quarta-feira, 28 de julho de 2010

Benção à São Cristovão



Com mais de 400 pessoas, a Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, se sentiu em festa com a primeira missa em Louvor a São Cristovão.


Após a benção das chaves houve a grande carreata com dezenas de carros, sendo a primeira vez, encantou e emocionou a todos.


 A carreata passou por todas as comunidades da Paróquia, e ao final o Padre Claudinei Pantojo abençoou todos os carros.



Padroeiro dos motoristas 
 
"Cristóvão" significa "aquele que carrega Cristo". São Cristóvão, protetor dos viajantes e dos motoristas. Martirizado no século três, possivelmente viveu na Síria. São Cristóvão é, também o padroeiro dos taxistas!

De acordo com algumas das lendas, Cristóvão era um gigante materialista com manias de grandeza. Supondo que o rei a quem servia seria o maior do mundo, Cristóvão servia, sem saber, ao satanás, dentro da presteza; porém, o gigante vivia triste, mal-humorado e imundo!

Através de um ermitão, o gigante descobriu o verdadeiro Rei. Informado, passou a fazer caridade para servir ao novo Senhor; Cristóvão trocou suas manias, e passou a servir seus semelhantes, pegando a nova causa com fé e garra, transformando-a em sua lei.

No rio, passou a baldear as pessoas, vadeando-as com louvor. O gigante, agora limpo, passou a ter a alegria em seus semblantes! Numa noite, um menino chegou ao bom gigante e lhe pediu: "É possível tu me transportar para a outra margem do rio?” 

Cristóvão pegou o menino nos ombros e seguiu o seu roteiro. Só que, a cada passo dado, o menino lhe pesava cada vez mais; parecia ao gigante estar carregando o peso do mundo inteiro! Ao observar o espanto de São Cristóvão, o menino lhe falou: "Em teus ombros, levaste mais que o mundo inteiro. Tu carregaste o Senhor do Mundo. Eu sou Jesus, aquele a quem tu serves...



Congresso da Educação 2010 – segundo dia

 DSCF0001 DSCF0002 DSCF0003 

Café da Manhã

 

 

DSCF0007

 

DSCF0026

 

DSCF0031

debates

Momento que acontece após a cada duas palestras. Neste ocasião foi levantado a questão da necessidade ou não das crianças que frequentam creches terem Férias. As duas professoras responderam a questão. A Professora Eleuza destacou que cada Secretaria de Educação tem as suas diretrizes, mas falou que nada substitui a convivência com os Pais, e citou o exemplo de Itatiba, onde no final de ano tem-se obrigatoriamente um período de férias de 30 dias, e em julho, como diminui a frequência, dividi-se os funcionários, para receberem 15 dias de descanso. Já a Professora Cecília foi enfática também afirmando que falta a referência, “o que estamos fazendo com estas crianças? No final de semana, vemos o que acontecem nas lojas e shopping, os pais que não controlam  seus filhos, correm atrás deles, falta referência, convivio, e sabemos que tem mães que pegam férias na maioria  levam as crianças na creche assim mesmo”.

Diretor Carlão ficou surpreso com as colocações das educadoras palestrantes e prometeu colocar em questão este tema. Vale salientar que é um plano de governo em Porto Feliz, que determinou que a creches, as CEIM, deverã funcionar de janeiro a janeiro e receber todas as crianças por até 11 horas por dia.

Outra questão que foi colocada, é a respeito da forma com que se tirou as crianças de 6 anos e as colocaram no Ensino Funamental, pois foi falado da importância do brincar, do brincar para se ensinar, porém as escolas não são todas adaptadas.

 

           DSCF0057 DSCF0058

    DSCF0061 DSCF0062

 DSCF0063

 DSCF0064

DSCF0065

 DSCF0066

DSCF0067

 DSCF0068

 DSCF0069

 DSCF0073

 DSCF0074

 

 

DSCF0082

 DSCF0083

Palhaço Casquinha tem se apresentado sempre após o almoço, momento muito querido por todos, sempre espontaneo e envolvente em suas brincadeiras.

 

 DSCF0095

DSCF0100

Professor Jailson tinha como Missão falar da cultura e história Africana, foi uma palestra extremamente eniquecedora, marcante para todas, com os vídeos, musicas, dados apresentados. Todos se surpreenderam na forma como mnistrou o seu tema, Claudio Maffei prefeito, solicitou sua cooperação na Semana da Consciência Negra em Porto Feliz, assim como também na colaboração da revisão do Atlas de Porto Feliz, que está sendo revisto. Ao final de sua palestra foi aplaudido de pé eos presentes.

 

 DSCF0107

 DSCF0110

 

 

DSCF0111

DSCF0117

Debates

PIT Porto Feliz