sábado, 24 de setembro de 2011

Cristo é a luz que ilumina as trevas da vida, diz Papa aos jovens


"Ao nosso redor pode haver a escuridão e as trevas, todavia vemos uma luz, uma chama pequena, que é mais forte do que a escuridão. Cristo, que ressuscitou dos mortos, brilha neste mundo". Foi o que disse o Papa Bento XVI na Vigília de Oração com os jovens, neste sábado, 24, na Feira de Friburgo, durante sua visita apostólica à Alemanha.
O Santo Padre destacou que, aqueles que acreditam em Cristo, não são poupados do sofrimento, mas mesmo "na noite mais escura", enxergam uma luz e "veem já o fulgor de um novo dia".
Ao longo da história, explicou o Papa, algumas pessoas se consideraram "portadores de luz", mas sem terem sido iluminados por Cristo, "que é a única verdadeira luz", eles não criaram nenhum "paraíso terrestre", pelo contrário, instauraram ditaduras e sistemas totalitários onde a humanidade foi sufocada.
Neste ponto, não devemos calar o fato de que o mal existe, afirmou o Papa. "Vemos o mal em tantos lugares, mas o vemos também na nossa própria vida... no nosso próprio coração, existe a inclinação para o mal, o egoísmo, a inveja, a agressividade".
Então como pode Cristo dizer que os cristãos são a luz do mundo?, indagou o Pontífice. "Cada batizado – ainda antes de poder realizar boas obras ou particulares ações – é santificado por Deus. No batismo, o Senhor acende, por assim dizer, uma luz na nossa vida, uma luz que o Catecismo chama a graça santificante. Quem conservar essa luz, quem viver na graça, é efetivamente santo", explicou.
O Papa afirmou que para Cristo não importa quantas vezes vacilamos ou caimos na vida, mas quantas vezes nos erguemos. "Não exige ações extraordinárias, mas quer que a sua luz brilhe em vós. Não vos chama porque sois bons e perfeitos, mas porque Ele é bom e quer tornar-vos seus amigos. Sim, vós sois a luz do mundo, porque Jesus é a vossa luz. Sois cristãos, não porque realizais coisas singulares e extraordinárias, mas porque Ele, Cristo, é a vossa vida", destacou.
O Santo Padre motivou os jovens a não ter medo de fazer renúncias por amor a Cristo: "Não tenhais medo de perder alguma coisa, ficando, no fim, por assim dizer de mãos vazias. Tende a coragem de empenhar os vossos talentos e os vossos dotes pelo Reino de Deus e de vos dar a vós mesmos – como a cera da vela –, para que o Senhor ilumine, por vosso meio, a escuridão".
"Sabei ousar ser santos ardorosos, em cujos olhos e coração brilha o amor de Cristo e que, deste modo, trazem luz ao mundo... Vós sois a luz do mundo", concluiu Bento XVI.
O Pontífice continua seus compromissos neste domingo, com a Missa no Aeroporto Turístico de Friburgo, em seguida, fará a recitação do Angelus.



Fonte: Canção Nova

Fernandópolis tenta confirmar vaga contra o Desportivo Brasil que evita desespero


Em confronto decisivo por uma vaga para a próxima fase do Campeonato Paulista da Segunda Divisão, Desportivo Brasil e Fernandópolis jogam neste domingo (25), às 10h, no estádio Dr. Julien Fouque, pela última rodada da terceira fase do Grupo 14. Ambas postulantes a classificação, as agremiações tem caminhos diferentes. Enquanto a equipe visitante ocupa a vice-liderança, com sete pontos e precisa apenas de uma vitória para disputar a próxima etapa, o clube do técnico André Prodes possui apenas quatro pontos, na última colocação e necessita de uma série de combinações de resultados.
Rotulado como um dos favoritos ao acesso, o Desportivo Brasil sofre com a irregularidade nesta terceira fase. Ciente da dificuldade em conquistar a classificação, o técnico do clube, André Prodes, exaltou que a equipe deve pensar apenas em vencer seu jogo para, mais tarde, comemorar ou não a vaga. “Sabemos que é muito difícil. Como ainda temos chances matemáticas vamos em busca dessa vitória. Apesar de precisarmos de um placar elástico, não devemos ir para cima do Fernandópolis desesperadamente. Vamos usar a cabeça”, afirmou.
André Prodes terá apenas um desfalque para a partida decisiva. O zagueiro Hélio foi expulso na derrota para o Guaçuano, por 2 a 1, na última rodada e cumpre suspensão automática. Quem deve substituí-lo é o defensor Euzébio, que vem entrando nos últimos confrontos do clube de Porto Feliz.
Dependendo apenas das próprias forças, o Fernandópolis imagina como o adversário se portará em campo e já se projeta para o confronto. “Pela necessidade do resultado, é provável que o Desportivo nos ataque desde o primeiro minuto. Então, precisamos aproveitar os contra ataques para garantir a vitória”, analisou China.
O problema que assola o treinador é a quantidade de desfalques. “Perdi o meu artilheiro, João Paulo, que saiu do clube, o Thales ainda está mal fisicamente, e tenho outros atletas machucados. Preciso pensar muito para montar o time”, conluiu.

Ficha técnica

Desportivo Brasil: Juninho; Adriel, Euzébio, Richardson e Diego; Bruno Vilela, Bruno Gomes, Lennon e Gabriel Brito; Diego Choque e Thiago Oliveira.
Técnico: André Prodes.

Fernandópolis: Alex; Marcelo, Kauê, alisson e Michel; Jackson, Augusto, Ailton e Thiago Pansani; Tiziu e Itamar.
Técnico: China.

Árbitro: Flávio Rodrigues Guerra;
Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis e Luiz Quirino da Costa;
Quarto árbitro: Gilmar Pedroso Rocha;
Local: Estádio Dr. Julien Fouque, em Porto Feliz;
Data: 25 de setembro (domingo), às 10h.




Fonte: Federação Paulista

Papa deixa Erfurt e vai para Friburgo

 

Depois de celebrar uma missa esta manhã na Praça da Catedral de Erfurt, o Papa deixou a cidade rumo ao sul da Alemanha, terceira e última etapa desta 21° Viagem Apostólica de seu pontificado.

Com uma hora de voo e outra de carro, Bento XVI chega à Freiburg im Breisgau, Friburgo, cidade do estado federal de Baden-Württemberg conhecida como “a porta da Floresta Negra”. Orgulho de seus duzentos mil habitantes, Friburgo é uma pequena cidade com séculos de história e tradição que tem desenvolvido, a partir dos anos 60, uma política “verde”. Automóveis não circulam na área urbana central; outros meios de transporte, como bondes e bicicletas, têm prioridade. As ruas interiores são ligadas arquitetonicamente mediante um sistema de canais de água (usados antigamente como reserva em caso de incêndio), que circulam pelas ruas, valorizando o espaço público. Cidade mais quente e ensolarada da Alemanha, é considerada como centro de excelência em termos de qualidade de vida.

Em 1520, Friburgo se opôs à Reforma Protestante e se tornou um “bastião” católico na região do Alto Reno, tendo hospedado o Bispo de Berna e Erasmo de Rotterdam. Friburgo abriga desde 1547 a renomada universidade “Albert-Ludwig”, que em sua longa história foi administrada pelos padres jesuítas e que ainda hoje é muito procurada em razão da qualidade do seu ensino e pesquisa.

Esta etapa, que se encerra amanhã, será dedicada principalmente ao encontro com a Igreja Católica alemã.

Ao chegar ao aeroporto de Lahr (o mais próximo da cidade), Bento XVI foi recebido pelo ministro-presidente, eleito pelo Partido Verde, que está se ‘alastrando’ em toda a região, tendo vencido inclusive as últimas eleições políticas no ‘land’. Winfried Kretschmann é um católico expoente do Comitê católico da região. Estavam presentes autoridades políticas, eclesiais e convidados de honra.

O primeiro compromisso do Pontífice hoje na cidade é a visita à Catedral – Munster – dedicada a Nossa Senhora, uma das poucas igrejas góticas alemães concluídas ainda na época medieval. Construída em 350 anos, tem uma torre de 116 metros. Ainda hoje a fachada está sendo restaurada dos danos sofridos nos bombardeamentos de 1944.

É sede paroquial e desde 1821 sede do Arcebispado. O atual Arcebispo, Dom Robert Zollitsch, é Presidente da Conferência Episcopal Alemã.

Os compromissos de hoje começam na Catedral: adoração, oração do Angelus, assinatura do Livro de Ouro da região e da cidade, e a partir um pequeno palco montado diante do edifício, o Pontífice fará uma saudação à cidadania, cerca de 3 mil pessoas.

Em seguida, Bento XVI vai ao Seminário, onde cumpre uma agenda de encontros. O primeiro será com o ex-chanceler Helmut Kohl, com quem o Papa sempre manteve relações de amizade e expressou o desejo de receber, nesta viagem. Kohl, 81 anos, está em condições de saúde precárias. Embora apresente dificuldades de locomoção e linguagem, tem capacidade mental perfeita, sendo muito ajudado por sua esposa, que se transformou em um instrumento de comunicação com o mundo externo.

Com os seminaristas, o Pontífice terá um encontro também bastante familiar, mas fechado, na capela. Haverá discurso, mas não escrito, pois tratando-se de um encontro informal, Bento XVI deve improvisar.

Ainda no Seminário, o Papa receberá uma delegação das Igrejas ortodoxas, cerca de 15 pessoas das Igrejas de rito oriental e bizantino. No final da tarde, no aguardado encontro com o Conselho do Comitê Central dos Católicos Alemães, Bento XVI deve pronunciar um discurso sobre a atuação dos leigos na sociedade e na Igreja alemãs.

O último evento do dia será a importante Vigília de oração com os jovens, na “Feira de Friburgo” com testemunhos, uma leitura do Evangelho de Mateus e um discurso do Pontífice.

Muitos se perguntam, e também nós que estamos aqui como correspondentes acompanhando a viagem, se a programação desta visita não deveria ter sido mais “leve”, levando em consideração que Bento XVI tem 84 anos.

Em resposta, o organizador das viagens pontifícias, Alberto Gasbarri, afirma que cada evento programado foi expressamente desejado pelo Pontífice. Ontem, o Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Padre Federico Lombardi, garantiu que “o Papa está menos cansado do que se poderia imaginar em vista de uma viagem tão intensa”.

Pe. Lombardi explicou que é provavelmente porque Bento XVI sente que as coisas estão indo bem, no sentido que seus discursos e sua missão em terras alemãs estão sendo entendidos. Ele sabe que suas fadigas estão sendo compreendidas. “Parece-me – completou – que tudo esteja correndo bem também do ponto de vista de sua capacidade de enfrentar momentos tão difíceis”. (Cristiane Murray)

Fonte: Radio Vaticano

Fonte: Rádio Vaticano