medalhas cunhadas e distribuídas, os admiráveis benefícios e graças singulares obtidos, parecem sinais do céu que confirmam a realidade das aparições, a verdade das narrativas da vidente e a difusão da Medalha".
Nossa Senhora da Medalha Milagrosa é a mesma Nossa Senhora das Graças, por ter Santa Catarina Labouré ouvido, no princípio da visão, as palavras: "Estes raios são o símbolo das Graças que Maria Santíssima alcança para os homens."

ORAÇÃO A NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS
Ó Imaculada Virgem Mãe de Deus e nossa Mãe, ao contemplar-vos de braços abertos derramando graças sobre os que vo-las pedem, cheios de confiança na vossa poderosa intercessão, inúmeras vezes manifestada pela Medalha Milagrosa, embora reconhecendo a nossa indignidade por causa de nossas inúmeras culpas, acercamo-nos de vossos pés para vos expôr, durante esta oração, as nossas mais prementes necessidades (momento de silêncio e de pedir a graça desejada).
Concedei, pois, ó Virgem da Medalha Milagrosa, este favor que confiantes vos solicitamos, para maior Glória de Deus, engrandecimento do vosso nome, e o bem de nossas almas. E para melhor servirmos ao vosso Divino Filho, inspirai-nos profundo ódio ao pecado e dai-nos coragem de nos afirmar sempre como verdadeiros cristãos. Amém.


Rezar 3 Ave-Marias. Depois: "Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a Vós."

Novas imagens mostram ataques a ônibus em Sorocaba, SP

 

Moradores registraram momento em que veículos pegavam fogo nesta 2ª.
Polícia Civil também divulgou vídeo do primeiro ataque.

Do G1 Sorocaba e Jundiaí

Um morador da zona norte de Sorocaba (SP) registrou o momento em que seis ônibus pegavam fogo na garagem da TCS (Transportes Coletivos Sorocaba), na noite desta segunda-feira (26), na zona norte de Sorocaba (SP).

O vídeo, gravado por um cinegrafista amador da janela de um prédio ao lado da garagem, mostra o momento em que os veículos já estavam completamente tomados pelas chamas.

A Polícia Civil também divulgou imagens das câmeras de segurança do primeiro ônibus atacado na cidade, na última sexta-feira (23).

No vídeo, é possível ver a ação dos criminosos desde o momento em que eles invadem o veículo e jogam combustível nos bancos.

saiba mais

Os ataques
Mais seis ônibus foram incendiados por criminosos  em Sorocaba. De acordo com a polícia, o incêndio começou por volta das 23h30 desta segunda. Uma equipe da Guarda Civil passava pela região quando viu a fumaça. Quatro equipes do Corpo de Bombeiros estiveram no local.

Dos seis veículos, quatro foram totalmente queimados. Outros dois tiveram estragos parciais. Os ônibus estavam desativados, pois faziam parte da empresa Breda, que entrou com pedido de falência na Justiça.

Este foi o terceiro ataque a ônibus na cidade. O primeiro caso foi registrado na sexta-feira (23). Dez criminosos atacaram um ônibus que atendia a linha do bairro Vitória Régia. De acordo com a Guarda Municipal, cerca de cinco homens atacaram o veículo que estava parado no ponto final, na rua Vitor Cardoso. Os criminosos jogaram combustível no ônibus e atearam fogo. O fogo se restringiu a oito poltronas, localizadas no meio e no fundo do veículo.

Na noite do domingo (25), outro ônibus foi incendiado na avenida Itavuvu, uma das mais movimentadas da cidade, por três homens que renderam o motorista. O veículo ficou totalmente destruído pelas chamas.

Museu das Monções recebe obra emergencial

O importante prédio histórico e cultural está interditado há dois anos por problemas estruturais

O prazo para o encerramento da obra emergencial é de até 80 dias - Por: ALDO V. SILVA

Mais fotos...

César Santana
cesar.santana@jcruzeiro.com.br
(programa de estágio)

Depois de dois anos interditado devido a problemas estruturais, o Museu Histórico e Pedagógico das Monções de Porto Feliz finalmente começa a ser reformado. Na última semana, o espaço que se encontra em condições precárias começou a ser escorado, medida esta que deve evitar que o prédio venha abaixo no período chuvoso do ano por conta de infiltrações. As obras só tiveram início com a intervenção do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat), que intermediou o contato entre a prefeitura da cidade e a Secretaria Estadual da Cultura, já que o imóvel pertence ao governo do Estado. Além de um fortalecimento das paredes frontais, que também dará sustento ao piso superior, serão realizadas manutenção no telhado e reforma da calha.

Com a remoção do acervo, todo o conteúdo do museu foi levado para um outro local, onde ficará até o término da restauração, mas porém, que não foi especificado pela administração pública de Porto Feliz. O prédio do museu, que tem mais de 150 anos e fica no centro da cidade, além de problemas na estrutura, está com as janelas deterioradas e aspecto de abandono. O Museu das Monções fica na praça Coronel Esmédio, no centro de Porto Feliz e abrigava um acervo com documentos, mapas e livros sobre as monções e a história da cidade.

Patrimônio

O prédio do Museu das Monções foi construído por volta de 1850 em taipa de pilão com a utilização de madeira, barro e pau-a-pique. O imóvel representa casas de famílias ricas do século XIX e tornou-se "Casa Real" ao abrigar o Imperador Dom Pedro II. O local hospedou ainda o Barão de Caxias.

O casarão foi adquirido pelo Estado somente em 1908, e passou a ser utilizado como grupo escolar até a década de 1960. Já em 1965 o prédio passou a servir como sede para o Museu Histórico e Pedagógico das Monções, sendo tombado pelo Condephaat em 1982.

Nota oficial

Em nota enviada pela assessoria de imprensa, a Secretaria de Estado da Cultura infoma que iniciou obra de caráter emergencial no Sobrado Coronel Esmédio, onde funciona o Museu Histórico e Pedagógico das Monções, após verificar infiltração de água no edifício feito de taipa, em razão das fortes chuvas. A obra, no valor de R$ 167 mil, prevê o escoramento da fachada principal, reentelhamento da cobertura, limpeza e desobstrução dos condutores de águas pluviais, limpeza da calha e verificação das condições de escoamento. O prazo para o término da obra emergencial é de até 80 dias após o início, que aconteceu no último dia 19, mas pode ser estendido em função das condições climáticas. Além disso, o Museu das Monções foi um dos três bens tombados escolhidos para integrar um edital inédito do ProAC (Programa de Ação Cultural) visando à realização de projetos de restauro. O melhor projeto apresentado para o sobrado receberá prêmio de R$ 450 mil. Os projetos inscritos já foram avaliados por uma comissão julgadora e o processo agora está em fase de análise de recursos. O resultado final será homologado pelo Secretário de Estado da Cultura ainda este ano e publicado no Diário Oficial.

Equipes se reúnem para transição de governo em Porto Feliz

 

 

 


Prefeito Cláudio Maffei faz questäo de harmonia no processo de transiçäo a seu sucessor, Levi Rodrigues (Foto: AI/PMPF)

 

A transição de governo dentro da Prefeitura de Porto Feliz foi retomada com a primeira reunião entre a equipe do atual prefeito Cláudio Maffei (PT) e a equipe do futuro prefeito Levi Rodrigues (PSD), que assume a 1º de janeiro de 2013. Para dar início efetivamente ao processo de transição, foi disponibilizada, inclusive, uma sala de reuniões na sede da Secretaria de Desenvolvimento Social e Sustentável para uso da equipe do futuro prefeito, equipada com computador. Durante o encontro da última quarta-feira, o secretário municipal de Desenvolvimento e também coordenador da transição, João Carlos Esquerdo Júnior, fez a entrega das chaves das salas ao prefeito eleito e liberou o acesso aos membros do próximo governo, sem restrição de horário e sem a necessidade de prévio agendamento.

O prefeito Maffei fez a abertura da reunião. "Este processo de transição é muito importante para que os serviços, obras e projetos tenham continuidade e a população continue sendo atendida", disse o prefeito, que é autor da lei de transição em Porto Feliz (lei 4.701/2009). Maffei também destacou que não medirá esforços para fazer a cidade continuar progredindo durante suas últimas semanas de mandato. "Até 31 de dezembro, nosso governo é responsável pela cidade e pela Administração. Então peço, com muita humildade, que a transição seja respeitada, juntamente com nosso governo e nossos profissionais. Não vou abdicar um dia sequer de trabalho em benefício de Porto Feliz", assegurou.

De sua parte, Levi Rodrigues agradeceu ao prefeito Maffei pelo tratamento dedicado a sua equipe: "Sempre tivemos um respeito mútuo e uma ótima relação, desde que fomos vereadores na Câmara Municipal", afirmou Levi. "Agora, faremos tudo o que for possível para que a cidade continue crescendo e se desenvolvendo", acrescentou.

Na reunião inicial, a equipe da futura Administração teve a oportunidade de sanar algumas dúvidas referentes à situação do atual governo e de seus projetos. O prefeito Maffei lembrou que um relatório de gestão também será fornecido ao futuro prefeito, além de outros documentos que foram solicitados pela própria equipe e outras informações suplementares. Foram agendados ainda os próximos encontros para que sejam discutidas áreas específicas da administração.

O coordenador do processo de transição, João Esquerdo, destacou o andamento dos trabalhos, acentuando que "a transição entre governos é um fato inédito na nossa cidade e surgiu através da iniciativa do Governo Maffei. Estamos construindo este trabalho juntos, passo a passo, sempre tendo o povo de Porto Feliz como nossa principal preocupação".

TRANSIÇÃO - O objetivo da Lei de Transição em Porto Feliz, segundo o prefeito Cláudio Maffei, é propiciar condições para que o prefeito eleito possa receber de seu antecessor todos os dados e informações necessários para implementação do programa do novo governo, bem como informar-se do funcionamento dos órgãos e entidades que compõem a Administração.

A equipe de transição do atual governo é composta por membros do primeiro e segundo escalão da Prefeitura: Regiane Aguiar Silva Bergamo (chefe de Gabinete do Prefeito), Aguinaldo Leite (Secretaria de Governo), Cláudia Meirelles (Secretaria de Saúde), Sandro Marcelo Belo (Secretaria de Obras Públicas, Planejamento Urbano e Habitação), Júlio Cesar Bronze (secretário de Educação, Cultura e Esportes), João Carlos Esquerdo Júnior (secretário de Desenvolvimento Social e Sustentável), Rodnei Bergamo (superintendente do Saae), Sibeli Abreu Alves do Espírito Santo (diretora do Portoprev), José Maria da Costa (procurador do Município) e Maria José da Cunha Piva (diretora de Finanças e Receitas).

O prefeito eleito Levi Rodrigues esteve acompanhado do vice Miguel Arcanjo de Almeida e do seu coordenador de transição, Cleber Bazzo Cuchera, além de outros integrantes de sua equipe.