terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Imagem faz peregrinação pela arquidiocese do Rio de Janeiro

 

so_sebastiaorj

Desde o dia 7 de janeiro, uma imagem de São Sebastião está sendo conduzida em peregrinação pela cidade do Rio de Janeiro. A ação faz parte das comemorações do padroeiro da capital carioca, que será no próximo dia 20, com a reflexão do tema “São Sebastião, jovem discípulo de Cristo”.

Durante a peregrinação o arcebispo do Rio, dom Orani João Tempesta, incentiva uma memória da história da arquidiocese e do padroeiro. A imagem está sendo levada a comunidades, paróquias, mosteiros, veículos de comunicação, hospitais e órgãos públicos. “Peregrinar com a imagem de São Sebastião é mostrar um jovem que lutou pela sua fé, e que chama os jovens da nossa arquidiocese a serem firmes também na fé, a lutarem pelos seus ideais, a trabalharem por um mundo melhor e também a se dedicarem à preparação da Jornada Mundial da Juventude”, declarou o assessor do Setor Juventude da arquidiocese, padre Renato Martins, em entrevista ao site da arquidiocese do Rio de Janeiro.

No da de hoje, 17, a imagem foi levada ao Hospital Federal de Bonsucesso e ao Instituto de Pediatria do Fundão, além de comunidades e entidades nos bairros do Galeão e na Ilha do Governador. Amanhã, a imagem estará na redação do jornal O Dia, e passará pela Vila Cruzeiro, no Complexo do Alemão. Na quinta, dia 19, será a vez das comunidades dos bairros do Caju e da Tijuca, onde será celebrado o encerramento da trezena na Paróquia São Sebastião. E nesta sexta-feira, dia do padroeiro, uma procissão conduzirá a imagem da paróquia no bairro da Tijuca até a Catedral, onde haverá o auto de São Sebastião, seguida de missa presidida por dom Orani.

Arte

A imagem que está sendo levada nesta peregrinação é uma réplica da primeira imagem de São Sebastião, trazida por Estácio de Sá para o Brasil, em 1567. Foi confeccionada em 2009, a pedido de dom Orani, pelo escultor Weissmar Robertson, com o auxílio do restaurador Sérgio Alencar.

Usina Belo Monte, População sente modificação do Rio Xingu após construção dos primeiros barramentos

barramentodoxingu

As primeiras intervenções de maior porte no Rio Xingu, relacionadas à construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, no Pará, já estão em andamento. No trecho que margeia o Sítio Pimental, onde ocorrerá o barramento do rio, os construtores da usina estão fazendo a primeira ensecadeira – pequena barragem provisória para desviar parte do curso da água e permitir que se trabalhe em seco na construção do “paredão” da barragem definitiva, como constatou a equipe do Movimento Xingu Vivo para Sempre (MXVPS), no último domingo, 15.

Segundo um técnico ambiental que estava no local, esta é a primeira de três ensecadeiras para a construção da grande barragem de Belo Monte. Outra menor está prevista próxima à casa de força do Sítio Belo Monte, na altura do km 50 da Rodovia Transamazônica.

“A obra começou logo depois do ano novo”, contou um barqueiro que trafega pela área. Contudo, segundo ele, a primeira tentativa de erguer a barreira provisória, feita apenas com terra, foi levada pela correnteza. “Agora, eles também estão usando cascalho, pra ver se segura”, comentou. Também a ilha em frente à obra, onde passará o barramento, já está sendo desmatada. A autorização para supressão de vegetação foi dada pelo Ibama e prevê a derrubada de cinco mil hectares de floresta.

Moradores das comunidades e aldeias mais próximas afirmam que ninguém foi avisado do inicio da construção da ensecadeira. Ao verem as imagens mostradas pelo Xingu Vivo, muitos mostraram-se atônitos. “A gente não sabia disso. Começamos a ver que a água está vindo toda suja, toda barrenta, mas a gente não sabia o motivo. Não fizeram nada na aldeia [cumprimento de condicionantes], e estão assassinando nosso rio”, disse o cacique da aldeia Paquiçamba, Josinei Arara. Já entre os ribeirinhos e pequenos agricultores, muitos ainda não saíram de suas ilhas, casas ou comunidades, e afirmam ouvir muitas explosões.

madeiradoxingu

De acordo com o geógrafo, Brent Millikan, coordenador da ONG International Rivers no Brasil, os impactos das ensecadeiras já ameaçam o rio.“Com as ensecadeiras vem o desmatamento na Ilha do Pimental e ilhas vizinhas, assim como explosões de pedra e terraplenagem, despejando sedimentos que os moradores da Volta Grande já estão percebendo.  Um dos impactos principais é sobre os peixes que transitam pelo rio. Na usina de Santo Antônio, no rio Madeira, em Rondônia, por exemplo, muitos peixes ficaram presos entre as ensecadeiras e morreram”.

Segundo os moradores locais, uma grande preocupação agora é com a navegação do rio. “Não sabemos como vamos atravessar essas barragens, se eles fecharem o rio”, explica um dos barqueiros. De acordo com os indígenas da aldeia Arara da Volta Grande, a Norte Energia apenas apresentou duas animações de um sistema de “transposição” das embarcações, feita por um guindaste, que suspenderia os barcos e os atravessaria para o outro lado do barramento. “A Norte Energia também mostrou um vídeo de como isso é feito na Polônia, mas todos os barqueiros e índios do Xingu são unânimes em afirmar que isso não funcionará com o tipo de embarcação aqui da região. Só funcionaria se nossos barcos fossem de plástico”, explica Antonia Melo, coordenadora do MXVPS.

Liminar

O início do desvio das águas do Xingu só foi possível graças à derrubada de uma liminar que proibia o Consórcio de Belo Monte a realizar quaisquer obras no leito do rio. Em meados do ano passado, a Associação dos Exportadores de Peixes Ornamentais de Altamira (Acepoat), impetrou uma Ação Civil Pública argumentando que Belo Monte acabará com a pesca ornamental, tendo recebido uma liminar favorável no final de setembro. Em dezembro, o mesmo juiz que deu a liminar reviu sua decisão e derrubou a liminar, acatando o argumento da Norte Energia de que não haveria pesca ornamental no Xingu. Diante do argumento, a Acepoat afirmou que recorrerá da decisão.

http://www.cnbb.org.br/site/imprensa/noticias/8488-populacao-sente-modificacao-do-rio-xingu-apos-inicio-dos-primeiros-barramentos

Bento XVI visitará diocese italiana em maio

 

Dom Riccardo Fontana anúncio a próxima visita apostólica de Bento XVI, será na cidade de Cortona, na Itália

O Papa Bento XVI visitará a Diocese de “Santo Sepulcro”, localizada na cidade de Cortona, na região de Arezzo, na Itália, no dia 13 de maio. O anúncio foi feito pelo Arcebispo Riccardo Fontana na manhã desta terça-feira, 17.
A última visita de um Papa a esta localidade foi há 500 anos. Este lugar foi construindo de forma que relembrasse o verdadeiro Sepulcro de Cristo em Jerusalém, explica o arcebispo.
“A nossa alegria é grande. O Santo Padre quer celebrar conosco o ano milenar, valorizando a identidade espiritual da nossa comunidade eclesial”, disse Dom Fontana ao fazer o anúncio.
No curso da visita pastoral, Bento XVI se encontrará com os fiéis na Praça da Catedral de Arezzo, onde às 10h (horário local) presidirá uma Missa e em seguida fará a oração do Regina Caeli.
À tarde, estão previstas as visitas ao Santuário de La Verna, um lugar muito estimado por São Francisco, e à Catedral Santo Sepulcro, que comemora mil anos de fundação.
“Estamos muito gratos ao Senhor e ao Santo Padre pela graça da visita do Sucessor de Pedro à nossa Igreja diocesana”, concluiu o Arcebispo.

AIS envia ajuda à Nigéria após atentados contra católicos

 

A delegação em Valência da fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS) enviou ajudas para a formação de seminaristas e a sustentação do clero nativo na Nigéria.
Nesse país a entidade impulsiona projetos pastorais e de desenvolvimento há vários anos, "depois do aumento dos ataques contra igrejas católicas por grupos armados de islamistas radicais", conforme informou o Arcebispado de Valência em um comunicado.
O responsável pela AIS na zona de Levante (Espanha), Dominik Kustra, explicou que o princípio é "ajudar os que ajudam" e, por isso, "colaborar com seminaristas e sacerdotes em países que sofrem perseguição é um de nossos objetivos" porque neles "sem a Igreja não há formação nem cuidados sanitários, nem condições dignas para viver".
As contribuições econômicas são destinadas, majoritariamente, à aquisição de mantimentos básicos "cujos preços se estão duplicando". Da mesma forma, "outro problema é a eletricidade", assegurou.
Assim, alguns centros, como o seminário maior católico de Makurdi (Nigéria central), "dependem de um gerador que funciona com diesel e o preço deste combustível encareceu um terço do preço no transcurso de uma semana".
Segundo Dominik Kustra, a "discriminação religiosa e a perseguição dos cristãos neste país africano não é nada novo" já que há vários anos observam que aumentam os atos de violência por motivos religiosos na Nigéria.
"A situação é muito complicada e tensa, embora a Nigéria não se encontre diante de uma guerra civil entre muçulmanos e cristãos, segundo palavras do arcebispo da capital, Abuja, Dom John Olurunfemi Onaiyekan", explicou o responsável pelo AIS.
Ajuda à Igreja que Sofre, que atende "esta parte da Igreja que sofre perseguição, intolerância e discriminação", destinou no ano passado, em nível internacional, mais de 550.000 euros para ajudar as necessidades da Igreja nigeriana.
Em Valência, a delegação da AIS, que também destina ajudas à Índia, conta na atualidade com 600 "colaboradores fixos" que contribuem com o passar do ano com donativos e ajudas econômicas.
Entre os projetos que a fundação impulsiona figura a construção e reconstrução de templos, centros paroquiais, conventos e seminários, e a formação do clero e dos leigos.
Assim, a fundação edita e traduz materiais catequéticos e a Bíblia em línguas nativas tribais. Além disso, dado que "a falta de formação é responsável pela péssima situação sanitária, a Igreja também oferece seu apoio neste âmbito", acrescentou.
Ajuda à Igreja que Sofre é uma fundação pontifícia, impulsionada pelo religioso holandês Werenfried van Straaten em 1947, para "ajudar pastoralmente a igreja necessitada ou que sofre perseguição em qualquer parte do mundo". Na atualidade, conta com escritórios em 17 países e desenvolve projetos em 140. Desde 2009 dispõe de uma delegação em Valência, Espanha.

Jornal denuncia que agencia Reuters manipulou discurso do Papa sobre o matrimônio homossexual

 
Londres, 17 jan (SIR/ACI) - Um jornalista do jornal britânico The Guardian denunciou que a agência Reuters atribuiu ao Papa Bento XVI uma frase sobre o "matrimônio homossexual" que ele nunca pronunciou e o converteu em alvo de furiosos ataques sem motivo em todo mundo. O jornalista Andrew Brown revisou o discurso completo que o Papa Bento XVI dirigiu ao corpo diplomático na segunda-feira de 9 de janeiro no qual o Santo Padre recorda a necessidade de defender a família fundada no matrimônio entre homem e mulher, mas não menciona o "matrimônio gay". Brown questionou ao jornalista Philip Pullella da agência Reuters, a quem considera "um dos melhores e mais experientes correspondentes no Vaticano", por publicar uma notícia na qual escreveu: "o Papa Bento disse na segunda-feira que o matrimônio gay é uma das várias ameaças à família tradicional que ameaçam 'o próprio futuro da humanidade'", atribuindo-lhe uma frase que o Papa não pronunciou. "Sim, o Papa é católico. Mas não disse que o matrimônio gay seja uma ameaça para a humanidade. O Papa Bento XVI disse muitas coisas sobre a ecologia e a economia em seu discurso. Então, para quê inventar outra notícia?", escreveu Brown em seu artigo reproduzido também em italiano pelo jornal vaticano L'Osservatore Romano em sua edição do final de semana. "Em seu discurso ao corpo diplomático no Vaticano (o Papa) não disse uma só palavra sobre o matrimônio gay", sentenciou. O jornalista do The Guardian destacou que o Papa sim falou a favor da família "apoiada no matrimônio entre homem e mulher" e disse que existem "políticas que ameaçam a família, ameaçam a dignidade humana e o próprio futuro da humanidade"; mas "não mencionou para nada" o "matrimônio gay". Andrew Brown acrescentou que o Santo Padre alertou sobre como o aborto compromete o futuro da humanidade , mas isso "não constitui um ataque ao matrimônio gay nem à homossexualidade". O jornalista britânico elogiou logo a capacidade do Papa para descrever com precisão a crise econômica, inclusive "muito melhor que Ed Miliband", um dos principais peritos em economia no Reino Unido e que foi membro do gabinete do Primeiro-ministro Gordon Brown até o ano 2010. Andrew Brown também elogiou o Papa por sua perspectiva do tema ecológico. Brown criticou duramente a burocracia do Vaticano e admitiu que "às vezes como jornalista, deve-se explicar o que (o Vaticano) quer dizer". Entretanto, esclareceu que "nada disto explica nem justifica afirmar que ele (o Papa) disse que o matrimônio gay era uma ameaça para o futuro da humanidade. Ele não o fez".

JMJ Rio 2013 superará todas as expectativas, salienta Dom Lorenzo

 

Dom Lorenzo Baldisseri foi Núncio Apostólico no Brasil por nove anos

Em entrevista a Rádio Vaticano, o novo Secretário da Congregação para os Bispos Dom Lorenzo Baldisseri, falou sobre suas expectativas para a Jornada Mundial da Juventude Rio 2013 e afirmou que o evento superará todas as estimativas.

“Eu creio que será um evento tão grande, que superará todas as expectativas. Se em Madri contou com a participação de dois milhões de pessoas, no Brasil será, certamente, quatro ou cinco milhões. Porque não é só o Brasil, com sua população imensa e proporção continental, mas haverá toda a mobilização da América Latina”, salientou.
Para Dom Lorenzo, a chegada dos Símbolos da JMJ pelo Brasil, que aconteceu em setembro de 2011, em São Paulo, foi um momento magnífico.

“Soube depois que, em poucos dias de peregrinação, mais de 500 mil pessoas haviam acolhido a Cruz e o Ícone de Nossa Senhora, uma coisa extraordinária. Isso mostra o quanto o povo brasileiro está vivendo a preparação da Jornada Mundial da Juventude”, conta Dom Lorenzo.

Sobre a participação do Papa Bento XVI, Dom Lorenzo Baldisseri disse que a JMJ de 2013 será “um banho de espiritualidade”, e uma “benção da parte desta Jornada”, para com o povo do Brasil.

“Com a presença do Santo Padre, o Papa Bento XVI, estamos preparando aqui, sobretudo a Arquidiocese do Rio de Janeiro, anfitriã oficial, um grande espetáculo que será um sucesso, dando um entusiasmo, não só aos jovens, que são os atores principais, mas também a todo o povo de Deus. Podemos dizer que a JMJ dará um impulso muito forte a evangelização do país”, finalizou o Secretário da Congregação para os Bispos.

Agência de notícias Reuters teria falsificado as palavras de Bento XVI sobre ‘casamento’ gay

 

A Agência internacional de notícias Reuters está sendo acusada de ter falsificado as palavras do Papa Bento XVI durante um pronunciamento de ano novo a diplomatas de quase 180 países  no Vaticano, abordando questões econômicas e sociais contemporâneas.

Segundo a Agência Católica de Informações (ACI) na América Latina publicadas em em seu site, o  jornalista Andrew Brown do Jornal inglês The Guardian (que não tem nenhum vínculo com a Igreja Católica), afirmou, após revisar o discurso completo do Papa Bento XVI, que o religioso apenas  lembrou a necessidade de defender a família fundada no matrimônio  entre homem e mulher, mas não mencionou  o “matrimônio gay”.

“Sim, o Papa é católico. Mas não disse que o ‘matrimônio gay’ seja uma ameaça para a humanidade. O Papa Bento XVI disse muitas coisas sobre a ecologia e a economia em seu discurso. Então, para quê inventar outra notícia?”, escreveu Brown em seu artigo.

Ainda segundo o site, o bispo auxiliar de Aracajú (SE), Dom Henrique Soares, também rechaçou as deturpações do discurso do Papa ocorridas também em alguns meios de comunicação no Brasil como a revista Veja e denunciou “a sujeira e a má-fé da imprensa de modo geral quando se trata da Igreja e do Papa Bento XVI”. Para ele, “o raciocínio é simples: se tudo é família; nada é família! É o conceito de família de toda a sociedade que fica prejudicado pela imposição de uma minoria que hoje é poderosíssima! Esta é a posição da Igreja, do Papa e de qualquer pessoa de bom senso”.

“Minha questão aqui é outra: trata-se da desonestidade da imprensa, que sempre procura, de modo capcioso, deturpar as palavras do Papa para torná-lo antipático e odioso ante a opinião pública. Não me preocupo se o Papa agrada ou não à mídia e aos “papas” da cultura secularizada atual; mas me indigna a sordidez dessa imprensa que se quer passar por isenta e honesta”, conclui Dom Henrique.

fonte: http://holofote.net/agencia-de-noticias-reuters-teria-falsificado-as-palavras-de-bento-xvi-sobre-casamento-gay/

Link da matéria polêmica: http://br.reuters.com/article/worldNews/idBRSPE80809020120109

 

Confira também este link, com um petição contra um deputado brasileiro que ofendeu o Santo Papa, baseado nesta matéria da Agencia de Notícias:

http://www.peticaopublica.com.br/PeticaoVer.aspx?pi=RJW2012

Fórum Social Mundial

FSM: Frei Betto pede que se reivente a convivência humana

image

Porto Alegre (RS), 17 jan (RV/SIR) - "É necessário reinventar a convivência humana": assim, Frei Betto conclama a participar do Fórum Social Mundial (FSM) de Porto Alegre, que se realizará de 24 a 29 deste mês de janeiro. "O FSM 2012 deverá ser o ponto de encontro de sujeitos políticos capazes de encontrar uma saída à crise e depositar as bases para a construção de um novo modelo civilizatório, em que predomine a globalização da solidariedade", afirma. Deste encontro, acrescenta, poderão sair propostas temáticas para abastecer os participantes, em junho, da Cúpula dos Povos (Rio+20)". O tema desta edição de 2012 é "Crise capitalista. Justiça social e ambiental". Frei Betto afirma que "se outro mundo é possível, o será a partir da convergência de todas essas mobilizações, da sincronia entre todos aqueles que lutam pela preservação ambiental, do diálogo entre as forças sociais e políticas convencidas de que dentro do capitalismo não existe salvação para o futuro da humanidade". Depois de três décadas de globalização neoliberal, analisa o dominicano, diante da incompetência de um sistema que prioriza o acúmulo privado da riqueza em detrimento dos direitos humanos, sociais e ambientais, "é necessário reinventar a convivência humana", e o FSM é uma oportunidade para mobilizar-se em prol da democracia e da liberdade.

Cardeal de SP lamenta distorção da Reuters sobre discurso do Papa

 

Em entrevista ao jornal 'O São Paulo', o Cardeal Odilo Scherer, Arcebispo metropolitano de São Paulo, comenta episódio em que a agência de notícias Reuters ditorceu o discurso do Papa Bento XVI ao corpo diplomático credenciado junto à Santa Sé, na segunda-feira, 9. Segundo a agência, o Papa teria afirmado que o "casamento gay" é uma ameaça à humanidade, mas o texto original do discurso nem traz a expressão "casamento gay".
Acesse
.: NA ÍNTEGRA: Discurso de Bento XVI ao Corpo Diplomático - 09/01/12


Confira a seguir a entrevista de Dom Odilo ao jornal 'O SÃO PAULO'
O SÃO PAULO - Qual a opinião do senhor sobre o episódio da Reuters com o Papa Bento 16?
Dom Odilo Scherer – É lamentável que uma Agência de Notícias, como a Reuters, que era tão conceituada, se preste para veicular uma notícia totalmente distorcida a respeito do Papa Bento XVI. Os títulos, muitas vezes, acabam fazendo a notícia, mesmo se a matéria não confere com o título. Isso é falta de ética na Comunicação. Eu esperaria um bom pedido de desculpas público da parte da Reuters.
O SÃO PAULO - Para a imprensa, em especial, para aos veículos católicos, qual a lição que fica desse episódio?
Dom Odilo Scherer – A Comunicação deve primar pela verdade, sem induzir as pessoas a conhecimentos e julgamentos falsos a respeito de pessoas e suas afirmações e de fatos. É preciso deixar de lado a tentação do sensacionalismo e de apresentar os fatos e as pessoas, com suas afirmações, através de  filtros ideológicos; nem se deve colocar na boca dos outros, de autoridades, aquilo que gostaríamos nós de afirmar. Não é ético.

O SÃO PAULO - Como as pessoas devem lidar com as informações passadas pela mídia?

Dom Odilo Scherer – Devem ler e ouvir muito, não ficando com uma única informação superficial, não se contentar com a leitura dos títulos, nem apenas com informações já filtradas; melhor é sempre procurar a afirmação original, do próprio autor. De fato, eu havia lido o discurso do Papa aos representantes do Corpo  Diplomático acreditado junto à Santa Sé e não vi nada daquilo que o título da Reuters fazia pensar... Diante de tanta informação, pode-se ficar confuso e informado erroneamente. É preciso manter a cabeça fria e não perder o senso crítico, nem o senso da verdade e da ética.

Fonte, canção nova

Basílica é candidata a uma das maravilhas da Estrada Real

 

O Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida está localizado no Vale do Paraíba, interior de SP

O complexo turístico Estrada Real vai eleger os sete atrativos mais belos de seu percurso, através do concurso 7 Maravilhas da Estrada Real. O Santuário Nacional de Aparecida, maior templo mariano do mundo, está entre os candidatos..
A Estrada Real, que liga Minas Gerais ao Estado do Rio de Janeiro, tem inúmeros atrativos turísticos no meio do caminho.
Vinte e um deles foram listados e o internauta poderá eleger no endereço
www.institutoestradareal.com.br quais formarão as Sete Maravilhas da Estrada Real. Para votar é preciso informar somente nome e email.
Segundo o diretor geral do Instituto Estrada Real, Baques Vladimir Sanna, a equipe que promove o complexo turístico descobriu que as pessoas visitam os atrativos, mas não sabem que os pontos turísticos fazem parte da Estrada Real.
O Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, mais conhecido como Basílica de Aparecida localiza-se no Vale do Paraíba, no eixo Rio de Janeiro - São Paulo - Minas Gerais, e entre as duas cidades mais importantes do país: São Paulo e Rio de Janeiro.
A grandiosa construção em forma de cruz grega, que abriga a Imagem original de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil, recebeu somente em 2011 quase 11 milhões de visitantes.
Em busca da tranquilidade e do alimento espiritual, na Casa de Nossa Senhora Aparecida o visitante pode contemplar as inúmeras obras de arte do artista plástico Cláudio Pastro, grandes vitrais decorativos, painéis que retratam o evangelho, além de visitar capelas e pontos turísticos.
Para votar é preciso informar somente nome e email. O resultado será divulgado no dia 30 janeiro

fonte, canção nova

Santo Antonio do Deserto ou Antão do Egito

17 de janeiro

Antonio do Deserto nasceu na cidade de Conam, no coração do antigo Egito, em 251, e batizado com o nome de Antão. Era o primogênito de uma família cristã de camponeses abastados e tinha apenas uma irmã.
Aos vinte anos, com a morte dos pais, herdou todos os bens e a irmã para cuidar. Mas, numa missa, foi tocado pela mensagem do Evangelho em que Cristo ensina a quem quer ser perfeito: "Vende os teus bens, dá aos pobres e terás um tesouro nos céus. Depois, vem e me segue". Foi exatamente o que ele fez. Distribuiu tudo o que tinha aos pobres, consagrou sua irmã ao estado de virgem cristã e se retirou para um deserto não muito longe de sua casa.
Passou a viver na oração e na penitência, dedicado exclusivamente à Deus. Como, entretanto, não deixava de atender quem lhe pedia orientação e ajuda, começou a ser muito procurado. Por isto, decidiu se retirar ainda para mais longe, vivendo numa gruta abandonada, por dezoito anos. Assim surgiu Antonio do Deserto o único discípulo do santo mais singular da Igreja: São Paulo, o ermitão.
Mas seus seguidores não o abandonavam. Aos cinqüenta e cinco anos, atendeu o pedido de seus discípulos, abandonando o isolamento do deserto. Com isto, nasceu uma forma curiosa de eremitas, os discípulos viviam solitários, cada um em sua cabana, mas todos em contato e sob a direção espiritual de Antonio.
A fama de sua extraordinária experiência de vida santa no deserto, correu o mundo. Passou a ser o modelo do monge recluso e chamado, até hoje, de "pai dos monges cristãos".
Antonio não deixou de ser procurado também pelo próprio clero, por magistrados e peregrinos que não abriam mão de seus conselhos e consolo. Até o imperador Constantino e seus filhos estiveram com ele.
Mas, o corajoso Antonio esteve em Alexandria duas vezes: em 311 e 335. A primeira para animar e confortar os cristãos perseguidos por Diocleciano. E a segunda, para defender seu discípulo Atanásio, que era o bispo, e estava sendo perseguido e caluniado pelos arianos e para exortar os cristãos a se manterem fiéis à doutrina do Concílio de Nicéia de 325.
Ele também profetizou sua morte, depois de uma última visão de Deus com seus santos, que ocorreu aos cento e cinco anos, em 17 de janeiro de 356, na cidade de Coltzum, Egito. Antonio do Deserto ou Antão do Egito, foi colocado no Livro dos Santos para ser cultuado no dia de sua morte. Santo Atanásio foi o discípulo e amigo que escreveu sua biografia, registrando tudo sobre o caráter, costumes, obras e pensamento do monge mais ilustre da Igreja Católica antiga.
As suas relíquias são conservadas na igreja de Santo Antonio de Viennois, na França, onde os seus discípulos construíram um hospital e numerosas casas para abrigar os doentes abandonados. Mais tarde, se tornaram uma congregação e receberam o nome de "Ordem dos Hospedeiros Antonianos", que atravessou os séculos, vigorosa e prestigiada.

Evangelho do Dia

Ano B - Dia: 17/01/2012

A pessoa é prioridade

Leitura Orante
Mc 2,23-28
Num sábado, Jesus e os seus discípulos estavam atravessando uma plantação de trigo. Enquanto caminhavam, os discípulos iam colhendo espigas. Então alguns fariseus perguntaram a Jesus:
- Por que é que os seus discípulos estão fazendo uma coisa que a nossa Lei proíbe fazer no sábado?
Jesus respondeu:
- Vocês não leram o que Davi fez, quando ele e os seus companheiros não tinham comida e ficaram com fome? Ele entrou na casa de Deus, na época do Grande Sacerdote Abiatar, comeu os pães oferecidos a Deus e os deu também aos seus companheiros. No entanto, é contra a nossa Lei alguém comer desses pães; somente os sacerdotes têm o direito de fazer isso.
E Jesus terminou:
- O sábado foi feito para servir as pessoas, e não as pessoas para servirem o sábado. Portanto, o Filho do Homem tem autoridade até mesmo sobre o sábado.